concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Exposição no MIS em parceria com a Aliança Francesa usa tecnologia para levar público a uma viagem de realidade aumentada pela França

Mucem@Edu Monteiro


Exposição no MIS em parceria com a Aliança Francesa usa tecnologia para levar público a uma viagem de realidade aumentada pela França

Mostra gratuita e interativa tem 35 obras produzidas por quatro fotógrafos internacionais,
onde o público utiliza um app para embarcar nessa viagem

Link de fotoshttp://bit.ly/2VOm5UU (Crédito no arquivo de fotos)
Obras que ganham vida por meio da realidade aumentada e levam o espectador a descobrir toda a riqueza de importantes pontos culturais da França. Esse é o ponto de partida da exposição France eMotion, inciativa que marca a parceria entre o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Aliança Francesa de São Paulo, propondo uma experiência artística inédita no encontro entre fotografia e animação digital.  A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 1º de dezembro. A curadoria é de Muriel Enjalran e o público pode fazer a visitação de terça a sábado, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h). A entrada é gratuita.
O projeto é idealizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, em colaboração com o Institut Français, e produção paulistana da Aliança Francesa. Para a realização da exposição que tem 35 obras, quatro fotógrafos internacionais foram convocados, em colaboração estreita com Muriel Enjalran: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade. Todos percorreram uma parte do território com suas câmeras na mão, propondo um olhar singular sobre a diversidade do patrimônio cultural e paisagístico da França.
Em seguida, para dar vida às imagens capturadas, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotografias, graças a um aplicativo para celular de realidade aumentada, que é simples, gratuito e acessível a todos. “A animação vem para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados”, conta a curadora Muriel Enjalran.
O espectador é convidado a passear pelos caminhos com fortificações e parques de castelos, a atravessar museus e locais contemporâneos de exposições e admirar a arquitetura das abadias e os arcos de pontes. Para Muriel Enjalran, “os quadros criam um panorama de admiração e curiosidade, abrangendo todas as épocas desde a pré-história até os dias atuais. As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes”.
A vitalidade da cena cultural francesa se traduz todos os anos pelas numerosas aberturas de museus, ambiciosos programas de renovação de monumentos e criação de festivais. Um dinamismo que joga fortemente em favor do turismo: o apetite dos visitantes internacionais pela oferta cultural francesa não cessa de aumentar.
O fotógrafo carioca Edu Monteiro, autor da obra Ucem, Marseille, dá um workshop dia 13 de novembro sobre o desenvolvimento de um olhar pessoal na fotografia com celulares. Além disso, haverá a exibição de Visages, villages, filme da cineasta Agnès Varda, dia 27/11 às 19h, gratuito. Mais informações sobre as atividades paralelas no site da Aliança Francesa.

Vídeos:
Vídeos por Réseaux Sociaux :
Le voyage animé – Making Of :
- Version française : https://youtu.be/k_Pn0jgWGd0
- Version anglaise : https://youtu.be/sCHZ884P9j4
- Version espagnole : https://youtu.be/9xBlv7FkSIU

Quatro capítulos em vídeos:
D’une arche à l’autre : https://youtu.be/xxCCYrXxIQU
O saisons, O châteaux : https://youtu.be/7jJugM9uVPU
L’imaginaire des musées : https://youtu.be/n7dJt1YsYHo
Métamorphoses : https://youtu.be/vPFFzErGM98

Making of produção vídeo de animação digital -  
Serviço:
Exposição FRANCE eMOTION
De 13 de novembro a 1º de dezembro
Museu da Imagem e do Som – MIS - | Local Foyer Térreo
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h).
(11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Gratuito
Classificação indicativa Livre.
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Informações APP
  • Baixe o aplicativo gratuito France eMotion, disponível para iOS e Android
  • Autorize o uso da câmera
  • Passe o celular sobre as obras e bon voyage animé!
  • #franceemotion #ExploreFrance #aliancafrancesa
Este projeto é possível graças a Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas. Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred. Parceria: Institut français, TV5 Monde, Air France. Realização: Atout France, Museu da Imagem e do Som, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.
Sobre a Aliança Francesa de São Paulo
Com a missão de divulgar a língua e a cultura francesas no exterior, a Aliança Francesa foi fundada em Paris no ano de 1883. Com mais de 80 anos em São Paulo, a instituição é a única na cidade reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França a aplicar as provas para as certificações de proficiência. Com aulas interativas e uso de ferramentas como tablets e lousa eletrônica, o público pode vivenciar a diversidade da cultura francófona, além de ter acesso ao acervo da Biblioteca Multimídia Claudie Monteil. Como Centro Cultural, é reconhecida por atividades que envolvem música, debates e cinema, com projetos como o Cinéclub, junto à Reserva Cultural. O Teatro Aliança Francesa, desde sua abertura em 1964, mantém uma política de resistência no centro da cidade e já recebeu grandes nomes da dramaturgia francesa, como Eugène Ionesco, atores ilustres como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri, além de ter sido palco da residência artística do Grupo Tapa.
Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, como Stanley Kubrick, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum, O mundo de Tim Burton, Renato Russo e Quadrinhos, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu.
Sobre a Atout France
Com 33 escritórios no mundo, a Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França, é responsável pela estruturação, qualificação e promoção do turismo francês nacional e internacionalmente. Sua expertise permite oferecer a seus 1.300 profissionais-parceiros ferramentas para entender a demanda (conjuntura por país e setor ou estudos de mercado) e realizar atividades de marketing e promoção em torno das marcas de destino. Mais de 2.800 eventos promocionais são organizados a cada ano em todo o mundo, direcionados aos profissionais (operadores turísticos internacionais, imprensa e influenciadores), bem como o público em geral. No coração deste dispositivo, uma poderosa mídia, France.fr (http://br.france.fr/), permite convidar internautas de
fonte:
Adriana Balsanelli

