concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 30 de maio de 2015

FELIPE MOROZINI | DOIS - SP

FELIPE MOROZINI | DOIS 
ABERTURA | TERÇA-FEIRA, 02 DE JUNHO, DAS 19H ÀS 22H
No dia 02 de junho, terça, das 19h às 22h, convidamos para a abertura da exposição DOIS, do artista Felipe Morozini, composta por duas vídeo-instalações, doze fotografias em metacrilato e sete fotografias montadas em caixas backlight.

Com textos de apresentação de Thais Gouveia, que assina a curadoria, e Nazareno Rodrigues, a exposição reflete sobre a natureza humana em contraste com a urbe. Sobre o quanto nos deixamos atravessar e tocar pelos acontecimentos à nossa volta. Sobre em que medida conseguimos festejar a nossa própria realidade. Questões que o artista responde por meio de seu profundo afeto por São Paulo e seus fenômenos. Suas imagens rompem com a banalidade e a vulgarização do cotidiano e revelam a majestosidade inerente à cidade – essa fonte que alimenta, inspira e nos faz acontecer como indivíduos.

Em seu texto para a exposição, Thais Gouveia observa que ao lançar um farol sobre uma arquitetura aparentemente triste, o artista parece abraçá-la e embalá-la, como se pudesse dizer que sim, ela é importante. “Edifícios que julgamos maltratados, mal planejados, desqualificados e comuns, estão ali, servindo de templo para pessoas, e como outras construções da cidade, também desejam contar suas histórias. E sabemos que histórias só existem se contadas, basta que estejamos dispostos a ouvi-las”, aponta a curadora.

Sobre o artista
Felipe Morozini (1975), vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em direito mas há anos trocou a toga pela máquina fotográfica, com a qual desenvolve, além de seu trabalho artístico, fotografias para revistas e catálogos de moda. A cenografia é também outro campo de atuação do artista. Como exposições individuais podemos citar: Primeira Individual Retrospectiva, na Zipper Galeria (2011), Jardim Suspenso da Babilônia (2009), Love Story, na Plastik (2009) e Aktuell na Galeria Parede (2008). Como exposições coletivas citamos: Brazilian Modern: Icons and Innovation na Ampersand House and Gallery, Bruxelas, Bélgica (2012), Mostra São Paulo de Fotografia (2012), São Paulo Fashion Week (2012), Silêncio, na Zipper Galeria (2010), Public Design Festival. Milão, Itália (2010) e Milan Design Week, Milão, Itália (2010).

Serviço
Abertura 02 de junho, terça- feira, das 19h às 22h
Visitação: de 03 a 27 de junho de 2015
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h 

JANAINA MELLO LANDINI | CICLOTRAMA 20 (ONDA) - SP


JANAINA MELLO LANDINI | CICLOTRAMA 20 (ONDA) 
ABERTURA | TERÇA-FEIRA, 02 DE JUNHO, DAS 19H ÀS 22H
Apresentada à Zipper pelo colecionador Sérgio Carvalho, de Brasília, a participação da artistaJanaina Mello Landini no projeto Zip’Up (edição 2015), representa a inauguração de uma nova proposta da galeria: convidar um colecionador a cada ano, para apresentar ao projeto um(a) artista de sua coleção que não tenha representação em São Paulo.

Com texto de Paulo Miyada, a individual de Janaina Mello Landini, Ciclotrama 20 (onda), é formada por uma única instalação site-specific que deve tomar o piso superior da galeria, marcando também o início da sua representação pela Zipper.

Uma ciclotrama, segundo a artista, é uma secção de um ciclo contínuo e binário, uma estrutura esquemática de caráter hierárquico, que pode ser usada para facilitar a percepção de conexões e análises de padrões de universos complexos - à disposição de questões referentes às dinâmicas, aos fluxos, às trajetórias e à passagem do tempo.

Ora soltas no espaço, ora utilizando-se de outros suportes, as Ciclotramas se oferecem ao espectador como um lugar de relações rítmicas. Pode ser que, metaforicamente, se assemelhem às estruturas da natureza, como as raízes de uma planta, ramos neurais, ou estruturas microscópicas, ou que ainda representem o mapeamento de caminhos e movimentos individuais, criando uma cartografia social, mas o resultado é sempre um feixe orgânico composto de partes interdependentes e interligadas.

