concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

chamada - Mostra Virtual Entre Lobo e Cão


É com muito prazer que convidamos a todes a enviarem seus trabalhos para a mostra virtual "Entre Lobo e Cão", criada pelos estudantes de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Diante de um contexto de pandemia, a mostra virtual abre a chamada para artistas pensarem e discutirem o que será daqui para frente, e sobretudo como imaginamos coletivamente nossas pautas e nossas lutas em um cenário pós pandêmico.
Entre o que vivemos e o futuro incerto, o mundo se separa. O que fica entre nós é a noite. Em corda bamba, sob uma linha tênue, caminhamos. O dia de amanhã nunca foi tão pouco tangível ou concreto. Entre conformismo e esperança, o que resta é a incerteza quanto ao nosso rumo. Se nem Leonilson conseguiu mudar o mundo, e nós, o que faremos? Apesar de uma noite silenciosa e vazia, os ruídos pelas margens permanecem. O futuro, mesmo distante, se escreve. O que emerge? Nós conseguimos nos ouvir? O que nossos olhos desejam ver? Aprendemos alguma coisa? Quando voltaremos às ruas? O que vamos abandonar e o que vamos deixar como legado? Que lugar é esse que se desmancha para um outro tomar forma? Mesmo por trás das telas, nosso enfrentamento político permanece. Nesta bifurcação temos o caminho do mundo como era antes e o caminho não imaginado, que a cada passo vemos construir diante de nós.
A chamada é aberta a todos os artistas e a coletivos de arte, podendo ser nacionais ou internacionais.
Os trabalhos selecionados serão publicados na plataforma oficial da exposição e nas redes sociais do projeto.

Instagram: @entreloboecão

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 7 de fevereiro de 2021, via on-line
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/3ryAG6h

exposição Da Natureza das Coisas Paula Juchem e Andrey Zignnatto - SP

 


 

Esculturas em cerâmica de Paula Juchem, com desenhos da artista ao fundo: alegorias e afetividades 
Da Natureza das Coisas 
Paula Juchem e Andrey Zignnatto

12/12 a 05/02

Janaina Torres Galeria
Apresentamos com alegria Da Natureza das Coisas, mostra realizada em dois momentos, que promove encontros de afinidades e diálogos estéticos. 
 
O primeiro encontro estreia com Paula Juchem e Andrey Zignnatto e em fevereiro é a vez dos artistas Os Manus (Daniela Scorza e Caio de Medeiros) e Kika Levy.

Paula Juchem e Zignnatto exibem poéticas construídas a partir da força expressiva do barro, argila e cerâmica, explorados em suportes como a escultura (Paula) e fotografia (Zignnatto), promovendo “um encontro de afinidades através da força expressiva do material cerâmico e da sua essência cultural milenar, testemunho da trajetória humana”, como define a curadora Heloisa Amaral Peixoto, colaboradora da mostra.

“O pó, a água, o fogo, os pés e as mãos. Fazer e desfazer, modelar e então surgir da argila a forma e o gesto. Em diálogo, os objetos escultóricos de Paula, que reúnem um vocabulário formal tridimensional singular, repleto de alegorias e afetividades e a relação quase mística de Zignnatto com o barro, nas suas imagens fotográficas, impressas de energia, que reafirmam o caráter físico e arqueológico do material natural”, diz Heloisa.

Paula e Zignnatto também foram selecionados para o edital Arte Como Respiro, do ItauCultural. 

Leia mais: A cerâmica de Paula Juchem, por Lívia Debbané

Tríptico de Andrey Zignnatto, sobre esculturas em cerâmica de Paula Juchem

Esculturas de Paula Juchem (Abacaxi, à esq., e Galo); XE RAPÓ, políptico de Andrey Zignnatto, ao fundo

Paula Juchem, Caatinga, 2020, esculturas em cerâmica, 11 x 23 cm diam 

Da Natureza das Coisas
12/12 a 05/02 - Paula Juchem e Andrey Zignnatto
20/02 a 20/03 - Kika Levy e Os Manus 

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta , das 11h às 18h e sábados das 11h às 15h.