concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 28 de janeiro de 2017

exposição DAVID DE ALMEIDA - GRAVURA - Lisboa, Portugal


 exposição de David de Almeida - Gravura,  que irá estar patente na Escola Artística António Arroio a partir de  2 de Fevereiro, às 18h.

Rua Coronel Ferreira do Amaral,

1900-165 Lisboa, Portugal.

Telefone: 21 816 03 30

Fax: 21 816 03 34/5

http://www.antonioarroio.pt/

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

exposição Tão Perto, Tão Distante - Casa Contemporânea - sp

casacontemporanea
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

exposição O GABINETE DE ALICE - referência aos Gabinetes de Curiosidades e Quartos das Maravilhas dos séculos XVI e XVII - CCSP


O Gabinete de Alice
Até 19 de fevereiro (terça a domingo), das 9h às 19h
Instalação imersiva projetada por Lucas Bambozzi, Laura Campos e Ale Duarte. Gabinete de Alice faz referência aos Gabinetes de Curiosidades ou Quartos das Maravilhas (Wunderkammer), considerados os primórdios dos museus e exposições que nos séculos XVI e XVII reuniam instrumentos tecnicamente avançados e curiosidades advindas de pesquisas e explorações em vários campos. A instalação é resultado de uma analogia entre essas referências, o espaço informacional que nos rodeia e a percepção alterada de Alice de Lewis Carroll. Classificação: Livre.









CAIXA Cultural São Paulo Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP Tel: (11) 3321-4400 Terça-feira a domingo, 9 às 19h A

exposição AS CORES DO SAGRADO - Caribé - CCSP


As Cores do Sagrado Carybé
Até 28 de fevereiro (terça a domingo), das 9h às 19h
O projeto "As Cores do Sagrado" propõe uma exposição itinerante e inédita por quatro dos espaços culturais da Caixa no Brasil. Com curadoria de Solange Bernabó, filha do artista, a mostra é composta por uma seleção de 50 aquarelas, dentre as 128 produzidas com esta temática, nas quais Carybé contribui de forma ímpar para preservação dos valores culturais trazidos da África pelos negros e que aqui se misturaram com outras matrizes de nossa cultura genuína. Classificação: Livre.

CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP
Terça-feira a domingo, 9 às 19h
Baixe o aplicativo CAIXA Cultural

exposição EX-VOTO, ALMA E RAIZ - Antonio Maia - CCSP




Antonio Maia Ex-Voto, Alma e Raiz
Até 28 de fevereiro de 2017 (terça a domingo), das 9h às 19h
Exposição inédita em São Paulo de trabalhos de Antonio Maia, artista considerado um dos criadores da Brasilidade Moderna, iniciada por Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Rubem Valentim. Foi capa do primeiro Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas editado por Roberto Pontual, em 1969.
Classificação: Livre.


CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP
Terça-feira a domingo, 9 às 19h
Baixe o aplicativo CAIXA Cultural

Anico Herskovits - CCSP

 .


Anico Herskovits Percurso Gráfico
Até 28 de fevereiro de 2017 (terça a domingo), das 9h às 19h
Exposição de trabalhos do percurso criativo de quatro décadas de produção gráfica da artista gaúcha Anico Herskovits. Centrada na xilogravura e alguns exemplos pontuais de desenhos preparatórios, a mostra com curadoria de Angélica de Moraes visa destacar no circuito institucional nacional uma produção de grande qualidade e enorme relevância, que costuma circular mais assiduamente apenas no Rio Grande do Sul.
Classificação: Livre.


  




CAIXA Cultural São Paulo Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP Tel: (11) 3321-4400 Terça-feira a domingo, 9 às 19h  São Paulo                    

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

projeto Entrelinhas Urbanas 96 BAIRROS 96 ARTISTAS - livro e exposição

projeto ENTRELINHAS URBANAS SP 96 BAIRROS 96 ARTISTAS


  
A mais cosmopolita das cidades brasileiras é um mundo em si mesma. Em São Paulo, convivem culturas diversas, e diferentes vivências se encontram em um imenso espaço comum. Um dos resultados de tamanha diversidade é a criação de uma cultura única, que resulta em um cenário artístico extremamente rico e variado.  Nos 96 distritos e mais de 400 bairros que compõem a região metropolitana encontram-se todos os tipos de artistas gráficos, que utilizam plataformas tão díspares quanto azulejos e telas para imprimir sua visão sobre o urbanidade que os cerca e influencia.

Tanta variedade de olhares, técnicas e meios faz parecer impossível reunir em um só projeto tudo o que a cidade tem a oferecer em termos de arte. Seria necessária uma vida inteira para conhecer tudo o que há pra ser visto. Como não dispomos de tanto tempo, a saída mais inteligente foi fazer com que o impossível se tornasse viável. Assim nasceu o projeto ENTRELINHAS URBANAS SP que mostra, além da abrangência geográfica, a multiplicidade e talento dos artistas locais. Em uma iniciativa pioneira, o projeto convidou um artista de cada um dos 96 distritos de São Paulo para, através do traço, sintetizar em uma imagem seu olhar sobre onde vive.

O resultado de todo este apanhado é um livro de arte e uma exposição para celebrar o encontro destes 96 nomes das artes visuais contemporânea. Com nomes que vão desde os mais celebrados participantes da cena metropolitana até jovens que arriscam os primeiros passos, o livro é uma verdadeira enciclopédia visual da arte urbana paulistana. Contudo, além do esforço inicial de selecionar artistas e obras, o projeto ainda enfrenta mais um desafio: o de se tornar economicamente viável para seus idealizadores. 

Para que isso aconteça, foi feita uma campanha de financiamento coletivo na plataforma "Catarse", que tem como meta dar visibilidade aos artistas, suas obras e também à cidade em si, que comemora seus 463 anos no próximo dia 25. Nesse sentido, o livro, além de uma homenagem à São Paulo e sua cena artística, pode ser visto como um presente, não só para quem colaborar diretamente, mas também para cada um dos artistas participantes, para os idealizadores e -  por que não? - para a cidade que que amamos. O projeto tem apoio Institucional do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).
https://www.catarse.me/entrelinhasurbanassp