Sobre a artista:
Janaina Mello Landini é nascida em São Gotardo, MG (1974). Vive e trabalha em São Paulo. Coordenou as produções artísticas do Instituto INHOTIM de 2006 à 2010. Hoje, dedicada apenas as artes plásticas, Janaina agrega ao seu trabalho, todo o seu conhecimento sobre a arquitetura (formada pela UFMG), a física e sobre as estruturas organizacionais que impregnam a sua visão do mundo. Suas obras transitam por diversas escalas – do objeto ao espaço público. Participa do Ateliê Fidalga desde junho 2013. Tem mostrado seu trabalho em exposições e salões por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Belém, Paraty e na Itália, dentre outros lugares.

Como exposições individuais podemos citar: Paisagens | Desvio, Belo Horizonte, MG (2011) e Ciclotrama | Espaço 2010, Belo Horizonte MG (2010).

Entre as principais e mais recentes exposições coletivas citamos: Entrecopas | Museu nacional | Brasília DF, Art for Florence Design Week – International Design Festival 5.0 Edition | Firenze | Italia, Duplo Olhar | Paço das Artes | São Paulo SP e Jardim de Adelícia | SESC Palladium | Belo Horizonte MG, todas em 2014 e 32º Arte Pará | Belém PA e 4º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea | Paraty em 2013.

Serviço
Abertura 02 de junho, terça- feira, das 19h às 22h
Visitação: de 03 a 27 de junho de 2015
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h 

sutilezas - M. Tabosa - MG


folha de rosto - Camila Lacerda - BH - MG

convite alterado.jpg




quarta-feira, 27 de maio de 2015

Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Artes e Pesquisa - SP

Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Artes e Pesquisa
O Paço das Artes recebe nos dias 8, 9 e 10 de junho o Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Artes e Pesquisa (http://bit.ly/1Hxb93e), realizado em parceria com a ECA-USP.
O evento, que tem como foco a relação entre arte e pesquisa, visa investigar como as mídias digitais podem expandir os cruzamentos entre o “fazer” e o “saber” artísticos e, como, podem induzir possíveis rupturas de paradigmas no âmbito da arte contemporânea.
Saiba como se inscrever: http://www2.eca.usp.br/sit/. Grátis.

estudos do corpo atravessamentos indisciplinares entre arte, ciência, filosofia e as políticas da vida - Christine Greiner - SP

curso sobre Arte Moderna - Leda Catunda - SP

Maria Antonia promove curso sobre Arte Moderna
O Centro Universitário Maria Antonia da USP promove, nos dias 1,8, 15 e 22 de junho, o curso Da arte moderna para cá. As aulas serão ministradas pela professora Leda Catunda, que já participou de três edições da Bienal de São Paulo.
O curso visa discutir aspectos fundamentais da história da arte moderna que ainda hoje representam alguns dos principais parâmetros para a arte contemporânea. O período estudado abrange desde final do século 19 ao final do século 20, da obra de Monet ao dito fim da pintura, passando por Pollock e Warhol, analisado com base em textos-chave de autores como Meyer Shapiro, Clement Greenberg, Yve-Alain Bois e outros.
As aulas abordarão o conceito de impressionismo, a arte moderna na visão de Clement Greenberg e a Arte Pop. Na última aula, será realizada uma reflexão sobre o texto “A pintura como modelo”, de Yve-Alain Bois
As inscrições devem ser realizadas no 1º andar, sala de cursos, do Centro Universitário, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Para participar, os interessados devem realizar o pagamento de  R$ 200,00 com 20% de desconto para estudantes e professores e 40% para a terceira idade.
O curso acontece, das 20 às 22 horas, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.
As aulas serão ministradas pela professora Leda Catunda, que já participou de três edições da Bienal de São Paulo.
Data     01/06/15 | 20:00 - 22:00
08/06/15 | 20:00 - 22:00
15/06/15 | 20:00 - 22:00
22/06/15 | 20:00 - 22:00
Tipo de Evento Cultura e artes
E-mail   cursosma@usp.br
Telefone           (11) 3123-5213 / 3123-5214
Investimento     Evento Pago
O curso custa R$ 200,00 com 20% de desconto para estudantes e professores e 40% para a terceira idade.
Inscrição          Inscrição Prévia Obrigatória
27/05/2015 - 29/05/2015
As inscrições devem ser realizadas no 1º andar, sala de cursos, do Centro Universitário Maria Antonia, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.
Local    Capital
Centro Universitário Maria Antonia
Endereço         Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo
Importante        As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Fonte: Eventos USP

workshop de gravura e desenho e exposição Até Quando - Waldir Bronson - Jacareí - SP


Exposição "ATÉ QUANDO" (Desenhos, Gravuras, Pinturas e Colagens) de Waldir Bronson
 
no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) 
em Jacaréí-SP

Dia 13/06 com Workshop de Gravura e Desenho com Waldir Bronson, não percam!!! 

Agradecimentos ao 

terça-feira, 26 de maio de 2015

12º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck - CHAMADA


12º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck


25 de Julho a 23 de Agosto de 2015 | Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita - Araras - SP


Inscrições Abertas


Inscrições: Até 03 de julho de 2015, de segunda a sexta das 9h às 17h
Divulgação das fotos selecionadas: 15 de julho de 2015 nos sites www.araras.sp.gov.br ewww.galembeck.com.br/salao2015
Abertura e Premiação: 25 de julho de 2015 às 20h no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
Visitação: 25 de julho a 23 de agosto de 2015, todos os dias das 9h às 22h


Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
 Av. Ângelo Franzini, s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390
(Antiga estação ferroviária, ao lado da Nestlé)
Telefones: (19) 3541-5763 / 3542-5807 - E-mail: cultura@araras.sp.gov.br

 


O Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck é promovido pelo Prefeitura Municipal de Araras - SP, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e faz parte do calendário cultural do município. Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas.

O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. Esta edição tem como tema "Fotografia de Rua" e duas categorias, sendo que em ambas é obrigatória a adequação ao tema proposto.

Categoria Brasil: Podem se inscrever fotógrafos residentes em qualquer cidade do país com imagens que contemplem todo o território nacional.
Categoria Araras: Podem se inscrever fotógrafos residentes em qualquer cidade do país com imagens que contemplem somente o município de Araras - SP.

A inscrição é totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 3 (três) fotografias em cada categoria, ampliadas em papel fotográfico no tamanho 20x30. Tamanhos diferentes não serão aceitos.

Premiação:

Categoria Brasil:
 1º Lugar: R$ 2.000,00, 2º Lugar: R$ 1.200,0, 3º Lugar: R$ 800,00
Categoria Araras: 1º Lugar: R$ 800,00, 2º Lugar: R$ 600,00, 3º Lugar: R$ 500,00

O regulamento, a ficha de inscrição e a relação das obras selecionadas estarão disponíveis no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita (Avenida Ângelo Franzini s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390) e pela Internet nos sites www.araras.sp.gov.br e www.galembeck.com.br/salao2015

Segue também o regulamento e a ficha de inscrição em anexo.

Wagner Zivko
Diretor de Cultura


Informativo da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania de Araras - SP

Para saber mais sobre os acontecimentos artísticos e culturais de Araras: https://www.facebook.com/Curtir.Araras

Colabore com a cultura de nossa cidade participando e divulgando os eventos aos amigos e interessados - Wagner Zivko - Diretor de Cultura

"A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills)


          


encontro internacional Africa Africans - transmissão ao vivo

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado
  
 
No dia 26 de maio (terça-feira), das 9h30 ás 17h, o Museu Afro Brasil realizará o Encontro Internacional Africa Africans, com a participação de artistas convidados para um debate com o público acerca de sua produção e de questões levantadas pela exposição e pelos participantes. Leia mais... 

Para aqueles que não puderem acompanhar as mesas no auditório do Museu Afro Brasil, o evento será transmitido ao vivo no site do Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado - Disponível para Windows, Mac, Linux, iOS (Iphone, Ipod e Ipad) e Android. Também, será realizado o trabalho de relatoria crítica de todas as mesas do evento..
 
Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado

Data e Horário: 26/05/2015, das 9h30 ás 17h.
Local: Auditório do Museu Afro Brasil. Av Pedro Álvares Cabral. Parque Ibirapuera. Portão 10.
 
Atenciosamente,
 
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.
www.forumpermanente.org