concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de julho de 2011

ANAPANA - pássaros


 
Exposição Individual de Anapana
 "PASSAROS"
no Mercearia São Roque
à convite de Black Linhares

Dia 11 de Julho de 2011
segunda feira a partir das 19 H
Rua Amauri 35

Anapana

            Um especial sentir

            A relação da artista plástica Anapana com a natureza é visceral. Existe um sentir e um respirar que se torna evidente em cada composição, seja em tinta acrílica ou criada em programas de computador. Nas obras desta exposição, desenhadas com o mouse, ela consegue manter o gesto do desenho para gerar um panorama em que a percepção predomina.
            Dois temas conduzem a narrativa do seu pensar o mundo. Os coqueiros surgem com suas múltiplas possibilidades visuais. Não se trata apenas de um conjunto de verdes, mas principalmente de um universo de ondulações de folhas que vão se mexendo ao sabor do vento e do olhar.
            A artista também cria interpretações de pássaros com muita personalidade e graça. Cada um tem uma particularidade e se relaciona diferentemente com o espaço, com suas asas muitas vezes funcionando como solenes mantos, plenos de energia e de movimento.
            As imagens de Anapana têm como característica essencial a sensibilidade de ver e conviver com a natureza. Ela traz plantas e animais para as suas telas sem solenidade. Há bom humor e bom gosto com a singeleza da verdadeira arte, aquela que recria o mundo, pois enxerga cada folha ou cada pássaro como se o visse pela primeira vez.

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em  Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

                                    

Nenhum comentário: