concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 31 de outubro de 2015

notícia: Empregada de limpeza limpa instalação artística no Museu de Arte Contemporânea de Bolzano - Itália

«Onde vamos dançar esta noite?» representa o hedonismo e a corrupção política da década de 80. No entanto, a mulher a dias do museu pensava que o local tinha sido alvo de uma festa, já que no chão havia garrafas de álcool vazias e beatas de cigarro, por exemplo. Profissional, a empregada de limpeza cumpriu o seu dever no último sábado e jogou tudo no lixo…
A instalação já foi restaurada pelo Museion Bozen-Bolzano, mas apenas depois de ter recebido o aval do duo Goldschmied and Chiari, artistas de Milão responsáveis pela obra. «Tivemos uma má sorte com a mulher a dias», referiu em tom irónico o museu.
Segundo a empresa responsável pelo serviço de limpeza do local, a faxineira confundiu as peças, feitas de jornais e cartões, com lixo. Ela disse à época que estava "apenas fazendo seu trabalho".

Exposições fotográficas de coletivo de arte mostram cenas e universo LGBT em Caxias no fim de semana- RS


cena 365 (4)
A imagem integra a exposição CENA 365′, de Bernardo Dal Pubel, do Atelier Pixel, de Bento Gonçalves. Desde sexta-feira, ela e mais outras imagens da série que registra um ano de vida, movimentos e cenas LGBT estão expostas na Câmara de Vereadores de Caxias, na programação da Conferência Serra de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT.
Também há registros da ousada e documental DIA D-(TRANS)formação com fotografia de Bernardo Dal Pubel e Allex Alles, sobre o processo modificação corporal de um trans homem.
Na Câmara e na Parada Livre, domingo, às 14h, no Largo da Estação, ainda será mostrada a coletiva Dores & Cores, com fotografias, ilustrações, textos e artes de Allex Alles, Bernardo Dal Pubel, Jadye Berwig, Bruno Cobalchini Kleiton Miguel Mosena e Tómas Trevisan, do Coletivo LGBT Nosso Corpo Nossa Arte-BG e Identidade LGBT Caxias.

entrevista: Thierry Raspail, historiador da arte: 'Todos querem ser Michelangelo'

Diretor da Bienal e do Museu de Arte Contemporânea de Lyon, francês veio ao Rio a convite do Capacete, espaço e programa de residências artísticas

Thierry Raspail, curador de arte e diretor do Museu de Arte Contemporanea de Lyon: 'Na arte, o que está em jogo é entrar na História' Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo
Thierry Raspail, curador de arte e diretor do Museu de Arte Contemporanea de Lyon: 'Na arte, o que está em jogo é entrar na História' - Fernando Lemos / Agência O Globo

por
“Tenho 62 anos e nasci em Grenoble, França, onde anos depois estudei História da Arte. Inaugurei o Museu Nacional de Bamako, no Mali, e fiz projetos na África Ocidental. Cheguei a Lyon em 1984 para ficar dois anos e lá estou até agora. Já estive no Brasil 12 vezes. Vou mais a São Paulo que ao Rio, por causa da Bienal”
Conte algo que não sei.
Há uma coisa que me deixa desconfortável no Brasil: sou um amante do rúgbi e, na TV, só se vê futebol. Não acho que seja uma ditadura, mas é algo muito forte. E tem mais uma coisa: o Brasil tem artistas plásticos tão bons quanto os seus jogadores de futebol.
O que afinal faz o diretor artístico de uma bienal?
Na França, gostamos muito de palavras. Então, adotamos na arte essa expressão, em geral usada no universo musical. Significa que sou responsável pelo orçamento, pelo conselho de administração, pelo projeto artístico. Fui o curador das três primeiras edições da Bienal e, desde então, tenho convidado outros profissionais, de diversos países.
Por que trabalhar com arte?
Ia muito mal na escola e passei no bacharelado com a menor nota possível. Vi a lista de notas exigidas pelas universidades e, lá embaixo, estava História da Arte. Entrei quase por acaso, mas já no primeiro ano fui uma revelação e me convenci de que a arte contemporânea era algo que me interessava muito. Na minha turma, éramos um dez. Hoje, esses cursos têm mais de mil alunos no primeiro ano.
Qual a razão desse aumento exponencial de interesse?
Há duas razões. A primeira tem a ver com o que chamo de cultura das telas. Todo jovem geek, de 15 a 35 anos, passa quatro horas por dia lidando com imagens. Essas pessoas são muito criativas e identificam na arte contemporânea uma forma de dar vazão a isso. A segunda razão é: todos querem ser Michelangelo. No teatro, um ator pode ser famoso por cinco, dez anos. Na música, um cantor as vezes faz um sucesso e desparece. Na arte, o que está em jogo é entrar na História.
Como esse enorme fluxo de imagens mudou a arte?
Nos anos 1960 e 1970, os artistas criticaram a forma como a arte era produzida, tentaram fazer outro tipo de pintura. Depois, foram para as performances, vídeos, coisas estranhas, se falou em arte conceitual. Ali houve uma ruptura com o público não especializado. Depois, com a chegada da internet e das novas imagens, ao invés de criticarem esse suporte, os artistas passaram a utilizá-lo. Hoje fazem obras complexas, mas muito mais fáceis de o público entender, mais realistas. Essa é uma razão para haver tanta gente nos museus hoje.
A arte brasileira ainda é vista como exótica na Europa?
Não. No passado, havia esse olhar paternalista e colonial. Mas a grande lição do Brasil e da Argentina foi, sem rejeitar a Europa, ter discutido princípios culturais. Essa é uma história de diálogo conflituoso e harmonioso, de amor e fúria. Nos anos 1950, artistas como Lygia Clark e Hélio Oiticica eram considerados exóticos. Porém, há 20 anos as coisas mudaram. Nos demos conta de que havia um desinteresse injusto em torno de grandes artistas.
Que obra sintetiza o Brasil?
Não há uma, são muitas. Dos artistas cultuados na Europa, apontaria Cildo Meirelles e Tunga. Há também artistas jovens que estão se destacando como Paulo Nimer Pjota e Gustavo Speridião.
Eles estão em “Imagine Brazil”, do qual foi curador. Qual palavra definiria a exposição?
Seria mesmo “imagine”. O Brasil é uma cultura do imaginário. Na Europa, temos uma ideia pronta do Brasil. Imaginamos o país da dança, mas não o brasileiro engajado na vida de uma forma universal. Além disso, acho “imagine” uma palavra linda.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/thierry-raspail-historiador-da-arte-todos-querem-ser-michelangelo-17929040#ixzz3qB6ZQHJs

notícia: Mundo virtual: Revista de Arte e Cultura de Carlos Zemek




Neste primeiro número a Revista (virtual) Carlos Zemek - Arte e Cultura, apresenta dois assuntos de Arte:
O artigo Pinhão para pisar, arte para apreciar, de Eloir Jr., que fala sobre o petit pavé das ruas de Curitiba/PR, e um artigo de José Feldman, membro da Academia de Letras do Brasil, sobre Van Gogh.

A revista apresenta na área de Literatura: Os Dez Direitos do Leitor - Cobaia, artigo inédito do escritor Silas Correa Leite.

O entrevistado da área literária Ademir Demarchi esboça um panorama do movimento poético atual, fala sobre quem seria o Prêmio Nobel brasileiro, a antologia 101 Poetas do Paraná, a vida e outras coisas de interesse para a literatura.

Escritor Ademir Demarchi
Escritor Ademir Demarchi

Demarchi é autor dos livros: Pirão de Sereia, que reúne sua obra poética de 30 anos (Santos: Realejo, 2012 – prêmio de publicação da Prefeitura de Santos); 101 Poetas – Antologia de experiências de escritas poéticas no Paraná do século XIX ao XX (2 vol., Biblioteca Pública do Paraná, 2014) e Siri na lata (crônicas reunidas, Santos, Realejo, 2015, prêmio publicação da Prefeitura de Santos). Tem inéditos Seleção das Tradições Peruanas, de Ricardo Palma (prêmio de bolsa de tradução do Governo do Estado de São Paulo); A tênue película que nos separa deste mundo (contos, prêmio de escrita do Governo do Estado de São Paulo); O amor é lindo (poemas), entre outros.
Escritor Ademir Demarchi

A revista pode ser acessada gratuitamente: http://revistacazemek.blogspot.com.br/ 

MINIATURE PRINT - First New York International

 
You are invited
!
 
Join us on Saturday, November 7th
from 6:00 - 9:00 pm
for the Opening Reception of our
First New York International
MINIATURE PRINT
Exhibition 

Juror: Sarah Suzuki, Associate Curator, 
Department of Prints, Museum of Modern Art, New York 

 With 210 prints on the walls and over 600 prints in binders

 NOVEMBER 3-30, 2015

Manhattan Graphics Center
250 West 40th Street, Fifth Floor


 Thank you to everyone who submitted work. 
We received prints from 265 artists spanning 35 countries.  

Congratulations to our winners and honorable mentions.
1st Place - Konstantin Chmutin, Russia 
2nd Place - Oksana Judakova, Lithuania 
3rd Place - David Avery, USA (CA)
Honorable Mentions: 
April Vollmer 
Maho Kino 
Sylvia Walters
Valerie Syposz
This event is free and open to the public.
Please invite your friends!

Images above, clockwise from upper left: 
prints by Sarah Smelser, Paula Pohli, Heather Wilson, and Robin MacFarlan
 
  MANHATTAN GRAPHICS CENTER
  250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
 NYCulture

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prática Artística em Fotografia com Patrícia Francisco - SP

Casa
 

Prática Artística em Fotografia com Patrícia Francisco
 
 
A proposta desse curso é desenvolver uma atividade audiovisual por meio da fotografia, com experimentação, organização e escolha do material fotografado de cada participante. Pretendemos trabalhar com pesquisas relacionadas com a cidade, ambiente, migração, viagens, narrativas e memórias.

Datas: 11, 12, 13 e 14 de novembro, quarta à sábado, das 10h às 13h.
Clique aqui e saiba mais!

Edital de seleção para exposições no MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas 2016


O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) recebe inscrições para exposições temporárias entre março e dezembro de 2016.
Serão selecionados projetos expositivos de artes visuais: linguagens artísticas contemporâneas, compreendendo desenho, escultura, colagem, pintura, instalação, fotografia, gravura (litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal e congêneres), bem como a criação ou reprodução mediante o uso de multimeios, meios eletrônicos, mecânicos, cibernéticos ou artesanais de realização.
Podem se inscrever pessoas físicas individuais ou em grupo e pessoas jurídicas, somente uma inscrição por artista ou curador.
A exposição dos projetos contemplados será feita a partir de abril de 2016. Cada contemplado terá direito a no máximo quarenta e cinco dias corridos da agenda do MACC, incluindo montagem da exposição, exposição e desmontagem. O cronograma de agendamento para exposição de cada um dos projetos será elaborado pelo MACC.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 17 de novembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Premiação:não
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/1O6bRYB



edital Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial – Iphan



iphan_editais-e-afins
O Prêmio Boas práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de salvaguarda já realizadas, em qualquer parte do território nacional, que tenham sido bem-sucedidas tanto na sua execução como em seus resultados de valorização de bens culturais imateriais e que, concomitantemente, apresentem métodos e abordagens que sirvam de modelo para serem replicados em outros contextos socioculturais.
Poderão concorrer ao Prêmio instituições privadas sem fins lucrativos que tenham desenvolvido ações bem sucedidas e exemplares para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial em território nacional. Tais ações devem incluir, no mínimo, uma das seguintes propostas: mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação, transmissão de saberes, apoio à organização e à mobilização comunitária e promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.
Os candidatos passarão por fase de habilitação e avaliação. A comissão de avaliação, composta por cinco integrantes do Iphan e dois profissionais com ampla experiência e conhecimento na área, levará em conta critérios como clareza da descrição da ação realizada, qualidade técnica e metodológica e importância da iniciativa para continuidade da prática do bem cultural imaterial, entre outros.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 7 de dezembro/2015, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 34 prêmios, no valor de R$ 30.000 cada
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/1P3EK6b


by Editais e Afins

Olhares sobre desenvolvimento comunitário – Instituto Lina Galvani - Fonte Design

InstLinaGalvani_01

36th Mini Print International of Cadaques

36th Mini Print International of Cadaques 2016 Open Call

To access the rules, please visit http://www.miniprint.org/in/bases.html, where you can download the Form.

Deadline is March 15th, 2016.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

exposição, conversa com os artistas e oficina de xilogravura TESOUROS DA MANTIQUEIRA - Samuel Ornelas e Rafael Kenji - Atelier Piratininga -SP

Exposição de 9 a 28 de novembro de 2015

segunda a sexta das 10h às 19h  – outros horários sob agendamento

Conversa com os artistas
7 de novembro às 16h, sábado

A paisagem e o retrato em Leonardo da Vinci – Encontro com Eduardo Kickhöfel
Conversas com a Mantiqueira
11 de novembro às 19h, quarta
Graduado em Artes Plásticas, é mestre em História da Arte e da Cultura e doutor em Filosofia. Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, tendo como objetos de estudo a cosmologia renascientista e a formação da ciência moderna, e elabora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci. Estuda também neurociencias, em especial neuroestética, e nas horas vagas coloca imagens de seus desenhos e gravuras na página Lo intelletto al disegno si diletta.

Oficinas de xilogravura e gravura em metal
atividade gratuita e aberta / 10 vagas / inscrições por telefone

14 de novembro às 10h, sábado

Durante praticamente todo este ano os artistas se dedicaram à realização do Projeto Tesouros da Mantiqueira em São Bento do Sapucaí.
abertura da exposição no dia 6 às 19h - sexta, e um bate-papo conosco no dia 7 às 16h - sábado, onde compartilharão com todos suas experiências, histórias e o desenvolvimento das gravuras neste período em que viveram por lá, no Baú!

Visitem o site do projeto (http://tesourosdamantiqueira.com.br/diario-de-bordo/) para que sentir um pouquinho do clima da Mantiqueira.


Programa Fomento Cidade Olímpica . Circuito Cultural


Prefeitura Rio de Janeiro_editais-e-afins
A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro abriu edital para selecionar iniciativas que valorizem o repertório artístico-cultural carioca em projetos a serem desenvolvidos nos períodos Olímpico e Paraolímpico.
Para se inscrever, os interessados devem pensar em ações específicas que devem ser realizadas entre maio e setembro de 2016. O edital integra o Programa Fomento Cidade Olímpica e se divide em cinco linhas de ação, voltadas para setores diversos: 1) Apoio a produções em instituições públicas; 2) Apoio a produções em instituições privadas; 3) Temporada popular; 4) Apoio à produção independente e manifestações populares; e 5) Apoio a acessibilidade nas artes.
Os projetos contemplados farão parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica, que será acessado gratuitamente ou com descontos, mediante a apresentação do Passaporte Cultural Cidade Olímpica, numa versão ampliada do Passaporte dos Museus Cariocas.
A programação prevê a realização de atividades ao longo dos cinco meses, entre maio e setembro de 2016, em teatros, museus, centros culturais, ruas e praças. Pelo menos 130 iniciativas serão selecionadas por meio das cinco linhas de ação. O teto para patrocínios vai variar entre R$ 50.000 e R$ 100.000.
Cada Proponente poderá inscrever até cinco Projetos Culturais, desde que apenas um por linha de ação, podendo ser contemplados doisProjetos Culturais no total. CadaProjeto Cultural só poderá ser inscrito em apenas uma linha de ação.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 19 de novembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim
– Regulamento e Inscrição: http://bit.ly/1PISZiB

by Editais e Afins

Lênin nas estrelas... Ukrainian Artist Transforms Lenin Statue into Darth Vader

Ukrainian Artist Transforms Lenin Statue into Darth Vader—What?


The state before 'doccomunization' (R) and after, (L) Photo: qz.com
The Lenin statue before its "de-communization" (left) and after (right)
Photo: qz.com
A Ukrainian artist has transformed a statue of communist revolutionary Vladimir Lenin in Odessa into a monument to Darth Vader, after "de-communization" laws enforcing the removal of communist remnants came into effect.
Oleksandr Milov added new parts to the plaster sculpture to transform the former communist leader into the Star Wars villain. It's not the first time artists have subversively reimagined traditional monuments to the communist leader—recall the peeing Lenin fountain erected in Poland this past year. We're not sure which is more awesome.
(Getting rid of Lenin may be the new mandate in Ukraine, public artworks of the politician have sparked a new, less dangerous selfie craze among young people in Russia.)
"After the de-communization law was adopted earlier this year, we had to decide what to do with the monument (of Lenin)," the artist told AFP. "Honestly, I did not like the idea of destroying it, so we decided on a more flexible solution."
Artist Oleksandr Milov is responsible for the transformation.<br />  Photo: Volodymyr Shuvayev via AFP Photo
Artist Oleksandr Milov is responsible for the transformation.
Photo: Volodymyr Shuvayev via AFP Photo
"The idea was obvious since the Darth Vader movement has been at the center of Ukrainians' attention in recent years," the artist explained.
Indeed, several candidates from Ukraine's Pirate Party—one of over 40 groups that advocate freedom of speech, internet freedom, and limits on copyright laws—have dressed up as Star Wars characters to attract media attention to their political beliefs.
In fact, a Chewbacca character was arrested during the elections that took place on Sunday in Odessa. Moreover, a candidate dressed as Darth Vader was disqualified the 2014 presidential election after refusing to divulge his true identity. Later that year, two mysterious Darth Vader characters ran for Mayor in Kiev and Odessa. Last November, candidates dressed as the giant hairy Chewbacca, the little Jedi Master Yoda, and Princess Amidala unsuccessfully ran in the Ukrainian parliamentary election too.
The statue was unveiled by a man dressed as Darth Vader accompanied by Storm Troopers. Photo: Sergey Gumenyuk via APA/EPA
The statue was unveiled by a man dressed as Darth Vader accompanied by Storm Troopers.
Photo: Sergey Gumenyuk via APA/EPA
What may seem like a farcical or comical publicity stunt has been interpreted by some political pundits as a deliberate and calculated appropriation of Western and American culture by Ukrainian politics to provoke Russia's fiercely anti-Western and anti-American stance.
The transformation of a Lenin statue—a figure revered by Russians and pro Russian Ukrainian separatists—into a globally recognized Hollywood villain is particularly symbolic of the tension currently dividing Ukraine.
Follow artnet News on Facebook.

palestra ACELERAÇÃO E DEPRESSÃO - Maria Rita Kehl - EAV - RJ

terça-feira, 27 de outubro de 2015

exposição Além das Mil e Uma Noites e Dias do Ateliê Calcográfico Iole - Galeria e Atelier Angela Bonfante e o Espaço Cultural Boca do Leão - São João da Boa Vista, SP


Eros nº2
2014

Iole di Natale

Além das Mil e Uma Noites e Dias do
Ateliê Calcográfico Iole

A Galeria e Atelier Angela Bonfante e o Espaço Cultural Boca do Leão têm a alegria de convidar para abertura da mostra de gravuras da artista plástica, gravadora, desenhista e aquarelista Iole Di Natale e outros 34 artistas, entre frequentadores e convidados, do Atelier Iole.

A abertura acontecerá no dia 7 de novembro às 17h30, com a presença da artista que terá uma conversa informal com o público. A exposição ficara aberta no período de 7/11 à 7/01/2016.

Agendamento de visitas e maiores informações sobre aquisição das obras pelos telefones (19) 99143-6979 e (19) 99438-6384.

07.11.2015 | 17h30
Galeria e Atelier Angela Bonfante
Rua Carlos Kiellander, 164
Centro - São João da Boa Vista, SP

TENHO ORGULHO EM PARTICIPAR EM MAIS UMA EXPOSIÇÂO EM HOMENAGEM À IOLE Di NATALE .
CONVIDO TODOS OS AMIGOS E LEITORES DO BLOG.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

workshop especial Pintura Sobre Tela - Enrique Ayala - SP

XVII e último leilão PRATOS PARA A ARTE - Museu Lasar Segall

Convocatória Projeto Nova Fotografia MIS-SP


MIS-SP_editais-e-afins
O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho.
Nesta edição, serão selecionados seis projetos fotográficos e três suplentes, que serão expostos ao longo do ano de 2016, pelo período aproximado de 45 dias, no espaço denominado “Nicho” do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de dez a vinte fotografias.
A convocatória está aberta a qualquer tendência, tema e linguagem fotográfica, permitindo, assim, a revelação de novos valores e novas perspectivas da fotografia.
As inscrições são gratuitas e cada participante poderá inscrever, no máximo, dois projetos fotográficos, desde que sejam apresentados separadamente.
O MIS oferece a impressão das fotografias em papel fotográfico adesivado em PS e montagem da exposição, além da divulgação da exposição.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 15 de novembro/2015, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não
– Edital e Ficha de Inscrição: http://bit.ly/1S2lzd7


by Editais e Afins

Edital de Ocupação CCBB

Edital de Ocupação CCBB

CCBB_editais-e-afins
Estão abertas as inscrições para o Edital de Cessão de Espaço do Banco do Brasil, seleção pública de projetos que irão compor a programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil em 2016. O edital recebe projetos para as unidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
O objetivo da seleção é receber projetos de qualidade que já disponham de recursos, mas carecem de espaços e infraestrutura. O período de realização e as itinerâncias serão negociados com cada proponente, podendo ser estendidos até 2017.
A modalidade Cessão de Espaço contempla projetos inéditos na cidade onde for proposta a sua realização e que já possuem patrocínio/recursos necessários para sua realização ou em vias de serem confirmados.
Podem ser inscritos projetos nas áreas de Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias (categoria que abrange cursos, debates e palestras), Música e Programa Educativo. A análise dos candidatos valorizará a nova produção e a memória cultural brasileira, a possibilidade de ações multidisciplinares, o ineditismo e a relevância conceitual e temática, além da contribuição ao fortalecimento da diversidade cultural brasileira.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 8 de novembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Edital: http://bit.ly/1R3rduD