concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 27 de setembro de 2022

exposição Luz Própria - JOSÉ BARBOSA - SP

 


José Barbosa teve luz própria desde muito cedo.

Passava os dias perto do pai marceneiro/restaurador nos confins de Olinda (PE). Tinha 12 anos. Seu encantamento foi pelas vindas do velho “seu” Miranda, que, empunhando seu mágico formão, ia fazendo surgir na superfície dos móveis encomendados sulcos que se tornavam ramagens, flores e frutas que alterariam os preços de venda.

Num certo momento, o menino pegou de um pequeno formão e disse : “Vou fazer isso”. Fez e gostou. Era a luz que se fazia presente. Então, foi a vez dos entalhes arrancados da madeira, pinturas sobre papel ou tela e esculturas integradas no espaço sideral, tudo com a mesma riqueza das figurações, sem- pre de improviso, sobrevindas da infância e logo ampliadas pelo seu viver de profunda cultura e sensibilidade que desperta toda natureza de emoções.

A obra que nasce dele, mesmo sem prévio planejamento, dá a certeza de que diante de nós está alguém que EM VERDADE atingiu e transita no que se pode denominar ARTE.

 

Renato Magalhães Gouvêa

Quem é José Barbosa

 

José Barbosa da Silva (Olinda PE  1948), filho do marceneiro e restaurador Ernani Ricardo da Silva, começou a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai, no Mercado da Ribeira, em Olinda. Em 1963, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro, inicia carreira artística. Nessa mesma época, integra e organiza o Movimento de Arte Ribeira, que conta com a participação de João Câmara, Vicente do Rego Monteiro e Guita Charifker. Organizou o 1º Salão de Arte Popular em Natal, com Janete Costa, em 1965. Estudou gravura em metal com o professor Orlando da Silva. Em 1967, realizou esculturas para o Hotel Savoy. Em 1972, parte para a Europa, residindo na Alemanha e na França até 1978, quando regressa ao Brasil. Em 1976, trabalhou em ateliê com Roseline Granet e Jean Paul Riopelle, em Meudon, França. 

ABERTURA

24 de setembro das 11h às 17h

 

EXPOSIÇÃO

26 de setembro a 21 de outubro de 2022

segunda a sexta das 10h às 18h
sábado e domingo, fechado

Nenhum comentário: