concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 29 de outubro de 2011

resultado do edital Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultura

http://www.caixacultural.com.br/upload/arquivos/arq634552169055366239.pdf

VI Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espelho do outro/espelho de si


VI Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espelho do outro/espelho de si, 
de 7 a 11 de novembro no MAC.
A programação e a ficha de Pré-inscrição podem ser acessadas em www.grupodeestudosartefotografia.blogspot.com

Inscrevam-se e divulguem.

Grupo de Estudos Arte&Fotografia

Departamento de Artes Plásticas ECA/USP
(11) 3091-4430

Ukiyo-e woodblock printmaking with Keizaburo Matsuzaki

Real/Surreal - Whitney Museum

George Tooker (1920–2011), The Subway, 1950. Egg tempera on composition board, 18 1/8 × 36 1/8 in. (46 x  91.8 cm). Whitney Museum of American Art, New York; purchase, with funds from the Juliana Force Purchase Award  50.23 © Estate of George Tooker; courtesy DC Moore Gallery, NY. Photography by Sheldan Collins
George Tooker (1920–2011), The Subway, 1950. Egg tempera on composition board, 18 1/8 × 36 1/8 in. (46 x 91.8 cm). Whitney Museum of American Art, New York; purchase, with funds from the Juliana Force Purchase Award  50.23 © Estate of George Tooker; courtesy DC Moore Gallery, NY. Photography by Sheldan Collins
This exhibition, drawn entirely from the deep holdings of the Whitney Museum’s permanent collection, will focus on the tension and overlap between two strong currents in twentieth century art. Although the term “realism” has many facets, a basic connection to the observable world underlies all of them; the subversion of reality through the imagination and the subconscious lies at the heart of Surrealism. Yet there are convergences in these different and even oppositional approaches to experience, and they encourage new ways of looking at the art of the twenties, thirties, and forties in America. For example, Edward Hopper, famous for chronicling New York urban life, is also a painter whose own subjectivity and imagination are integral to his work. Many artists who developed imagery based on new and very specific, concrete conditions of industrial American, such as Charles Sheeler, were essentially interested in artificial worlds and presented these as distillations of reality. Even totally abstract painters such as Yves Tanguy depended on techniques developed from traditional, realist art to render bizarre worlds. By willfully distorting such techniques, Helen Lundeberg and Mabel Dwight could quietly undercut our sense of stability even while showing us recognizable and even mundane objects and settings. Understanding surrealism as above and beyond the real necessarily ties it to representation and reality, just as realist painting can be imaginative and bizarre without breaking with rational observation. The exhibition will feature sixty-five works in painting, drawing, photography, and printmaking juxtaposed in ways that elucidate how artists developed qualified degrees of reality where the imagination held more or less sway, depending on intention and influence.
Real/Surreal is organized by Whitney curator Carter Foster.

Clareada - Atelier Piratininga


Olá amigos!


Convidamos para a abertura da exposição Clareada, que abre neste sábado, dia 29/10, das 11h às 16h, no Atelier Piratininga.

Venham ver a história dos irmãos Bernaldo, dois exploradores que se mudaram para uma nuvem. Além de conhecer e pesquisar os curiosos seres que habitam Clareada, eles se encantam com as maravilhas que a nuvem preparou para seus últimos momentos antes de chover.

Conheça a história completa em clareada.blogspot.com (para ler desde o início, clique em "anotações antigas" na barra lateral e escolha "setembro 2011". Leia as postagens de baixo para cima. Siga depois para o mês de outubro para acompanhar a continuação da história).

A nuvem fica no atelier de 29/10 a 20/12. Mais informações sobre a exposição em http://atelierpiratininga.blogspot.com/p/venha-ver.html. Acompanhe as últimas notícias dos Bernaldos no facebook: facebook.com/diariodeclareada.

Esperamos vê-los na nuvem!


Um forte abraço e até lá!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
www.flickr.com/marinafaria
|+|

a forma da palavra

Luciano Bortoletto - apropriações indébitas




Luciano Bortoletto

No período de 05/11 a 17/12/2011, na sala do acervo da Graphias, Luciano Bortoletto apresenta um conjunto de gravuras em metal, “Apropriações Indébitas”, manipuladas mecanicamente, de forma experimental. Imagens multiplicadas e alteradas com o uso de recursos como pintura, recorte e colagem dão origem a novos trabalhos, como uma gravura com quatro metros de extensão. Outros trabalhos refletem o resultado de alterações realizadas em uma mesma matriz. Além das impressões sobre papel, uma lona apresenta a estampa de uma gravura ampliada para a dimensão de 1,50 m de largura por 3,50 m de largura. 

Natural de Igarapava, SP, vive e trabalha em São Paulo. É formado em Artes Plásticas, com especialização em gravura em metal. Lecionou na ESPM e criou a Oficina de Outdoor, núcleo de pesquisa de criação de imagens. Suas exposições mais recentes de gravura incluem a participação na V Bienal Nacional Olho Latino, em Atibaia, SP (2011); III Bienal de Gravura de Santo André (prêmio aquisição em 2010); e X Biennale Internazionale per L’Incisione, em Acqui Terme, Itália (2009). Trabalha também com outros suportes, que expôs em individuais recentes na Galeria Concreta (São Paulo, 2011), Espaço Cultural Cristal (São Paulo, 2010), Casa de Cultura de Igarapava (Igarapava, SP, 2010) e Casa do Salgot (Piracicaba, SP, 2010). 




Apropriações indébitas
Abertura: 05 de novembro das 14 às 18 h.
Período da exposição: 08 de novembro a 17 de dezembro de 2011.
Entrada gratuita
Visitação: 3a feira a 6a feira das 11 às 18:00 h.
Sábado das 11 às 15 h.

Graphias
Rua Joaquim Távora, 1605 - Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP 04015-003 | Fone (11) 5539-1358 | contato@graphias.com.br
http://www.graphias.com.br/
Pontos de Referencias: Próximo ao Instituto Biológico/Ibirapuera | Apenas 900m do Metro Ana Rosa

figuras da sombra - Marcio Périgo


Na sala do acervo Luciano Bortoletto 
apresenta série "Apropriações indébitas" de gravura em metal

Figuras da Sombra


Período: De: 5/11/2011 a 17/12/2011 

Na escuridão um relâmpago. 
O clarão e sombras.
Um susto e novamente a penumbra.
Neste segundo nos reconhecemos. 
Marcio Périgo



Marcio Périgo vive em São Paulo, artista plástico, é mestre e doutor em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP e professor de gravura nas Universidades Mackenzie e UNICAMP/IA apresenta trabalhos em gravura em metal, desenhos e objetos de madeira policromada.


Oscar D’Ambrosio em apresentação no folder da exposição FIGURAS DA SOMBRA escreve:
“Com mente atenta, controle da técnica e diálogo com a própria obra e com a de outros artistas, Périgo mantém uma conversa constante entre o empirismo do fazer e o cientificismo do pensar. O resultado do artista não se limita a uma beleza estética, mas inclui um caminhar no tempo que inclui uma mágica mescla de ideias, sensibilidades e percepções.”

Principais exposições: 6ª Jovem Arte Contemporânea-MAC/USP, l972; Individual de desenhos e gravuras-MASP em 1977; Centro Internazionale della Gráfica-Veneza-Itália, em 1988; Marcio Perigo no acervo da Pinacoteca do Estado, 2005;Gravura Extrema – Europalia 2011. Expos nas principais galerias de São Paulo e também no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte. Expos na Graphias em dezembro de 2003 (http://www.graphias.com.br/mostraDetalhes.asp?id=3)
Premiado em Salões e bolsista da Fundação Vitae em l989.
Fotos dos trabalhos: Juan Esteves

No dia da abertura haverá apresentação do grupo Lingua Solta com o espetáculo "De Amor, Sorte e Morte".
Direção musical de Solange Assumpção e Direção Cênica de José Alessandre.

Serviços
O artista estará presente na abertura.
Abertura: 05 de novembro das 14 às 18 h.
Período da exposição: 08 de novembro a 17 de dezembro de 2011.
Entrada gratuita
Visitação: 3a feira a 6a feira das 11 às 18:00 h.
Sábado das 11 às 15 h.


Graphias
Rua Joaquim Távora, 1605 - Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP 04015-003 | Fone (11) 5539-1358 | contato@graphias.com.br
http://www.graphias.com.br/
Pontos de Referencias: Próximo ao Instituto Biológico/Ibirapuera | Apenas 900m do Metro Ana Rosa

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pedro Varela | Ainda Viva

Neste sábado, 29 de outubro, a Zipper Galeria inaugura a exposição Ainda Viva, de Pedro Varela. A tradução livre do termo still life norteia a exposição, que conta com pinturas e desenhos de natureza morta, paisagens e vanitas que ganharam tons fortes e coloridos na versão do artista. O uso da cor azul reúne parte das pinturas com efeitos aguados similares a aquarelas, criados, na verdade, com acrílica sobre lona. Algumas das pinturas retratam lugares perdidos ou imaginários como Atlântida, florestas psicodélicas, e jardins submersos; outras mostram naturezas mortas, gênero considerado perdido na história da arte.


Quando?
Aberturas: 29 de Outubro (Sábado) - Das 14h às 18h
De 29 de Outubro a 26 de Novembro
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h

Onde?
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494
Jardins - São Paulo - SP
Veja como chegar
+ 55 11 4306 4306

No Zip'Up: João Castilho | Hotel Tropical

João Castilho | Hotel Tropical


Mais

João Castilho


A exposição de João Castilho, Hotel Tropical, acontece simultaneamente no projeto Zip'Up. O artista viajou e fotografou quartos de diversos hotéis baratos, retratando principalmente a arquitetura da gambiarra presente nessas construções de cores improváveis, de áreas sendo demolidas ao lado de áreas sendo construídas. A montagem da exposição, com as pequenas fotos lado a lado, nos remetem aos tijolos e ao "puxadinho" dessas construções. Curadoria de Mario Gioia.


Quando?
Abertura: 29 de Outubro (Sábado) - Das 14h às 18h
De 29 de Outubro a 26 de Novembro
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h

Onde?
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494
Jardins - São Paulo - SP
Veja como chegar
+ 55 11 4306 4306 

Seminário Panoramas do Sul - Fórum Permanente

 Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado


Olá ,

Nesta sábado, dia 29 de outubro de 2011, acontece no SESC Belenzinho o segundo encontro do Seminário Panoramas do Sul, do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Neste dia será realizada a Mesa 2 - A instituição à margem das redes de arte, com a participação Tainá Azeredo e Thereza Farkas (Casa Tomada), Pablo León de la Barra (Centre for the Aesthetic Revolution), María Inéz Rodríguez (Convidada Virtual), Cristina Freire (Debatedora) e Eduardo de Jesus (Mediação). Acompanhe pelo Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado a transmissão on-line (ao vivo) deste encontro.

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado

O 17o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil apresenta a série de Seminários Panoramas do Sul, concebido como um convite de abordagem a aspectos relevantes em torno da produção e difusão da arte contemporânea produzida no contexto do território-zona que chamamos de Circuito Sul. Leia mais...

Programação e próximos encontros

Dia 29 de Outubro - 14 às 18h
Mesa 2 | A instituição à margem das redes de arte
Redes colaborativas independentes e parcerias entre associações e profissionais como estratégias para o Sul. Mediação: Eduardo de Jesus | Convidada virtual: María Inéz Rodríguez | Estudo de caso 1: Casa Tomada, Tainá Azeredo e Thereza Farkas | Estudo de caso 2: Centre for the Aesthetic Revolution, Pablo León de la Barra | Debatedora: Cristina Freire.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Dia 19 de Novembro - 14 às 18h
Mesa 3 | Hipóteses para o Sul
O papel das ações curatoriais na criação de novos mapeamentos para a produção do Sul. Mediação: Marcio Harum | Convidada virtual: Bisi Silva | Estudo de caso 1: 12ª Bienal de Istambul, Adriano Pedrosa | Estudo de caso 2: O artista curador, Olu Oguibe | Debatedora: Cristiana Tejo.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Dia 10 de Dezembro - 14 às 18h
Mesa 4 | Intenções editoriais: quem lê e quem escreve, para quê
Como artistas conceituais, críticos e curadores usam publicações para promover uma nova expressão artística. Mediação: Fernando Oliva | Convidado virtual: Miguel López | Estudo de caso 1: Revista Tatuí, Clarissa Diniz | Estudo de caso 2:Asterisco 9, Luisa Ungar e Nadia Moreno | Debatedora: Lisette Lagnado.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Local: SESC Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000.


Contamos com a sua presença!

Atenciosamente,

Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.

Pinturas roubadas de Picasso são encontradas em Belgrado


 
Picasso

 Dois quadros de Picasso roubados em 2008 foram localizados em Belgrado, segundo informou o ministro do Interior sérvio, Ivica Dacic, nesta quarta-feira. As peças são "Tête de cheval" (1962) e "Verre et pichet" (1944), avaliadas em milhões de dólares, segundo declarou Dacic à agência de notícias Tanjung.

 Os dois quadros foram roubados de uma exposição no centro cultural da localidade suíça de Pfaffikon, embora sejam propriedade do Museu Sprengel de Hannover, na Alemanha.
 Dacic declarou que as pinturas foram localizadas pelo serviço sérvio de luta contra o crime organizado em cooperação com a Polícia suíça. A Suíça solicitou à Sérvia a devolução dos quadros.

FUNDAÇÃO WARHOL FECHA CONSELHO DE AUTENTICAÇÃO


Warhol
Campbell's Soup I, 1968

Apesar de continuar a trabalhar no catálogo raisonné de Andy Warhol, o conselho de autenticação irá ser dissolvido em 2012. A decisão foi anunciada pela Andy Warhol Foundation depois de uma revisão estratégica dos seus objetivos. O encerramento do conselho de autenticação significa que mais dinheiro poderá ser aplicado em outras áreas, como o apoio a artistas.

Depois de duras críticas por ter gasto perto de 7 milhões de dólares defendendo um caso com o colecionador Joe Simon-Whelan, que acusou o conselho de “conspiração para retrair e monopolizar a compra e venda de obras de Andy Warhol no mercado”, a fundação chegou à conclusão que era demasiado caro continuar com disputas neste nível. Como consequência, a partir de 2012 o mercado deixará de poder “contar” com o conselho de autenticação da fundação.

BALANÇO DA FIAC: mercado de arte resiste à crise e mira na China

Marina Abramovic

Obra de Marina Abramovic em exposição na Luciana Brito Galeria, na FIAC 2011

O mercado de arte - cujo foco de consumo tem se direcionado cada vez mais para a China - não tomou conhecimento da crise financeira global e atrai cada vez mais colecionadores do mundo inteiro, conforme comprovou a Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC) de Paris, classificada por muitos galeristas como "a melhor dos últimos anos".

O ambiente em muitas das 168 galerias de 21 países presentes na Fiac, que abriu suas portas na quinta-feira no museu Grand Palais, oscilava neste fim de semana entre a satisfação e a euforia.

Apesar de a Fiac continuar sendo um mercado sobretudo europeu, os colecionadores da China já representam 33% das compras do mercado de arte, passando Nova York e Londres, que também aumentaram participação na Fiac este ano, disseram os organizadores do evento.

Fonte: AFP

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mestrado em Estética e História da Arte no MAC-USP


Agência FAPESP – O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) está com inscrições abertas até 27 de outubro para o curso de mestrado do programa de pós-graduação interunidades em Estética e História da Arte.
O programa tem por objetivo oferecer reflexão aprofundada a respeito da arte, sob o ponto de vista teórico, abrangendo aspectos estéticos, históricos, político-econômicos e críticos, além de fomentar as relações da pesquisa e da produção artística com a sociedade e estabelecer interações com outras áreas do conhecimento.
De natureza inter e transdisciplinar, o programa inclui as seguintes unidades da USP: o MAC, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Humanas (FFLCH).
O mestrado está dividido em quatro linhas de pesquisa: “Teoria e Crítica de arte”, que estuda os problemas do pensamento sobre o artístico; “Metodologia e Epistemologia da arte”, que pesquisa os fundamentos da História da Arte com metodologias capazes de demonstrar o alcance da investigação artística e seus desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento; “História e Historiografia”, que estuda as interações da arte com a história e a produção cultural; e “Produção e Circulação da arte”, abrangendo a produção e a circulação da arte na sociedade.
Ao todo, são oferecidas 21 vagas para ingresso no início de 2012.
Mais informações e edital: pgeha.vitis.uspnet.usp.br
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Cultura Livre SP 2012


Secretaria da Cultura abre inscrições para artistas e grupos interessados em fazer parte do programa.

Programa da Secretaria de Estado da Cultura recebe informações sobre projetos artísticos para avaliar possível inclusão na programação oficial
O Cultura Livre SP está cadastrando artistas e grupos que desejam participar do programa com projetos em qualquer tipo de linguagem artística. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura leva atividades gratuitas a sete parques e espaços públicos da capital, sempre aos finais de semana, até março do ano que vem.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.culturalivre.sp.gov.br. Para o cadastro, é necessário enviar uma sinopse do projeto/espetáculo, um histórico do artista ou companhia e das apresentações realizadas, além das necessidades técnicas básicas para a realização. Também é preciso indicar o endereço eletrônico de sites ou redes sociais em que esteja disponível material do grupo para visualização prévia.
Os projetos cadastrados passam a fazer parte de um banco de dados e serão avaliados pela equipe de produção do Cultura Livre SP, podendo ser posteriormente contratados para integrar a programação oficial. O processo é igual ao já adotado na seleção de trabalhos para a Virada Cultural Paulista.
O programa
O Cultura Livre SP, realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, tem a proposta de levar programação cultural gratuita para espaços ao ar livre da cidade de São Paulo. As atividades acontecem em sete locais: Parques do Tietê, Villa Lobos, Juventude, Guarapiranga, Horto Florestal, Zoológico e Praça da Esperança do Hospital das Clínicas.
Até o fim do ano, 250 atividades serão programadas, incluindo shows e apresentações musicais, dança, teatro, circo, performances, oficinas e espaços interativos. Todas as informações sobre o Cultura Livre SP estão disponíveis no site www.culturalivre.sp.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Cultura

Concurso de Fotografia “Cidades Históricas de Minas Gerais”


O Sinduscon-MG, o Seconci-MG e o PASI uniram-se para revelar talentos da fotografia mineira, através de um concurso destinado a fotógrafos amadores, que premiará com uma câmera digital Kodak (14MP) a melhor foto de cidades históricas de Minas Gerais. As melhores imagens vão ilustrar o Calendário Sinduscon-MG – Seconci-MG – PASI 2012. Envio do material até 31 de Outubro de 2011.
Só serão aceitas fotografias digitais, tiradas em qualquer época, de autoria do participante e cada candidato poderá enviar quantas fotos quiser. Pessoas não poderão aparecer em primeiro plano nas fotos, ou seja, com o rosto nitidamente exposto e identificável. Não serão aceitas fotografias entregues pessoalmente. O material deverá ser enviado até o dia 31 de outubro para o e-mail: marketing@pasi.com.br, junto com uma ficha de inscrição anexa ao regulamento do concurso.
Fontes: Assessoria de Comunicação do Sinduscon-MG / Banco Cultural