concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de março de 2017

UNIBES CULTURAL RECEBE O SEMINÁRIO UM OCEANO A NAVEGAR Seminário de design com Adélia Borges e Barbara Coutinho explora as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design.

UNIBES CULTURAL RECEBE O SEMINÁRIO UM OCEANO A NAVEGAR
Seminário de design com Adélia Borges e Barbara Coutinho explora as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design.

O seminário Um Oceano a Navegar, que a Unibes Cultural recebe nos dias 21 e 22 de março,  integra os preparativos para a exposição de design que será apresentada no âmbito da programação oficial de Lisboa 2017 - Capital Íbero Americana da Cultura e terá a participação de Bárbara Coutinho, diretora do Museu de Design e Moda (MUDE) de Lisboa, e de Adélia Borges, que assinam a curadoria conjunta da mostra.
O Seminário busca uma reflexão sobre as trocas culturais entre Portugal e Brasil no campo do design. Num olhar transversal, buscam-se as influências recíprocas entre os dois países quanto ao design de objetos, móveis, embalagens, peças gráficas e vestuário, desde o início da colonização até os dias de hoje, com ênfase nos séculos 20 e 21.
As curadoras se inspiraram na expressão do artista Leonilson (1957-1993) – Um Oceano Inteiro para Nadar – para buscar essas confluências, que apontam para renovadas possibilidades de intercâmbios no presente e no futuro. A mostra será realizada em Lisboa em outubro de 2017.

TEMAS E PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO TERÇA-FEIRA – 21/03

Bárbara Coutinho, diretora do Museu de Design e Moda (MUDE), de Lisboa, apresenta a concepção geral do MUDE dentro da programação de Lisboa Capital Ibero Americana da Cultura, sumarizando as três exposições que vai realizar no decorrer do ano.

Matriz lusa
Apresentação do episódio “Matriz lusa” da série de documentários “O povo brasileiro”, com direção de Isa Grinspum, realizado a partir da obra homônima de Darcy Ribeiro. A diretora estará presente.

O pensamento de Agostinho da Silva
Marcelo Ferraz traz à luz algumas das ideias do filósofo, poeta e ensaísta português Agostinho da Silva (1906-1994), que residiu no Brasil de 1947 a 69 e é autor de uma reflexão importante sobre os diálogos entre Brasil, Portugal e países da África.

Designers gráficos portugueses no Brasil
Chico Homem de Mello, professor da FAU-USP e coautor do livro “Linha do Tempo do Design Gráfico Brasileiro”, analisa as obras gráficas dos portugueses Bordalo Pinheiro, Manoel Mora, Arcindo Madeira, Jayme Cortez e Fernando Lemos, todos com períodos de residência no Brasil, da década de 1910 até hoje.

Joias binacionais
A designer de joias paulistana Márcia Cirne Lima se divide entre casas em São Paulo e em Lisboa. Ela vai relatar a influência de Portugal no seu trabalho e a utilização de materiais portugueses em suas criações, de ferragens a pedaços de cortiça bruta.


PROGRAMAÇÃO QUARTA-FEIRA – 22/03

Um olhar desde o Brasil
Adélia Borges apresenta um resumo do que vem pesquisando para integrar a exposição “Tanto mar! – Fluxos transatlânticos do design”, que vai abrir em 28 de outubro em Lisboa. Dos padrões florais portugueses levados por missionários à Amazônia e incorporados nas cuias de Santarém às calçadas de Copacabana, serão abordadas múltiplas confluências que apontam para renovadas possibilidades de intercâmbios no presente e no futuro.

O historiador, curador e colecionador Jayme Vargas, autor do livro “Desenho da Utopia”, vai situar historicamente a contribuição ímpar de Joaquim Tenreiro ao móvel brasileiro.

Tapeçaria portuguesa no Brasil
Graça Bueno, diretora da Galeria Passado Composto Século XX, apresenta suas pesquisas recentes em torno da influência portuguesa na tapeçaria brasileira.

Olê mulher rendeira
Ivan Vieira aponta paralelos entre práticas artesanais em Portugal e no Brasil, detendo-se principalmente nas rendas. Bacharel em Ciências Sociais pela USP, Ivan passou um período de intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, em Portugal, entre 2015 e 2016.

Diálogos com a África
A designer Cris Barreto relata as ações de revitalização do artesanato em Moçambique e São Tomé e Príncipe que vem desenvolvendo desde o início dos anos 2000 como integrante da equipe de Renato Imbroisi. No momento o grupo prepara uma ação em Portugal.

Um olhar desde Portugal
Bárbara Coutinho comenta as contribuições dos palestrantes nos dois dias e traz sua intenção de mostrar como os designers dos dois países têm discutido o tema da identidade, da memória coletiva e da cidadania global, através de várias expressões (produto, moda, gráfico).


Curadoria e Mediação - Adélia Borges
A curadoria e a mediação do seminário são de Adélia Borges, crítica, historiadora de design e artesanato e curadora. Adélia é autora de mais de uma dezena de livros, entre eles Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, de 2011; Sergio Rodrigues, de 2005; e Designer não é Personal Trainer, de 2002. Entre 2003 e 2007 foi diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP). De 1998 a 2014 foi professora de história do design na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), é colaboradora de várias publicações no Brasil e no exterior, com textos publicados em sete línguas. Palestrante frequente, já se apresentou em 19 países.

Sobre a Unibes Cultural
A Unibes Cultural é um centro cultural para todos os estilos e idades, que oferece programação diversificada, na maioria gratuita, a toda a população. Foi criada pela Unibes, instituição centenária de assistência social, como mais uma forma de promoção humana, por meio da cultura e do conhecimento. Com acesso fácil pelo Metrô Sumaré e por outros meios de transporte, realiza no prédio da Rua Oscar Freire, 2.500 exposições, cursos, shows, encontros, palestras, workshops, feiras e outros eventos, sobre temas como longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, espetáculos infantis, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Oferece também lounge com apresentações musicais aos finais de tarde, wifi livre, espaço co-working e cafeteria.


SEMINÁRIO: UM OCEANO A NAVEGAR
21 e 22/03, das 18h às 22h
Unibes Cultural - Auditório
Capacidade: 90 lugares
Classificação indicativa: A partir de 18 anos
EVENTO GRATUITO

Unibes Cultural
Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes
Ar condicionado
WI FI livre
Tem cafeteria
Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127

Nenhum comentário: