concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 31 de março de 2011

regulamento da 5ª BIENAL NACIONAL DE GRAVURA OLHO LATINO

PDF Imprimir E-mail  
Regulamento
Especificações técnicas: 

1- Finalidade:

1.1 - O Museu Olho Latino, em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia, promoverá a exposição denominada "5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino".
1.2 - O evento tem por finalidade:
. Reunir obras representativas dos diversos procedimentos da gravura
  contemporânea realizada no país.
. Expandir a apreciação cultural da arte contemporânea via apreciação e  
  divulgação da arte da gravura, para um público de várias faixas etárias.         
. Valorizar e incentivar a produção artística da arte da gravura.
1.3 - A Bienal Nacional de Gravura será formada pelas seguintes vertentes:
. Mostra de gravadores convidados.
. Mostra parcial do acervo nacional do Museu Olho Latino.
. Mostra de gravuras de artistas selecionados diretos, indicados pelo
  curador, e de selecionados aprovados pela comissão de seleção.
. Palestras, visitas monitoradas, exibição de vídeos e outros.

2 - Organização:

2.1 - A organização da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino – é do Museu Olho Latino em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia. A curadoria geral está a cargo do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, representando o Museu Olho Latino.


3 – Inscrições:

3.1 - As inscrições serão feitas em ficha própria (impressa ou fotocopiada) disponível no site www.olholatino.com.br. É imprescindível o completo preenchimento da mesma em letra legível.
3.2 - Poderão se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, desde que maiores de 18 anos.
3.3 - Requisito necessário para a inscrição: somente poderão se inscrever artistas que participaram de pelo menos três exposições (individuais e ou coletivas).
3.4 - Para a inscrição, a fim de compor o dossiê, cada artista deverá enviar a seguinte documentação:
. Ficha de inscrição devidamente preenchida em letra legível e assinada,  
  contendo os números do RG, CPF e PIS. (O número do PIS é necessário      
  para o caso de premiação em dinheiro a fim de efetuar o pagamento do
  Imposto de Renda correspondente).
. Cópia de documento (RG) que registre os dados pessoais (data de
   nascimento, etc.).
. Cópias de comprovantes de participação de três exposições (individuais e
   ou coletivas).
. Currículo sucinto do artista contendo: data de nascimento, formação e           
  principais participações artísticas. De modo opcional poderá ser inserido    
  catálogos e notícias sobre mostras realizadas e outras informações que
  achar conveniente.
3.5 - A inscrição poderá ser feita em um dos segmentos:
. Três gravuras numa das modalidades: gravura em relevo (xilo, lino);  
  gravura calcográfica; serigrafia; litografia e outras possibilidades de
  impressão.
. Instalação, vídeo ou proposta que tenha a gravura em evidência.
3.6 - O dossiê deverá conter fotos das gravuras que pretende expor, devidamente identificadas com dimensões das imagens e do papel (ou outro suporte), ano de execução, numeração da tiragem e valor de cada gravura. Outras fotos de trabalhos realizados poderão compor o conjunto de informações sobre o artista.
3.7 - Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, dos funcionários  e do público em geral.
3.8 - As obras e participações artísticas devem ser destinadas a um público sem restrição de idade.
3.9 - A inscrição deverá ser feita por meio de dossiê / proposta e a ficha de inscrição preenchida, acondicionados num envelope, a ser entregue, pessoalmente ou por correio, de 28 de março a 25 de abril 2011, até às 17 h, no seguinte endereço:
      Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”
      Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas
      Estância de Atibaia, SP –
      CEP: 12941-650.
3.10 - O dossiê e a respectiva ficha de inscrição entregues e postados até 25 de abril serão considerados para efeito de inscrição.
3.11 - O dossiê / proposta enviado para a inscrição do artista selecionado não será devolvido.
3.12 - O dossiê do artista não selecionado estará à disposição para retirada após o evento, no Museu Olho Latino em Atibaia, durante o mês de julho de 2011, no horário de expediente do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, na Estância de Atibaia, SP. Após esta data, o material estará à disposição do Museu Olho Latino que dará o destino que melhor lhe convier. Caso o artista não selecionado queira a devolução do dossiê / proposta, deverá enviar no ato da inscrição o envelope já endereçado para a devolução (com os respectivos selos).


4 - Comissões de Seleção e Premiação:

4.1 - Será composto um júri de seleção a fim de selecionar os participantes para o evento e outro de premiação, podendo ou não ser o mesmo da seleção, com membros de reconhecida competência no campo das artes visuais.
4.2 - A seleção será feita através da análise do dossiê / proposta e documentação de fotos, fotocópias, projetos e ou vídeos.
4.3 - As decisões das Comissões de Seleção e Premiação são irrecorríveis, facultando ou não conceder prêmios e distinções honoríficas.
4.4 - Todos os artistas selecionados serão comunicados por e-mail nos dois primeiros dias úteis após a decisão dos jurados e o resultado da seleção será publicado no site do Museu Olho Latino (www.olholatino.com.br).


5 - Participações:

5.1 - O artista selecionado deverá enviar as gravuras sem molduras, acondicionadas em canudo ou em suporte adequado para transporte para o Museu Olho Latino. Quanto às instalações e propostas, o artista poderá ser chamado para montar sua obra no período a ser marcado, cujos materiais específicos necessários para a montagem serão de responsabilidade do artista. Caso necessite, o artista deverá enviar as obras juntamente com as instruções para a montagem das obras.
5.2 - Deverão acompanhar as obras os seguintes dados: a) nome do artista; b) título da obra; c) técnica utilizada; d) ano da execução; e) e demais informações pertinentes.
5.3 - Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos especiais deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período do evento, bem como a manutenção dos mesmos.
5.4 - Caberá ao artista selecionado entregar ou enviar suas obras aceitas para a 5ª Bienal Nacional de Gravura até 07 de maio de 2011, às 17h, no Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”, na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas, Estância de Atibaia, SP - CEP: 12941-650.
5.5 - O artista selecionado receberá certificado de participação.
5.6 - Os artistas que tiverem suas obras selecionadas, automaticamente, autorizam a veiculação das mesmas em meios de comunicação de modo geral.
5.7 - Participarão da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino – os artistas inscritos que tiverem suas propostas selecionadas pelo júri de seleção; os artistas selecionados diretos indicados pelo curador; os artistas convidados; e os artistas com obras do Acervo Olho Latino escolhidas para compor a seção história das Bienais de Gravura Olho Latino.



6 - Prêmios:

6.1- As gravuras dos artistas selecionadas diretos e dos artistas selecionados pela comissão de seleção concorrerão a prêmios aquisitivos no valor total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a ser distribuído, conforme a decisão do júri de premiação. Observação: os valores mencionados sofrerão descontos obrigatórios, conforme taxa de dedução do IR.
6.2 - Somente receberá premiação em dinheiro o candidato selecionado que tiver preenchido a ficha contendo os documentos em ordem: RG, CPF e o número do PIS. A documentação é importante para que se possa fazer o pagamento correspondente do Imposto de Renda.
6.3 - Outros prêmios poderão ser distribuídos conforme atribuição do júri de premiação.
6.4 - As obras que receberem prêmio aquisitivo serão incorporadas ao Acervo Olho Latino.
6.5 - Os artistas selecionados diretos e os selecionados pela comissão de seleção concorrerão a prêmios.
6.6 - As mostras de gravadores convidados e a da parte nacional do acervo Olho Latino não concorrerão a prêmios.



8 - Mostras do evento:

8.1 - A abertura da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino - será em 14 de maio de 2011, às 20h, no Museu Olho latino - Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret - Al. Lucas Nogueira Garcez 511 - Estância de Atibaia, SP. 
8.1 - As mostras acontecerão no Museu Olho Latino e no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia, SP.
8.2 - Outras mostras e participações poderão integrar a 5ª Bienal Nacional de Gravura em outros locais e cidades.



9 - Disposições Gerais:

9.1 - Ao se inscrever, o artista aceita todas as disposições deste regulamento. 
9.2 - A participação no evento implica na aprovação automática de que as obras sejam fotografadas e filmadas para veiculação na mídia a fim de divulgar o evento. Todo o material enviado, DVDs, textos, projetos, fotos, e outros, das obras e trabalhos artísticos selecionados poderão ser usados e reproduzidos para a divulgação do evento em qualquer tipo de meio de comunicação.
9.3 - É vedada aos artistas participantes a retirada das obras durante o evento.
9.4 - O envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, sendo que o Museu Olho Latino e a Secretaria de Cultura não se responsabilizam por danos que os trabalhos sofram, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza também durante todo o período da exposição.
9.5 - As despesas de envio e retirada das obras ocorrerão por conta do artista. As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidas mediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, para que a mesma retire as obras do local, após o término do evento, no mês de julho de 2011, com frete pago pelo artista.
9.6 - A Prefeitura da Estância de Atibaia e o Museu Olho Latino terão zelo e cuidado no manuseio das obras, mas não se responsabilizam  por eventuais danos que os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanharem os mesmos.
9.7 - A Comissão de Seleção e a Comissão de Premiação são soberanas e autônomas nas decisões dos critérios adotados. O resultado do evento será irrecorrível.
9.8 - Fica a cargo do Museu Olho Latino decidir sobre o destino das obras e dos dossiês que não forem retirados após o término da exposição, durante o mês de julho.
9.9 - A Comissão Organizadora da Bienal rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos deste Regulamento. O ato da inscrição implica automática e plena concordância com as normas deste Regulamento.
9.10 - Os casos omissos deste regulamento serão decididos pelo Museu Olho Latino e pela Secretaria de Cultura e Eventos.

10 – Realização e apoio:

10.1 - A realização da 5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino - é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia. É um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010. 



Cronograma:

Inscrições: de 28 de março a 25 de abril de 2011
(de terça-feira a sábado, das 9h às 17h)

Resultado da seleção: 02 de maio

Recepção das obras selecionadas: de 02 a 07 de maio

Abertura: 14 de maio, às 20h

Período da mostra: de 14 de maio a 25 de junho

Local: Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”

Endereço: Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – Estância de Atibaia, SP - CEP: 12941-650.

Telefone: (11) 4412-7776.

Regulamento, ficha de inscrição e informações: www.olholatino.com.br

Realização e Apoio: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010.

ficha de inscrição - clique aqui
regulamento - clique aqui

programação do SES POMPÉIA PARA ABRIL 2011


ARTES VISUAIS E NOVAS MIDIAS _ Abril

Especial
VIRADA CULTURAL 2011
Entre os dias 16 e 17 de abril, o evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o Sesc SP, propõe 24h ininterruptas de cultura. Em sua 7ª edição, além da região central da cidade, a Virada conta ainda com atividades nos museus, teatros e centros culturais. Confira a programação que o Sesc SP preparou. Escolha e participe. Sesc Pompéia: Virada de Reis e Rainhas. Vire a madrugada conosco.

Light Painting no Beco
[GR] [boulevard 2] [livre]
O público será convidado a se autorretratar com luzes de lanterna utilizando a técnica fotográfica light painting. Não é necessário se inscrever.
Orientação: Coletivo BWF Fotografia e Arte.
Dia 16 e 17. Sábado e domingo. Das 20h de 16/04 às 5h de 17/04.


Vídeo virado à paulista - parte 1
[GR] [INTERNET LIVRE] [14 ANOS]
Para quem acha pouco 24 horas de Virada Cultural, que tal eternizá-la em vídeos? Esta oficina propõe-se como um espaço para produção e edição de vídeos, tendo como gancho esse grande evento que ocupa diversos espaços da cidade. Para se preparar para registrar a Virada, acontecerão dois encontros que apresentarão noções básicas de vídeo, como dicas, soluções e estilos de captação. Todo o material captado no evento poderá ser trabalhado na parte 2 deste curso. Recomenda-se que os interessados tragam seus próprios equipamentos que registrem vídeo, como câmeras fotográficas digitais, filmadoras ou celulares. Orientação: CarlosCarlos.
Inscrições pessoalmente a partir das 10h do dia 02/04 nas Oficinas de Criatividade.
Duração: 2 encontros. 20 vagas.
Dias 09 e 10. Sábado e domingo, das 14h às 18h.


Video virado à paulista - Parte 2  [GR] [INTERNET LIVRE] [14 ANOS]
Para quem acha pouco 24 horas de Virada Cultural, que tal eternizá-la em vídeos? Esta oficina propõe-se como um espaço para produção e edição de vídeos,tendo como gancho esse grande evento que ocupa diversos espaços da cidade. Se você aproveitou a Virada para fazer filmes e registros em vídeo, é chegada a hora de organizar esse material e mostrar para o mundo. Mesmo sem ter participado da primeira parte deste curso, você pode participar dessa segunda etapa para aprender e praticar técnicas de edição de som e imagem, montagem, criação de efeitos e finalização. Também serão abordadas estratégias para divulgação dos vídeos na Internet em videoblogs e webTVs. Todos os vídeos estarão disponíveis em um único vídeoblog criado coletivamente. Recomenda-se que os interessados tragam seus próprios registros da Virada Cultural, além de equipamentos como câmeras fotográficas digitais, filmadoras ou celulares.

Orientação: CarlosCarlos.
Inscrições pessoalmente a partir das 10h do dia 02/04 nas Oficinas de Criatividade.

Duração: 13 encontros. 20 vagas.
De 19/04 a 02/06. Terças e quintas das 19h às 21h30.


ENTRE_VISTAS BRASILEIRAS: A FOTOGRAFIA VISTA POR SEUS AUTORES De março a junho o Sesc Pompéia reúne fotógrafos de diferentes regiões do país para que se conheçam suas produções, as conexões e articulações subjetivas que estabelecem a partir de seus locais de criação e produção. Os fotógrafos convidados são Jonathas Andrade (AL), José Albano (CE), Adenor Gondim (BA) e Luiz Santos (PE). Entrevistadora e mediadora Rosely Nakagawa. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.

José Albano (CE) [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou a carreira de fotógrafo em 1969 como retratista. Obteve o grau de mestre em fotografia pela Newhouse School of Public Communications da Syracuse University, de Nova Iorque. Produziu ensaios fotográficos e reportagens para o jornal O Povo, de Fortaleza. Atua na fotografia publicitária e desenvolve trabalho sobre causas ecológicas e preservação da identidade dos povos indígenas. Obteve Menção Honrosa no Nikon Photo Contest International 1992/1993, Tóquio, Japão.
Dia 16/04. Sábado, das 15h às 17h30.


Especial Dia Mundial do Pinhole
Evento internacional criado com o objetivo de promover e celebrar o ato de fotografar usando câmeras de orifício artesanais (pinhole). Inscrições com 30 minutos de antecedência nas Oficinas de Criatividade.
Orientação: Edison Angeloni

Super Observatório do Mundo Invertido
[GR] [INTERNET LIVRE] [10 ANOS]
A Sala da Internet Livre se transformará numa grande câmera de orifício para observação e compreensão da formação da imagem dentro da câmera fotográfica.
Dias 20, 21, 23 e 24/04. Quarta, quinta, sábado e domingo, das 12h30 às 13h30.

Câmara Obscura Portátil [GR] [INTERNET LIVRE] [10 ANOS]
Confecção de uma pequena câmera obscura, possibilitando observar imagens projetadas em seu interior. Nessa técnica são utilizados materiais simples e de fácil manuseio como papel e cola.
Dias 21 e 23/04. Quinta (feriado) e sábado, das 13h30 às 15h.

Pinhole na lata [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]

Esta atividade permite entender o surgimento da fotografia e de seu princípio técnico. Com a câmera feita de lata os participantes fazem fotos e aprendem sobre a formação da imagem, a construção da câmera fotográfica e o processo químico da revelação da imagem em laboratório fotográfico.
Dias 9, 10 e 24/04. Sábado e domingo, às 10h e às 14h. Dia 24/04. Domingo (feriado), das 14h às 16h30.

Postagem das fotos do Dia Mundial Pinhole [GR] [INTERNET LIVRE] [10 ANOS]
Digitalização e publicação das imagens produzidas durante as oficinas de pinhole no site do evento mundial [www.pinholeday.org].  
Dia 24/04. Domingo, das 16h30 às 18h.


AULAS ABERTAS




Inscrições com 30 minutos de antecedência nas Oficinas de Criatividade.


Desenho – Aprendendo a ver [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Exercícios práticos sobre o ato de ver. A partir da observação de um objeto simples, será exercitada a percepção, a apreensão da forma, a representação e os limites do objeto a ser representado.
Orientação: Nazareno.
Datas e horário: Dias 2/04 e 30/04. Sábado, das 15h às 17h30.

Desenho – Texturas [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Realização de exercícios visando à exploração de diversos padrões de texturas, seus usos na criação e aplicação em desenhos, utilizando materiais variados e comparando suas possibilidades e resultados.
Orientação: Nazareno.
Datas e horário: Dias 3/04 e 1/05. Domingo, das 15h às 17h30.

Desenho – Linha [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Realização de uma série de desenhos/exercícios figurativos e abstratos objetivando a exploração das possibilidades da linha como potência formadora da imagem.
Orientação: Nazareno.
Datas e horário: Dia 16/04. Sábado, das 15h às 17h30.

Desenho – Memória [GR] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Exercícios comparativos entre o objeto real e o mesmo objeto desenhado via memória. Também será trabalhado o imaginário coletivo através da proposição da realização de desenho de um evento conhecido ou de uma experiência coletiva. Orientação: Nazareno.
Datas e horário: Dia 17/04. Domingo, das 15h às 17h30.




 

Jogos Livres [GR] [INTERNET LIVRE] [LIVRE]
Venha conhecer jogos livres, que você pode baixar, copiar e distribuir, como jogos de ação, MMORPG, aventura, corrida, puzzles, entre outros.

Orientação: Soldado e Rencka.

Datas e horários: 02, 16, 17 e 30/04, 01, 07 e 08/05. Sábados e domingos, das 13h às 15h.



MINICURSOS
Inscrição pessoalmente a partir das 10h do dia 2/04, nas Oficinas de Criatividade.

Modelagem em Torno [$] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Os participantes aprenderão algumas técnicas de uso do torno elétrico, fazendo intervenções, como cortes diferenciados, recriando formas nas peças.
Orientação: Eng Goan.
Duração: 3 encontros.

Dias 6, 13 e 20/04. Quarta, das 14h30 às 17h.


Esculturas leves em Paper Clay  [$] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 ANOS]
Técnicas para construção de esculturas irregulares e areadas (vazadas) em argila especial. Orientação: Eng Goan. Duração: 3 encontros.

Dias 6, 13 e 20/04. Quarta, das 19h às 21h30.


Moldes de Gesso para Argila [$] [OFICINAS DE CRIATIVIDADE] [16 anos]
Técnicas de confecção de moldes em gesso para imprimir forma e volume às placas de argila. O processo criativo acontece a partir do conhecimento das propriedades, tipos e composição do material. Duração: 2 encontros.
Orientação Eng Goan.
Dias 7 e 14. Quintas, das 14h30 às 17h (turma 1); Dias 8 e 15. Sextas, das 19h às 21h30.


MANUAL DE INSTRUÇÕES - SOFTWARE LIVRE [GR] [INTERNET LIVRE] [16 ANOS]

A proposta é mostrar uma série de programas livres de utilização cotidiana, que funcionam em diferentes plataformas e sistemas operacionais e que podem ser baixados gratuitamente. Orientação: Rafael Machado. [Inscrições a partir das 10h do dia 2/04, nas Oficinas de Criatividade.]

Instalação Linux
Apresentação dos fundamentos envolvidos na utilização do Desktop do sistema operacional livre e gratuito Linux. Serão mostradas as diferentes distribuições e instalações de aplicativos livres, navegadores de arquivos e web, visualizador de imagens, mensageiros instantâneos, tocador de mp3, reprodutores de vídeo e etc. Duração: 9 encontros. 15 vagas.

De 06/04 a 06/05. Quartas e sextas, das 19h30 às 21h30.


BR Office [GR] [INTERNET LIVRE] [14 anos] 
Oficina que visa introduzir ao ambiente BROffice - pacote de aplicativos livres para escritório. Os participantes irão aprender a utilizar as ferramentas para editar textos, planilhas e apresentações.
Orientação: Rafael Machado
Duração: 9 encontros. 20 vagas.
De 26/04 a 06/04. Terças, Quartas e sextas, das 17h30 às 19h.




3ª NET [GR] [INTERNET LIVRE] [3ª Idade]
Programação voltada para a terceira idade que apresenta os princípios básicos de utilização do computador e da Internet. Orientação: Rosana De Martino. Inscrição pessoalmente a partir das 10h do dia 1/04, na Central de Atendimento.

Módulo I
Atividades para quem nunca teve contato com o computador, com apresentação de seus componentes, funções e utilização de programas. Inscrição somente para novos alunos.

Duração: 4 encontros. 15 vagas.

De 12 a 15. Terça a sexta, das 15h30 às 17h30.



Módulo II
Indicado somente para quem tem noções básicas ou já participou do Módulo I, apresenta aos participantes aplicativos para edição de texto e imagens.

Duração: 4 encontros. 20 vagas.

De 05 a 08. Terça a sexta, das 15h30 às 17h30.


Módulo III
Introdução ao uso da Internet com navegação e criação de emails. Indicado somente para quem tem noções básicas ou já participou do Módulo II.

Duração: 4 encontros. 20 Vagas.

De 26 a 29. Terça a sexta. Das 15h3-0 às 17h30.



Módulo Especial Edição de fotografias on-line
Oficina voltada quem já participou do módulo III da 3ªNET e quer aprimorar seu conhecimento. Será apresentado como manipular fotografias, modificar as cores, redimensionar a imagem, adicionar efeitos, molduras, desenhos e textos.

Duração: 2 encontros. 15 vagas.
Dias 19 e 20. Terça e quarta, das 15h30 às 17h30.


DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2011
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, data indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), atividades que promovem a saúde integram as ações do SESC SP. A programação propõe uma reflexão por meio de atividades educativas e culturais que apontam novas possibilidades para uma vida saudável.

Desvendando os Vírus [GR] [INTERNET LIVRE] [12 ANOS]
Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, a Internet Livre promove um minicurso para tratar de um tema tão polêmico e controverso: os vírus virtuais. As ameaças vindas da Internet podem causar alguns danos ao computador e a conteúdos postados na rede. Saiba como surgiram os primeiros vírus, o que eles provocam e como podemos nos prevenir de certos ataques.
Orientação: Rafael Nunes.
Duração: 4 encontros. 15 vagas.
De 05/04 a 08/04. Terça a sexta, das 17h30 às 19h.


Videos virais e os fenômenos da Internet! [GR] [INTERNET LIVRE] [12 ANOS]



O incrível universo dos vídeos da Internet transforma, da noite para o dia, anônimos em celebridades! Este minicurso é voltado para os que querem entender sobre produção e distribuição de vídeos na Internet, e criar seus próprios vídeos. Serão apresentadas desde realizações de usuários comuns, que produzem com suas câmeras amadoras, até vídeos realizados por artistas.



Orientação: Eduardo Salvino.

Duração: 5 encontros. 15 vagas. 16 anos.

De 05/04 a 19/04. Terças e quintas, das 19h às 21h30.
Local: Internet Livre do SESC Pompeia
Inscrições nas Oficinas de Criatividade.




Fique ligado
Você pode se inscrever em mais de um dos cursos oferecidos na Internet Livre, mas em apenas um dos cursos oferecidos pelas Oficinas de Criatividade. Porém, fique atento: você pode participar de um curso nas Oficinas e de outros na Internet Livre.






SERVIÇO

OFICINAS DE CRIATIVIDADE

Horário de Inscrição
Terça a sexta, das 13h às 17h30 e das 18h30 às 22h.
Sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Valores minicursos
R$ 28,00 para interessados em geral.
R$ 14,00 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante;
R$ 7,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes.


INTERNET LIVRE

Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 12h às 21h30. 
Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 18h.
Com apresentação de RG ou documento com foto.

Navegação Livre
Agendamento para navegação com apresentação de RG ou documento com foto.

Válido para 30 minutos, realizado com 5 minutos de antecedência por ordem de chegada. Nos horários programados para cursos e oficinas o uso do espaço é exclusivo para inscritos.

Terça a sexta, das 12h às 14h.







Atenciosamente,

Oficinas de Criatividade
SESC Pompeia
Fone: 3871-7700
www.sescsp.org.br

IMAGENS PELO JAPÃO - projeto Tsunami

 vejam os trabalhos nessa página

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingiu o Japão.
Um dos quatro maiores terremotos da história.

Artistas da comunidade, apoiados por escritores e ilustradores de quadrinhos de todo o mundo se reuniram em torno de  Jean-David Morvan e Sylvain Runberg para o projeto Tsunami.

A idéia é recolher o máximo de desenhos de qualidade, a fim de realizar um leilão para a angariação de fundos a ser realizado em 30 de abril na Galeria Arludik, em Paris. Todo o dinheiro arrecadado irá para as vítimas do terremoto. O leilão será seguido por uma exposição e um livro que deve sair 08 de setembro, cujo lucro das vendas será oferecido a uma organização para as pessoas afetadas pelo desastre.

Divulgue à vontade !
tradução livre: MRPPereira



On March 11, 2011, a magnitude 9 earthquake hit Japan.
One of the four largest earthquakes in history. 
Artists from the community, joined by comic book writers and illustrators from all around the world rallied around us, Jean-David Morvan and Sylvain Runberg to form the Tsunami initiative.
We want to collect a maximum of quality drawings in order to hold a fund-raising auction on April 30th at Galerie Arludik in Paris. All the money we’ll raise will go to the earthquake’s victims. The auction will be followed by an exhibition and a book due out September 8, whose benefits will be offered to an organisation for people affected by the disaster.
Feel free to spread the word!
Translation : Reuno
El proyecto Tsunami naciò de un movimiento comùn y simultaneo, en las redes sociales y en las comunidades, bajo la iniciativa de Jean-David Morvan, Sylvain Runberg, Aurélie Neyret, Kness & Made asi que toda la comunidad CFSL.net (http://CFSL.net). Agradecemos especialmente a Rémi Maynègre, primero en ilustrar el tema y que trabaja activamente hoy en dia para ayudar a las victimas a recibir ayuda o a evacuar las zonas de desastre.
La idea principal es de poner en pràctica un conocimiento en comùn para poder ayudar de forma eficaz a las victimas de la catàstrofe mediante tres medios principales:
-Un remate, organizado gracias a la colaboraciòn de la galerìa Arludik (http://www.arludik.com/) en Paris, de dibujos originales realizados para la ocasiòn y cuyos beneficios seràn otorgados a una asociaciòn de apoyo a las victimas de la catàstrofe.
-La creaciòn de un compendio colectivo cuyos beneficios seràn igualmente otorgados a Give2Asia (http://www.give2asia.org/) – Apariciòn prevista septiembre 2011.
La realizaciòn de una exposiciòn itinerante para difundir nuestra acciòn. 
Traduction : Santiago Montiel

quarta-feira, 30 de março de 2011

Expostais 2011 - Brasília



O grupo de gravadores Gravura em Foco lançará o catálogo Expostais 2011, no Restaurante Carpe Diem, na CLS 104 Bl D Lj 01, Asa Sul Brasília/DF, em 31 de março de 2011 às 19h. A exposição ocorrerá de 1º a 15 de abril, no Espaço Cultural Terraço Panorâmico do Aeroporto Internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek, com visitação gratuita e classificação indicativa livre.
Em sua segunda edição, o catálogo Expostais 2011 traz como tema a Arquitetura e o Urbanismo de Brasília e retrata em xilogravuras e ponta seca s/ acrílico os espaços públicos, os monumentos, os palácios, entre outras construções da Capital Federal. Cada artista apresentará cinco postais inéditos.

Evento: Lançamento do Catálogo Expostais 2011 – Arquitetura e Urbanismo de Brasília
Data: 31 de março de 2011
Horário: 19 horas
Local: Restaurante Carpe Diem – CLS 104 Sul Bl. D Loja 01 Asa Sul, Brasília/DF
Número de páginas: 80p                                      
Valor: R$ 25,00

Evento: Exposição Expostais 2011 – Arquitetura e Urbanismo de Brasília
Data: 1º a 15 de abril de 2011
Horário: 24 horas, todos os dias, com visitação gratuita e classificação indicativa livre
Local: Espaço Cultural Terraço Panorâmico do Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek

Informações: gravuraemfoco@gmail.com e 8111-4979