concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de março de 2012

Exposição Morcegos: você sabia?

Grupo Oka expõe obras educativas sobre morcegos na Reitoria da Unesp
Mostra começa segunda (12) com trabalhos sobre o mamífero [12/03/2012] 
A Unesp recebe no prédio da Reitoria, em São Paulo, de 12 a 26 de março, a exposição “Morcegos: você sabia?”, com 36 obras criadas pelos artistas Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, Maria Clarice Sarraf, Matiko Sakai e San Bertini, integrantes do Grupo Oka. A entrada é franca.
Exposição Morcegos: você sabia?
Data: 12 a 26 de março.
Local: na Reitoria da Unesp. Rua Quirino de Andrade, 215, Centro de São Paulo.
Informações pelo telefone (11) 5627-0327
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada Gratuita.

As ilustrações são para homenagear o Ano do Morcego, que curiosamente já vem sendo celebrado desde o ano passado e termina em 2012. Foram distribuídas 36 informações sobre o animal entre os artistas, ficando cada um com seis. Esses dados deveriam, então, inspirar a criação de em uma pintura.
Entre as informações utilizadas, está o fato de que na Europa, choques desses bichos com automóveis em estradas em áreas abertas e também com turbinas eólicos contribuem para diminuir a taxa de sobrevida dos morcegos. Os maiores desses animais, chamados de raposas-voadoras, tem até 2 metros de envergadura e peso de 1,5 kg – os menores, considerados os mamíferos mais leves existentes, pesam apenas 2 gramas. Outro dado curioso é o de que, com a destruição das florestas, os mamíferos tem ido procurar alimentos nas cidades, invadindo cozinhas e áreas de serviço.

Nenhum comentário: