concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ateliê Aberto exibe intervenções inéditas do artista Rodrigo Braga - Campinas - SP


Ateliê Aberto exibe intervençõesinéditas do artista Rodrigo Braga (AM) Artista exibe intervenções na fachada e interior do espaçocultural campineiro desenvolvidos durante período de residência.Abertura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas. Entrada gratuita 
Ateliê Aberto inaugura no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19 horas, a segunda exposição do projeto Código Aberto, intitulada “De matéria mestiça”, com intervenções de grande escala de diferentes suportes e materiais realizadas pelo artista Rodrigo Braga na fachada e também na sala expositiva. A exposição é um desdobramento da residência, realizada durante o mês de julho deste ano, no Ateliê Aberto e parte da investigação do corpo e suas possibilidades expressivas.
 
“De matéria mestiça” literalmente quebra as paredes do “cubo branco”, ligando o interior ao exterior do espaço expositivo, sendo, de uma só vez,mostra na galeria e intervenção na fachada do Ateliê Aberto. Sugere cruzamentos de relações simbólicas e físicas entre o mineral, vegetal e animal. O artista residente, tendo criado sua obra no local, lança mão de fotografia, ação corporal, edição de imagem e instalação, propondo que o público circule entre os elementos no espaço e faça suas próprias relações.
 
Ainda na abertura da exposição, DJ Barata expõe sua pesquisa musical que dialoga com a exposição. O Módulo II - Corpo, do projeto Código Aberto, patrocinado pela Petrobras, conta ainda com uma mostra de vídeos de curadoria do André Severo que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto, durante a visitação da exposição, juntamente com uma conversa aberta com o curador.
 
Rodrigo BragaNascido em Manaus em 1976, logo mudou-se para Recife, onde graduou-se em Artes Plásticas pela UFPE (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999 e em 2012 participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 2009 recebe Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2012 o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular e em 2013 o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie. www.rodrigobraga.com.br
 
Código Aberto é um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convivío. O projeto ocorre de março de 2014 até março de 2015 no Ateliê Aberto.
 
Serviço: 
Evento: mostra “De matéria mestiça”, do artista Rodrigo BragaAbertura: segunda-feira, dia 21 de julho, às 19 horasCom a participação do DJ Barata (SP)
Período expositivo: de 22 de julho a 5 de setembro de 2014
Horários: de segunda a sexta, das 14 às 19 horas
Entrada gratuita
Para agendamento em outros horários e dias: atendimento@atelieaberto.art.br
 
Ateliê Abertowww.atelieaberto.art.br
henrique@atelieaberto.art.br
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR

Nenhum comentário: