concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Mostra Becos da Minha Terra - na FICA 2021

 

Fica 2021 terá Mostra especial para homenagear a Cidade de Goiás 

Intuito é apresentar a história do município pela perspectiva de cineastas locais

O Fica 2021 prestará homenagem à história de Goiás por meio das telas de cinema com a Mostra Becos da Minha Terra, criada em comemoração ao aniversário de 20 anos do reconhecimento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.  


Voltada para curtas de gênero livre produzidos exclusivamente no município, a Mostra tem intuito de apresentar a história da cidade e de seus moradores pela perspectiva de cineastas locais.


A secretária de Cultura da Cidade de Goiás, Raissa Coutinho, comentou, durante coletiva de imprensa, que essa edição está sendo planejada de uma maneira mais próxima da comunidade local. “Nós temos uma grande satisfação e gratidão com a Secretaria Estadual da Cultura que esse ano promoveu de forma um pouco diferente a comunicação com a cidade, a conversa com os moradores. A cidade se sente muito mais acolhida e parte ativa do Festival, na concepção e na organização”, afirmou. 


Na oportunidade, Raissa também afirmou que o evento representa alegria para os moradores da cidade, sendo um momento muito esperado por movimentar a cadeia produtiva do cinema e cultura.  


Além da Mostra especial, todas as apresentações artísticas selecionadas para o Fica 2021 serão de artistas Vilaboenses. Mais uma maneira de reafirmar as raízes do evento e fortalecer as manifestações culturais da região. 

Um Patrimônio Mundial inestimável


Sediando o evento desde a primeira edição em 1999, a cidade histórica de Goiás possui uma admirável riqueza arquitetônica do período colonial, restaurado e conservado com o tempo. 


A culinária típica da região inclui pratos tradicionais do estado, como o arroz com pequi, o empadão goiano, licores, doces cristalizados e os tradicionais alfenins, doces feitos de polvilho e açúcar que unem artesanato e sabor. 


Aliás, o artesanato também faz parte da cidade. Peças de cerâmica mantêm vivas as tradições artísticas herdadas dos antigos índios da região e escravos. Somam-se a estes símbolos as festas tradicionais, de caráter religioso e cultural, como é o caso do próprio Fica, que já é uma marca indivisível de Goiás. 


fonte: Francyelle Nunes / Jornalista

Gerência de Comunicação e Marketing - GCM 


exposição Fotografia de rua: olhar em trânsito - André Pinto

 





Exposição virtual apresenta retratos do cotidiano de Sorocaba

Imagens do fotógrafo André Pinto podem ser vistas pelo site da Biblioteca Campus-Sorocaba (B-So) da UFSCar



Até o dia 17 de dezembro está disponível para visitação online a exposição "Fotografia de rua: olhar em trânsito". A mostra, virtual, pode ser vista através do site da Biblioteca do Campus Sorocaba (B-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em www.bso.ufscar.br/exposicoes-virtuais-1. Nessa mostra o fotógrafo André Pinto apresenta 19 registros que retratam seu olhar sobre o cotidiano na cidade de Sorocaba (SP). 

O artista trabalha com retrato, fotografia documental e de shows, arquitetura e comida, também ministra oficinas de fotografia e pesquisa sobre suas linguagens. Além de ser fotógrafo, André Pinto atua ainda como poeta e músico e possui formação em Filosofia com especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação.

Para saber mais sobre outros trabalhos do artista, visite também o site e suas redes sociais, com links disponíveis em linktr.ee/andre_pinto. Outras informações sobre a exposição estão no site da B-So, em https://www.bso.ufscar.br/news/exposicao-fotografia-de-rua-olhar-em-transito.

fonte: Denise Britto                 


Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Telefone: (16) 3351-8119            E-mail: ccs@ufscar.br

www.ufscar.br

exposição A máquina do mundo: Arte e indústria no Brasil 1901 – 2021 e o Condensador de Futuros - Pinacoteca do Estado de São Paulo

 


A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a exposição A máquina do mundo: Arte e indústria no Brasil 1901 – 2021, em cartaz entre os dias 06 de novembro de 2021 e 22 de fevereiro de 2022. A curadoria reúne cerca de 250 obras de mais de 100 artistas nas sete galerias de exposições temporárias do edifício Pina Luz. A mostra examina as várias maneiras pelas quais a indústria impacta a produção de artistas no Brasil desde o início do século passado, numa perspectiva inédita sobre os últimos 120 anos da história da arte brasileira.

A curadoria é de José Augusto Ribeiro e assistência de Daniel Donato Ribeiro. A seleção privilegia as questões internas aos trabalhos e questiona, a partir deles, os impactos da indústria moderna no pensamento da arte e nos contextos sociais em que tais pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, objetos, filmes e poemas foram produzidos. Por um lado, a máquina está associada à noção do próprio trabalho de arte como um aparelho, um constructo. Por outro, a máquina está ligada às fábricas, a esses locais símbolos da modernidade, com trabalhadores concentrados em linhas de montagem, maquinário pesado, produtos processados e de circulação em massa, e que, por tudo isso, definem parte significativa da vida moderna e contemporânea.

O título da exposição se origina na ideia do mundo como uma máquina, composto essencialmente de um engenho universal cujo princípio mecânico regeria o cosmos, os corpos celestes e os elementos da natureza. Figurações dessa “máquina do mundo” aparecem na Divina comédia (c. 1308-1320), de Dante Alighieri, em Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, no poema A máquina do mundo (1951), de Carlos Drummond de Andrade, e no último livro de Haroldo de Campos, A máquina do mundo repensada (2000).

Para a mostra, foram produzidos três trabalhos inéditos: a artista Ana Linnemann realizou A Mesa de Ateliê 4, no qual um sistema complexo de procedimentos mecânicos repetem atividades realizadas em ateliê por artistas; Artur Lescher desenvolveu Riovenir, que faz referência às esteiras de linha de produção, e Raul Mourão realiza a obra Pilha/torre que, por meio da ação do público, coloca em movimento pendular e constante uma estrutura geométrica.

O filme Santoscópio=Dumontagem, de Carlos Adriano, também ganha destaque na mostra. Trata-se de um curta em que Santos Dumont explica o funcionamento de seus balões dirigíveis ao aeronauta Charles Stewart Rolls em 1901. Na época, o filme foi feito a partir de 1.339 cartões fotográficos e podia ser visto em um dispositivo cinematográfico chamado mutoscópio. O registro foi dado como perdido por décadas até que, em 2002, quase um século depois, acabou sendo encontrado pelo artista Carlos Adriano, que coordenou os trabalhos de restauração da peça, digitalizou as imagens e, a partir disso, se deu a nova produção.

A seleção da exposição ainda abrange obras de Abraham Palatnik, Cildo Meireles, Emiliano Di Cavalcanti, Geraldo de Barros, Guto Lacaz, Hans Gunther Flieg, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, José Resende, Julio Plaza, Leda Catunda, lole de Freitas, Lotus Lobo, Lygia Clark, Lygia Pape, Mabe Bethônico, Marcelo Cipis, Patricia Galvão, Raymundo Colares, Tarsila do Amaral, Waldemar Cordeiro, Waltercio Caldas, Wlademir Dias-Pino, entre muitos outros.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Como parte da programação da exposição, a Pinacoteca e o Theatro Municipal de São Paulo apresentam em novembro uma programação conjunta de artes visuais e música. Dois vídeos que integram a exposição serão projetados no palco do Theatro Municipal, nos dias 26 e 27 de novembro. As exibições antecedem a apresentação de um programa formado por composições de Edgard Varèse (Intégrales, 1925), Charles Ives (The Unanswared Question, 1930-1935) e Heitor Villa-Lobos (Sinfonietta nº 2 em Dó Maior, 1947), executado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência de Roberto Minczuk. Os filmes são Inner Telescope (2017), de Eduardo Kac, produzido no interior de uma nave espacial em órbita em volta da Terra, e Copérnico I: Paisagem com figura (2005), de Eduardo Climachauska e Daniel Augusto, em que o sistema de pedais e rodas de uma bicicleta aciona um dispositivo com câmeras de filmagem.