terça-feira, 5 de novembro de 2019

mostra Xilo: Corpo e Paisagem - SESC Pinheiros - SP

abertura da exposição - foto de Vitor Penteado



Sesc Pinheiros recebe a mostra Xilo: Corpo e Paisagem, que reúne trabalhos de cerca de 33 artistas brasileiros na arte da xilogravura em diversos contextos das artes visuais recentes, em produções realizadas a partir da década de 1990 até os dias atuais. A curadoria é do pesquisador, artista e professor, Claudio Mubarac.
A exposição, que marcou a inauguração do Sesc Guarulhos, fica aberta para visitação no Sesc Pinheiros a partir do dia 31 de outubro de 2019 até 02 de fevereiro de 2020. De terça a sábado, das 10h30 às 21h30, e aos domingos, das 10h30 às 18h30.
Com cerca de 600 m², Xilo: Corpo e Paisagem traz trabalhos de importantes nomes das artes visuais contemporâneas, como Ana CalzavaraAugusto SampaioBeatriz Lira (Xiloceasa), Claudio CaropresoCleiri CardosoDanilo Juliano (Xiloceasa)Denis Araújo (Xiloceasa),Eduardo Ver, Ernesto Bonato, Fabrício Lopez, Fernando Melo (Xiloceasa)Fernando Vilela, Flavia Yue, Flavio Capi, Francisco Maringelli,Gabriel Balbino (Xiloceasa)Gilberto Tomé, Igor Romualdo (Xiloceasa), Luciana Bertalli, Luciano Ogura, Luisa Almeida, Luiz Lira (Xiloceasa), Marcio Elias, Mateus Costa (Xiloceasa), Otávio Zani, Paulo Penna, Pedro Pessoa, Ramon Santos (Xiloceasa), Revista Comando,Santídio Pereira, Simone Peixoto, Taís Melo (Xiloceasa) e Ulysses Boscolo.
O curador Claudio Mubarac comenta que a gravura na cidade de São Paulo tem história recente, se pensamos nas matrizes e prensas como prática desligada dos papéis cartoriais, da imprensa e dos negócios de Estado. “A gravura só teve presença no interior de estúdios particulares, como o de Lasar Segall, por exemplo, nas primeiras décadas do século XX. Mas eles não ofereceram formação para além daqueles que com eles convivessem. Algumas pequenas exposições foram realizadas, mas num circuito tímido e autorreferente”.
Mubarac ressalta ainda que anos 1990 houve o surgimento de coletivos, não mais ligados às escolas e instituições, mas talvez como fruto da atuação dessas nas décadas que os antecedem. “São ateliês, oficinas de encontro e trabalho, mas principalmente são lugares onde a reunião dos jovens artistas não ocorre somente por uma divisão de espaços e equipamentos, mas por um desejo do trabalho partilhado, discutido e colaborativo, como base para uma convivência com e através da cidade, em suas extensões, não atreladas diretamente aos circuitos oficiais das artes”. Segundo o curador, a gravura teve uma presença importante nesses coletivos e começou a se afigurar como equipamento de intervenção nos muros da cidade.
A mostra apresenta um amplo arco de idades, que vai de jovens de 17 anos até os mais experientes em torno dos 60 anos. “Realizamos um recorte de artistas e coletivos que deram início nos anos 90 a essa aventura gráfica, seguido de outros que nasceram nos mesmos anos e logo mais já respirariam nessa atmosfera, sendo que todos eles continuam ativos até hoje”, contextualiza o curador.

Programação integrada

Xilo Encontros - Com artistas da exposição
Artistas com obras na exposição realizam visitas mediadas e apresentam seu processo criativo para o público no ateliê educativo.
02/11/2019 a 01/02/2020. Sábados, das 15h às 18h
Exceto dias 21/12 e 28/12.

Local: Espaço expositivo (2º andar).
Livre. Grátis.

bate-papo | Mulheres Artistas na Xilogravura - Com Luise Weiss e artistas da exposição Xilo: corpo e paisagem
Artistas mulheres com trabalhos na exposição Xilo: Corpo e Paisagem convidam a gravadora, pintora, fotógrafa e professora Luise Weiss para um debate sobre as artistas mulheres que trabalham com a técnica da xilogravura e sobre o espaço das artistas visuais mulheres na atualidade.
22/11. Sexta, das 19h às 21h30

Local: Sala de Oficinas (2º andar).
Livre. Grátis

A Xilogravura no Contexto da Arte Contemporânea - Com Claudio Mubarac, Fabrício Lopez e Santídio Pereira
O artista e curador da exposição Xilo: Corpo e Paisagem , Claudio Mubarac e os artistas de diferentes gerações Fabrício Lopez e Santídio Pereira conduzem um bate-papo sobre o papel da xilogravura no contexto da arte contemporânea.

28/11. Quinta, das 19h às 21h30

Local: Sala de Oficinas (2º andar).
Livre. Grátis.
 

SERVIÇO
Exposição Xilo: corpo e paisagem
Abertura: 30/10/2019. Quarta-feira, às 20h
Visitação: De 31/10/2019 a 02/02/2020. Terças a Sábado, das 10h30 às 21h30. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
Local: Espaço Expositivo (2º andar)
Livre | Grátis
SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h30; domingo e feriado, das 10h às 18h30. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 18 (não credenciados).
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m

Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros

exposição O NOME DAS COISAS - SP

img
 
Clique aqui e saiba mais!
 
 
 
 
 


Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP | (11) 2337 3015