concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 27 de setembro de 2022

exposição Luz Própria - JOSÉ BARBOSA - SP

 


José Barbosa teve luz própria desde muito cedo.

Passava os dias perto do pai marceneiro/restaurador nos confins de Olinda (PE). Tinha 12 anos. Seu encantamento foi pelas vindas do velho “seu” Miranda, que, empunhando seu mágico formão, ia fazendo surgir na superfície dos móveis encomendados sulcos que se tornavam ramagens, flores e frutas que alterariam os preços de venda.

Num certo momento, o menino pegou de um pequeno formão e disse : “Vou fazer isso”. Fez e gostou. Era a luz que se fazia presente. Então, foi a vez dos entalhes arrancados da madeira, pinturas sobre papel ou tela e esculturas integradas no espaço sideral, tudo com a mesma riqueza das figurações, sem- pre de improviso, sobrevindas da infância e logo ampliadas pelo seu viver de profunda cultura e sensibilidade que desperta toda natureza de emoções.

A obra que nasce dele, mesmo sem prévio planejamento, dá a certeza de que diante de nós está alguém que EM VERDADE atingiu e transita no que se pode denominar ARTE.

 

Renato Magalhães Gouvêa

Quem é José Barbosa

 

José Barbosa da Silva (Olinda PE  1948), filho do marceneiro e restaurador Ernani Ricardo da Silva, começou a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai, no Mercado da Ribeira, em Olinda. Em 1963, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro, inicia carreira artística. Nessa mesma época, integra e organiza o Movimento de Arte Ribeira, que conta com a participação de João Câmara, Vicente do Rego Monteiro e Guita Charifker. Organizou o 1º Salão de Arte Popular em Natal, com Janete Costa, em 1965. Estudou gravura em metal com o professor Orlando da Silva. Em 1967, realizou esculturas para o Hotel Savoy. Em 1972, parte para a Europa, residindo na Alemanha e na França até 1978, quando regressa ao Brasil. Em 1976, trabalhou em ateliê com Roseline Granet e Jean Paul Riopelle, em Meudon, França. 

ABERTURA

24 de setembro das 11h às 17h

 

EXPOSIÇÃO

26 de setembro a 21 de outubro de 2022

segunda a sexta das 10h às 18h
sábado e domingo, fechado

chamada Prêmio Xilo Ex-Libris Brazil 2022 - call International Exhibition: Xilo Ex-Libris Brazil 2022 - Museu Casa da Xilogravura - SPCampos do Jordão - SP

 International Exhibition: Xilo Ex-Libris Brazil 2022

Celebrando 35 anos de existência do 

Museu Casa da Xilogravura – 1987/2022

 

O Museu Casa da Xilogravura convida todos os gravadores do Mundo a participarem da International Exhibition: Xilo Ex-Libris   Brazil 2022

enviando, em doação, dois diferentes Ex-libris impressos em xilogravura (madeira ao fio ou de topo), sem moldura, até 30 de novembro de 2022 para o seguinte endereço

 

Museu Casa da Xilogravura

Caixa postal 42

12460-000 Campos do Jordão – SP  

Brasil

 

Dois artistas serão selecionados para ganhar o Prêmio Xilo Ex-Libris Brazil 2022, um para artista brasileiro e um para artista estrangeiro. Os vencedores receberão R$ 3.000,00 (Três mil reais), cada um, e o Diploma de Premiação.

O Museu Casa da Xilogravura enviará um Certificado de Participação a todos os gravadores que integrarem o evento, enviando os dois Ex-libris.

O Museu poderá criar outros prêmios.

Todos os Ex-libris serão exibidos na International Exhibition: Xilo Ex-Libris Brazil 2022 (Local da exposição e ano: Museu Casa da Xilogravura, Campos do Jordão, 2023

Os Ex-libris não serão devolvidos aos concorrentes que os tenham enviado.

Os Ex-libris xilográficos integrarão, para sempre, o Acervo do Museu Casa da Xilogravura.

(Por disposição testamentária do fundador, o Museu Casa da Xilogravura será legado para a Universidade de São Paulo – USP.)

 

Para participar, por favor, envie até 30 de novembro de 2022:

(a) sem moldura, os dois diferentes Ex-libris impressos xilograficamente, em papel ou outro suporte (medidas do suporte: altura 290 mm por largura 210 mm), assinados e datados (ano)

(b) fotografias das duas matrizes entalhadas em madeira com as quais foram impressos os Ex-libris.

 (c) escreva em papel, com computador, e envie no mesmo envelope, as informações abaixo:

Nome completo do artista

Nome artístico, se o usar

Breve Curriculum Vitae

Endereço (rua e número, cidade, Estado, CEP e País)

Telefone

WhatsApp número

e-mail

 

Obrigado e boa sorte

Estamos sempre procurando xilogravuras em todo o Mundo



Museu do Café promoverá 5ª edição da feira temática Mercado Coffee

 

Museu do Café promoverá 5ª edição da feira temática Mercado Coffee

Evento acontecerá no Dia Internacional do Café, 1º de outubro (sábado), e contará com diversas marcas de cafés especiais, produtos à base do grão e atividades interativas

Neste mês, os coffee lovers da região poderão comemorar o Dia Internacional do Café em grande estilo. O Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – receberá a nova edição do Mercado Coffee, feira de produtos temáticos, que reunirá diversas marcas do universo cafeeiro. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer várias opções de grãos gourmet, métodos de preparo e até de experimentar massagem com produtos de café. O evento acontecerá no dia 1º de outubro (sábado), das 11h às 19h, e terá agenda especial, que inclui apresentações musicais, atração infantil e oficinas gratuitas.

Quem for visitar o MC na data se deparará com diversos itens e artigos inusitados, todos atrelados ao grão do café, como bijuterias produzidas com cápsulas, manteiga, pão e cerveja de café. Este ano, participam da atração: 100% Café, ABICS, Academia do Barista, Bendito Café, Brownie Lovers 013, Cachaça Artesanal de Café do Mestre, Café Supreme, Cafeteria do Museu, Casa Baldoni, Cerveja Pós-DOC, Cesta Básica Artesanal, Crepe Mania, Estiva Cervejaria, Grandpa Joel´s Coffee, GURIA FAZENDO Arte, La Maga Empanadas Argentinas, Loja do Museu do Café, Madalena Brigadeiros, Natural Soap Anemone , Nude, Pipoque- se, Porto Gelato, Rei do Café, Soniarte Criações, Souvenir de Santos , Sweet Macaron, Tia Ada.

Além de várias opções de barracas, distribuídas no Boulevard em frente ao Museu, os visitantes terão a oportunidade de apreciar performances artísticas, oficinas temáticas, workshops e outras atrações, como a massagem com produtos de café, disponível das 11h às 18h. Complementando o cenário, como trilha sonora, a feira contará com algumas apresentações de música ao vivo: às 14h, Patrícia Diegues e Maurício Martins se apresentarão; às 16h, o grupo Zigzaguiá, voltado para o público infantil, encenará o show “Música para Brincar”; às 17h30 será a vez de Tite Franco compartilhar voz e violão com o público do MC.  

Os coffee lovers também poderão participar de outras atividades interativas, como a palestra “O turismo de experiência no segmento da cafeicultura”, seguida de uma degustação de cafés especiais, com Rogério Leite da Casa Baldoni, às 14h. Para aqueles que gostam de experimentar a bebida com outras iguarias, como a cerveja, às 15h30 acontecerá o “Workchope” de cervejas com café, com Francisco Carvalho e Luciana Guimarães, da Cerveja Pós-Doc. O público poderá se deliciar, ainda, com o “Coffee in Good Spirits”, uma releitura cafeinada com infusão da Mantiqueira de drinks consagrados, com Grandpa Joel´s Coffee & Lassaleti London dry Gin, às 17h.

O Mercado Coffee é promovido com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e patrocínio do Sebrae. A visitação aos espaços expositivos do MC será gratuita na ocasião (9h às 18h, com bilheteria encerrando às 17h), e as senhas das atividades serão distribuídas na bilheteria do Museu 30 minutos antes de cada ação.

 

Serviço

5ª edição da feira temática Mercado Coffee

Data: 1º de outubro

Horário: das 11h às 19h

Local: Museu do Café

 

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10,00 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.org.br

 

fonte: 

Museu do Café

exposição DRAMA DREAM - Bruno Vilela - Galeria Lume - SP

 

Kali [deusa hindu da morte]. Bruno Vilela, 2022. 

Óleo acrílico e folha dourada sobre tela, 200x150cm.

 


 

Na exposição “DRAMA DREAM”, que estreia sábado, 24 de setembro, na Galeria Lume, o artista plástico pernambucano Bruno Vilela apresenta uma série de trabalhos inéditos, que transitam na tríplice fronteira entre arte, psicanálise e espiritualidade. A mostra contempla um total de 12 obras, sendo seis pinturas a óleo em grandes formatos, dois desenhos, três fotografias (sendo dois backlights e uma foto com intervenção de nanquim), e uma cortina de veludo pintada. Cada uma das obras tem uma narrativa própria, mas, o conjunto conta uma história não linear de realismo mágico, onde o espaço expositivo da galeria é como um grande livro.

As telas foram preparadas com folhas douradas e prateadas, e aplicação de serigrafia com tinta acrílica. As imagens que surgem são como metáforas do inconsciente. “Drama Dream nasceu de uma vontade antiga de fotografar as cenas que vêm para mim nas noites de sono. O mundo dos sonhos é fonte de estudos de diversos psicanalistas. Freud e Jung foram a fundo nesse universo e é de lá que podemos analisar nosso inconsciente através da interpretação dos enredos e imagens que lembramos ao acordar”, explica o artista. A partir da recordação e meditação sobre essas imagens, esse “estado de sonho” surge, e eu passo a ser um agente ativo nesse universo. É nesse instante que os personagens oníricos passam a habitar o universo digital, gráfico, da impressão serigráfica, através da pintura a óleo, analógica e orgânica, conclui ele.

Assinado pela psicanalista Ticiana Porto, o texto curatorial chama a atenção para a “luminância do breu”, a luz que o artista joga sobre aquilo que até então estava no escuro, em um campo desconhecido. DRAMA DREAM simboliza uma espécie de “estado de sonho” do artista, que traz à tona imagens de seu inconsciente, reminiscências que pairam em sua mente ao despertar de uma noite de sono. O fechamento dessa trindade ocorre na integração  palavra-chave de Drama Dream  dos elementos que conectam personagens e espaço.

No dia 5 de novembro, data de encerramento da exposição, o artista fará o lançamento do livro “A persistência da luz”  um levantamento completo da produção de uma carreira de quase 3 décadas , e acontecerá, na Galeria Lume, uma palestra sobre a mostra com a curadora Clarissa Diniz. O livro estará à venda na Galeria Lume, nas redes sociais de Bruno Vilela e nas principais livrarias do Brasil pelo valor de R$ 150,00. 

 

As obras 

Kali é a deusa hindu da morte. Surge também numa escavação arqueológica, separada por um rio, que nos mostra do outro lado uma usina nuclear. Máquina e carne separados pelo rio da vida. Kali vem para cortar a cabeça que, sedenta de desejos sem fim, nos afasta da integração, da nossa essência. 

O teosofista é o retrato de Van Gogh. Uma metáfora do alquimista, do mago, do mensageiro que faz a ponte entre esses dois mundos. O xamã. Exu, Hermes Trismegistos e Mercúrio. O pontífice e o mensageiro. É o artista.

O oráculo da noite é uma visão do Drácula no mundo dos sonhos. Ele traz a noite. A abóbada celeste num arco de cores. Todo o espectro de tons, do ultravioleta ao infravermelho. Nos cantos opostos de um vaso chinês (oriental), e de um vaso grego (ocidental), brotam também flores. Consciente e inconsciente vibrando numa nova realidade chamada trindade.

As fotografias O espírito do lago Vishnu resgata Oxum são uma relação direta com o cinema. Temos uma locação, direção de arte, de objetos, maquiagem, o ator, mas tudo para um único frame. As fotos são instaladas em backlights, o que reforça essa característica de imanência do cinema através da luz.

 

Sobre a Galeria Lume  

A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa. 

A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.  

A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa.  

 

Serviço 

DRAMA DREAM, de Bruno Vilela

Texto curatorial: Ticiana Porto

Local: Galeria Lume, sala expositiva I

Abertura: 24 de de setembro, das 11h às 17h

Período expositivo: 24 de setembro a 5 de novembro

Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h 

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo (SP) 

Entrada gratuita  

Informações para o público: tel.: (55) 11 4883-0351 / e-mail:  contato@galerialume.com 

https://www.instagram.com/galerialume/ 

https://www.facebook.com/GaleriaLume 

https://galerialume.com/  

 

fonte:

a4&holofote comunicação

Exposição comemora 125 anos do nascimento de Di Cavalcanti - Galeria Danielian - RJ

 

Agenda Tarsila: duas obras-primas inéditas de Di Cavalcanti foram localizadas recentemente em Paris

Agenda Tarsila indica exposição que celebra os 125 anos de nascimento de Di Cavalcanti com obras inéditas 


Exposição na Galeria Danielian no RJ apresenta duas obras-primas inéditas, localizadas recentemente em Paris: as pinturas em óleo sobre tela Carnaval (1928) e Bahia (1935)


Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, conta com mais de 885 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma dispõe de mais de 100 entrevistas com personalidades, intelectuais, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar e celebrar ainda mais no tema. Desta vez, a dica é uma exposição no Rio de Janeiro, na Galeria Danielian, que celebra os 125 anos de nascimento de Di Cavalcanti com um conjunto de aproximadamente 40 obras raras, entre elas duas obras-primas inéditas, localizadas recentemente em Paris, na casa de uma família francesa – as pinturas em óleo sobre tela Carnaval (1928), 126x157cm, e Bahia (1935), 142 x 106 cm. Após a exibição na Galeria Rive Gauche, em Paris, em 1936, durante o exílio do artista na França, perdeu-se o paradeiro dessas obras. A curadoria é de Denise Mattar.


A exposição apresenta ainda Fantoches da Meia Noite, álbum realizado por Di Cavalcanti em 1921. O conjunto de 16 gravuras, acompanhado de texto do poeta Ribeiro Couto, que foi editado por Monteiro Lobato num álbum extremamente moderno para a época e de grande impacto até hoje. O lançamento foi realizado com uma exposição, na livraria O Livro, em São Paulo, um ponto de encontro da elite pensante da época, com a qual Di já articulava a ideia da Semana de Arte Moderna de 22, na qual ele teve um protagonismo frequentemente subavaliado pelos estudiosos.


Para quem deseja conhecer mais sobre a vida e a obra do artista, vale a pena conferir a entrevista com a única filha de Di, Elisabeth Cavalcanti, que revelou à Agenda Tarsila um pouco sobre a personalidade do modernista: “Meu pai era uma pessoa muito intensa, em todos os sentidos”. 


Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.


fonte – Agenda Tarsila

exposição dos vencedores do 8º Prêmio Objeto Brasileiro - Museu A CASA do Objeto Brasileiro - SP

 


Cadeira Caré (CE) e Bule da Coleção Coralinas (GO)


Exposição em São Paulo apresenta os vencedores do 8º Prêmio Objeto Brasileiro


Premiação bienal do Museu A CASA traz trabalhos das cinco regiões do país


Abertura: Sábado, 8 de outubro de 2022, das 13h às 18h

A partir do dia 8 de outubro, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura em sua sede, em Pinheiros, uma exposição com 22 objetos de todas as regiões do Brasil. A mostra traz os vencedores e menções honrosas do 8º Prêmio Objeto Brasileiro, evento que tem como objetivo premiar e destacar o melhor da produção artesanal e do design contemporâneo no Brasil. “Este é um movimento que mobiliza o setor artesanal, incentiva a troca de saberes e nos permite conhecer projetos inovadores e carregados de brasilidade. E agora temos o prazer de poder voltar com uma mostra presencial, depois da última ter sido online por conta da pandemia”, afirma Renata Mellão, diretora da instituição. 


Dividido nas categorias Autoral, Coletiva e Socioambiental, o Prêmio recebeu cerca de 180 inscrições de artesãos, cooperativas, grupos, associações, designers e até estudantes que veem no evento uma chance de trazer visibilidade e credibilidade para suas criações. “Neste ano, nós tivemos bancos, cadeiras, luminárias, fotografias, vasos, vestuário, acessórios de moda, entre outros objetos com os mais variados tipos de técnicas e materiais. Fazer esta seleção diante de uma diversidade tão grande não foi um trabalho fácil para o júri”, revela Renata.


Série Brio, da Aline Brant (Foto: Aline Brant) e Kimono Inbordal, do Ateliê Foz (Foto: Felipe Russo)


Os convidados deste ano foram os designers Paulo Alves e Rodrigo Ambrósio, além da antropóloga e professora universitária Sonia Carbonel. A seleção do júri foi feita em duas fases, a primeira individual e, em um segundo momento, em grupo, quando eles se reuniram para discutir suas escolhas. “Foi bom poder ver que, mesmo durante a pandemia, a produção criativa brasileira continuou forte”, diz Sonia. 


Participando pela primeira vez, o designer cearense Leo Ferreiro, foi um dos vencedores da Categoria de Produção Autoral com a Cadeira Caré, objeto inspirado nas jangadas, embarcações presente no imaginário popular e um dos símbolos de Fortaleza, Ceará. Inspirada na estrutura desses barcos, a obra foi concebida a partir de um sistema estrutural de encaixes de madeira e cordas tracionadas. “Os encaixes se mantêm no lugar por estarem comprimidos por uma corda náutica que é conectada à estrutura de madeira e torcida por um sistema de torniquete”, completa Ferreiro.

Leque Vietnamita

Cadeira Caré desmontada, de Leo Ferreiro (Foto: Nicolas Gondim)


Da cidade de Goiás, há pouco mais de 140km de distância da capital Goiânia, a  Associação Mulheres Coralinas se destaca na cerâmica na Categoria de Produção Coletiva. O grupo é composto por  mais de 70 mulheres que se dividem em artesãs do barro, bordado, poesia e gastronomia. Em parceria com o designer Marcus Camargo, elas desenvolveram uma linha de espelhos, centro de mesa, bules e potes de terracota. Por fim, na categoria de Ação Socioambiental, destacam-se dois projetos com trançados e cestarias indígenas e outro de costura realizado com mulheres detentas da unidade prisional de Luziânia, em Goiás.


Espelho e centro de mesa - Coleção Coralinas (Foto: Marcus Camargo)


A exposição poderá ser vista até o dia 27 de novembro, na sede do Museu A CASA, na Avenida Pedroso de Morais, 1216, em Pinheiros, São Paulo, SP, de terça a domingo, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita. Grupos escolares e universitários devem agendar por meio do e-mail: comunicacao@acasa.org.br.

 

Serviço

Exposição 8º Prêmio Objeto Brasileiro

Onde: Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP.

Período: de 08 de outubro a 27 de novembro de 2022

Informações para o público

comunicacao@acasa.org.br | (11) 3814-9711 | 94254-1179 (Whatsapp)



fonte: Bacuri Comunicação