Além disso, a exposição contará com a performance Constelação (2021) do coletivo mineiro O Grivo que ocorrerá nos dias 06 e 07 de novembro no auditório da Pinacoteca, com cinco horas de duração, tendo início às 11h.

AGENDA TARSILA – A máquina do mundo faz parte da programação da Agenda Tarsila, plataforma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada um dos marcos mais importantes da cultura brasileira.

A mostra tem patrocínio do Bradesco (Cota Master); White Martins e Pirelli (Cota Bronze) e apoio da Tiffany & Co. 

Serviço:
A máquina do mundo
Curadoria: José Augusto Ribeiro e Daniel Donato Ribeiro (assistente de curadoria).


Lais Myrrha: O Condensador de futuros

A peça de Lais Myrrha (Belo Horizonte, 1974), O condensador de futuros , é construída a partir da redução da cúpula do Senado Federal, que vai aparecer como se estivesse “presa” no octógono a 1,30m de altura. A intervenção terá um significado indefinido entre abrigo/esconderijo e armadilha; e o público, se assim desejar, poderá atravessar ou adentrar o espaço. O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política

A riveder le stelle - Museo Eremitani di Padova

 


A riveder le stelle: al Museo Eremitani di Padova le atmosfere narrate da Giotto e Dante rivivono nelle opere d’arte contemporanea di “The Bank”
Immagine
Sergio Padovani, L’invasione (danza macabra), 2019, olio, bitume e resina su tela, 100 x 200 cm, particolare. Courtesy The Bank Contemporary Art Collection



Fino al 30 gennaio 2022

Al Museo Eremitani di Padova prosegue, fino al 30 gennaio 2022A riveder le stelle, mostra promossa dall’Assessorato alla Cultura del Comune di Padova in collaborazione con “The Bank Contemporary Art Collection” e con il sostegno della Fondazione Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo.

Curata da Barbara Codogno, l’esposizione raccoglie una quarantina di opere di grandi dimensioni, alcune delle quali realizzate per l’occasione, tutte provenienti dalla collezione bassanese, che ha chiamato a raccolta i protagonisti del panorama figurativo italiano, con l’aggiunta di un cameo internazionale: Agostino Arrivabene, Saturno Buttò, Marco Fantini, Sergio Fiorentino, Giovanni Gasparro, Alfio Giurato, Federico Guida, Maurizio L’Altrella, Paolo Maggis, Vittorio Marella, Nicola Nannini, Sergio Padovani, Alessandro Papetti, Luca Pignatelli, Desiderio Sanzi, Chiara Sorgato, Nicola Verlato e Santiago Ydanez.

Attraverso l’arte contemporanea, un omaggio a due pilastri della cultura trecentesca – Giotto e Dante – che rivoluzionarono il loro tempo, traghettando pittura e prosa nel futuro. Massimo punto di raccordo tra i due autori medievali sono le stelle: le stelle di Giotto, ormai icona della Cappella degli Scrovegni, e quelle invocate da Dante nell’ultimo verso dell’Inferno, presagio di un nuovo cammino di luce e di speranza.

L’esposizione è accompagnata da un catalogo edito da Antiga Edizioni con un testo critico di Barbara Codogno e un racconto inedito di Gabriele Dadati. Informazioni sulla mostra e sugli eventi collaterali disponibili all’indirizzo www.padovamusei.it.

The Bank Contemporary Art Collection è una collezione d’arte focalizzata sulla figurazione italiana contemporanea. Al momento raccoglie oltre cento artisti – maestri storicizzati ed autori più giovani – selezionati attraverso un’importante opera di mappatura del territorio italiano. Ha sede a Bassano del Grappa (VI), all’interno di uno stabile un tempo occupato da una banca, ora adibito a spazio espositivo, accessibile al pubblico su prenotazione.

The Bank Contemporary Art Collection
Via Orazio Marinali 52, 36061 Bassano del Grappa (VI)
+39 335 7180804
info@thebankcollection.com
www.thebankcollection.com
www.facebook.com/thebankcontemporaryartcollection/
www.instagram.com/thebankcontemporaryart/
#thebankcontemporaryart