concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de março de 2017

exposição ROSTOS LAVRADOS – XILOGRAVURAS - Francisco Maringelli - Campos de Jordão - SP

NO MUSEU CASA DA XILOGRAVURA, EM CAMPOS DO JORDÃO:
Mostra de xilogravuras de Francisco Maringelli
“ROSTOS LAVRADOS – XILOGRAVURAS”, de 9 de março a 22 de abril de 2017
Francisco Maringelli é um nome consolidado e de peso na história recente da xilogravura brasileira. Seu estilo forte e inconfundível resultou de paulatino amadurecimento, conquistado em várias décadas de muito trabalho e dedicação.
Chicão, como é referido pelos amigos, nasceu na cidade de São Paulo em 1959. Formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo em 1984 e na Escola de Comunicações e Artes, também da USP, em 1989. Mas desde 1979 começara a produzir xilogravuras, no atelier do Museu Lasar Segall e, depois, na FAU/USP.
Encontrou nos expressionistas alemães, em especial nos gravadores dos grupos Die Brücke e Der Blaue Reiter (Heckel, Schmidt-Ruttluff, Kirchner, Dix, etc.), a linguagem gráfica com a qual se identificou. Ao branco e preto, que sempre foi predominante em seu trabalho, acrescentou às vezes alguma cor, por influências que atribui a Oswaldo Goeldi e a Edvard Munch. É grato a Renina Katz e Evandro Carlos Jardim, os primeiros orientadores que teve em matéria gráfica, e reconhece que Marcelo Grassmann foi uma influência constante desde o início de sua carreira.
A temática das imagens de Maringelli, ainda que tendo variações, devota-se com muita frequencia à figura humana e ao retrato, e é também fortemente marcada pela paisagem urbana. E ele explica: “A minha referência de paisagem está calcada em São Paulo, passando com maior intensidade pelos bairros do Butantã, Pinheiros e, sobretudo, pelo centro histórico, onde há uma vibração especial,...” (citação do livro “Francisco Maringelli”, Edusp, 2011, págs.25/26).
Em muitas de suas obras, depois do ano 2000, a imagem vem acompanhada de palavras ou letras, as quais, segundo ele, podem “confluir para uma mesma direção, embora seja mais freqüente representarem vozes diferentes, discordantes e tensas” (idem, ibidem, pág.25).
Após apresentar-se em muitas exposições e conquistar vários prêmios importantes, Maringelli mereceu que a EDUSP (editora da USP) editasse, em 2011, um livro exclusivamente sobre sua obra gráfica, na “Coleção Artistas da USP”.
 A Casa da Xilogravura realizará no dia 22 de abril, às 16 horas, o Encontro com o artista Francisco Maringelli - Entrada gratuita.
Além de eventos especiais com os quais comemorará seus 30 anos de existência,  a Casa da Xilogravura oferece, na mesma visita,  outras exposições em trinta salas.
O MUSEU CASA DA XILOGRAVURA abre das 9 às 12 e das 14 às 17 horas
todos os dias, de 5ª. a 2ª. feira (só fecha nas terças e quartas-feiras),
 na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295,  Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada = R$ 8,00  / Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 4,00 / 
Menos de 12 anos = Grátis /  Grupos de alunos de escolas gratuitas agendados = Grátis
Para mais informações: (12) 3662-1832

PALESTRA | Benedito Calixto e a Pintura Religiosa na Igreja de Santa Cecília | Karin Philippov | Sábado, 01/04 às 11h

Na palestra ‘Benedito Calixto e a Pintura Religiosa na Igreja de Santa Cecília’ a pesquisadora irá analisar aspectos históricos, religiosos e políticos do conjunto de pinturas realizadas pelo artista e historiador Benedito Calixto de Jesus, entre os anos de 1907 a 1917, e suas obras para a decoração da Igreja de Santa Cecília, localizada no centro da cidade de São Paulo.

Karin Philippov é formada em Artes pela UNESP. Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP. Docente de História da Arte no Programa Universidade da Terceira Idade da UNICAMP. Pós-doutorado aprovado com início em 2017 na EFLCH – UNIFESP.

Palestra: ‘Benedito Calixto e a Pintura Religiosa na Igreja de Santa Cecília’ 
Valor: R$35,00
30 vagas.


Rua Portugal, 43
Jardim Europa | São Paulo | SP | Brasil
CEP 01446-020 | Telefone (55) (11) 3897-3232

Cabeça 360: pintura à óleo com ênfase no retrato com Ernesto Bonato ' MAM ' SP


Início 18 de março das 10h às 12h30



O curso formará um grupo de trabalho voltado a desenvolver a prática de pintura a partir da observação direta da cabeça humana. Informações técnicas e teorias sobre desenho, pintura e o retrato serão abordados ao longo das aulas e, na parte prática, um modelo estará presente para ser retratado simultaneamente por todos os participantes.

De 18 de março a 24 de junho de 2017
Sábados, das 10h às 12h30
Duração: 14 encontros
Público: artistas, estudantes de arte e interessados em geral com ou sem experiência prévia, mas com idade mínima de 15 anos
Investimento: 6x R$ 240,00

Ernesto Bonato é natural de São Paulo. Trabalha com pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação e intervenção urbana e teve trabalhos expostos em mais de 190 exposições individuais e coletivas no Brasil e em 28 países. Graduado e mestre pela ECA–USP. Participou da criação do serviço educativo do MASP, em 1997. Ensinou gravura em metal na FAAP e desenho e gravura no Centro Universitário SENAC. Membro fundador e coordenador do Atelier Piratininga, em São Paulo, de 1993 à 2013. Prêmio Unesco, no 14º Salão Nacional. Participou da criação de projetos coletivos como o “Projeto Lambe-Lambe”, “Trilingüe ABC: Gráfica atual”, “L´Art Roman vu du Brésil, entre outros. Organizou e participou de diversos intercâmbios, simpósios e palestras sobre arte. Curador de exposições no Brasil e exterior. Coordenou o livro “Lugar, Tempo, Olhar: arte brasileira na França Românica”. Convidado para o Programa de artista residente na Universidade Estadual de Campinas, muda-se para esta cidade em 2011.

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
 
Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera - São Paulo SP Brasil
Telefone +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342 

Arte e Psicanálise com Flavia Corpas - MAM - SP

Desde a sua fundação por Freud, no despontar do século XX, a psicanálise está intimamente marcada pela arte. Os desdobramentos desta articulação, que reverberam até nossos dias, produziram importantes efeitos sobre ambos os campos. Trata-se aqui de, junto com os psicanalistas, abordar aquilo que a arte ensina à psicanálise, rompendo com a ideia de uma psicanálise aplicada à arte e fazendo valer a proposição de Freud e Lacan de que o artista sempre precede o analista. Diferentes autores como: Didi-Huberman, Hal Foster e Jacques Rancière também serão discutidos, além das relações entre arte, psicanálise e loucura.

De 21 de março a 27 de junho de 2017Terças-feiras, das 20h30 às 22h30Duração: 15 encontrosPúblico: interessados em geral.Investimento: 6x R$ 220,00

Flavia Corpas é psicanalista e curadora de artes visuais. Pesquisadora de pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ e doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Docente do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Organizadora do livro “Arthur Bispo do Rosario: arte além da loucura”, do crítico de artes Frederico Morais e curadora das exposições “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo de Rosario” e  “Quase Aqui” do artista Daniel Senise. 

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

fonte: 

quinta-feira, 16 de março de 2017

oficina Acabamento Gráfico - FAU - USP

FAU promove gratuitamente quatro oficinas de produção gráfica, aberta a todos os interessados.

O Laboratório de Programação Gráfica (LPG), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, está com inscrições abertas para várias oficinas. A oficina Acabamento Gráfico têm três turmas: dias 23 e 24 de março, das 8h30 às 11h30; nos dias 4 e 5, 27 e 28 de abril, das 8h30 às 11h30.

A oficina de Marmorização em Papel têm cinco turmas: dias 17, 22 e 31 de março, das 8 às 12 horas. A oficina de Capa Dura é composto de três turmas: dias 20 e 21 de março; dias 6 e 7 de abril; dias 19 e 20 de abril das 8h30 às 11h30.

Para fazer o curso de Capa Dura é aconselhado fazer primeiro o de Marmorização em Papel, pois são usados os papéis marmorizados para fazer as capas duras.As oficinas de Tipografia e Silk Screen estão programadas a partir de abril; é preciso fazer as inscrições e, posteriormente, a comissão organizadora entrará em contato com os inscritos. Mais informações no link. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas através do e-mail lpgfau@edu.usp.br.

Data: 23/03/17 - 20/04/17 | 08:30 - 11:30

Investimento< Evento Gratuito
Inscrição Prévia Obrigatória
13/03/2017 - 22/03/2017
Inscrições pelo e-mail l pgfau@edu.usp.br
Local: Capital 
FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 
Laboratório de Programação Gráfica
Endereço: Rua do Lago, 876 CEP: 05508.080 - São Paulo - SP
Importante: As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.

Fonte: Eventos USP

oficina CERÂMICA MARMORIZADA - Cibele Nakamura - SP

.exposição IN NATURA e oficina ALÉM DA IMAGEM - Jorge Bodanzki - Caixa Cultural SP

Tristes Trópicos, Da Arte Plumária ao Instagram

Allan Sielber @ Mezanino

Galeria Mezanino

18 março, sábado, 15-20h e 17h (visita)

abertura + visita guiada

Tristes Trópicos, Da Arte Plumária ao Instagram

Ariel Spadari, Eduardo Ver, Emidio Contente, Daniel Malva, Danielle Noronha, Francisco Maringelli, Giselle Beiguelman, Leo Sombra, Luanna Jimenes, Reynaldo Candia, Sergio Niculitcheff, Thelma Vilas Boas, Ulysses Bôscolo [Galeria Mezanino]; Allan Sielber, Angela Santos, Daniel Lima, Eduardo Sancinetti, Felipe Cidade, Gian Spina, João Natal, Kuta, Lula Ricardi, Maria Andrade, Marlene Crespo, Moises Patricio, Regina Johas, Rogerio Assis, Shambuyi Wetu, Samuel Esteves, Sandro Akel, Thiago Navas [convidados]; coletivos A Revolução Não Será Televisionada e Frente 3 de Fevereiro [acervos particulares]

curadoria Daniela Bousso e Renato De Cara

até 29 abril 2017


Rua Cunha Gago, 208 Pinheiros
05421-000 São Paulo / SP / Brasil
Tuesday to Saturday 11am to 7pm
+55(11)3436.6306
info@galeriamezanino.com


1ª Bienal Arte Print Brasil


A Incubadora de Artistas vai promover, no dia 8 de abril, a Bienal Arte Print Brasil, primeira exposição do gênero realizada no país. Para isso, convida artistas residentes em todo território nacional a apresentarem obras de técnicas e temáticas livres, porém, finalizadas em arquivo digital, para impressão. Os interessados em participar devem enviar o trabalho para o edital de seleção e a associação ficará responsável por imprimir e realizar a exposição das obras selecionadas.
Poderão inscrever-se, gratuitamente, artistas brasileiros ou naturalizados residentes no País. Será permitida apenas uma inscrição por artista, com até três trabalhos de técnicas e temas livres (desenho, pintura, gravura, caricatura, mosaico, fotografia, colagem, grafite, arte digital, etc.)
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 19 de março/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: cinco prêmios de R$ 1.000.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2mT34AR
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Editais e Afins

quarta-feira, 15 de março de 2017

UNIBES CULTURAL RECEBE O SEMINÁRIO UM OCEANO A NAVEGAR Seminário de design com Adélia Borges e Barbara Coutinho explora as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design.

UNIBES CULTURAL RECEBE O SEMINÁRIO UM OCEANO A NAVEGAR
Seminário de design com Adélia Borges e Barbara Coutinho explora as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design.

O seminário Um Oceano a Navegar, que a Unibes Cultural recebe nos dias 21 e 22 de março,  integra os preparativos para a exposição de design que será apresentada no âmbito da programação oficial de Lisboa 2017 - Capital Íbero Americana da Cultura e terá a participação de Bárbara Coutinho, diretora do Museu de Design e Moda (MUDE) de Lisboa, e de Adélia Borges, que assinam a curadoria conjunta da mostra.
O Seminário busca uma reflexão sobre as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design. Num olhar transversal, buscam-se as influências recíprocas entre os dois países quanto ao design de objetos, móveis, embalagens, peças gráficas e vestuário, desde o início da colonização até os dias de hoje, com ênfase nos séculos 20 e 21.
As curadoras se inspiraram na expressão do artista Leonilson (1957-1993) – Um Oceano Inteiro para Nadar – para buscar essas confluências, que apontam para renovadas possibilidades de intercâmbios no presente e no futuro. A mostra será realizada em Lisboa em outubro de 2017.

TEMAS E PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO TERÇA-FEIRA – 21/03

Bárbara Coutinho, diretora do Museu de Design e Moda (MUDE), de Lisboa, apresenta a concepção geral do MUDE dentro da programação de Lisboa Capital Ibero Americana da Cultura, sumarizando as três exposições que vai realizar no decorrer do ano.

Matriz lusa
Apresentação do episódio “Matriz lusa” da série de documentários “O povo brasileiro”, com direção de Isa Grinspum, realizado a partir da obra homônima de Darcy Ribeiro. A diretora estará presente.

O pensamento de Agostinho da Silva
Marcelo Ferraz traz à luz algumas das ideias do filósofo, poeta e ensaísta português Agostinho da Silva (1906-1994), que residiu no Brasil de 1947 a 69 e é autor de uma reflexão importante sobre os diálogos entre Brasil, Portugal e países da África.

Designers gráficos portugueses no Brasil
Chico Homem de Mello, professor da FAU-USP e coautor do livro “Linha do Tempo do Design Gráfico Brasileiro”, analisa as obras gráficas dos portugueses Bordalo Pinheiro, Manoel Mora, Arcindo Madeira, Jayme Cortez e Fernando Lemos, todos com períodos de residência no Brasil, da década de 1910 até hoje.

Joias binacionais
A designer de joias paulistana Márcia Cirne Lima se divide entre casas em São Paulo e em Lisboa. Ela vai relatar a influência de Portugal no seu trabalho e a utilização de materiais portugueses em suas criações, de ferragens a pedaços de cortiça bruta.


PROGRAMAÇÃO QUARTA-FEIRA – 22/03

Um olhar desde o Brasil
Adélia Borges apresenta um resumo do que vem pesquisando para integrar a exposição “Tanto mar! – Fluxos transatlânticos do design”, que vai abrir em 28 de outubro em Lisboa. Dos padrões florais portugueses levados por missionários à Amazônia e incorporados nas cuias de Santarém às calçadas de Copacabana, serão abordadas múltiplas confluências que apontam para renovadas possibilidades de intercâmbios no presente e no futuro.

O historiador, curador e colecionador Jayme Vargas, autor do livro “Desenho da Utopia”, vai situar historicamente a contribuição ímpar de Joaquim Tenreiro ao móvel brasileiro.

Tapeçaria portuguesa no Brasil
Graça Bueno, diretora da Galeria Passado Composto Século XX, apresenta suas pesquisas recentes em torno da influência portuguesa na tapeçaria brasileira.

Olê mulher rendeira
Ivan Vieira aponta paralelos entre práticas artesanais em Portugal e no Brasil, detendo-se principalmente nas rendas. Bacharel em Ciências Sociais pela USP, Ivan passou um período de intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, em Portugal, entre 2015 e 2016.

Diálogos com a África
A designer Cris Barreto relata as ações de revitalização do artesanato em Moçambique e São Tomé e Príncipe que vem desenvolvendo desde o início dos anos 2000 como integrante da equipe de Renato Imbroisi. No momento o grupo prepara uma ação em Portugal.

Um olhar desde Portugal
Bárbara Coutinho comenta as contribuições dos palestrantes nos dois dias e traz sua intenção de mostrar como os designers dos dois países têm discutido o tema da identidade, da memória coletiva e da cidadania global, através de várias expressões (produto, moda, gráfico).


Curadoria e Mediação - Adélia Borges
A curadoria e a mediação do seminário são de Adélia Borges, crítica, historiadora de design e artesanato e curadora. Adélia é autora de mais de uma dezena de livros, entre eles Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, de 2011; Sergio Rodrigues, de 2005; e Designer não é Personal Trainer, de 2002. Entre 2003 e 2007 foi diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP). De 1998 a 2014 foi professora de história do design na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), é colaboradora de várias publicações no Brasil e no exterior, com textos publicados em sete línguas. Palestrante frequente, já se apresentou em 19 países.

Sobre a Unibes Cultural
A Unibes Cultural é um centro cultural para todos os estilos e idades, que oferece programação diversificada, na maioria gratuita, a toda a população. Foi criada pela Unibes, instituição centenária de assistência social, como mais uma forma de promoção humana, por meio da cultura e do conhecimento. Com acesso fácil pelo Metrô Sumaré e por outros meios de transporte, realiza no prédio da Rua Oscar Freire, 2.500 exposições, cursos, shows, encontros, palestras, workshops, feiras e outros eventos, sobre temas como longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, espetáculos infantis, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Oferece também lounge com apresentações musicais aos finais de tarde, wifi livre, espaço co-working e cafeteria.


SEMINÁRIO: UM OCEANO A NAVEGAR
21 e 22/03, das 18h às 22h
Unibes Cultural - Auditório
Capacidade: 90 lugares
Classificação indicativa: A partir de 18 anos
EVENTO GRATUITO

Unibes Cultural
Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes
Ar condicionado
WI FI livre
Tem cafeteria
Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127