concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 31 de março de 2011

regulamento da 5ª BIENAL NACIONAL DE GRAVURA OLHO LATINO

PDF Imprimir E-mail  
Regulamento
Especificações técnicas: 

1- Finalidade:

1.1 - O Museu Olho Latino, em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia, promoverá a exposição denominada "5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino".
1.2 - O evento tem por finalidade:
. Reunir obras representativas dos diversos procedimentos da gravura
  contemporânea realizada no país.
. Expandir a apreciação cultural da arte contemporânea via apreciação e  
  divulgação da arte da gravura, para um público de várias faixas etárias.         
. Valorizar e incentivar a produção artística da arte da gravura.
1.3 - A Bienal Nacional de Gravura será formada pelas seguintes vertentes:
. Mostra de gravadores convidados.
. Mostra parcial do acervo nacional do Museu Olho Latino.
. Mostra de gravuras de artistas selecionados diretos, indicados pelo
  curador, e de selecionados aprovados pela comissão de seleção.
. Palestras, visitas monitoradas, exibição de vídeos e outros.

2 - Organização:

2.1 - A organização da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino – é do Museu Olho Latino em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia. A curadoria geral está a cargo do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, representando o Museu Olho Latino.


3 – Inscrições:

3.1 - As inscrições serão feitas em ficha própria (impressa ou fotocopiada) disponível no site www.olholatino.com.br. É imprescindível o completo preenchimento da mesma em letra legível.
3.2 - Poderão se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, desde que maiores de 18 anos.
3.3 - Requisito necessário para a inscrição: somente poderão se inscrever artistas que participaram de pelo menos três exposições (individuais e ou coletivas).
3.4 - Para a inscrição, a fim de compor o dossiê, cada artista deverá enviar a seguinte documentação:
. Ficha de inscrição devidamente preenchida em letra legível e assinada,  
  contendo os números do RG, CPF e PIS. (O número do PIS é necessário      
  para o caso de premiação em dinheiro a fim de efetuar o pagamento do
  Imposto de Renda correspondente).
. Cópia de documento (RG) que registre os dados pessoais (data de
   nascimento, etc.).
. Cópias de comprovantes de participação de três exposições (individuais e
   ou coletivas).
. Currículo sucinto do artista contendo: data de nascimento, formação e           
  principais participações artísticas. De modo opcional poderá ser inserido    
  catálogos e notícias sobre mostras realizadas e outras informações que
  achar conveniente.
3.5 - A inscrição poderá ser feita em um dos segmentos:
. Três gravuras numa das modalidades: gravura em relevo (xilo, lino);  
  gravura calcográfica; serigrafia; litografia e outras possibilidades de
  impressão.
. Instalação, vídeo ou proposta que tenha a gravura em evidência.
3.6 - O dossiê deverá conter fotos das gravuras que pretende expor, devidamente identificadas com dimensões das imagens e do papel (ou outro suporte), ano de execução, numeração da tiragem e valor de cada gravura. Outras fotos de trabalhos realizados poderão compor o conjunto de informações sobre o artista.
3.7 - Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, dos funcionários  e do público em geral.
3.8 - As obras e participações artísticas devem ser destinadas a um público sem restrição de idade.
3.9 - A inscrição deverá ser feita por meio de dossiê / proposta e a ficha de inscrição preenchida, acondicionados num envelope, a ser entregue, pessoalmente ou por correio, de 28 de março a 25 de abril 2011, até às 17 h, no seguinte endereço:
      Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”
      Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas
      Estância de Atibaia, SP –
      CEP: 12941-650.
3.10 - O dossiê e a respectiva ficha de inscrição entregues e postados até 25 de abril serão considerados para efeito de inscrição.
3.11 - O dossiê / proposta enviado para a inscrição do artista selecionado não será devolvido.
3.12 - O dossiê do artista não selecionado estará à disposição para retirada após o evento, no Museu Olho Latino em Atibaia, durante o mês de julho de 2011, no horário de expediente do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, na Estância de Atibaia, SP. Após esta data, o material estará à disposição do Museu Olho Latino que dará o destino que melhor lhe convier. Caso o artista não selecionado queira a devolução do dossiê / proposta, deverá enviar no ato da inscrição o envelope já endereçado para a devolução (com os respectivos selos).


4 - Comissões de Seleção e Premiação:

4.1 - Será composto um júri de seleção a fim de selecionar os participantes para o evento e outro de premiação, podendo ou não ser o mesmo da seleção, com membros de reconhecida competência no campo das artes visuais.
4.2 - A seleção será feita através da análise do dossiê / proposta e documentação de fotos, fotocópias, projetos e ou vídeos.
4.3 - As decisões das Comissões de Seleção e Premiação são irrecorríveis, facultando ou não conceder prêmios e distinções honoríficas.
4.4 - Todos os artistas selecionados serão comunicados por e-mail nos dois primeiros dias úteis após a decisão dos jurados e o resultado da seleção será publicado no site do Museu Olho Latino (www.olholatino.com.br).


5 - Participações:

5.1 - O artista selecionado deverá enviar as gravuras sem molduras, acondicionadas em canudo ou em suporte adequado para transporte para o Museu Olho Latino. Quanto às instalações e propostas, o artista poderá ser chamado para montar sua obra no período a ser marcado, cujos materiais específicos necessários para a montagem serão de responsabilidade do artista. Caso necessite, o artista deverá enviar as obras juntamente com as instruções para a montagem das obras.
5.2 - Deverão acompanhar as obras os seguintes dados: a) nome do artista; b) título da obra; c) técnica utilizada; d) ano da execução; e) e demais informações pertinentes.
5.3 - Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos especiais deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período do evento, bem como a manutenção dos mesmos.
5.4 - Caberá ao artista selecionado entregar ou enviar suas obras aceitas para a 5ª Bienal Nacional de Gravura até 07 de maio de 2011, às 17h, no Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”, na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas, Estância de Atibaia, SP - CEP: 12941-650.
5.5 - O artista selecionado receberá certificado de participação.
5.6 - Os artistas que tiverem suas obras selecionadas, automaticamente, autorizam a veiculação das mesmas em meios de comunicação de modo geral.
5.7 - Participarão da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino – os artistas inscritos que tiverem suas propostas selecionadas pelo júri de seleção; os artistas selecionados diretos indicados pelo curador; os artistas convidados; e os artistas com obras do Acervo Olho Latino escolhidas para compor a seção história das Bienais de Gravura Olho Latino.



6 - Prêmios:

6.1- As gravuras dos artistas selecionadas diretos e dos artistas selecionados pela comissão de seleção concorrerão a prêmios aquisitivos no valor total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a ser distribuído, conforme a decisão do júri de premiação. Observação: os valores mencionados sofrerão descontos obrigatórios, conforme taxa de dedução do IR.
6.2 - Somente receberá premiação em dinheiro o candidato selecionado que tiver preenchido a ficha contendo os documentos em ordem: RG, CPF e o número do PIS. A documentação é importante para que se possa fazer o pagamento correspondente do Imposto de Renda.
6.3 - Outros prêmios poderão ser distribuídos conforme atribuição do júri de premiação.
6.4 - As obras que receberem prêmio aquisitivo serão incorporadas ao Acervo Olho Latino.
6.5 - Os artistas selecionados diretos e os selecionados pela comissão de seleção concorrerão a prêmios.
6.6 - As mostras de gravadores convidados e a da parte nacional do acervo Olho Latino não concorrerão a prêmios.



8 - Mostras do evento:

8.1 - A abertura da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino - será em 14 de maio de 2011, às 20h, no Museu Olho latino - Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret - Al. Lucas Nogueira Garcez 511 - Estância de Atibaia, SP. 
8.1 - As mostras acontecerão no Museu Olho Latino e no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia, SP.
8.2 - Outras mostras e participações poderão integrar a 5ª Bienal Nacional de Gravura em outros locais e cidades.



9 - Disposições Gerais:

9.1 - Ao se inscrever, o artista aceita todas as disposições deste regulamento. 
9.2 - A participação no evento implica na aprovação automática de que as obras sejam fotografadas e filmadas para veiculação na mídia a fim de divulgar o evento. Todo o material enviado, DVDs, textos, projetos, fotos, e outros, das obras e trabalhos artísticos selecionados poderão ser usados e reproduzidos para a divulgação do evento em qualquer tipo de meio de comunicação.
9.3 - É vedada aos artistas participantes a retirada das obras durante o evento.
9.4 - O envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, sendo que o Museu Olho Latino e a Secretaria de Cultura não se responsabilizam por danos que os trabalhos sofram, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza também durante todo o período da exposição.
9.5 - As despesas de envio e retirada das obras ocorrerão por conta do artista. As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidas mediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, para que a mesma retire as obras do local, após o término do evento, no mês de julho de 2011, com frete pago pelo artista.
9.6 - A Prefeitura da Estância de Atibaia e o Museu Olho Latino terão zelo e cuidado no manuseio das obras, mas não se responsabilizam  por eventuais danos que os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanharem os mesmos.
9.7 - A Comissão de Seleção e a Comissão de Premiação são soberanas e autônomas nas decisões dos critérios adotados. O resultado do evento será irrecorrível.
9.8 - Fica a cargo do Museu Olho Latino decidir sobre o destino das obras e dos dossiês que não forem retirados após o término da exposição, durante o mês de julho.
9.9 - A Comissão Organizadora da Bienal rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos deste Regulamento. O ato da inscrição implica automática e plena concordância com as normas deste Regulamento.
9.10 - Os casos omissos deste regulamento serão decididos pelo Museu Olho Latino e pela Secretaria de Cultura e Eventos.

10 – Realização e apoio:

10.1 - A realização da 5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino - é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia. É um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010. 



Cronograma:

Inscrições: de 28 de março a 25 de abril de 2011
(de terça-feira a sábado, das 9h às 17h)

Resultado da seleção: 02 de maio

Recepção das obras selecionadas: de 02 a 07 de maio

Abertura: 14 de maio, às 20h

Período da mostra: de 14 de maio a 25 de junho

Local: Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”

Endereço: Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – Estância de Atibaia, SP - CEP: 12941-650.

Telefone: (11) 4412-7776.

Regulamento, ficha de inscrição e informações: www.olholatino.com.br

Realização e Apoio: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010.

ficha de inscrição - clique aqui
regulamento - clique aqui

Nenhum comentário: