concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Biblioteca Digital Pedro de Angelis


Biblioteca Digital Pedro de Angelis

O acordo de cooperação técnica que o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura do Brasil, Galeno Amorim, e o diretor da congênere argentina, Horacio Gonzáles, assinaram na instituição argentina (dirigida entre 1955 e 1973 por Jorge Luiz Borges), disponibiliza na internet o amplo acervo do historiador e colecionador Pedro de Angelis. São mapas, jornais por ele editados e outros documentos, num total de 255 itens. Este acordo já trazia a assinatura da Biblioteca Nacional da República do Uruguai.
O acervo de Pedro de Angelis, italiano de nascimento, está parte no Brasil por ter sido adquirido por D.Pedro II. Com o acordo, dá-se início formal à Biblioteca Digital Pedro de Angelis, a qual ainda incorporará acervos a serem virtualizados do Uruguai e Argentina.
Integração via biblioteca digital
“Antes, se discutia muito a posse dos acervos –agora, com esta iniciativa, fica muito mais fácil o acesso a toda esta história. Mais do que isso, o que estamos vendo é que esta digitalização proporciona a integração das nossas culturas”
(Ministra Ana de Hollanda)

Acesso de pesquisadores e interessados
“Se um dia este acervo saiu da Argentina, esta é a ocasião para devolvê-lo. Fundamental para que os historiadores, os pesquisadores e estudantes tenham acesso de onde quiserem –uma vez que é pela internet”
(Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC

Nenhum comentário: