concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 23 de outubro de 2011

a poesia de Yu Xuanji em imagens - grupo OKA

Exposição A poesia de Yu Xuanji em imagens

Júlio Cezar Durigan, excelentíssimo vice-reitor no exercício da reitoria, tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição de
artes visuais A poesia de Yu Xuanji em imagens, com obras produzidas por artistas plásticos do Grupo Oka, com curadoria de Oscar D' Ambrosio, a partir de poemas do livro da poeta chinesa Yu Xuanji, publicado pela Editora Unesp, a realizar-se às 8h30, no dia 27 de outubro de 2011 no saguão de entrada da Reitoria. A exposição é uma iniciativa da parceria Proex - Pró-reitoria de Extensão, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, Instituto Confúcio da Unesp e Editora Unesp.

Artistas participantes

Grupo Oka: Eiji Yajima, Eduardo Schamó, Fátima Lourenço, M. Clarice Sarraf, Marinês Takano, Marli Takeda, Matiko Sakai, San Bertini, Sheila Oliveira, Shizue e VPadin
Artista convidada: Neide Marcondes de Faria

Exposição A poesia de Yu Xuanji em imagens

O objetivo dsta mostra é divulgar o lançamento pela Editora Unesp, em parceria com Instituto Confúcio na Unesp, do livro Poesia completa de Yu Xuanji por meio de uma exposição de artistas plásticas. Para iso, um grupo de artistas plásticos foi estimulado a produzirem imagens a partir dessa obra. Cada criador, nove do Grupo Oka mais uma artsita convidada, desenvolveu seu trabalho, obras de 40x40 cm em várias técnicas, a partir de um poema diferente. Junto à imagem gerada por cada artista, estará o texto em português e em mandarim.

O Grupo
Nascido a partir de um grupo que participou da exposição coletiva Dialogue I, realizada na China, em junho de 2010, o Grupo Oka, foi batizado a partir da idéia de gerar um espaço simbólico de reunião de uma “tribo” de artistas. Os trabalhos propostos vão desde a concretização de paineis coletivos até a discussão dos portifólios individuais de cada artista, assim como de questões da arte contemporânea, visando não só o aprimoramento individual e coletivo, como a participação em salões de arte e o instaurar de uma poética diferenciada. Neste ano, o Grupo realizou exposições no Metrô de São Paulo e na Praça Victor Civita, na Capital Paulista, além de mostras em Jundiaí e no Museu do Café em Botucatu.

O livro
A tradução de Poesia Completa de Yu Xuanji demorou dois anos, sendo a primeira vez que um poeta chinês tem sua obra completa traduzida no Brasil, e diretamente do mandarim, em edição bilíngue. Yu Xuanji (844 – 869 d.C.) é uma das principais poetas da Dinastia Tang (618 – 905 d.C.), considerada a “Idade de Ouro” da cultura e da poesia clássica chinesa. Esse período teve mais de 2.200 poetas - 190 deles mulheres.

Ex-concubina, monja taoísta e cortesã, Yo Xuanji era uma mulher de vida livre para os padrões da época. Sua poesia reflete seu espírito precursor, rompendo com a tradicional voz feminina associada à humildade e à submissão. Perseguida e acusada de assassinato, a poeta morreu aos 26 anos. Historiadores associam as condições de sua morte à polêmica gerada pelos conceitos libertários que disseminava.

Exposição: A poesia de Yu Xuanji em imagens

Artista: Grupo Oka
Local: Reitoria da Unesp
De: 27 de outubro a 11 de novembro
Horário de visitação: das 8h às 17h – de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Quirino de Andrade, 215 – Centro – São Paulo
Telefone: (11) 5627-0235
Faixa etária: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: