concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

mostra METRPOLIS em Nebraska, EUA


exposição Metropolis no
dia 21 de outubro de 2016 às 18h, 
2055 'O' Street, Lincoln - Nebrasca, E.U.A.   
veja o catálogo nesse link:

The exhibition Metropolis will take place October 21, 2016 at 6 pm in Constellation Studios, 2055 'O' Street Lincoln - NE, USA.
In attachment you can see the catalog.
see the catalog here  

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

palestra do restaurador francês Antoine Amarger - Monumento à Independência




Consulado Geral de Portugal recebe restaurador do Monumento à Independência em palestra gratuita
20160912_113601.jpg

São Paulo - No dia 25 de outubro, às 19h, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe o renomado restaurador francês Antoine Amarger (foto), que dará uma palestra sobre a restauração do Monumento à Independência, pela qual ele é responsável.

Desde o início de setembro, o grande painel em bronze, localizado na face frontal do Monumento do Ipiranga, está sendo restaurado. O final da obra está previsto para primeira quinzena de novembro.
Especialista em esculturas ao ar livre fundidas em metal, Amarger também foi responsável pelas últimas restaurações de "O Pensador" e "Os Burgueses de Calais", do Museu Rodin, e a obra “Nageoire” de Alexandre Calder, pertencente ou Centro Cultural Pompidou, em Paris, entre outros importantes trabalhos.

O evento também abordará os desafios para 2022, ano em que a Independência completará seu bicentenário, e contará com a presença do conceituado escultor brasileiro Israel Kislansky, sócio proprietário da KSA Fundição Artística, empresa contratada pela Secretaria Municipal de Cultura especialmente para este projeto.

“A presença de Amarger no Brasil e o projeto que ele está realizando a frente do restauro do Ipiranga são uma rara oportunidade para nós que trabalhamos sob seu comando e um presente para o patrimônio artístico brasileiro”, diz Kislansky.

SERVIÇO (Entrada: Gratuita)
Data: 25 de outubro de 2016, às 19h
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP
A palestra será em francês, mas contará com um tradutor instantâneo

SOBRE ANTOINE AMARGER
Antoine Amarger é conservador e restaurador francês, especialista em esculturas de metais.
É formado pela Ecolle Boulle (escultura em bronze) em 1977 e pela Escola Nacional de Artes Decorativas em 1980, com pós-graduação pelo Instituto de Formação de Restauradores de Obras de Arte em 1989. Residente na Villa Medici (1990-1991) para a investigação sobre o tema da conservação da escultura ao ar livre, se especializou em fontes. Recebeu o primeiro prêmio da SEMA em 2004, e o título Chevalier de Arts et des Lettres. Trabalha para os Museus do Louvre, Picasso, Museu Nacional de Arte Moderna, C2RMF, Escritório Nacional de Monumentos Históricos, Chateau de Versailles e Museu Rodin, sendo o responsável pelas últimas restaurações de "Burgueses de Calais" e "O Pensador", do museu francês.

SOBRE ISRAEL KISLANSKY
Israel Kislansky é escultor e sócio proprietário da KSA Fundição Artística. Formado em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, é especialista em fundição de obras de arte em metal. Entre 2008 e 2014, coordenou o “Centro Técnico em Fundição Artística SENAI-SP”, projeto que concebeu com o objetivo de recuperar conhecimentos tradicional e disponibilizar novas tecnologias a profissionais do mercado. Em 2015 coordenou, junto ao DPH (Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo), a realização do estudo preparatório para a restauração do conjunto escultórico do Monumento do Ipiranga.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

visita Museus: formas de usar - Fundação Ema Klabin - SP

Os museus são espaços de memória e possibilitam o encontro da educação com a cultura. Mais do que isso, hoje eles são espaços de convivência e de encontro. A casa-museu Ema Klabin, no Jardim Europa, São Paulo, promove no próximo sábado, 22, das 14h30 às 16h30, a visita temática Museus: formas de usar, que discutirá essa questão enquanto o púbico confere o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte  mundial.
A  casa-museu Ema Klabin tornou-se um polo cultural de São Paulo reunindo uma programação cultural diversa para toda a família: shows aos sábados, exposições fixas e itinerantes, cursos, encontros, oficinas e palestras  de arte, fotografia, gastronomia, história e arquitetura.  Sempre chamando o público para discutir questões relevantes da atualidade.  A maior parte dos eventos têm entrada franca.
Show de música e dança cigana
Após a visita temática, às 16h30, se apresenta nos palcos da Fundação Ema Klabin  o grupo de música e dança cigana Vitsa Ramanush pelo Programa Música do Mundo. Formado em 2006,  o Vitsa Ramanush é composto por músicos e representantes da dança, pertencentes à etnia cigana e tem como objetivo o resgate, a manutenção e a difusão da cultura através da música e dança tradicionais.

Atenção:
Excepcionalmente,  nesse domingo (23) a casa- museu  Ema Klabin estará fechada ao público.

Serviço:
Data: –22/10 -  sábado
14h30 às 16h30 - Visitas Temática  Museus: formas de usar
16h30 - Programa Música do Mundo :Vitsa Ramanush - 180 lugares
Entrada franca e sem agendamento
Indicação: livre
Fundação Ema Klabin:  Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fone:   11 3897-3232 

exposição APARIÇÕES Jeffer Zion - SP

Escola Britânica de Artes Criativas recebe 7ª Mostra SP de Fotografia com homenagem ao bairro da Vila Madalena

Escola Britânica de Artes Criativas recebe 7ª Mostra SP de Fotografia com homenagem ao bairro da Vila Madalena
A Mostra ficará em exposição entre os dias 22 de outubro e 19 de novembro 
 
 
A Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) vai receber a 7ª Mostra SP de Fotografia em homenagem à Vila Madalena. O Centro Educacional, localizado no tradicional bairro da capital paulista, vai expor registros fotográficos encontrados em velhos álbuns nas casas dos primeiros moradores da região, além de imagens produzidas hoje por profissionais convidados.
 
A exposição pretende contar um pouco da história da Vila Madalena e é organizada pela DOC Galeria, que nessa edição divide a curadoria com os fotógrafos João Kehl e Rafael Jacinto. 
 
Para essa edição, os curadores escolheram autores cujos trabalhos tivessem relação com alguns dos aspectos do bairro a serem explorados. As Madalenas, Idas e Beatrizes por Raquel Brust; os índios ribeirinhos Munduruku, trabalho de Rogério Assis, expostos no curso do soterrado Rio Verde; fotografias de refugiados do Coletivo Trëma transformadas em cartões-postais e postadas às famílias em seus países de origem; a Vila Madalena dos anos quarenta da coleção histórica de Rosinha Landi; os frequentadores do clube A Torre, referência na cidade nos anos 90, por Paulo Batalha; seus ilustres moradores, os mais antigos e sobreviventes, por Fernando Costa Netto; as fachadas dos sobrados demolidos, por Fernando Martinho; a Rainha da Bateria da Pérola Negra por Fabs Grassi; os habitués da Mercearia São Pedro, por José Diniz; um dia de feira pelas lentes dos atentos Hudson Rodrigues e Felipe Larozza são apenas alguns dos destaques.
 
Com vinte e cinco exposições espalhadas pela cidade, a mostra vai ficar aberta para visitação do público entre os dias 22 de outubro e 19 de novembro. Na EBAC, a exposição vai acontecer no Mezanino, de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e finais de semans e feriados das 10h às 17h. A instituição está localizada na rua Mourato Coelho, 1404.
 
Sobre a EBAC
A Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) é um centro educacional que oferece formação em disciplinas criativas com qualidade mundial. A EBAC garantirá uma oportunidade única aos alunos de estudar no Brasil e receber o diploma de bacharelado britânico, válido em toda a União Europeia e Estados Unidos, creditado pela Universidade de Hertfordshire, uma das melhores universidades do Reino Unido. Além disso, haverá cursos técnicos e livres em disciplinas como Design Gráfico, Ilustração, Direção de Arte Digital, Motion and Broadcast Design e também cursos inéditos no Brasil como, Visualização de Projetos de Arquitetura e Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, 2D Animation & Character for Digital Media, Efeitos Especiais para Cinema e TV, Animação 3D para Games, entre outros.  A EBAC tem como estratégia quatro pilares: qualidade no currículo dos cursos, melhores professores, infraestrutura de ponta e intercâmbio da escola com empresas dos setores criativos.  
 
EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas
Rua Mourato Coelho, 1404 – Vila Madalena

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

cursos da Oficina Cultural Oswald de Andrade - São Paulo - SP

Oficina Cultural Oswald de Andrade para o 4° trimestre de 2016.
As atividades são gratuitas. Inscreva-se já!

INICIAÇÃO À GRAVURA EM METAL
Coordenação: Kika Levy
24/10 a 12/12 – segunda(s)-feira(s) das 14h às 17hs;
Público: Estudantes, artistas, designers e interessados em geral.
Inscrições: 10/10 a 20/10
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 18 anos

FOTO+GRAVURA
Coordenação: Cleiri Cardoso
24/10 a 12/12– segunda(s)-feira(s) das 18h30 às 21h30
Público: Estudantes, artistas visuais, designers, fotógrafos e interessados em geral.
Inscrições: 10/10 a 17/10
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 18 anos

ZINE A RODO: PUBLICAÇÃO EM SERIGRAFIA
Coordenação: Zansky
25/10 a 13/12– terça(s)-feira(s) - 14h às 17h
Público: Estudantes, artistas, designers, ilustradores, editores independentes e interessados em geral.
Inscrições: 10/10 a 18/10
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 18 anos

PRODUÇÃO ARTESANAL DE CARTAZES
Coordenação: Coletivo Ocupeacidade
3/11 a 29/11 – terças e quintas das 18:30 às 21:30 hs.
Público: Estudantes, artistas visuais, designers e interessados em geral.
Inscrições: 17/10 a 27/10
Seleção: Por ordem de Inscrição
12 vagas
Indicação: maiores de 18 anos

ESTAMPARIA MANUAL
Coordenação: Fernanda Kikuchi
9/11 a 14/12– quarta(s)-feira(s) - 14h às 17h
Público: Estudantes e interessados em geral em artes visuais, arte aplicada, moda, estamparia, design de superfície, artes, etc.
Inscrições: 19/10 a 2/11
Seleção: Análise de currículo | Carta de interesse
Indicação: maiores de 18 anos
12 vagas
Inscrições:

XILOGRAVURA
Coordenação: Marcelo Heleno
9/11 a 14/12– quarta(s)-feira(s) - 18h30 às 21h30
Público: Estudantes, artistas, designers e interessados em geral.
Inscrições: 19/10 a 2/11
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 16 anos
MODOS DE PENSAR O DESENHO
Coordenação: Arturo Gamero
3/11 a 24/11 – quintas-feiras - 14h - 16h
Público: Estudantes, artistas, arquitetos, designers e interessados em geral.
Inscrições: 17/10 a 27/10
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 16 anos

MONUMENTO MÍNIMO - O QUE ESCUTAR A PARTIR DAS IMAGENS?
Coordenação: Rodrigo Maltez Novaes, Tarcísio Almeida e Luis Felipe Abbud.
24/11 a 29/11 – quinta, sexta, segunda e terça-feira - 15h às 19h
Público: Interessados nas áreas relacionadas ao estudo das imagens, antropologia, filosofia, audiovisual, práticas artísticas contemporâneas.
Inscrições: 24/10 a 17/11
Seleção: Análise de currículo | Carta de interesse
10 vagas

PERCURSO: AGIR SOBRE ALGO OU ALGUÉM
Coordenação: Lívia Aquino
26/11 a 10/12– sábado(s) - 10h às 13h
Inscrições: 24/10 a 11/11
Seleção: Carta de interesse
12 vagas
Indicação: maiores de 18 anos


ATELIÊ ABERTO DE GRAVURA
Marcelo Heleno

21/10 a 16/12 – sextas-feiras – 14h às 19h
Público: artistas, gravadores, designers, estudantes e demais interessados com alguma na área
Aberto, sem necessidade de inscrição. Sujeito à lotação do espaço;
12 vagas

exposição Colors Shaped My Heart - Eduardo Bragança - Curitiba - PR


Colors Shaped My Heart desembarca em Curitiba
A exposição conta com 30 obras do artista português Eduardo Bragança


 CURITIBA, 17/10/2016 – Será aberta oficialmente nesta terça-feira, dia 18 de outubro, em Curitiba (PR), a exposição Colors Shaped My Heart (As cores moldaram meu coração), do artista português Eduardo Bragança. A mostra, que fica em cartaz até o dia 05 de novembro, na Galeria Zilda Fraletti, traz a felicidade e as belezas do Brasil e de Portugal em pinceladas inspiradoras, alegres e leves. Carregadas de simbolismo iconográfico, cor e referências literárias, as obras do português exigem uma leitura atenta e são repletas de valores sentimentais.

As peças que estarão expostas em Curitiba trazem toda a influência do Brasil na vida do artista em uma linguagem cromática. No total, a exposição Colors Shaped My Heartconta com 30 obras: 10 esculturas e 20 pinturas. “Os quadros abusam dos tons de azuis, pasteis e fluorescentes, trazendo a ideia de leveza e frescor. Além de uma grande quantidade de frases e palavras, que tem como objetivo mexer com o lado emocional, convidar o expectador a refletir sobre as mensagens”, explica Eduardo Bragança.

Quanto às esculturas, essas são uma sucessão das suas pinturas, trazendo grandes pinceladas que remetem a fragmentos de suas telas, surgindo ainda com pinceladas suspensa e um lindo pé de mármore, sempre com palavras e mensagens em meio às obras.

Sobre Eduardo Bragança

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, Eduardo Bragança é formado em Design de Moda e Design de Calçado, segmentos em que atuou durante mais de seis anos. Aos poucos, direcionou seu trabalho para outras áreas do design, trabalhando como design publicitário e de web.

Em 2003, Bragança descobriu o universo da pintura como uma ferramenta de comunicação alternativa e de interação de seus ideais estéticos. Pouco tempo depois, em 2005, após sua primeira exposição, passou a fazer parte do arquivo do Registro Nacional, em vídeo, dos Artistas Plásticos Portugueses, com a curadoria da Cinemateca Portuguesa. Em 2006, após ganhar destaque na revista grega Freemag, sendo tratado como “uma nova revelação da pintura contemporânea”, passou a integrar coleções internacionais em cidades como Atenas, Barcelona, Londres, Lisboa, Paris, Estocolmo e São Paulo.

A exposição Colors Shaped My Heart ficará em cartaz entre os dias 18 de outubro e 05 de novembro, na Galeria Zilda Fraletti (Avenida Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12), na cidade de Curitiba. Os trabalhos poderão ser visitados gratuitamente de segunda a sexta, das 09h30 às 18h30, e aos sábados, das 10h às 14h. Mais informações nos siteswww.eduardobraganca.com e www.zildafraletti.com.br ou pelo telefone (41) 3222-0900.

ENCONTRO COM OS ARTISTAS DA APAP - galeria Marta Traba - São Paulo - SP


çA APAP e o Memorial da América Latina realizarão o "ENCONTRO COM OS
ARTISTAS DA APAP" na galeria Marta Traba no dia 22/outubro (sábado) das 14
às 18h.

Além de responder às perguntas do público presente, os artistas
participantes  falarão sobre seu processo criativo, as características
técnicas e conceituais para a execução do trabalho exposto na galeria etc.

Você é nosso convidado especial.

Local: Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Próximo ao metrô Barra Funda

Encontro com os artistas da APAP: 22/outubro (sábado) das 14 às 18h.

Exposição: 8/outubro a 6/novembro Terça a domingo das 9h às 18h




APAP Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo -
www.apap.art.br

Presidente: Walter Miranda                    Vice-Presidente: Cirton Genaro       
1º Tesoureiro: Fátima Lourenço              2º Tesoureiro: San Bertini
1º Secretário: Astrid Salles                     2º Secretário: Heloize Rosa
Conselho Fiscal: Alcindo Moreira Filho, Cássio Lázaro e Gilberto Salvador
Conselho Consultivo: Ângelo Milani, Cesar Romero, Nelson Screnci, Ricardo
Aprígio e Yone di Alerigi

19º Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa 2016


A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa apresenta o regulamento para seleção de obras para o 19º Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa 2016. O edital retoma a trajetória iniciada em 1938, desde a fundação da entidade, quando foi realizado o seu 1º Salão de Artes, até o 18º Salão de Arte Contemporânea da Associação Francisco Lisboa, em 1995, com o intuito de fomentar a criação, a produção e a difusão das artes visuais. A alteração de nomenclatura para “Edital de Incentivo à Produção” surgiu da reflexão dos processos de que quem produz acaba se tornando parte da obra em si.
Este tem por objetivo promover poéticas contemporâneas livres em seus instrumentos de expressão, isso porque neste momento histórico da arte, caracterizado pelo mais amplo pluralismo de estilos, não cabe delimitar linguagens, mas, ao contrário, vale incentivar a integração e o rompimento de paradigmas estético-formais, evitando-se um enquadramento histórico passadista para viabilizar a multiplicidade da arte do presente. Considerando essas premissas, esses são os pontos cruciais deste edital, quais sejam: propõe-se a diversidade de temas e de linguagens, deixando o artista livre para criar e apresentar seus trabalhos.
O 19º Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa 2016 ocorrerá no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS1 , situado na Praça da Alfândega, s/n°, Centro, Porto Alegre/RS, Brasil, no período de 17 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017.
As inscrições serão abertas para artistas de todo o Brasil.

CRONOGRAMA
  • até 18 de novembro 2016  – Período de inscrição
  • 01 de dezembro de 2016  – Divulgação do resultado da seleção
  • 12 de dezembro de 2016  – Entrega das obras selecionadas no MARGS
  • 14 e 15 de dezembro de 2016 – Montagem pela Comissão Organizadora
  • 16 de dezembro de 2016, 19h –  Abertura da exposição
  • 17 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017  – Período de visitação
  • 31 de janeiro 2017  – Devolução das obras




Divulgação Associação Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa
Porto Alegre/RS - Brasil, CEP 90050-370
De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
twitter: @chicolisboaarte
instagram: @chicolisboaarte

Agenda de exposições da Chico Lisboa  
Na sede da Chico Lisboa
Exposição Vestígios – Lizandra Caon, Lucca Curtolo e Karla Santos, até 25/11/2016
Lá Fora Primavera 2016 - coletiva com 13 artistas, até 03/2017
Na Gal AZ (Bagé/RS)
IV Mostra de Arte em Pequenos Formatos INBOX 2016 - coletiva com 71 artistas, até 14/11/2016
No Porão do Palacete Pedro Osório (Bagé/RS)
I Bienal C - Itinerância 2016 Bagé - coletiva com 29 artistas, até 14/11/2016
Na Casa das Artes Villa Mimosa (Canoas/RS)
I Bienal C - Itinerância 2016 Canoas - coletiva com 31 artistas, até 16/10/2016

oficina de publicação / fanzine - com Fábio Zimbres - Museu do Trabalho - PoA - RS

Revista Troglo, volume 1
Oficina de publicação/fanzine

com
Fabio Zimbres


Em quatro encontros semanais Fabio Zimbres coordenará a produção de um
zine coletivo, com a turma passando por todas as etapas de edição: produção
de conteúdo, texto e arte, editoração, produção de cópias e encadernação.
Cada aluno exercitará cada ocupação, inclusive a de editor,
gerando assim, cada aluno uma versão particular do mesmo zine.
Ao final da oficina teremos produzido o volume 1 da revista Troglo,
com uma tiragem mínima em fotocópia de cada fanzine.
As fotocópias serão feitas no local, com fotocopiadora multi-funcional.

Encontros semanas as quinta-feiras das 18h às 21h
Dias 10, 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro.


Informações e inscrições:museu@museudotrabalho.org
(51) 3227 5196

exposição Corte Seco | Pó - Eduardo Haesbaert - PoA - RS

convite-eduardoh (550x550)
Corte Seco | Pó
Eduardo Haesbaert

Abertura sábado, 22 de outubro, 11 horas
Movido pelo desejo de recriar o lugar onde vive e trabalha — casa, ateliê e cidade,
o artista utiliza pigmento preto puro pó (pastel seco) entintando áreas isoladas ou
não com fita adesiva para criar imagens. Como resultado, uma atmosfera
misteriosa como o grão de um filme em preto e branco onde os sonhos habitam.
24 de outubro a 20 de dezembro de 2016
Espaço Cultural ESPM-SulGuilherme Schell, 268. Porto Alegre

exposição Associações Disjuntivas II - Eduardo Frota - PoA - RS

Eduardo Frota_MuseudoTrabalho_IMG_3948 test

Associações Disjuntivas II
Eduardo Frota
 
 


Abertura nesta terça, 18 de outubro, 19 horas
Diferentemente das outras exposições de que participou aqui em Porto Alegre, com grandes esculturas construídas a partir de pequenos módulos de madeira, desta vez o artista cearense Eduardo Frota utiliza a própria arquitetura do prédio para compor sua obra. As portas, os vidros das janelas internas, a escada que conduz à reserva técnica do acervo de máquinas, tudo foi removido de seu lugar de origem, para, na sequência, ser recodificado como se fosse desenho ou
pintura nas paredes da Sala de Exposições. As partes, assim reinstauradas, dão outra fisicalidade ao todo, reinventando o espaço arquitetônico do velho galpão de madeira do Museu do Trabalho.
A intervenção “Associações Disjuntivas” teve uma primeira versão em 2009 no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, espaço de arte independente que existia em Fortaleza, do qual Frota foi um dos fundadores e coordenador do núcleo de artes visuais.
Eduardo Frota é reconhecido nacionalmente sobretudo por suas esculturas em madeira, às vezes em escalas monumentais, como as peças que apresentou em 2002 na histórica 25ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Paulo Herkenhoff, ou os carretéis gigantes que empilhou em 2005 no Museu Vale, em Vila Velha, no Espírito Santo.

19 de outubro a 27 de novembro de 2016
Terça a sábado, das 13h30 às 18h30.
Domingos e feriados, das 14h às 18h30

Apoio:
BD Divulgação / Galeria Espaço Cultural Duque

Realização: Museu do Trabalho

exposição PORQUE HOJE É SÁBADO - PoA - RS

oficina metal550

Porque hoje é sábado



 Abertura sábado, 22 de outubro, 19 horas

Mostra com os integrantes da oficina de gravura em metal do 
Museu do Trabalho:

Anico Herskovits - Antônio Augusto Bueno - Antônio Gerbase - Clara Koppe - Eda Lani
Erica Maradona - Homero Lima - Jorge Rico - Juliane Brino - Karen Axelrud
Leandro Michels - Loraine Oliveira - Márcia Rosa - Odilza Michelon - Paulo Olszewski
Paulo Chimendes - Pilar Prado - Raul Cassoul - Roberta Santos - Ruben Castillo - Vera Wild

Orientação técnica de Marcelo Lunardi
Visitas somente aos sábados, das 14h às 18h
Até 26 de novembro de 2016

Galeria Espaço JabutipêFernando Machado, 195. Porto Alegre

elementos anatômicos 2156 - Bernard Paquet PoA - RS

Quadro Branco (550x344)

Projeto Quadro Branco

com
Bernard Paquet

Elementos anatômicos: ano 2156 
“Ao início, interessei-me às feridas da guerra e da doença.
Eu percebi que se as feridas revelassem o corpo como um complexo de camadas,
eu poderia criar novos corpos com a ideia de novas camadas. Mais, a pintura é um
processo feito de camadas. Esta ideia me ajudou para construir imagens do corpo
regenerado do futuro (pós-humano) dentro um mundo que parece ser um paraíso
com um ambiente simbólico, figurativo e metafórico.  Este corpo que nem é um
ciborgue nem um robô, é sobretudo construído com elementos anatômicos livres;
é o humano ampliado, uma imagem que está próximo de um esfolado («écorché») que
não é nem masculino nem feminino (um mundo “sem gênero”, conforme D. Haraway). 

Reconhecem-se ossos e músculos multicoloridos. Não são cores naturais porque o
ser humano do futuro será uma construção estética livre com elementos removíveis.”

Bernard Paquet é professor de arte na École d’art da Universidade Laval, em Quebec.
Graduado em biologia da Universidade Laval em Quebec no Canadá (1977), recebeu sua
formação de base em artes visuais na École nationale supérieure des beaux-arts de Paris.

Inaugura segunda, 24 de outubro, 18 horas.
Café do Studio – StudioClioSegunda a sexta, das nove às 19h
Rua José do Patrocínio, 698. Cidade Baixa – Poa
Parceria:
StudioClio / Cerveja Coruja / Museu do Trabalho