concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 24 de março de 2012

CONVOCATÓRIA Arte Postal - Mapas de Influências


CONVOCATÓRIA Arte Postal

TEMA: MAPAS DE INFLUÊNCIAS
Formato Postal: 10 X 15 cm
Apenas postais em gravura – técnica livre: xilogravura, calcogravuras, fotogravura, litogravura…
DATA LIMITE: 10 de agosto de 2012
Enviar para:
arte postal – MAPAS DE INFLUÊNCIAS
Ateliê Ponto Gráfico   
Caixa Postal 17002  
CEP 02340-970
São Paulo – SP -BRASIL
A participação está aberta a todos. Mande quantos cartões quiser!
Sem júri – Todos os trabalhos serão expostos na Oficina Oswald de Andrade na cidade de São Paulo e  publicados no blog mapasdeinfluencias@gmail.com
Encaminharemos aos artistas participantes um dos cartões postais recebidos pelo projeto. Serão reenviados aos artistas, aleatoriamente, com uma identificação do Projeto Mapas de Influências, certificando e agradecendo pela participação e apoio.

Morada dos Baís tem exposição de Luiz Xavier e Ilton Silva

Morada dos Baís tem exposição de Luiz Xavier e Ilton Silva
Sexta, 23 de Março de 2012 - 09:33
Fonte: Da redação
Foto: Divulgação
A exposição dos artistas Luiz Xavier e Ilton Silva, segue aberta na Morada dos Baís até o dia 31 deste mês. Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e com parceria da empresa Cleber Molduras.
Ilton explora o tema “Cores e Mitos”. Nascido em Ponta Porã em 1943, Ilton Silva é um artista autodidada, suas primeiras telas eram paisagens e rostos humanos impregnados de conotações sociais. Os temas refletiam a infância pobre, a vida em contato com peixes e cavalos e com gente humilde do Estado.
Luiz Xavier é paulista e mora em Campo Grande desde 1980. Sua vida profissional era voltada para os trabalhos rurais, como técnico agrícola. A partir de 1982, se dedicou totalmente ao dom artístico.
O espaço está aberto para visitações de terça a sábado das 8h às 18h e aos domingos das 9h às 12h.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Van Gogh painting identified in the Netherlands

Van Gogh painting identified in the Netherlands

Vangogh
A museum in the Netherlands has identified a painting to be the creation of Vincent Van Gogh, after having said for several years that it is the work of an unknown artist. The painting resides at the Kröller-Müller Museum in Otterlo, the Netherlands.
Officials said this week that "Still Life With Meadow Flowers and Roses" is the work of the Dutch master and that he likely created it while living with his brother, Theo, in Paris in the 1880s. Experts said they used X-ray technology to look beneath the painting, where they found a depiction of two wrestlers.
Van Gogh once wrote in a letter to his brother about painting a pair of wrestlers, and experts believe that the correspondence refers to the image found underneath the painting. (The depiction of the wrestlers can be seen on the BBC News site.)
Experts also believe the brush strokes, pigments and canvas size of the painting all point to Van Gogh.
"Still Life With Meadow Flowers and Roses" was originally believed to be a Van Gogh, but in 2003, his name was removed after doubts arose of its authenticity.
RELATED:
-- David Ng
Photo: A detail of the painting "Still Life With Meadow Flowers and Roses," which is now attributed to Vincent Van Gogh. Credit: Kröller-Müller Museum / Agence France-Presse

quinta-feira, 22 de março de 2012

olhos d'água - Altina Felício

de todo o coração - Rosa Esteves - conversa com a artista dia 24 de março às 11h




de todo coração


Exposição de Rosa Esteves - Graphias – Casa da Gravura
Conversa coma artista: 24/03 as  11h e 14/04 as 14h
Visitação de 10/03 a 20/04/2012
mais informações: https://sites.google.com/site/exposicaodetodocoracao/


Sábado dia 24/03 a partir das 11h  conversa sobre a exposição lá na Graphias com a artista Rosa Esteves


GRAPHIAS – CASA DA GRAVURA
Rua Joaquim Távora, 1.605,  Vila Mariana, SP
tel. 5539-1358.
horário de ter. a sex, 10h/18h e Sab., 10h/14h.
www.graphias.com.br


Rosa Esteves

[Rosa Maria Esteves Migotto]

Artista plástica, desenvolve sua produção na área de fotografia, gravura, objeto escultórico e performance. Em seu trabalho questiona o universo feminino, por meio da exploração de arquétipos que dizem respeito ao corpo feminino na arte. Explora também as questões referentes aos efeitos do tempo sobre o corpo e à memória corporal, apresentando discussões sob um viés autobiográfico. Realizou 14 exposições individuais e participou de mais de 60 exposições coletivas, no Brasil e exterior.

Formada em Artes Plásticas pela FAAP, em 1976. Mestre em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1983). Atua, desde 1981, como museóloga no Museu Lasar Segall/SP .

quarta-feira, 21 de março de 2012

O artista, mercado e marketing pessoal - Douglas Negrisolli

convite
Estou muito feliz em poder convidá-lo(a) para minha primeira palestra após o Mestrado!
Em comemoração dos 10 anos do Empório Fotográfico, a fotógrafa Sheila Oliveira nos recebe para a palestra "O artista, mercado e marketing pessoal". Venha aprender com os santos (sacros ou profanos) dicas de como se organizar para facilitar a jornada.
Em tempos de multiplicidade da comunicação, ferramentas como a Internet e a organização são fundamentais para lidar com os desafios da produção artística/textual/acadêmica.
Favor confirmar presença no email contato@sheilaoliveira.com.br

Douglas Negrisolli



fonte: http://douglasnegrisolli.com/informativo/2012/8_2012.html?utm_source=Artistas+Pl%C3%A1sticos&utm_campaign=61a347d8a7-Palestra_Douglas_Negrisolli3_21_2012&utm_medium=email

terça-feira, 20 de março de 2012

Descubra as gravuras de Rubem Grilo e seu mundo de sonhos e vivências

O artista plástico Rubem Grilo traz para seus trabalhos as coisas que viu e que o impregnaram, despertando-lhe sonhos, pensamentos e vivências. O resultado são obras extremamente ricas em detalhes, que passeiam pelo fantástico, com linhas e traçados surpreendentes.
Talhados na madeira e impressos em tecidos ou papel, traços de homens e suas almas denotam com clareza o estilo de Grilo. Em seu mundo, podemos ver não só o contorno exterior dos personagens, mas aquilo que os preenche. As expressões e contextos nos fazem imaginar a mão do artista a trabalhar nos vãos que, preenchidos com a tinta da xilogravura, se transformarão em um resultado tão belo quanto curioso e, por vezes, sombrio.
Com 40 anos de carreira, Rubem Grilo encontrou no desenho uma forma de superar a crise pela qual passou após se formar em Agronomia. Estudante recém-graduado no período da ditadura militar, Grilo chegou a ser preso duas vezes, ainda na universidade.
A mudança de profissão e a identificação com a xilo se deu pelo envolvimento manual da gravação – as etapas do trabalho vão desde a elaboração do desenho até o estágio final da impressão. Para ele, a obra impressa contém a marca do que aconteceu durante o processo, e seu resultado funciona como um espelho, que reflete o oposto do ponto de partida.
De suas primeiras obras, feitas em 1971, restam apenas lembranças. As quase 300 xilogravuras foram destruídas e, graças a isso, o autor acredita ter queimado uma espécie de gordura criativa, como quem precisa esvaziar um espaço para preenchê-lo novamente.
O que pode parecer loucura para alguns funcionou para o artista, pois, com uma obra que amadurece enquanto trafega pela ousadia da experimentação, Grilo se entrega prazerosamente ao acaso. Para ele, mais que a influência de Oswaldo Goeldi – nome impossível de ser esquecido quando se lembra do expressionismo na xilogravura – e da compreensão e absorção do humor crítico, adquirido em seus tempos de redação, quando era ilustrador de jornais (o que voltou a fazer hoje, ilustrando a coluna de Ferreira Gullar), o mais interessante no processo é o jogo de interação entre as interferências concretas e o acaso. “Essa parte imprevista é a que mais me motiva, pois sinto que ela me ultrapassa”, afirma Grilo.
Apesar do volume de dados e informações que o circundam, ele acredita que a obra se desenvolve na solidão do ambiente de trabalho, e diz: “há o sentimento de orfandade do mundo. O trabalho surge de uma página em branco, de um espaço a ser ocupado pela subjetividade”.
Para quem se dispõe à aventura, a obra de Rubem Grilo vence os limites do real e absorve quem a contempla, dando ao observador a vontade de mergulhar em seu universo. Como escreveu Ferreira Gullar: “que a gravura tem um caráter próprio, inconfundível, é inegável. Tentar apreendê-lo e defini-lo é o desafio que se tem pela frente”.

O texto acima foi originalmente escrito para a sessão de Portfólio da Revista Continente de setembro/2011


deixem seu comentário no site citado

primeiras paisagens - Fernanda Eva

vanguarda e tradição - os Bardi na história do MASP

A MENINA E O SOL - de Constança Lucas e Julio Gonçalves Dias

Sábado dia 24 de Março às 11 horas


No Alpharrabio
Conversa de livraria para
pequenos leitores

Lançamento do livro A menina e o sol,
de Júlio Gonçalves (texto) e Constança Lucas (ilustrações)

Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 -
e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

Na oportunidade, o artista Carlos Sereno fará a leitura encenada do livro, seguida de uma conversa com os autores que ficarão à disposição para autógrafos.

http://ameninaeosol.blogspot.com/

< Ausente + Palavras Cruzadas > abertura sábado 24 de março 18h

segunda-feira, 19 de março de 2012

Oficina de Encáustica com Afranio Montemurro

6ª Bienal do Esquisito


6ª Bienal do Esquisito
A face oculta de um acéfalo

Cadavez mais me convenço que o óbvio nas relações humanas não existe. Claro que o óbvio existe na natureza. Sei que se colocar a minha mão perto do fogo eu me queimo. Isso é óbvio, está claro. Mas, quando penso no óbvio na sociedade, quanto a valores que poderiam reger a justiça, a moral, a amizade e o bem comum do cidadão, não está fácil encontrá-lo. Por isso existem versões e mais versões mesmo diante de um fato que não deveria ser contestado, mas sempre há alguém com outro foco, outra visão sobre o que deveria ser supostamente óbvio. Por isso, o óbvio não existe e motiva o nosso tema da 6ª Bienal do Esquisito que é: “A face oculta de um acéfalo”.
Certo de ser compreendido pelos artistas lanço este manifesto abaixo para servir como “luz” à criação artística dos interessados em participar da 6ª Bienal do Esquisito.

Manifesto do Curador
O óbvio não existe

Sobre o óbvio ocultado ...
Para o corrupto, ele está certo ...
Para o ladrão, o roubo não faz mal ...
O óbvio não existe ...

Não interessa o bem comum entre os indivíduos ...
O bem comum é fechar os vidros nos semáforos ...
O bem comum dos governantes é fechar os olhos ...
O óbvio não existe ...

Lugar de ladrão não é na cadeia ...
O povo honesto e trabalhador sofre ...
Quem trabalha deve receber mais do que o mínimo para viver ...
O óbvio não existe ...

O que será que o corrupto pensa?
O que será que o povo pensa?
O que será que você pensa?
O óbvio não existe ...

Qual será o pensamento de um culto?
Qual será o pensamento de um inculto?
Qual será a face oculta de um acéfalo?
O óbvio não existe ...

Paulo Cheida Sans

Acompanhe as informações sobre a 6ª Bienal do Esquisito nos próximos dias no site www.olholatino.com.br

IX Encontro arte&meios tecnológicos – Diálogos artísticos na Fasm e na Intermeios, São Paulo

IX Encontro arte&meios tecnológicos – Diálogos artísticos na Fasm e na Intermeios, São Paulo

Com Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Bruno Mendonça, Christine Mello, Cláudio Bueno, Denise Agassi, Eduardo Salvino, Josy Panão, Lyara Oliveira, Marcelo Salum, Mariana Shellard, Monique Allain, Natália Coutinho, Paula Garcia
O encontro abordará maneiras com as quais a arte contemporânea rearticula a história da arte por meio de diálogos artísticos. Para tanto, promoverá leituras críticas entre uma parcela histórica da produção brasileira e a atualidade. Apresentará, com isso, interesses relacionados a artistas como Mário Peixoto, Flávio de Carvalho, Abraham Palatnik, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Mira Shendel, Julio Plaza e Rafael França, associados a artistas como Cao Guimarães, Gilbertto Prado, Lucas Bambozzi, Lucio Agra, luiz duVa, Rejane Cantoni, Ricardo Basbaum e Rosangela Rennó.

22 de março a 28 de junho, quintas-feiras, 18h30-22h
(Quintas de março e maio na Fasm / Quintas de abril e junho na Intermeios)
Inscrições gratuitas na secretaria do Mestrado, com Marina, ou pelo email pos-graduacao@fasm.edu.br.
As inscrições deverão ser feitas até dois dias antes de cada uma das atividades relacionadas ao IX Encontro.
Serão oferecidos certificados mediante presença em pelo menos 50% das atividades (ou seja, mediante presença em pelo menos duas das atividades/datas propostas).
Público alvo: pesquisadores em arte e comunicação, artistas, historiadores, críticos, curadores, jornalistas, produtores culturais, arte-educadores, designers e estudiosos em geral, interessados em explorar aspectos contemporâneos dos processos da arte.
Faculdade Santa Marcelina - FASM
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5800 Ramal 808 ou pos-graduação@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
Intermeios - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou cecilia@intermeioscultural.com.br
www.intermeioscultural.com.br
Programação
IX Encontro-Parte 1 (22 de março – 18h30 às 22h)
Paula Garcia: Flávio de Carvalho e Lucio Agra
Bruno Mendonça: Rafael França e Cao Guimarães
Christine Mello: Julio Plaza e Gilbertto Prado
Local: FASM
IX Encontro-Parte 2 (19 de abril – 18h30 às 22h)
Cláudio Bueno: Hélio Oiticica e Rejane Cantoni
Ananda Carvalho: Julio Plaza e Ricardo Basbaum
Mariana Shellard: Mário Peixoto e Rosângela Rennó
Lyara Oliveira: Rafael França e Rejane Cantoni
Local: INTERMEIOS – Casa de artes e livros
IX Encontro-Parte 3 (10 de maio – 18h30 às 22h)
Denise Agassi: Abraham Palatnik e Lucas Bambozzi
Josy Panão: Lygia Clark e Ricardo Basbaum
Ana Paula Lobo: Mário Peixoto e Lucio Agra
Monique Allain: Lygia Clark e Rosângela Rennó
Local: FASM
IX Encontro-Parte 4 (28 de junho – 18h30 às 22h)
Natália Coutinho: Rafael França e Rosângela Rennó
Eduardo Salvino: Abraham Palatnik e Lucas Bambozzi
Marcelo Salum: Mira Shendel e Cao Guimarães
Leandro Carvalho: Hélio Oiticica e luiz duVa
Local: INTERMEIOS – Casa de artes e livros
Os Encontros do Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) são promovidos semestralmente desde 2008, na Faculdade Santa Marcelina ou em ambientes exteriores a ela. Englobam reflexões e práticas que dialogam com a pesquisa do grupo e com estudiosos envolvidos com o campo da arte contemporânea.
O Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (http://artemeiostecnologicos.wordpress.com e http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4370603819410677) investiga os processos artísticos tendo em vista uma posição crítica e experimental no campo das relações da arte com as mediações tecnológicas. Tem início em janeiro de 2007 e integra a Linha de Pesquisa História, Crítica e Pensamento Curatorial do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Desenvolve atividades relacionadas a projetos de pesquisa, grupos de estudo, encontros abertos, exposições, produção artística, crítica, curatorial e bibliográfica. De acordo com o atual projeto de pesquisa, Amplificação (triênio 2010-2012), é formado por: Christine Mello, Denise Agassi e Paula Garcia (coordenação), Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Bruno Mendonça, Cláudio Bueno, Eduardo Salvino, Josy Panão, Leandro Carvalho, Lucas Bambozzi, Lyara Oliveira, Marcelo Salum, Mariana Shellard, Monique Allain e Natália Coutinho. Nele, a reflexão teórica e artística estreitam suas relações.
Fonte: Canal Contemporâneo