concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de julho de 2014

À NOITE - TÉCNICAS ACRILICAS EM 4 AULAS - Casa do Restaurador - SP



The International Small Engraving Salon 2014 OPEN CALL & Exhibition - Romênia

FLOREAN ART MUSEUM

View this email in your browser


New IBAN ACCOUNT 

RO91BRDE250SV04261112500 


The International Small Engraving Salon 2014
OPEN CALL & Exhibition

Florean Art Museum has the honour to invite you to participate to the International Small Engraving Salon 2014!

Since 1999, when SIGM was initiated, Florean Art Museum has been paying special attention towards traditional engraving techniques. For the 14th Edition Florean Art Museum is interested in creating a visual dialogue between traditional and experimental techniques regarding contemporary engraving.

Please find all the requirements here: Rules & Regulations!


 


Calendar

Deadline for receiving the online application forms
1st of August 2014

Deadline for receiving the works via post
29th of August 2014

Prizes

1st: $ 600
2nd: $ 400
3rd: $ 100
Personal exhibition (date and place to be established together with the winning artist)
 

For previous editions, we invite you to visit Florean Art Museum’s website:
http://cmc.ro/florean_museum/salons/index.php

Please contact us for any enquires!

We are very much looking forward to receiving your works!

Best Regards,
Florean Art Museum Team

Desk e-mail: office@floreanartmuseum.com

Copyright © 2014 FLOREAN ART MUSEUM, All rights reserved.
Florean Art Museum community

Our mailing address is:
FLOREAN ART MUSEUM
-
BAIA MARE 021211
Romania

um homem a caminho - Iberê Camargo - Lageado - RS

]

arte vida - Casa França-Brasil - RJ


terça-feira, 15 de julho de 2014

Ateliê Aberto exibe intervenções inéditas do artista Rodrigo Braga - Campinas - SP


Ateliê Aberto exibe intervençõesinéditas do artista Rodrigo Braga (AM) Artista exibe intervenções na fachada e interior do espaçocultural campineiro desenvolvidos durante período de residência.Abertura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas. Entrada gratuita 
Ateliê Aberto inaugura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas, a segunda exposição do projeto Código Aberto, intitulada “De matéria mestiça”, com intervenções de grande escala de diferentes suportes e materiais realizadas pelo artista Rodrigo Braga na fachada e também na sala expositiva. A exposição é um desdobramento da residência, realizada durante o mês de julho deste ano, no Ateliê Aberto e parte da investigação do corpo e suas possibilidades expressivas.
 
“De matéria mestiça” literalmente quebra as paredes do “cubo branco”, ligando o interior ao exterior do espaço expositivo, sendo, de uma só vez,mostra na galeria e intervenção na fachada do Ateliê Aberto. Sugere cruzamentos de relações simbólicas e físicas entre o mineral, vegetal e animal. O artista residente, tendo criado sua obra no local, lança mão de fotografia, ação corporal, edição de imagem e instalação, propondo que o público circule entre os elementos no espaço e faça suas próprias relações.
 
Ainda na abertura da exposição, DJ Barata expõe sua pesquisa musical que dialoga com a exposição. O Módulo II - Corpo, do projeto Código Aberto, patrocinado pela Petrobras, conta ainda com uma mostra de vídeos de curadoria do André Severo que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto, durante a visitação da exposição, juntamente com uma conversa aberta com o curador.
 
Rodrigo BragaNascido em Manaus em 1976, logo mudou-se para Recife, onde graduou-se em Artes Plásticas pela UFPE (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999 e em 2012 participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 2009 recebe Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2012 o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular e em 2013 o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie. www.rodrigobraga.com.br
 
Código Aberto é um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convivío. O projeto ocorre de março de 2014 até março de 2015 no Ateliê Aberto.
 
Serviço: 
Evento: mostra “De matéria mestiça”, do artista Rodrigo BragaAbertura: segunda-feira, dia 21 de julho, às 19 horasCom a participação do DJ Barata (SP)
Período expositivo: de 22 de julho a 5 de setembro de 2014
Horários: de segunda a sexta, das 14 às 19 horas
Entrada gratuita
Para agendamento em outros horários e dias: atendimento@atelieaberto.art.br
 
Ateliê Abertowww.atelieaberto.art.br
henrique@atelieaberto.art.br
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR

Mira Schendel - Pinacoteca do Estado de São Paulo

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Oficinas Culturais abrem as inscrições para o 3º trimestre do ano - SP


No dia 15 de julho, as 22 unidades das Oficinas Culturais abrem as inscrições para programação do terceiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 21.064 vagas para 528 atividades que incluem oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa de todas as unidades está disponível na aba "Programação" neste site. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. 
Destaques da programação do terceiro trimestre de 2014
Na Capital, um dos destaques da Oficina Cultural Oswald de Andrade é a temporada do premiado espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcaçõe (foto), que ficará em cartaz até 11 de agosto. Outro destaque da unidade é o Programa de Residência Artística: TeatroSOLO, coordenado pelo artista interdisciplinar argentino Matías Umpierrez, que acontece de 15 de agosto a 20 de setembro. Este projeto reúne intervenções teatrais desenvolvidas em locais específicos da cidade, construídas para serem assistidas por um espectador por vez.
Dentre as muitas atividades teatrais da Oficina Cultural Mazzaropi está a Oficina de Clown, coordenada pela diretora Soledad Yunge, que acontece de 6 de agosto a 24 de setembro. A atividade tem por objetivo oferecer um aprofundamento na linguagem do palhaço. Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, o dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e curador de festivais Aimar Labaki ministrará o curso Teledramaturgia Brasileira – História e Prática, de 4 a 25 de agosto.
No Interior, a Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, promove a partir de 31 de julho o projeto Pra não dizer que não falei das Flores... A extensa programação do projeto pretende discutir o período da Ditadura Civil-Militar brasileira com atividades nas áreas de cinema, artes visuais, teatro, música, artes plásticas, fotografia e performance.
Entre os destaques da programação da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, está a Oficina de Criação, Desenvolvimento e Publicação de um Livro, coordenada pelo escritor Luiz Biajoni de 6 a 27 de setembro. A oficina tem por finalidade dar uma noção prática ao público sobre como funciona o nascimento de um livro, da ideia inicial até a formatação e publicação.
A Oficina Cultural Altino Bondesan, de São José dos Campos, promove de 13 a 27 de setembro os Encontro de Arte-Educação, Música e Audiovisual, com o multi-instrumentista, historiador e documentarista Carlinhos Antunes. Será uma série de três workshops com foco em arte-educação, conduzidos por Antunes que, em 2007, realizou, com Márcio Werneck, os documentários “Sete Dias em Burkina” e “Barka”, sobre a música e a educação em Burkina Faso, na África.
Sobre as Oficinas Culturais
Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.
Em cada unidade são realizadas atividades gratuitas de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Para conferir toda a programação ofertada, acesse o site das Oficinas Culturais. Atente-se às especificações de cada atividade na hora de fazer sua inscrição! As vagas são limitadas.

curso MODERNIDADE, ESTÉTICA E A ARTE APLICADA - Lorenzo Merlino - SP

MODERNIDADE, ESTÉTICA E A ARTE APLICADA

com Lorenzo Merlino
OBJETIVOUma pequena História da Arte a partir da Modernidade, relacionada com a Moda e o Design, além de Cinema, Teatro e Literatura;Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo;Interdependências e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);Reconhecimento de movimentos, características estéticas, silhuetas, cores e propostas artísticas.
SOBRE O CURSOQual o significado da arte a partir da Modernidade em seus diferentes movimentos e a sua influência na moda? É o que Lorenzo Merlino vai discutir, analisando conceitos a partir do Realismo até artistas contemporâneos como Murakami, Hirst, Beecrof.. Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo, e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);
Investimento: R$ 230 + 2 parcelas de R$ 230
30 % de desconto para funcionários de galerias associadas a ABACT.
28 de julho a 1 de agosto ( 2ª a 6ª)
19h30 às 22h
5 aulas | 12 horas e 30 minutos

PLANO DE AULAS

AULA 1
Apresentação do curso e dos participantes (professor e alunos);Metodologia e definição de recorte histórico-geográfico;A Modernidade – Manet e o surgimento da Arte Moderna;Realismo e o mundo não-romântico;A Fotografia e a representação do Real;Arts and Crafts e o surgimento do Design;Gesamtkunstwerk, a Arte Total de Wagner;Haute-Couture e os Grandes Magazines – a autonomia da Moda;As primeiras relações diretas da Arte com a Moda;As silhuetas e sua definição.

AULA 2
Impressionismo – a primeira Vanguarda Artística;O Fotograma e o sequenciamento da imagem;O surgimento do Cinema;Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo;Gauguin, Van Gogh e Cézanne – primitivismo, cor e forma;O contato com o Oriente – japonismos e os Balés Russos.

AULA 3
Fauvismo e a autonomia da cor;Cubismo – a Arte Analítica;Bauhaus e o Modernismo;Chanel e a invenção do estilista;Orfismo, Futurismo, Suprematismo e o Expressionismo;A concomitância de movimentos, a aceleração do tempo e a aceleração da Moda.
AULA 4Dada e Surrealismo – o absurdo da História e o absurdo na Arte;Schiaparelli e o Entre-Guerras;Os Estados Unidos e a mudança de eixo;O Expressionismo Abstrato;Pop Art e a crítica social;Arte Conceitual e a invenção do Minimalismo;Land Art e a Earthwork;A Moda e o surgimento de seus sistemas.

AULA 5
Fluxus e o fim do suporte;A Performance e o Pós-Modernismo;A Op Art e o Neo-Expressionismo – a volta do cavalete e do figurativo;O fim dos movimentos artísticos;Saint-Laurent e a importância da Moda;Arte Contemporânea e as influências e relações da Moda na Arte - Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros;A dissociação da Moda e o fim da uniformização;O futuro da Moda e o futuro da Arte.

Curso Teórico
Nível básico

Lorenzo Merlino
Estilista. Há 14 anos no mundo da moda e há 12 com marca própria, fundou juntamentente com outros estilistas a Semana de Moda em abril de 97. Foi o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, conseguindo aparições em revistas importantes como The Face, I-D, Tank, View on Colour, Jalouse, Libération, Elle, L’Officiel. Representado em Nova Iorque, no show-room Opening Ceremony, vendendo para Estados Unidos, Japão e Austrália, foi citado pela revista America Index como um dos 5 principais jovens estilistas do mundo. Madonna, Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Hillary Duff e Annabella Ciorra já vestiram suas criações. É titular da cadeira de Estilo do curso de moda na FAAP.

Fonte: Escola São Paulo