concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fio da xilo



Oficinas de xilogravura e cordel, com artistas cearenses (SP)

 

Jovens da periferia paulista vão aprender sobre a tradição e a técnica destas artes e criar suas próprias obras


O Grupo Xicra (CE) compartilhará seu conhecimento sobre poesia de cordel e xilogravura com jovens da capital paulista, através de oficinas e de intervenções urbanas, nos dias 16, 20, 23 e 26 de março de 2012. O grupo reúne poetas e xilogravadores ligados à Academia dos Cordelistas do Crato, da região do Cariri (Ceará). O trabalho faz parte do projeto Fio da xilo, contemplado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª Edição. O projeto promove a troca de informações e experiências entre jovens de vários locais do Brasil e os artistas de cordel e xilogravadores do Crato.
As atividades são direcionadas a participantes do Xiloceasa (Ateliê Acaia), muitos deles moradores de comunidades da periferia. Nas oficinas, os artistas falarão sobre poesia de de cordel e a xilogravura, linguagem gráfica ligada à tradição dos cordelistas, e ainda sobre ferramentas artesanais, aplicáveis à técnica. O processo utilizado pelo Grupo Xicra se vincula à sua prática de trabalho coletivo, e de intervenção urbana.
A proposta do Fio da xilo é provocar a produção coletiva, para unir a linguagem da gráfica tradicional com as chamadas práticas contemporâneas, como a intervenção em espaços públicos. A ideia central do projeto é incentivar os jovens principalmente os do Cariri, a continuar a tradição da xilogravura. A proposta inclui gerar e manter um processo de troca de informações entre estes artistas cearenses e os jovens de São Paulo. É com este propósito que haverá uma troca de “xilostickers” (adesivos feitos de xilogravura) entre os participantes, voltada à criação das intervenções urbanas. Será também criado o “Caderno Fio da xilo”, a partir de registros documentais do projeto. O objetivo da publicação é levar a experiência para jovens de outras regiões, fazendo com que o projeto repercuta e gere desdobramentos.
Fio da xilo
Projeto de intercâmbio gráfico
Contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª Edição
Realização: Grupo Xicra (CE)
Dias 16, 20, 23 e 26 de março de 2012
Horário: a partir das 14:30h
Local: Xiloceasa (Ateliê Acaia)
Endereço: Rua Dr. Avelino Chaves, 80 – Vila Leopoldina – São Paulo (SP)
Público-alvo: Jovens do Xiloceasa (Ateliê Acaia)
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Nenhum comentário: