concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de julho de 2014

curso MODERNIDADE, ESTÉTICA E A ARTE APLICADA - Lorenzo Merlino - SP

MODERNIDADE, ESTÉTICA E A ARTE APLICADA

com Lorenzo Merlino
OBJETIVOUma pequena História da Arte a partir da Modernidade, relacionada com a Moda e o Design, além de Cinema, Teatro e Literatura;Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo;Interdependências e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);Reconhecimento de movimentos, características estéticas, silhuetas, cores e propostas artísticas.
SOBRE O CURSOQual o significado da arte a partir da Modernidade em seus diferentes movimentos e a sua influência na moda? É o que Lorenzo Merlino vai discutir, analisando conceitos a partir do Realismo até artistas contemporâneos como Murakami, Hirst, Beecrof.. Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo, e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);
Investimento: R$ 230 + 2 parcelas de R$ 230
30 % de desconto para funcionários de galerias associadas a ABACT.
28 de julho a 1 de agosto ( 2ª a 6ª)
19h30 às 22h
5 aulas | 12 horas e 30 minutos

PLANO DE AULAS

AULA 1
Apresentação do curso e dos participantes (professor e alunos);Metodologia e definição de recorte histórico-geográfico;A Modernidade – Manet e o surgimento da Arte Moderna;Realismo e o mundo não-romântico;A Fotografia e a representação do Real;Arts and Crafts e o surgimento do Design;Gesamtkunstwerk, a Arte Total de Wagner;Haute-Couture e os Grandes Magazines – a autonomia da Moda;As primeiras relações diretas da Arte com a Moda;As silhuetas e sua definição.

AULA 2
Impressionismo – a primeira Vanguarda Artística;O Fotograma e o sequenciamento da imagem;O surgimento do Cinema;Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo;Gauguin, Van Gogh e Cézanne – primitivismo, cor e forma;O contato com o Oriente – japonismos e os Balés Russos.

AULA 3
Fauvismo e a autonomia da cor;Cubismo – a Arte Analítica;Bauhaus e o Modernismo;Chanel e a invenção do estilista;Orfismo, Futurismo, Suprematismo e o Expressionismo;A concomitância de movimentos, a aceleração do tempo e a aceleração da Moda.
AULA 4Dada e Surrealismo – o absurdo da História e o absurdo na Arte;Schiaparelli e o Entre-Guerras;Os Estados Unidos e a mudança de eixo;O Expressionismo Abstrato;Pop Art e a crítica social;Arte Conceitual e a invenção do Minimalismo;Land Art e a Earthwork;A Moda e o surgimento de seus sistemas.

AULA 5
Fluxus e o fim do suporte;A Performance e o Pós-Modernismo;A Op Art e o Neo-Expressionismo – a volta do cavalete e do figurativo;O fim dos movimentos artísticos;Saint-Laurent e a importância da Moda;Arte Contemporânea e as influências e relações da Moda na Arte - Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros;A dissociação da Moda e o fim da uniformização;O futuro da Moda e o futuro da Arte.

Curso Teórico
Nível básico

Lorenzo Merlino
Estilista. Há 14 anos no mundo da moda e há 12 com marca própria, fundou juntamentente com outros estilistas a Semana de Moda em abril de 97. Foi o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, conseguindo aparições em revistas importantes como The Face, I-D, Tank, View on Colour, Jalouse, Libération, Elle, L’Officiel. Representado em Nova Iorque, no show-room Opening Ceremony, vendendo para Estados Unidos, Japão e Austrália, foi citado pela revista America Index como um dos 5 principais jovens estilistas do mundo. Madonna, Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Hillary Duff e Annabella Ciorra já vestiram suas criações. É titular da cadeira de Estilo do curso de moda na FAAP.

Fonte: Escola São Paulo

Nenhum comentário: