concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mapa das Artes Comemora 10 anos em festa no Clube Glória



  

Mapa  das Artes Comemora 10 anos em festa no Clube Glória


No dia 12/05/10 aproveitamos a SP-Arte para comemorar os 10 anos do Mapa das Artes na festa Galaxie no Clube Glória. Celso Fioravante e os redatores do Mapa estarão presentes, assim como muitos artistas, curadores, jornalistas e gente do meio artístico. 
Para participar basta colocar seu nome e deus convidados na lista VIP (não paga entrada):  http://migre.me/8vxnP
O DJ convidado é internacional e é um dos mais importantes produtores musicais da atualidade.

Abraços,
Tiaguinho Santos

Festa GALAXIE comemora os 10 anos do Mapa das Artes com o aclamado Toomy Disco no Glória
Quem apresentar convites da SP-Arte ou festival Sonar SP não paga entrada!
A festa G A L A X | E, que ocorre em 12/05/12, no Clube Glória, comemora os 10 anos do Mapa das Artes e tem o prazer de apresentar o jovem produtor Toomy Disco, um dos prodígios da cena eletrônica mundial. Além do convidado internacional, a festa conta com os DJs residentes Gil Riquerme, Jeronimo Sodre e Andrea Gram, que tocam vertentes e arranjos sofisticados da Disco Music e da House Music. Aprensentando ingressos da SP-Arte e do Sonar SP/2012 a entrada é gratuita.
TOOMY DISCO
Aclamado mundialmente como destaque da nova geração de produtores de Nu Disco, suas influências vão do italo-disco ao boogie, funk, soul, jazz e bossa nova. Sua música combina texturas orgânicas e grooves contagiantes, criando melodias elegantes que bebem nas raízes da Disco Music, e sonoridades House dos anos 80 e 90.
Além de suas produções originais, Toomy tem no seu currículo remixes bombásticos para bandas e perodutores como The Rapture, Golden Bug, Lou Teti, Hiem & Phil Oakey (The Human League), Bottin & Rodion, Style Of Eye, entre outros. Produtor prolífico, Toomy Disco está em alta rotação: seu EP 'Always Awake' saiu recentemente pela hypada Nang Records, e seu remix para Hey Today! foi lançado pela poderosa Kitsuné, além de contínuos lançamentos por selos influentes como House of Disco e Dikso.
MAPA DAS ARTES
O Mapa das Artes é um veículo de comunicação que difunde informações do circuito das artes visuais do Brasil. Além do site (www.mapadasartes.com.br) ser o maior portal de notícias e programação do cenário artístico brasileiro.

Dirigido pelo jornalista Celso Fioravante, o Mapa das Artes é composto pelo guia (impresso bimestral), pelo site ww.mapadasartes.com.br, e pelo Salão dos Artistas sem Galeria (concurso de arte anual).
G A L A X | E
Disco e house com temáticas espaciais e retrofuturistas é a base musical da G A L A X I E, festa temática com influências orgânicas aliadas a música eletrônica melódica, vintage e contemporânea. Fundamentada nas vertentes e arranjos sofisticados da Disco Music e da House Music, a festa traz uma estilo sonoro criado a partir de arranjos da música clássica acompanhados de grooves funkeados, com toques de psicodelia e vocais inspirados na soul music, característica da House Music. Musicalidade que cria um ambiente cool, sexy e ao mesmo tempo chic e sofisticado. A mistura da Disco Music com elementos da House e do New Electro é um experimentalismo harmonioso que já ganhou noites nos mais conceituados clubes do mundo.
A estética musical da festa está basicamente focada na forma histérica e sofisticada de pianos, baterias orgânicas, orquestrações de sopros com grooves galopantes e sexys, que fazem o ouvinte dançar de olhos fechados. A festa é capitaneada por um grupo plural de profissionais da noite e da cena cultural: o promoter e jornalista cultural Tiaguinho Santos, os DJs Gil Riquerme (All Starz), Jeronimo Sodré e Andrea Gram. Todos com trajetórias interessantes e com público fiel e animado de seguidores.
Serviço:
Festa - GALAX|E – 12/05/12, a partir das 23h59
Clube Glória
Rua 13 de maio, 830, Bela Vista
Tel: (11) 3287-3700
A partir das 00h
Possui guarda-volumes: R$ 8,00
Serviço de Vallet: R$ 18,00
Valores:
Porta: R$40 de entrada ou R$80 de consumação
Lista do site: R$30 de entrada ou R$60 de consumação
Não aceita cheque. Aceita todos os cartões de crédito e débito
Capacidade: 500 pessoas
Censura: 18 anos

UNESP - dia do artista plástico - muitos amigos participando


Para comemorar o Dia do Artista Plástico, a Unesp promove, de 8 a 24 de maio, a exposição “Que artista plástico sou eu?”. Obras de mais de 300 artistas de cinco estados do Brasil e do exterior são reunidas num único painel na Reitoria da Unesp.
O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, tem apoio do Acervo de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), Câmpus de Bauru. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio, e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, recuperando a função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.
As imagens dos trabalhos estarão disponíveis neste site e o público poderá votar na sua obra preferida. O criador do trabalho escolhido pelos internautas receberá um livro de arte, e, para todos os votantes, haverá um sorteio de outro exemplar na área de artes plásticas. Cada voto de cada e-mail será computado apenas uma vez para a escolha do artista e para o sorteio.



Circuito Oriente > 12 e 13 de maio > Santa Teresa > Rio de Janeiro


Centro de SP ganha audioguia de turismo


Centro de SP ganha audioguia de turismo

Roteiro pode ser baixado em MP3; tour começa na Sé e termina no Anhangabaú

07 de maio de 2012 | 3h 05
Quem quiser conhecer melhor o centro de São Paulo tem agora um serviço grátis de guia de áudio. Desde o fim de abril, um roteiro pode ser baixado gratuitamente do site www.visitesaopaulo.com/roteiros ou pela loja virtual iTunes. Com o arquivo no tocador de MP3 ou no celular, é só colocar o fone de ouvido e dar o play. E curtir o passeio.
Por enquanto, o áudio só está disponível em português.
O guia faz parte de um projeto-piloto bancado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). O roteiro começa na Catedral da Sé e termina no Vale do Anhangabaú, passando por marcos do centro da cidade, como o Solar da Marquesa, o Pateo do Colégio, a Praça do Patriarca e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Por enquanto, o áudio só está disponível em português. "Ainda está em fase de testes, mas teremos em outros idiomas em breve", afirma Toni Sando, presidente executivo da SPCVB.
A entidade não planeja se restringir ao centro. Quer também elaborar roteiros de outras regiões da cidade. "Temos de refletir o dinamismo de São Paulo. Já estamos estudando a viabilidade de guias de outras áreas", afirma. "Nosso foco principal é mostrar que a cidade não é só para negócios. Temos de mostrar ao visitante que São Paulo tem muita história e cultura, e que ele também pode aproveitar isso."
A produção do guia envolveu cerca de dez profissionais, durante três meses, da pesquisa à finalização. "É importante conseguirmos mostrar curiosidades de nossa cidade, que é tão desconhecida até para quem vive aqui", afirma Juliana Bettini, diretora da Turis Soluções, empresa que desenvolveu o produto.
Paulista. Há dois anos, um projeto semelhante foi inaugurado para a Avenida Paulista. Lançado pela produtora Núcleo Corpo Rastreado, com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o primeiro guia turístico de rua em áudio da capital paulista está disponível, de graça, no site www.corporastreado.com/anonimos.
A ideia é mostrar especificamente a Avenida Paulista, destacando pontos importantes da via mais famosa da capital, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Conjunto Nacional. 
O tour também conta histórias menos conhecidas da Paulista, como a do casarão da família Franco de Mello e a do prédio onde hoje fica o Hospital Santa Catarina.
Pelo mundo. Passeios guiados por áudio são comuns em outras grandes cidades. Em Nova York, por exemplo, há dezenas de audioguias - na maioria dos casos, o serviço é cobrado.
Entre os gratuitos está o do Central Park (www.centralpark.com/pages/walking-tours.html), com duas opções de download: tour familiar ou explicações sobre a arquitetura e o paisagismo do parque.
Em Londres, há o premiado And While London Burns (www.andwhilelondonburns.com), que tem uma pegada ecológica. Gratuito, ele conduz o turista pelas ruelas do distrito financeiro londrino, alertando para o aquecimento global.
Na Espanha, Barcelona tem um extenso audioguia que mostra 16 atrações da cidade. O download pode ser feito em www.iaudioguide.com e custa 4,95 euros. O site, aliás, apresenta dezenas de outras cidades, como Atenas, Berlim, Dublin, Vancouver, Veneza e Viena. Alguns áudios são gratuitos, mas a maioria é paga.
Buenos Aires também tem sua história contada em audioguias que podem ser baixados no site www.bue.gov.ar.

4º Festival de Inverno da UFMG – Inscrição para Seleção


Participação dos Pontos de Cultura de Minas Gerais no 44º Festival de Inverno da UFMG – Inscrição para Seleção

A Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) e a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, convida os Pontos de Cultura das redes do Estado de Minas Gerais a se inscreverem na seleção para participarem do 44º Festival de Inverno da UFMG, que se realizará em Diamantina entre os dias 15 e 26 de julho de 2012.
Cada Ponto de Cultura poderá inscrever até 2 (dois) representantes para concorrer às 42 (quarenta e duas) vagas disponíveis. A seleção será feita por representante, segundo os critérios abaixo.
1º – Disponibilidade para participar impreterivelmente dos 10 (dez) dias do evento (de 15 de julho a 25 de julho). Isso porque as atividades das Casas se darão de forma contínua durante esse período, e os Pontos participarão de todas as etapas do grupo de trabalho.
2º – Currículo e área de atuação afinados com a proposta das Casas (leia abaixo)
3º – Dentre os classificados pelas duas análises acima, a Comissão buscará garantir a participação do maior número de Pontos possível.
Os representantes dos Pontos de Cultura serão integrados aos grupos de trabalho de cada Casa, sendo que sua participação se dará de forma ativa, como sujeitos, por meio do compartilhamento de reflexões e experiências culturais afinadas com os temas das Casas.
A comissão de seleção será composta por representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura – SEC-MG, Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais e UFMG.
Aos 42 selecionados serão oferecidos hospedagem, alimentação e transporte. Destaca-se que os selecionados deverão assinar um termo com a SEC-MG no qual se comprometem a participar dos 10 dias do evento (estadia inferior a este período implica que o selecionado pague as diárias restantes). As hospedagens serão em quartos duplos, a alimentação via ticket refeição e o transporte por meio de ressarcimento posterior.
As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio de 2012 (até as 24h) no link http://bit.ly/FestivalUFMG. Não serão aceitas inscrições realizadas após o prazo. Mais informações: manuella.machado@cultura.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-2690 e (31) 3055-5903.
O 44º Festival de Inverno da UFMG será uma ocasião privilegiada para a troca de experiências entre os diferentes saberes (acadêmicos e tradicionais) e práticas (materiais e simbólicas), de tal modo que a Universidade abrigue outros sujeitos e outras formas de conhecimento, provenientes, por exemplo, das culturas afro-descendentes e indígenas, bem como das várias práticas e saberes que povoam a cidade: desenvolvidos pelas instituições (museus, escolas, institutos), resguardados pela cultura popular e inventados pela vivência cotidiana nos espaços públicos.
Assim, o Festival pretende criar espaços descentralizados para a formação e experiência compartilhada entre os sujeitos interessados em diferentes domínios da criação artística cultural, por meio de ambientes e iniciativas que estimulem a invenção, a aprendizagem e a reflexão crítica. Serão espaços também de troca e circulação não hierarquizada de saberes e práticas, promovendo mediações entre diferentes iniciativas, coletivos culturais e grupos artísticos e, ao mesmo tempo, acolhendo e escutando como interlocutores sujeitos que tradicionalmente se vêem excluídos desse evento, como aqueles vinculados aos saberes e práticas tradicionais das culturas indígena, afro-descendentes e popular.
Com esse objetivos foram distribuídos seis núcleos, chamados Casas:
Casa dos Cantos e da Escuta: abrigará os mestres (xamãs), aprendizes e cantores de diferentes grupos indígenas (Guarani-Kaiowá, Mbyá-Guarani, Krahô, Maxacali e Baniwa), com seus saberes, rituais, cantos e músicas.
Casa da Memória “Chica da Silva”: reunirá atividades ligadas à cultura dos afrodescentes (congados, reinados, candomblé), valendo-se da literatura africana em Língua Portuguesa, dança contemporânea inspirada em matrizes corporais nigerianas, cantos ritualísticos africanos e música instrumental (kora, tambores e outros instrumentos).
Casa das Imagens: espaço para se pensar a criação e circulação de imagens, estreitamento articuladas à experiência dos grupos e saberes envolvidos no Festival. Envolverá a criação de video-documentários e de intervenções audiovisuais em parceria com as Casas do Canto e da Escuta e da Memória; organizará mostras e exibições de filmes (vinculados às temáticas das demais Casas) em espaços públicos.
Casa da Cidade: reunirá sujeitos interessados em pensar e em intervir no espaço público da cidade de Diamantina, levando em contra o patrimônio material e imaterial, as localidades e vizinhança, para propor experiências conjuntas de ocupação e recriação dos espaços comuns, tais como quadras, praças, lagos, campinhos de futebol, ruas e jardins
Casa das Artes Corporais: será o espaço de iniciação à Capoeira e às danças e cantos afro-brasileiros existentes na região de Diamantina (como Candombe e os Vissungos). Sediará também uma colônia de férias para as crianças da cidade.
Casa da Palavra: fará da comunicação um processo estruturante das atividades do Festival, por meio da exploração de processos populares de expressão presentes na cidade; da edição da revista colaborativa do Festival; da criação de programas de rádio com a participação dos alunos das escolas públicas e também de produtos audiovisuais vinculados à mobilização juvenil.
Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Rio de Janeiro - Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Museus e Instituições Museológicas


Estão abertas as inscrições para Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Museus e Instituições Museológicas
Secretaria de Estado de Cultura vai selecionar projetos que busquem conservar, investigar, difundir e comunicar acervos e instituições voltadas à preservação da memória e da cultura
Estão abertas até 7 de junho as inscrições para o Edital 015/2012, de Apoio ao Desenvolvimento de Museus e Instituições Museológicas no estado do Rio de Janeiro, parte do Programa de Editais da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC).


A Chamada Pública vai contemplar propostas a serem realizadas no período entre agosto de 2012 a dezembro de 2014, com o objetivo de conservar, investigar, difundir e comunicar acervos e instituições voltadas à preservação da memória e da cultura, fluminense e brasileira, exceto em órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal.

Os recursos serão de R$ 3 milhões, a serem divididos da seguinte forma: no ano de 2012, R$1,5 milhão e, para 2013, mais R$1,5 milhão. Serão contemplados projetos que necessitem de apoio financeiro anual no valor de até R$ 300 mil e, ainda, projetos de até R$ 100 mil reais

Segundo a Superintendente de Museus da SEC, Mariana Várzea, esse edital contribuirá para a construção de uma política museológica permanente e sustentável em nosso estado. "Ao fomentar um programa de apoio bienal com foco no desenvolvimento de museus, buscamos ultrapassar a lógica de incentivo a ações e projetos pontuais. Seremos parceiros na consolidação de instituições cuja função de conservação, documentação e difusão cultural é primordial e permanente. Precisamos contribuir para a construção de uma política museológica perene e sustentável em nosso estado. Este edital pretende fomentar os museus a desenvolverem programas e ações de estruturação, incentivando as instituições a pensarem na sustentabilidade de suas atividades", destacou.

Podem participar do edital somente projetos apresentados por pessoa jurídica, domiciliada ou estabelecida no estado do Rio de Janeiro, com efetiva e comprovada atuação na área museológica e cultural. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto. As inscrições devem ser feitas aqui, e terão duas etapas: cadastro do proponente e cadastro do projeto.
Fonte: Secretaria de Cultura – Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Fatec Jaú, SP, está com inscrições abertas para concurso de fotografia


Fatec Jaú, SP, está com inscrições abertas para concurso de fotografia

Primeiro colocado deve ser premiado com um tablet.
Inscrições se encerram no dia 25 de maio.

A Fatec de Jaú (SP), com o apoio do Fotoclube do Jahu, promove o 2° Concurso de Fotografia Fateclique que traz o tema “O cotidiano na vida urbana”. Neste ano a premiação aumentou: o primeiro colocado vai ganhar um tablete, o segundo lugar vale um livro sobre fotografia e o terceiro, um pen-drive de 16gb.

Em 2011, apenas funcionários, alunos e professores da Fatec participaram. Mas em 2012, para aumentar a exposição dos trabalhos, o concurso recebe inscrições também da comunidade externa à faculdade.

Os interessados em participar podem inscrever no máximo três fotografias. O julgamento vai contar com participantes do Fotoclube do Jahu e todas as fotos selecionadas participam de uma exposição em junho, no campus da Fatec.

O regulamento e o acesso à ficha de inscrição estão no endereço eletrônico “Olha o Clique”. Para acessar, clique aqui.

Serviço
2º Fateclique
Incrições: de 2 a 25 de maio.
Local: Sala de Comunicação (sala 109-A) da Fatec Jaú
Fone: (14) 3622-8280 - ramal 205
Fonte: G1 Bauru e Marília -  08/05/2012 

Desenhe uma arte para Fraggle Rock


Concurso: Desenhe uma arte para Fraggle Rock


A Talenthouse abre concurso para criação de uma arte exclusiva para mercadorias exclusivas do Fraggle Rock, um programa televisivo que estrela cinco criaturas marionetes chamadas Fraggles, do mesmo criador dos Muppets, Jim Henson.
O design vencedor será divulgado e produzido em alguns itens da linha do 30° aniversário do programa que serão vendidos na loja online. O vencedor também recebe um tour da Jim Henson Company em Los Angeles, convites para a festa de aniversário do Fraggle Rock, uma cópia emoldurada de seu trabalho além de um prêmio em dinheiro.
Para mais informações visite o site da Talenthouse. As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho e o vencedor será anunciado no dia 12 de julho. Diretrizes para o envio de trabalho encontram-se aqui.
Fonte: Design Brasil

logomarca do Programa Livre Acesso do Centro Cultural São Paulo - inscrições PRORROGADAS até 23/5


Edital de Concurso para a seleção de logomarca do Programa Livre Acesso do Centro Cultural São Paulo
inscrições
PRORROGADAS até 23/5 

Durante o período de 5 de março a 23 de maio de 2012 encontram-se abertas as inscrições para a licitação na modalidade concurso, objetivando a seleção de logomarca para o programa de acessibilidade do Centro Cultural São Paulo, denominado Livre Acesso. Essa logomarca deverá ser desenvolvida com o correspondente planejamento da sua aplicação em todos os meios disponíveis para a comunicação das atividades do Centro Cultural São Paulo - site, e.flyers, papel de correspondência, envelopes, e demais impressos (banners, folders e fanzines, publicações, cartões pessoais e totens). O artista vencedor será contratado como pessoa física e receberá uma remuneração de R$ 10.000,00 (dez mil reais), donde serão deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor.
Veja a publicação da prorrogação deste edital no Diário Oficial, dia 24/4, à página 46
Edital: http://www.centrocultural.sp.gov.br/editais/editais/edital_concurso_logomarca_livre_acesso_.pdf
Aviso: Em função da prorrogação do edital, foram alteradas as informações relacionadas às datas contidas no arquivo disponilizado acima. A data final de inscrições passa a ser 23/5 e a data da divulgação do resultado do edital também será prorrogada e informada em breve nesta página.
Ficha de Inscrição: http://www.centrocultural.sp.gov.br/editais/fichas/DECLARA%C7%C3O_CONCURSO_LOGOMARCA_LIVRE_ACESSO.pdf
Esta declaração deve ser impressa, preenchida e enviada via Correio junto aos demais materiais solicitados no edital disponível acima
Atenção: Conforme comunicado publicado no Diário Oficial, dia 27/3/2012, página 55, houve alteração no item 3.1.2.2 deste edital, limitando a duas cores - em vez de três, como constava anteriormente - a versão policromática dos painéis exigidos para a entrega do projeto. Clique aqui para ler o comunicado.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP
r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. (11) 3397-4002
Fonte: Centro Cultural São Paulo - CCSP 

8th INTERNATIONAL BIENNIAL OF DRAWING PILSEN 2012



> > > 8th INTERNATIONAL BIENNIAL OF DRAWING PILSEN 2012 < < <
The first fine arts event organized under auspices of IAA/AIAP EUROPE in the Czech Republic
The biennial will be held in Pilsen (Czech Republic; Exhibition date: 3 October - 18 November 2012).
Terms of participation: Monochrome drawings of maximum dimension 100×70 cm - dimension of a paper.
Number of works : maximum 5 works, created after 2007.
Each drawing will be judged individually. Sets of drawings which, when put together, produce a size larger than 100×70 cm, will not be accepted.
Deadline: The drawings and the application form including the pay receipt (an entry fee of 50,- EUR) must be sent by May 31, 2012 (date of postal stamp is relevant).

Contact: Mgr. Gabriela Darebná, The Executive Director of the Biennial, mobil phone: +420 732 202 800 or e-mail info@bienale-plzen.cz
Address: Bienále kresby Plzeň, Klatovská 51, 301 00 Plzeň, Czech Republic, phone +420 377 631 594, mobil phone +420 777 301 800

Application form (PDF), terms of payment and moore informations - www.bienale-plzen.cz/en
Editing by Oskar Brůža, Secretary and Coordinator
Union of Visual Artists of the Czech Republic (UVU ČR) * NC IAA/AIAP, Information Centre, Malinovského nám. 2 (House of Art), CZ-602 00 Brno
(T) SMS + 420 606 473 074, uvucr@uvucr.cz, www.uvucr.cz

UVU ČR is a civic society covering professional bodies of visual artists. It pleads for and provides support to professional interests of visual artists, acts as an information centre, coordinates the activities of its members, and keeps CZ National Register of Professional Visual Artists and Designers. It is either a representative or a member in related national and international bodies.