concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Curso: Panorama da Arte - A Obra dos Artistas e os Movimentos.

 

Curso: Panorama da Arte - A Obra dos Artistas e os Movimentos.

Hora
terça, 24 de maio às 07:30 - 30 de junho às 21:30

Localização
Escola Livre de Arte Havana
Av Conselheiro Rodrigues Alves, 722 - Vila mariana
São Paulo, Brazil

Criado por

Mais informações
Panorama da Arte - através das imagens
do Gótico até a Contemporaneidade
A obra dos artistas e os movimentos.

Módulo 1: Gótico até Surrealismo
...Arte Gótica, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Pré-Rafaelitas, Realismo, Impressionismo, Neo-Impressionismo (Pontilhismo), Pós-Impressionismo, Simbolismo, Nabis, Art Nouveau, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Rayonismo, Abstracionismo, Metafísica, Cubismo-Futurismo, Suprematismo, Dadá, Neoplasticismo, Construtivismo, Muralismo, Surrealismo.

Inicio: Dia 24 de Maio 2011
3ª das 19:30 às 21:30
carga horária: 5 aulas de 2h cada com intervalo de 15 min para o café.
valor: R$ 250,00


Módulo 2: Nova Objetividade até a Atualidade

Nova Objetividade, Precisionismo, Arte Concreta, Realismo Socialista, Art Brut, Arte Naïf, Grupo Cobra, Expressionismo Abstrato, Informalismo, Action Painting, Happening, Tachismo, Arte Cinética, Pop Art, Novo Realismo, Op Art, Fluxus, Video Arte, Figuração Narrativa, Minimal Art, Earth Art, Arte Computador, Hiper-Realismo, Arte Conceitual, Arte Povera, Arte Linguagem, Body Art, Suporte Superficie, Fotolinguagem, Arte Postal, Graffity, Nova Imagem, Neo-Expressionismo, Transvanguarda, Nova Escultura Inglesa, Neo-Geo, Arqueologia, Novos Artistas.

Inicio: Dia 26 de Maio 2011
5ª das 14:30 às 16:30
carga horária: 5 aulas de 2h cada com intervalo de 15 min para o café.
valor: R$ 250,00

Reserve sua vaga pelo telefone 3297.0014 ou pelo email: elah@elah.com.br

Horários de atendimento na Escola ou pelo telefone
de 2ª a 5ª das 14 às 18h e Sábado das 14 às 18h

Escola Livre de Arte Havana
http://www.elah.com.br/curso_historia_da_arte.htm
Av Conselheiro Rodrigues Alves, 722 - Vila mariana

Bolsas de estudo na Europa


 

http://www.2012-2013.eurias-fp.eu/home

Bolsas de estudo na Europa

inscrições
até 31/05/2011


O programa Institutos Europeus para Estudos Avançados (Eurias) oferece 36 bolsas de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, em instituições da Europa e de Israel, para o ano acadêmico 2012-2013. Candidatos de todo o mundo podem se inscrever pela internet até o dia 31 de maio.
O Eurias é um consórcio de 14 institutos de estudos avançados coordenado pela Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados (RFIEA). As bolsas são oferecidas principalmente para as áreas de ciências humanas e sociais, mas candidatos das áreas de ciências exatas e naturais também podem ser contemplados, caso seus projetos não exijam o uso de instalações laboratoriais.
No ano acadêmico 2012-2013, o programa oferece 36 bolsas, sendo 19 para pesquisadores juniores e 17 para pesquisadores seniores. Os programas de pesquisa nos 14 institutos participantes têm duração de dez meses.

As bolsas totalizam 26 mil euros para candidatos juniores e 38 mil euros para candidatos seniores. Os candidatos selecionados também terão alojamento à disposição, uma ajuda de custo para pesquisas e para despesas de viagem.

Os 14 institutos participantes estão localizados em Berlim (Alemanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Romênia), Cambridge (Reino Unido), Helsinki (Finlândia), Jerusalém (Israel), Lyon (França), Nantes (França), Paris (França), Uppsala (Suécia), Viena (Áustria) e Wassenaar (Holanda).
Os candidatos devem apresentar uma proposta de pesquisa sólida e inovadora, demonstrar a habilidade de atuar além de seu campo de especialização, demonstrar comprometimento internacional bem como publicações de qualidade em foros de grande impacto.
Mais informações: www.2012-2013.eurias-fp.eu
                                                                                                             
                                                                                                              Fontes: Eurias / Vitruvius

Miradas Glocales

Miradas Glocales é composta por artistas mexicanos e fica até 1º de maio

A Fundação Memorial da América Latina apresenta a exposição coletiva “Miradas Glocales”, com obras de artistas do México. Originalmente, foi pedido a jovens artistas mexicanos que desenvolvessem trabalhos relacionados ao tema do Bicentenário de Independência da América Latina. Ao receber as obras, no entanto, constatou-se que elas tinham pouco das questões sociais e políticas, como se poderia esperar. Os criadores preferiram abordar as formas de resistência contemporânea ao processo da globalização, por meio da integração da cultura local à estrutura globalizante.
Trabalhos que vão desde a fotografia manipulada digitalmente até a cuidadosa pintura ou desenho, revelando que antes de se desvencilharem da técnica, os artistas contemporâneos se mostram cada vez mais envolvidos na aprendizagem e desenvolvimento das linguagens que requerem continuamente técnicas cada vez mais distintas e híbridas.
Entre os artistas, Omar Vega Macotela, Tânia Bello, Emiliano Hernández, Lissete Jiménez, Bricia Navarro, Xanat Ramo, José Rosas e Alexandre Lucatero fazem introspectivas subjetivas e identitárias a partir de uma vivência cotidiana, sua idade, seu gênero e o entorno social do qual fazem parte.
Desde uma perspectiva mais formalista, as obras de Christian Aguilar, Carlos Bernal, Jorge Mustarós, Alfredo Martinéz, Moises Cervantes e Eblem Santana contém uma exploração formal que avalia conhecidas propostas abstrato-figurativas da vanguarda e as redefinem através do desenho, o acrílico, a fotografia ou a gráfica digital. 
Já Xcaret Rabadán, Anabel Chino, Joaquin Flores, Carla Ibarra, Jorge Rosano, Dália Ruiz, Juan José Soto, Priscilla Vallejo, Efren Vargas e Verônica Rojas utilizam temáticas que redefinem as classes sociais, as concepções econômicas dominantes, as ideologias políticas, o controle e o uso do poder, a partir de obras com técnicas que utilizam o meio bidimensional em muitas variantes, além do vídeo.

Os trabalhos de Loreley Landeros e Evaristo Lugo são em uma boa medida transgressões sutis, e, em alguns casos ácidas, de forma a entender a sociabilidade, a sexualidade e o poder. A maioria destes artistas tem menos de trinta anos, mas já apresentam solidez em seu processo criador, tanto no manejo técnico como nas propostas conceituais.
Chama atenção o fato de que as manifestações em torno do Bicentenário não chegar a lhes impulsionar o ato criador. Esta exposição é uma espécie de “anti-clímax” das celebrações monumentais e uma evidência de que o que move os artistas desta geração vai além de modismos ou celebrações e se instala em preocupações contemporâneas em permanente diálogo com seus pares em outras partes do mundo.

Daí o neologismo Glocalização remeter à fusão dos termos globalização e localização, ou seja, a presença da dimensão local na produção de uma cultura global. O termo glocalização foi introduzido na década de 1980 como estratégia mercadológica japonesa, inspirada na dochakuka - palavra derivada de dochaku, que, em japonês, significa "o que vive em sua própria terra" , conceito originalmente referido à adaptação das técnicas de cultivo da terra às condições locais...

No Ocidente, o primeiro autor a explicitar a idéia de glocal foi o sociólogo Roland Robertson. Segundo ele, o conceito de "glocalização" tem o mérito de restituir à globalização a sua realidade multidimensiona. Glocal é uma justaposição de uma esfera global a uma esfera local: a partir de um meio de comunicação operando em tempo real (prioritariamente o tempo real do ciberespaço ou o tempo real "live" da televisão) cria-se um ambiente glocalizado, no qual o sujeito se vê imerso em um contexto simultaneamente local (o espaço físico do acesso, mas também o seu meio cultural) e global (o espaço mediático da tela e da rede, convertido em experiência subordinativa da realidade). Sem o fenômeno da glocalização, suporte comunicacional das trocas em escala global, a derrubada das fronteiras para a circulação de produtos, serviços, formas políticas e idéias estaria prejudicada ou impossibilitada...
Serviço
Miradas Glocales
Coletiva de artistas contemporâneos do México
2 de abril a 1º de maio de 2011
Galeria Marta Traba
ENTRADA FRANCA

Fonte: Departamento de Comunicação Social

20º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (SP) –2011



20º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (SP) –2011

20ª edição do Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (SP) recebe inscrições até20/05/11. Podem se inscrever artistas de todo o Brasil nas mais diversascategorias da arte contemporânea: pintura, fotografia, desenho, arte pública, intervenção urbana. A abertura e premiação do evento ocorre em 02/07/11, às 19h,no Centro de Convenções Victor Brecheret. A mostra fica em cartaz até 20/08/11.

Todas as categorias concorrem aos seguintes prêmios:
Prêmio Atibaia- R$ 6 mil reais
Prêmio Victor Brecheret - R$ 4 mil reais
PrêmioEspecial do Júri - R$ 3 mil reais

Confira o regulamento completo:
1– Finalidade:
1.1 - O Encontro tem como objetivo reunir, fomentar e promovero intercâmbio nas artes, propiciando a reflexão do momento artístico por meio deuma mostra seletiva de artes visuais, baseada no pensamento filosóficocontemporâneo.
1.2 - A abertura do 20º Encontro de Artes Plásticas deAtibaia será às 19h de 02 de julho de 2011, no Centro de Convenções e Eventos“Victor Brecheret”, na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, na Estância de Atibaia,SP.
1.3 - Participarão da mostra os artistas que tiverem suas obrasselecionadas pelo júri de seleção e premiação. Haverá exposições de artistasconvidados, conforme designação da comissão organizadora, sendo que estes nãoconcorrerão às premiações.
1.4 – Outras mostras especiais poderão integrar o20º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, com mostras em outros locais nacidade.

2 – Organização:
Será composto um júri de seleção epremiação por 03 (três) membros de reconhecida competência no campo das artesplásticas, indicados pela comissão organizadora, e pela Secretaria de Cultura eEventos da Prefeitura da Estância de Atibaia.

3 – Participação:
3.1- Poderão participar artistas de todo o Brasil, com trabalhos autorais que sejamoriginais e inéditos, produzidos a partir de 2010.

4 – Inscrição:
4.1 – Os artistas poderão se inscrever em uma única categoria:
Artepública / intervenção urbana; pintura; gravura; escultura; objeto; desenho;fotografia; instalação; vídeo; performance.
4.2 - Os artistas deverãoinscrever obrigatoriamente 03 (três) obras numa única categoria a escolher:Pintura, gravura, escultura,objeto, desenho, fotografia.
Somente 01 (uma)obra nas categorias: Vídeo, instalação, arte pública / intervenção urbana,performance.
Junto à ficha de inscrição devidamente preenchida, deveráconstar um dossiê. O dossiê, com formato máximo de 21×33cm (tamanho ofício),deverá conter obrigatoriamente: currículo resumido, fotos (recomendamos tamanho20x25cm) ou fotocópias da(s) obra(s) a ser(em) apresentada(s) e outrasinformações, caso o artista considere necessário. Todas as fotos e fotocópiasdeverão conter no verso o nome do artista, dimensões da obra, título, materialutilizado e ano de execução. Não serão aceitos slides, fitas de vídeo ou DVD.Estas duas últimas somente serão aceitas para inscrições nas categorias deVídeo, instalação, arte pública / intervenção urbana, performance.
Não serãoaceitas obras no ato da inscrição.
4.3 - As obras deverão ter no máximo 03(três) metros de largura por 02 (dois) metros de altura para obrasbidimensionais. Para obras tridimensionais poderão ter 1,20m (um metro e vintecentímetros) de largura e de profundidade, por 2,50m (dois metros e cinquentacentímetros) de altura cada peça. Cada instalação poderá ter 4m² (quatro metrosquadrados) de área, por 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de altura.Obras que excederem essas especificações não serão aceitas, exceto a categoriaarte pública / intervenção urbana.
4.4 - Vídeos (PAL-M ou NTSC) e DVD’sdeverão ter no máximo 5 (cinco) minutos de duração. Performances deverão terduração máxima de 10 (dez) minutos.
4.5 - Não serão aceitas obras realizadascom materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação deoutros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, dos funcionáriose do público em geral.
4.6 - Deverão ser anexadas à ficha de inscriçãoinstruções para montagem das obras.
4.7 - É vetada aos membros das Comissõesde Seleção e Premiação a inscrição no 20º Encontro de Artes Plásticas. ÀComissão Organizadora e aos funcionários da Prefeitura Municipal de Atibaia épermitida a inscrição sem, no entanto, concorrerem à premiação.
4.8 - AComissão Organizadora do evento rejeitará inscrições que não estejam de acordocom os termos deste Regulamento. O ato da inscrição implica automática e plenaconcordância com as normas deste Regulamento.
4.9 - As inscrições serãoaceitas com data de postagem até o dia 20 maio de 2011, pessoalmente ou porcorreio. A inscrição (e envio e ou entrega do dossiê) deverá ser efetuada noseguinte endereço:
20º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia
Secretariade Cultura e Eventos
Av da Saudade, 252 - Centro
Atibaia, SP
Cep.12940-560

5 – Seleção:
5.1 - A seleção dos trabalhos serárealizada por uma Comissão composta por três jurados, quando será lavrada a atada sessão. A seleção será feita através de fotos, fotocópias, projetos e vídeos.
5.2 - A Comissão de Seleção examinará os dossiês e selecionará obras de, nomáximo, 30 (trinta e cinco) artistas nas categorias: pintura, fotografia,desenho, arte pública / intervenção urbana, gravura, escultura, instalação,performance e vídeo.
5.2 - O resultado da seleção será publicado no site daPrefeitura de Atibaia e em jornais da cidade a partir do dia 06/06/2011. Todosos artistas selecionados serão comunicados por telefone ou e-mail nos doisprimeiros dias úteis após a seleção.
5.3 - Todo o material de inscrição dosartistas selecionados não será devolvido. O material dos artistas nãoclassificados não será devolvido pelo correio, mas estará a disposição pararetirada no mês de setembro na Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura daEstância de Atibaia.
5.4 - Fica a cargo da Secretaria de Cultura e Eventosdecidir sobre o destino das obras e dossiês que não forem retirados após 30 diasdo término da exposição. As decisões do júri de seleção e premiação serãoirrecorríveis.

6 – Premiação:
6.1 – Todas as categorias concorrementre sí e serão conferidos os seguintes prêmios:
*Prêmio Atibaia - R$6.000,00 (Seis Mil Reais);
*Prêmio Victor Brecheret - R$ 4.000,00 (QuatroMil Reais);
*Prêmio Especial do Júri - R$ 3.000,00 (Três Mil Reais).
*Para a categoria: Arte Pública / Intervenção Urbana, serão conferidos até 2(Dois) prêmios de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais)
Para todas as categoriasacima, haverá 04 (quatro) menções com premiação de R$ 500,00 (Quinhentos Reais)cada.
6.2 - As obras das categorias: pintura, fotografia, desenho, artepública/ intervenção urbana, gravura, escultura, instalação e vídeo, premiadas,passarão a pertencer ao acervo Municipal de Atibaia.
6.3 - Outros Prêmiosaquisitivos poderão ser distribuídos, desde que instituídos pela iniciativaprivada, assim como prêmios honoríficos poderão ser dados conforme a atribuiçãodo júri. O júri poderá não fazer premiações específicas por categoria, casoentenda não haver necessidade.
6.4 - O artista selecionado receberácertificado de participação.

7 – Disposições Gerais:
7.1 - Aparticipação no evento implica na aprovação automática de que as obras sejamfotografas e filmadas para veiculação na mídia a fim de divulgar o evento.
7.2 - As despesas de envio e retirada das obras correrão por conta doartista.
7.3 - As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidasmediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, paraque a mesma retire as obras do local (dentro do prazo estipulado) com frete pagopelo artista ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução.
7.4 -A Prefeitura da Estância de Atibaia, não se responsabiliza por eventuais danosque os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo ao artista segurá-los contrariscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanharem os mesmos.
7.5 – As obras selecionadas não poderão ser retiradas antes do encerramentoda exposição, dia 20 de agosto.
7.5 - Os casos omissos serão resolvidos pelacomissão organizadora.

Mais informações:
Secretaria de Cultura eEventos de Atibaia (SP),
Centro: av. da Saudade, 252.
www.atibaia.sp.gov.br

CRONOGRAMA
Términodas inscrições
20 de Maio de 2011

Abertura e premiação
02 de Julhode 2011

Término de mostra
20 de Agosto de2011

portfólio de artistas -oficina dos rumos Itaú Cultural Bahia


I Bienal Internacional de Gravura Santos - 2011


I Bienal Internacional de Gravura Santos - 2011
Abertura dia 5 de maio as 19:30 hs
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Av: Bartolomeu de Gusmão, nº 15  - Santos, SP.
Período de exposição: De 5 de maio a 5 de junho
Horário de visitação: Terça a domingo das 14 às 19 horas.
·        Especial: Em comemoração ao 1º ano de aniversário do Estúdio Valongo, dia 21 de maio às 15 horas - A gravura brasileira contemporânea: sua história, técnicas e procedimentos. Conversa com Evandro Carlos Jardim, Marco Buti e Cláudio Mubarac.
Gratuito

I BIENAL INTERNACIONAL DE GRABADO - "FRANCISCO PACO URONDO" 2011



DE PEQUEÑO FORMATO "FRANCISCO PACO URONDO" 2011




REGLAMENTO CONVOCATORIA:


El Centro Cultural "Francisco Paco Urondo" de la Facultad de Filosofia y Letras U.B.A. y el Museo Nòmade del Grabado (MUNOGRA) convocan a la I BIENAL INTERNACIONAL DE GRABADO; DE PEQUEÑO FORMATO "FRANCISCO PACO ...URONDO". Abierta a todos los artistas, tendencias y tècnicas de estampaciòn.
1) Cada artista deberà participar con 2 obras, pudièndo ser distintas. 
2) Medida màxima de la estampa 10X10 cm, el artista es libre de acomodar el formato deseado. El papel y/o soprte deberà ser de 18 X 18 cm (medida obligatoria) a fin de unificar tamaños en el montaje general 
3) Las obras debidamente firmadas, deben enviarse por correo en un sencillo paquete, sin marco, sin cristal y sin paspartout, como impresos, y sin indicar valor comercial antes del 30 de septiembre del 2011 a Facultad de filosofia y Letras Centro Cultural Paco Urondo Calle 25 de mayo Nº 217 Ciudad de Buenos Aires, Argentina 
4) Por detràs de cada estampa pegar la planilla que figura debajo del texto y enviar Curriculum abreviado 
5) El jurado de seleciòn estarà formado por: Osvaldo Mastromauro (Director del Museo Ignacio Irrurtia) Maria de los Angeles de Rueda (Historiadora del Arte) Graciela Dragosky (Directora del Centro Cultural Paco Urondo) Pelusa Borthwick (Directora de la Galeria de Arte Arcimboldo) Guillermo David (Coordinador del Museo Nacional del Grabado) Carlos Pamparana (Director del Museo Nòmade del Grabado MUNOGRA) 
6) La exposiciò se inagurarà el viernes 4 de noviembre del 2011 a las 19hs en el Centro Cultural Paco Urondo, su clausura se realizarà el 25 de noviembre del 2011 
7) El jurado otorgarà 3 premios y 3 menciones: 1º premio: Exposiciòn individual en el 2012 en el Centro Cultural Paco Urondo 2º premio: Exposiciòn individual en el 2012 en la Galeria Arcimboldo 3º premio: Muestra con el MUNOGRA como invitado especial durante el año 2012 1ºmenciòn; Diploma a la mejor xilografia 2º menciòn: Diploma a la mejor aguafuerte 3º menciòn: Diploma a la mejor experiencia gràfica Los premios al igual que las menciones se reproduciràn en el catàlogo 
8) Al finalizar la exposiciòn las obras de los artistas participantes pasaràn a formar parte, una del acervo del MUNOGRA y la otra del gabinete de estampas del Centro Cultural Paco Urondo Se enviaràn constancias de donaciòn de las mismas 
9) La organizaciòn se reserva el derecho de reproducir y exhibir todas o parte de las obras recibidas con fines culturales o de difusiòn 
10) La organizaciòn del evento no responde por pèrdidas o desperfectos que puedan ocurrir en el envio de las obras 
11) La participaciòn implica la aceptaciòn de estas bases.



REGULATION CALL: El Centro Cultural "Paco Urondo Francisco at the Faculty of Philosophy and Letters UBA Nomadic Museum and Engraving (MUNOGRA) I call upon the International Print Biennial, SMALL FORMAT Urondo FRANCISCO PACO. Open to all artists, trends and printing techniques.



1) Each artist will participate with 2 entries, and may be different.


2) Maximum size of the print 10x10 cm, the artist is free to accommodate the desired format. The role and / or soprte should be 18 X 18 cm (as required) in order to unify general assembly sizes


3) The works duly signed, must be mailed in a simple packet, unframed, without glass and without paspartout, as printed, and without indicating the commercial value before September 30, 2011 at Faculty of Philosophy and Letters Urondo Centro Cultural Paco Street May 25 No. 217 Ciudad de Buenos Aires, Argentina


4) behind each picture to paste the form printed below and send text abbreviated Curriculum


5) The selection by jury shall consist of: Osvaldo Mastromauro (Director of the Museum Ignacio Irrurtia) Maria de los Angeles de Rueda (Art Historian) Graciela Dragosky (Director of Centro Cultural Paco Urondo) Lint Borthwick (Director, Art Gallery Arcimboldo) William David (Coordinator of the National Museum of Engraving) Carlos Pamparana (Director of the Museum of Engraving MUNOGRA Nomad)


6) The exhibition will be inaugurated on Friday November 4, 2011 at 19hs Cultural Center Urondo Paco, it will end on November 25, 2011


7) The judges will give 3 awards and 3 honorable mentions:



1 st prize: Solo exhibition in 2012 at the Centro Cultural Paco Urondo


2 nd prize: Solo exhibition in 2012 at the Gallery Arcimboldo


3 rd prize: MUNOGRA Show with special guest during the year 2012



1 º notice; Diploma for the best woodcut


2 º mention: Diploma for the best etching


3 º mention: Diploma for the best graphics experience Prizes like the entries will be reproduced in the catalog



8) At the end of the exhibition of works by participating artists will join a collection of the MUNOGRA and other cabinet prints Paco Urondo Cultural Center Send proof of donation is the same



9) The organizers reserve the right to reproduce and display all or part of the works submitted for cultural or broadcast


10) The organization of the event is not liable for loss or damage which may occur in the delivery of works


11) The entries implies the acceptance of these rules.




PLANILLA PARA PEGAR DETRAS DE CADA OBRA:


NOMBRE Y APELLIDO:


NACIONALIDAD:


FECHA DE NACIMIENTO:


LUGAR DE RESIDENCIA:


E-MAIL:


TITULO OBRA:


TECNICA:


MEDIDAS:


AÑO DE REALIZACION:


INSERTAR IMAGEN DE LA OBRA:




RETURN TO STICK BEHIND EVERY PROJECT:


NAME:


NATIONALITY:


DATE OF BIRTH:


PLACE OF RESIDENCE:


E-MAIL:


PROJECT TITLE:


TECHNIQUE:


ACTION: Year:


INSERT IMAGE OF WORK:



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Por:
Museo Nomade del Grabado

XXXVIII PREMIO INTERNACIONAL DE GRABADO "CARMEN AROZENA 2010"

XXXVIII PREMIO INTERNACIONAL DE GRABADO "CARMEN AROZENA 2010" - Grabado Tradicional - Madrid
El Cabildo Insular de la Palma convoca la XXXVII edicion del Premio Internacional de Grabado Carmen Arozena, a la que pueden concurrir tanto artistas espanoles como extranjeros, residentes o no en Espana.
Starting date of Competition
03-05-2011
Expiring date of Competition
21-05-2011
Organizer of Competition
Cabildo Insular de la Palma
Rules of the Competition
3a Cada artista presentara una sola obra grafica original y no exhibida, sin enmarcar, producida entre 2008 y 2010. La obra no debe haber sido premiada con anterioridad. El tema, la tecnica y el soporte de la estampa seran libres.

4a La obra presentada debera estar firmada, numerada y fechada. La edicion no debe exceder de 25 ejemplares, mas las pruebas de artista. El tamano maximo del soporte sera de 70 x 100 x1 cm y el tamano minimo de 20 x 20 x 1 cm.

5a El ejemplar debera presentarse correctamente envuelto en un embalaje rigido o en un tubo de carton. Al dorso de la obra figuraran claramente nombre y apellidos del artista. A la obra se adjuntara, en sobre separado, la ficha de inscripcion que se incluye en estas bases, totalmente cumplimentada y un curriculum. No seran admitidas las obras que no cumplan todos estos requisitos.

6a Las obras deberan ser enviadas o presentadas en la entidad Brita Prinz ARTE S.A. cuya sede social se encuentra en la calle Gravina no 27, 1o derecha, 28004 Madrid, entre el 3 y el 21 de mayo de 2010, dentro del horario comprendido entre las 10 y las 14 horas, de lunes a viernes. Las obras enviadas por correo deberan llevar el matasellos correspondiente. Las obras con matasellos de fecha dentro del plazo seran aceptadas siempre que lleguen antes de catorce dias naturales despues de la fecha limite.
Todos los gastos derivados del envio o presentacion de las obras seran de cuenta del participante.

7a El jurado estara compuesto por: un delegado del Excmo. Cabildo Insular de La Palma, el ganador de la edicion anterior del Premio Carmen Arozena, criticos de arte, gestores culturales y un miembro de la familia de Carmen Arozena, siendo el fallo inapelable.

8a Las obras premiadas pasaran a ser propiedad del Excmo. Cabildo Insular de La Palma y seran destinadas al Museo Insular del Excmo. Cabildo Insular de La Palma (Islas Canarias).

9a No podra ser receptora de los premios la obra de artistas galardonados en ediciones anteriores del Premio Internacional de Grabado ¡§Carmen Arozena¡¨.

10a De la totalidad de las obras recibidas, el jurado realizara una seleccion 
de aproximadamente 30 obras. La celebracion de la entrega de premios tendra lugar el dia 14 de octubre de 2010, en el Espacio Canarias de Creacion y Cultura, situado en la Calle Alcala 91 en Madrid, lugar donde estaran expuestas las obras premiadas y seleccionadas del 14 de octubre al 8 de noviembre de 2010. A continuacion esta misma exposicion sera presentada, del 18 de noviembre al 11 de diciembre de 2010, en el Palacio Salazar en Santa Cruz de La Palma.
El Cabildo Insular de La Palma se reserva el derecho de modificar las fechas senaladas en caso de que fuera necesario y de exponer esta seleccion en otros lugares de interes para el mundo del grabado.

11a Las imagenes de las obras premiadas y seleccionadas, al igual que el curriculum artistico de los participantes correspondientes, seran incluidos en el catalogo que se publicara con esta ocasion.

12a Las obras seleccionadas y no premiadas podran estar a la venta al precio que estime oportuno el artista, tal como se indica en el boletin de inscripcion. En todo caso, las obras vendidas no seran entregadas al comprador hasta haber finalizado las muestras definidas en la clausula 11a.

13a La organizacion comunicara a los participantes, via correo electronico, las obras seleccionadas y las no seleccionadas.

14a Las obras no seleccionadas pueden ser recogidas por los artistas, en dias laborales, entre el 6 y el 17 de septiembre de 2010, en las oficinas de Brita Prinz ARTE S.A., en el mismo horario de entrega. Pasadas dichas fechas se devolveran a la direccion remitente, siendo los gastos de envio de cuenta del artista.

15a La devolucion de las obras no recogidas y enviadas desde territorio nacional se hara por un servicio de mensajeria a portes debidos.
Para la devolucion de las obras no recogidas y enviadas desde el extranjero, el artista debe mandar en un sobre separado los ¡§Cupones respuesta internacional de correos¡¨ cubriendo asi la totalidad de los gastos de envio en su envoltorio original, teniendo en cuenta que cada cupon en Espana tiene un contravalor de £á 0,78 £á, siendo necesario, para devolver la obra,
un minimo de 8 cupones para Europa y 12 para America.
En caso de que las obras no esten acompanadas de cupones se entendera que sus autores renuncian a la propiedad de dichas obras. Estas pasan a ser propiedad del Excmo. Cabildo Insular de La Palma. Las obras seleccionadas se devolveran una vez finalizadas las posibles exposiciones, contactando la organizacion con los artistas con antelacion.

16a Ni el Excmo. Cabildo Insular de La Palma ni Brita Prinz ARTE S.A. se hacen responsables del deterioro, extravio, robo, incendio, etc. que puedan sufrir las obras que concurran al premio. Ni el Excmo. Cabildo Insular de la Palma ni Brita Prinz ARTE suscribiran poliza de seguros para cubrir riesgos.

17a La presentacion de una obra a este premio implica la aceptacion total de las presentes bases.
Prizes of the Competition
¡E Primer premio indivisible dotado con 4.000 E.
¡E Segundo premio indivisible dotado con 2.000 E.
¡E Tercer premio indivisible dotado con 1.000 E.
La cuantia de los premios estara sujeta a la normativa legal vigente sobre retenciones fiscales. Los premios no podran ser declarados desiertos. El Jurado podra otorgar cuantas menciones honorificas considere oportunas.

II PREMIO DE GRABADO ATLANTE

II PREMIO DE GRABADO ATLANTE - Grabado Tradicional - La Coruña

Starting date of Competition
15-02-2011
Expiring date of Competition
30-05-2011
Organizer of Competition
Rules of the Competition
II PREMIO ATLANTE DEL MUSEO DEL GRABADO A LA ESTAMPA DIGITAL DE ARTES:

1- Podrán participar todos los artistas nacionales y extranjeros que lo deseen. Las obras deberán estar ejecutadas necesariamente en cualquiera de los sistemas y técnicas tradicionales del arte gráfico (calcografía, xilografía, litografía o serigrafía), que se podrán combinar con aquellas otras técnicas gráficas, incluidos los procedimientos digitales y electrográficos, que considere conveniente el artista.

2- Se admitirán como máximo dos obras por autor. El tamaño del papel será de 38 cm x 28 cm. El artista podrá utilizar las tintas y matrices que estime conveniente para la estampación de los originales.

3- Los grabados serán inéditos y no haber sido editados ni numerados. Los premios otorgados conllevan la edición de las obras premiadas en 25 ejemplares y su entrega a la Fundación Museo de Artes.

4- Se establecen 5 premios dotados con 2.500 Euros cada uno y un premio especial de 1.400 €, para un artista nacido o residente en la Península del Barbanza (A Coruña). Estos premios estarán sujetos a las retenciones marcadas por la ley.

5- Junto con la obra se adjuntará la siguiente documentación:

Datos del autor: nombre y apellidos./ Técnica utilizada. Medida de la plancha/ Breve currículo artístico/ Fotocopia del DNI o pasaporte./ Dirección, número de teléfono y correo electrónico.

6- Los grabados se enviarán sin enmarcar, convenientemente protegidos a la Fundación Museo de las Artes del Grabado. Lugar de Outeiro. ARTES- Riveira. 15969 (A Coruña) España, del 15 DE FEBRERO AL 30 DE MAYO.

7- La Fundación Museo de Artes, se compromete a editar una carpeta con los 6 grabados premiados. Los ganadores, se responsabilizan de estampar, numerar y firmar los 25 ejemplares, más las 2 pruebas de artista; deberán entregar la/s matriz/ces junto a las 25 estampas a la Fundación Museo de Artes. Los 6 artistas galardonados recibirán de la Fundación una carpeta completa con los seis grabados premiados.

8- Los trabajos seleccionados se expondrán en el Museo de Artes durante los meses de Julio y agosto 2010.

9- El jurado estará formado por 5 personalidades del mundo del Arte, y su decisión será inapelable. La Fundación dará a conocer en la primera semana del mes de Abril los nombres de los miembros del jurado. Y el fallo se emitirá en el mes de junio.

10- La Fundación, velará por la buena conservación de los trabajos recibidos, pero no se responsabiliza por los daños causados durante el envío y devolución de las obras. Los gastos de envío y retorno correrán por cuenta del artista.

11- Las obras no retiradas, ni reclamadas en el plazo de 2 meses transcurridos desde la entrega de premios e inauguración el día 17 de julio, se entiende que el autor renuncia a la/s obra/s y pasarán a engrosar la colección de Arte Gráfico de la Fundación .

12-Las obras seleccionadas podrán ser vendidas en el transcurso de la exposición, si previamente ha sido indicado por el autor, que percibirá el importe integro de la venta. Contactando al artista con el comprador.

13- El hecho de participar en este concurso el artista acepta las bases y renuncia a cualquier tipo de reclamación.
Prizes of the Competition
Fundación Museo de las Artes del Grabado. Lugar de Outeiro. ARTES- Riveira. 15969 (A Coruña) España, Tlf:981871342
Se establecen 5 premios dotados con 2.500 Euros cada uno y un premio especial de 1.400 €, para un artista nacido o residente en la Península del Barbanza (A Coruña). Estos premios estarán sujetos a las retenciones marcadas por la ley.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Olhares da Água para a Vida na Ilha Grande



Eco-Museu Ilha Grande (RJ) promove concurso de fotografia
OEco-Museu Ilha Grande (RJ) recebe inscrições até 14/05/11 para o Concurso de Fotografia de tema Olhares da Água para a Vida na Ilha Grande. O evento estádividido em duas categorias: Infanto-Juvenil, pra jovens com idades entre 12 e17 anos, e Adulto, para maiores de 17 anos. As inscrições são gratuitas. Asimagens devem ser enviadas para o endereço eletrônicoecomuseu.meioambiente@gmail.com com pelo menos 300 dpi de resolução e semmanipulação digital. Os fotógrafos que apresentarem as melhores imagensconcorrem a um porta-retrato digital e à incorporação das imagens ao acervo domuseu. 
O regulamento completo está disponível no endereço
www.decult.uerj.br/imagens/RegulamentoConcursodeFotografia.pdf

Maisinformações:
Eco-Museu Ilha Grande
Vila Dois Rios: R. Amapá, s/nº, tel.(24) 3361-9049.
ecomuseu@uerj.br