concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 26 de junho de 2012

Curso Livre (julho): FOTO construções - Héctor Guinez e Fabíola Notari


Da Anestesia ao Engajamento - Ana Maria Tavares e Graziela Kunsch


28JUN
Cafeteria
20h30
      

Da Anestesia ao Engajamento

Com/ Ana Maria Tavares e Graziela Kunsch
Para este encontro convidamos duas artistas cujas poéticas acionam questões que tangenciam, de maneira muito particular, alguns tópicos presentes na série “Visões de Guerra”, de Lasar Segall: Ana Maria Tavares parte de um universo de situações e experiências contemporâneas para nos falar de estados de anestesiamento e alienação, enquanto Graziela Kunsch explora em seus vídeos, situações de engajamento social.
    

Serviço

Data/ 28/06
Horário/ 20h30
Idade/ a partir de 18 anos
Local/ Cafeteria
Capacidade/ 80 pessoas
Duração/ 90 minutos
Bilheteria/ abre uma hora antes de cada atividade, retirada de até dois ingressos por pessoa, sujeito a lotação do espaço

curso- maquete física





Informações sobre o curso:
Ø       Início Previsto – 14/08 a 04/12/2012 – 3ª feira das 14h às 18h
Ø       Carga horária – 60 horas

Investimento
Ø       Público Externo – 5 parcelas de R$ 300,00
Ø       Comunidade Faapiana – 5 parcelas de R$ 270,00

Forma de Pagamento Parcelado
Ø       Cheque pré ou cartão de crédito

Matrícula pela internet: Caso a forma de pagamento escolhida seja cartão de crédito, a matrícula pode ser realizada através do site (clique aqui). Selecionando a “Turma” e clicando em “Inscreva-se”, basta seguir o passo-a-passo para receber a confirmação da matrícula por e-mail.
  
Documentos Necessários para matrícula
  • 1 foto 3x4
  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do Comprovante de Residência
 O início das aulas está sujeito a um número mínimo de alunos matriculados

Local do curso e endereço para efetivar a sua matrícula
Ø       FAAP Núcleo de Cultura | Campus FAAP São Paulo – Sede
Rua Alagoas, 903 – Prédio 1, subsolo
Higienópolis – São Paulo/SP
Caso não possa comparecer nesse horário envie um e-mail para nucleocultura@faap.br

Canais de Atendimento
Ø       Telefone – (11) 3662-7034
Ø       Email – nucleo.informacao@faap.br

Horário de Atendimento
Ø       Presencial – de segunda à quinta-feira das 10h às 22h; sexta-feira das 10h às 19h; e sábados das 8h às 12h.
Ø       Telefônico – de segunda à sexta-feira das 8h00 às 20h00.

Desde já expressamos que será um prazer ter você conosco! 

Atenciosamente,
FAAP Núcleo de Cultura

DETALHES SOBRE O CURSO

Professor:
Ricardo Salvador
Formado pela FAAP no curso de Desenho Industrial em 1997. Pós-Graduado em Design de Interiores pela FAAP em 2011. Leciona na FAAP, nos cursos de Arquitetura e Desenho Industrial desde 2006, e lecionou no Istituto Europeo di Design no ano de 2008.
Trabalha na área de maquetes, modelos e protótipos, desde 1997, realizando maquetes de stands para feiras e eventos e modelos de displays para o ponto de vendas. Como designer trabalhou na criação de comunicação visual e displays para PDV e também na criação de troféus.
Participou de trabalhos premiados com o prêmio POPAI e também como orientador de alunos em diversos concursos.




Objetivo:
Este curso visa oferecer conhecimento e resolver de forma técnica e prática os problemas de representação tridimensional, utilizando a maquete física como instrumento de apoio ao projeto, como instrumento para apresentação final.
Programa:
- Desenvolver nos alunos a capacidade de confeccionar objetos, a partir de propostas temáticas e conceituais através de pesquisas de diferentes materiais como: isopor, papelão, madeira, plásticos diversos, metais diversos, e materiais de acabamento (tintas e vernizes). Os trabalhos serão apresentados em forma de maquetes confeccionadas em nossas oficinas. Para isto o aluno terá treinamento nas oficinas de madeira e metal, dentro das normas de segurança.
- Desenvolver no aluno o interesse pelos processos de fabricação
- Juntamente com a construção da maquete em escala, o aluno entregará um descritivo dos processos e materiais utilizados na construção de sua maquete. Os modelos que envolverem algum tipo de mecanismo manual ou elétrico serão estudados quanto à possibilidade de funcionamento.

Metodologia:
O aluno é levado a ingressar no universo das oficinas, onde realizará, de forma prática e objetiva seus projetos durante o semestre. Receberá noções de marcenaria, metalurgia, cerâmica e modelagem. Terá 100% de aulas práticas, onde aprenderá a utilizar maquinários específicos dentro de normas rígidas de segurança. Deverá ao final de cada bimestre entregar um trabalho volumétrico realizado nas oficinas da instituição, sob a observação atenta do professor e dos técnicos das oficinas
Público Alvo:
O curso é voltado para os profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, design de produto, design de interiores e demais pessoas com interesse em adquirir conhecimento nesta área.

domingo, 24 de junho de 2012

mariannita luzzati


xilogravuras e monotipias - Jundiaí


aquarela para iniciantes e criatividade, desenho e pintura sobre papel - cursos de férias na Belas Artes



Meus caros amigos,

Tenho a satisfação de comunicar que estarei realizando dois novos cursos na Belas Artes.

Este é o link do curso de Criatividade, desenho e pintura sobre papel: http://bit.ly/KMK148


  • Carga horária:
     30 horas
  • Dias da semana: segunda a sexta
  • Período: de 30 de julho a 10 de agosto de 2012
  • Horário: das 19 às 22 horas

Promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem datécnica e seus procedimentostais comoexpressão e representação de ideiasreconhecimentodiferenciação da técnicaestímulo à pesquisaexperimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturadosproduzindo trabalhos individuais egrupaisIncentivar o ensino desta técnica propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativasexpressivasrepresentacionais e comunicacionais,sugerindo futuros encaminhamentos, inclusive de cursos escolares para criançasonde se possapensar e praticar a formação artística e estética dos jovens.

curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupinturaartistas plásticosestudantes de artes e interessados de um modo geral. O curso não éaconselhável para menores de 16 anos.

A importância do esboçonoções de composição e equilíbrio do plano pictóricoprincipaismétodos de pintura em aquarelaconhecidos por “SECO” e “ÚMIDO”estudo das cores, coresprimáriassecundárias e complementaressombrasclaro-escuropreparo das tintas,compatibilidade de pigmentosformas de aplicação em lavados planoslavados graduais esobreposição de cores; o papel como suportetipos de papelconservaçãoapresentação;introdução à História da Arte, a presença da aquarela nos diferentes períodosestilos emovimentos

Este outro é do curso de férias sobre aquarela para iniciantes: http://bit.ly/dYHrwZ

  • Carga horária:
     18 horas
  • Dias da semana: segunda, quarta e sexta
  • Período: de 16 a 27 de julho de 2012
  • Horário: das 19 às 22 horas

Promover o desenvolvimento do aluno nas mais variadas linguagens através da aprendizagemtécnica e seus procedimentostais comoexpressãorepresentação de ideiasreconhecimento ediferenciação entre técnicasestímulo à pesquisaexperimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturadosproduzindo trabalhos individuais egrupais.
Incentivar o ensino da arte do desenhopropondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativasexpressivasrepresentacionais e comunicacionaisondese possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantesOferecer subsídiosvoltados para a formação artística e estética dos alunosdesvelando-lhes o sentido e aparticipação como cidadãos na sociedade em que vivem.

curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupinturaarte-educadoresartistas plásticosestudantes de artes e interessados de um modogeral. Para o presente curso não será obrigatório conhecimento prévio sobre produção demateriais artísticos.

Serão abordadas as características técnicaspráticas e teóricas de produção de desenho epintura sobre papel através de métodos secos e úmidostais como lápiscarvãominascoloridas, pastel secoaquarela e têmperaentre outrosSerão revelados os principaisprocedimentos que cada aluno desenvolverá sob orientação durante o aprendizado:

• Representação e comunicação das formas visuaisconcretizando as próprias intenções e oaprimoramento técnico e artísticointrodução às técnicas básicas de construção de desenho,como usar o lápisefeitos de linha e sombracomo criar texturasesfumaçados, etc., visando odesenvolvimento da capacidade de cada indivíduobem como a familiarização com os materiaispróprios ao meio.
• A importância do esboçonoções de perspectivanoções de escalanoções de composição eequilíbrio do plano pictórico.
• Experimentaçãoinvestigação e utilização de materiais convencionais e não convencionaisnaturais e manufaturados para a realização de trabalhos.
• Valorização do papel como suportesua história e propriedadestipos de papelpreservação, etc.
• Reflexão sobre a presença dos métodos empregados na contemporaneidade.
• Formas de aplicação, lavados planos, lavados graduais, sobreposição de cores, pintura e polimento com lápis de cor e aquareláveis, pastéis secos, etc.
• Estímulo à criatividade, introdução das técnicas mistas, têmpera, carvão, tinta da China, bico de pena, colagens, etc.
• Formas de aplicação em diversos tipos de suporte, preparo, divulgação por meio de  processos dialógicos, apresentação de trabalhos.
• Estimular a criatividade, desmistificando o conceito de arte contemporânea.


Além de dividir minha alegria com vocês, conto com a colaboração de todos na divulgação dos mesmos.

Muito obrigado e tenham um ótimo final de semana!

Com um abraço amigo,

Luís Castañón
Artista Plástico



Luís Castañón
Luís Castañón expõe no Brasil e no exterior desde 1981. Em seus trabalhos, o artista utiliza ageometria informal como linguagem, em composições que remetem a arquétipos universaisSuasobras estão incluídas em várias publicações nacionais e estrangeirastais como: Art Trade International, editada em Portugal; Livro de História da 5ª série do Ensino Fundamental editadopela CISBRASILDicionário de Artes Plásticas Brasil de Júlio LouzadaAnuário de Artes PlásticasConsulte Vol III, entre outrasCastañón é artista plástico e arte-educador, com vários cursos deespecializaçãoFoi professor da Faculdade Montessori de Educação e Cultura no curso delicenciatura em artes-visuais, e do Curso de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ministrando aulas sobre técnica de pintura em aquarela. Em seu currículoconsta aparticipação em palestras e mesas redondasalém de cursos e workshops em Instituiçõespúblicas e privadastais como: Centro Cultural São Paulo, Espaço Cultural da Fundação Japão, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Museu de Arte Moderna - MAC de Americana,Núcleo de Aquarelistas da Faculdade Santa MarcelinaOficinas de Criatividade do SESC-PompéiaOficina Cultural Oswald de Andradeentre outrosTem participado ativamente como membrode júri em eventos oficiais, a exemplo do XII Salão Paulista de Arte ContemporâneaPrêmioEstímulo Nelson Seixas de São José do Rio Preto, IV Salão de Artes-Visuais de GuarulhosentreoutrosÉ também autor de artigos sobre Arte.
www.luiscastanon.com.br