concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 11 de novembro de 2017

Mostra A Construção do Patrimônio apresenta reflexão sobre a preservação do patrimônio no Brasil - CCRJ

Foto: Juliana Chalita

 Dica de passeio gratuito para os feriados: Caixa Cultural Rio de Janeiro reúne mais de 150 obras de importantes acervos brasileiros.

Até o dia 22 de dezembro, a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro recebe a exposição A Construção do Patrimônio, que apresenta mais de 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas, montando um panorama de importantes momentos da história das políticas públicas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio. O projeto tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Realizada pelo Instituto Pedra, a mostra faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do IPHAN, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e promoção do patrimônio cultural na América Latina.

A exposição é dividida em 12 ambientes. Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho. Além de importante acervo documental do IPHAN do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros.

Uma reflexão sobre a ideia de patrimônio poderá ser uma das mais potentes metáforas dos brutais desafios que vivemos no nosso tempo, diante da dificuldade e necessidade de projetar o nosso futuro”, afirma o curador Luiz Fernando de Almeida.
 
***Fotos de obras para download: https://goo.gl/wWLL7r

***Fotos da exposição, por Juliana Chalita:
https://drive.google.com/drive/folders/0ByAvbKEoQPRObzVwTlpGaG5PdUE

Serviço:
A Construção do Patrimônio
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Visitação: até 22 de dezembro de 2017
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Ficha técnica:
Realização: Instituto Pedra
Curadoria: Luiz Fernando de Almeida
Curador-adjunto: Henrique Lukas
Expografia: José Luiz Favaro
Produção executiva: TZM Entretenimento (Marione Tomazoni)
Apoio: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Instituto Pedra:
O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos baseada em São Paulo. Fundado em fevereiro de 2013, o instituto desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural.  Seu objetivo é realizar intervenções e leituras que valorizem este patrimônio, gerando conhecimento com enfoque integrado e considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial. Para mais informações, acesse o site www.institutopedra.com.br.

fonte:

. Concurso Internacional Asisa Foto 2017

 
Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do concurso internacional de fotografia Asisa Foto, promovido anualmente pela Fundação Asisa. A participação é aberta a fotógrafos profissionais e amadores de qualquer parte do mundo, em quatro categorias: Livre, Infância e/ou Maternidade, Natureza, Sorriso.
Cada autor pode participar em uma ou várias categorias, com uma coleção ou série de cinco a sete fotografias digitais em cada uma delas.
Dentre os quatro vencedores de cada categoria, será escolhido o grande vencedor do concurso, que vai ganhar ainda a produção e organização de uma exposição que ficará em cartaz ao longo de um ano nos diferentes centros da Asisa pela Espanha.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 15 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 6 mil euros e medalhas de ouro para o vencedor de cada categoria, além de seis prêmios de 500 euros para cada categoria.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2AqFP5Q

Grand Prix Fotofestiwal 2018

Estão abertas as inscrições para o Grand Prix Fotofestiwal 2018, convocatória do festival de fotografia que será realizado durante o mês de junho de 2018, em Łódź, na Polônia. A participação é aberta a fotógrafos profissionais e amadores de qualquer nacionalidade e faixa etária.
Cada participante pode enviar um ou dois projetos com dez a vinte fotografias (únicas ou série).
Os dez finalistas terão seus trabalhos expostos durante o festival em Łódź, que recebe mais de vinte mil espectadores anualmente.
O Grand Prix Fotofestiwal foi criado em 2001 como um dos primeiros eventos fotográficos na Polônia.
CRONOGRAMA
– Inscrições: 26 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: 25 euros para cada projeto
– Premiação: 10 mil złotys (cerca de R$ 8.500).

– Regulamentos: http://bit.ly/2j8wL1r

8ª Ação de Natal da GALERIA TINA ZAPPOLI - artistas Marinho Neto, Felipe Góes, Cabral e Maria Tomaselli - PoA - RS



Inline image 1

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Convocatória Garagem #3 fotografia



Atualmente, fotógrafos e editores têm sofrido com a censura na internet diante das mais diferentes publicações. Muitas vezes, imagens artísticas e até históricas, como a icônica foto "Napalm Girl", são arbitrariamente censuradas por redes sociais como o Facebook.
Para debater essa questão, o Resumo Fotográfico está abrindo as inscrições para a terceira edição da Convocatória Garagem com a temática “Censuradas”. A convocatória tem por objetivo reunir obras fotográficas que foram alvo de censura nas redes sociais para uma mostra virtual que terá abertura no site da Galeria Garagem, no dia 2 de dezembro.
Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18dezoito anos, de qualquer nacionalidade cuja língua oficial seja o português. Cada participante pode enviar até três fotografias no formato JPG, com resolução de 1500 pixels no lado maior, sem montagem (marca, moldura ou censura).Serão selecionadas vinte e quatro obras no total.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 26 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: os autores das três fotografias mais populares no site da galeria serão premiados com um curso no canal iPhoto Play.

– Regulamento: http://bit.ly/2zBZ6UT

Exposição: Dissensos - SP

 
casacontemporanea
 
 

Lambes na Laje #7 - SP



Lambes na Laje é uma feira que explora o formato de lambe-lambe. A cada edição apresenta trabalhos de até sessenta artistas. O projeto está na sua 7º edição e acontecerá mais uma vez no Red Bull Station, no dia 2 de dezembro, das 11 às 22h e terá entrada livre.
Os artistas interessados em participar da próxima edição deverão inscrever seus trabalhos que serão submetidos a seleção da curadoria.
Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros, que produzem lambes. O tamanho e técnica são livres, desde que sejam lambe lambes. Cada artista deve apresentar no mínimo de duas artes com pelo menos dez reproduções de cada.
Os artistas de São Paulo deverão estar presentes na montagem e efetuar as vendas. Os artistas de fora de São Paulo devem enviar seus lambes que serão vendidos pela organização. Caso não sejam vendidos, os lambes serão enviados de volta ao artista, com taxa de correio a ser paga pelo mesmo na sua cidade.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 14 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: o artista fica com 75% das vendas.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2AoXyKT

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA RESIDÊNCIA NA ESCOLA ENTRÓPICA - SP


Com o objetivo de apoiar a formação de jovens artistas, o Prêmio EDP nas Artes propõe, em sua 6ª edição, uma Residência Artística na Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake, a ser realizada entre março e julho de 2018.

Dois artistas selecionados, de 18 a 27 anos, serão contemplados com passagens, hospedagem na cidade de São Paulo por quatro meses e bolsa integral para os cursos, grupo de estudos e acompanhamento artístico com professor-orientador da Escola Entrópica.

 
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

29ª Rio Bikoo-Ten


29ª Rio Bikoo-Ten
Galeria Antonio Berni, 
Instituto Cultural Brasil Argentina
Praia de Botafogo, 228 sobreloja, Rio de Janeiro

Coquetel de Abertura: 13/11/2017, 19h às 22h
Exposição: 14/11/2017, 12 às 18h; 16 a 23/11/2017, 10 às 18h.Apoio Institucional: Consulado Geral da República Argentina, Instituto Cultural Brasil-Argentina e Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Apoio Cultural: Renmei (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil-Japão, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Soy, Restaurante Scotton.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Concurso de Fotografia Construindo Vidas Melhores



Em sintonia com a missão de ajudar as pessoas a melhorar suas condições de vida e os países a alcançar o desenvolvimento sustentável, o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) no Brasil e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançam o Concurso de Fotografia “Construindo Vidas Melhores” com a finalidade de captar a essência do desenvolvimento sustentável em imagens.
Focado nos impactos positivos que uma infraestrutura de qualidade pode causar nas vidas das pessoas, o concurso é divido em três categorias: Infraestrutura Urbana, Inclusão social e Diversidade e Soluções Sustentáveis.
Podem participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores maiores de dezoito anos. Cada participante poderá enviar até duas fotografias coloridas, de sua autoria, por categoria.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 12 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 1.000 para o 1º colocado em cada categoria e bolsas para cursos de fotografia online para o 2º e 3º colocado.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2iAJ5U0

4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas


Estimulando a produção fotográfica e aliando-se ao crescente interesse da população por essa vertente artística, a Incubadora de Artistas realiza anualmente o BIT! Festival de Fotografia, desde 2014. Dentro do festival, a associação abre um espaço para a participação de fotógrafos profissionais e amadores, através de edital.
As inscrições para o 4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas já estão abertas. A cada ano, o evento traz uma temática diferente, e a desta edição será o “O Nu na Fotografia”, que propõem uma reflexão sobre as interpretações e significados desse gênero artístico.
Podem inscrever-se artistas nacionais e internacionais, residentes ou não no Brasil com idade mínima de dezoito anos e cada participante poderá inscrever até três imagens. As fotos selecionadas farão parte da exposição do 4º BIT!, que terá início dia 9 de dezembro, na Incubadora de Artistas.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 12 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: prêmio de R$ 1.000 para três artistas selecionados.

– Inscrições: http://bit.ly/2Aorerz

Prêmio Hellerau de Fotografia 2018


Organizado pelo European Center for the Arts Dresden, o Prêmio Hellerau de Fotografia está aberto para inscrições de retratos e séries fotográficas, ambas analógicas e digitais. Esta edição tem como tema “Presença”, buscando retratar pessoas em um sentido amplo, em uma gama de trabalhos que pode ir desde ensaios nus a fotografias de grupo.
As fotografias podem ser editadas e devem ser inscritas em formato digital na primeira parte da seleção. Podem participar pessoas acima de dezoito anos, de qualquer nacionalidade.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 12 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: 20 euros por foto ou 30 euros por série de até dez fotos.
– Premiação:€ 5000 euros para 1º lugar; € 2000 e € 3000  para 2º e 3º lugar; residência artística de 4 semanas no Centro paras as Artes Hellerau para o 4º lugar.

– Inscrições: http://bit.ly/2zixAv1

terça-feira, 7 de novembro de 2017

exposição PIGMENTO - PARTE 2017 - SP

casacontemporanea
 
 
PARTE 2017 reúne 45 galerias de arte, coletivos de artistas e projetos solos em seu sétimo ano em São Paulo. Principal feira de arte com foco em arte contemporânea e novos talentos, a PARTE é o ponto de encontro entre o que há de mais interessante na arte contemporânea.

Na PARTE a informação está à disposição de todos. As obras expostas são identificadas com o nome do artista, a técnica utilizada e o preço. A edição 2017 marca a estreia de novas seções e projetos apresentando grupos independentes de artistas, e o Pigmento (SP) participa dessa primeira edição.
 
 

Prêmio Internacional de Fotografia Humanitaria Luis Valtueña



Promovido pelo Médicos del Mundo (MdM-Spain), o Prêmio Internacional de Fotografia Humanitaria Luis Valtueña, está com inscrições abertas para a sua XXI edição.
O objetivo é incentivar fotógrafos a apresentarem seus trabalhos que jogam luz sobre problemas humanitários ao redor do mundo. Podem participar da competição fotógrafos amadores e profissionais de qualquer nacionalidade, maiores de dezoito anos.
As imagens devem estar relacionadas ao seguintes temas: ação humanitária, cooperação internacional, exclusão social, violações de direitos humanos, conflitos armados, desastres naturais, grupos de refugiados e imigrantes ou outras populações excluídas socialmente.
Cada participante pode enviar um máximo de dez fotografias, sejam eles parte de uma série ou não. As obras devem ter sido realizadas entre janeiro de 2016 e outubro de 2017, que não tenham sido apresentadas em edições anteriores serão aceitas. As fotografias devem ser enviadas em formato digital.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: € 6000 euros para o vencedor desenvolver um projeto de fotografia.

– Edital: http://www.medicosdelmundo.es/premioluisvaltuena/?page_id=35

Residência Artística Barda del Desierto – Muralistas


A Residência Artística Barda del Desierto chega à sua quinta edição. Desde 2014 ela ocupa o espaço físico da Escuela Primaria Nº 135 em Contralmirante Cordero, Rio Negro, Patagônia/Argentina. Sua arquitetura é transformada para abrigar outros hábitos e práticas em suas muitas atividades. Os artistas selecionados vivem por três semanas na escola e as salas de aula são transformadas em quartos/ateliês individuais. O pátio, o SUM (Salón de Usos Multiples) e a cozinha são lugares de encontros e trocas de aprendizagem; são também espaço para workshops, oficinas, leituras de portfólio, projeções de filmes e palestras, inclusive, a céu aberto, nas quais participam convidados: artistas, visitantes e membros da comunidade.
A Escola está localizada no limite do espaço urbano, próximo ao canal de irrigação que define o vale e o separa do deserto. Em edições anteriores, como uma espiral, os artistas participantes circularam pela geografia cultural deste território e dedicaram seus olhares e pesquisas para essa vasta, rica e imensa paisagem, sua história e cultura, mantendo uma convivência intensa com a comunidade.
Como uma maneira prestigiar o espaço que nos acolhe e abrindo espaço ao Arte Mural, BDD #2018 convida ARTISTAS VISUALES MURALISTAS de América latina para apresentar um projeto a ser realizado dentro do espaço físico da Escuela Primaria Nº 135.
Barda del Desierto, abre a convocatória para a seleção de um projeto de mural que será parte da quinta edição da Residência Artistica BDD #2018, a ser realizada durante o mês de janeiro/2018 na localidade de Contralmirante Cordero, Província de Rio Negro, Patagonia Argentina. O objetivo é criar uma obra Mural dentro do espaço físico da Escola Primaria Nº 135 – que possa proporcionar uma leitura sensível acerca dos espaços educativos, os sistemas de transmissão de conhecimento, a relação entre os cidadãos, a geografia cultural e seu entorno. O mural pode ser realizado na parede do SUM (podendo ser na área interna ou externa) e terá um tamanho de cerca de 90m2. Barda del Desierto fornece o material necessário para a realização do trabalho.
A chamada é destinado a artistas visuais muralistas, argentinos e estrangeiros de América Latina.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: residência artística de três semanas.

– Edital: http://bit.ly/2AoaCQP
;

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Virada Cultural 2018


Um dos maiores eventos do calendário cultural nacional, a Virada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, está recebendo propostas de projetos artísticos e culturais para integrar a sua 14ª edição, marcada para os dias 19 e 20 de maio de 2018, na cidade de São Paulo/SP. Por meio de um formulário específico, poderão ser enviados projetos que serão analisados por uma comissão curadora, cujos membros ainda serão anunciados.
O objetivo do chamamento é ampliar ainda mais a pluralidade da Virada Cultural, sendo esta uma das características mais marcantes do evento. Serão analisadas propostas de quaisquer áreas da cultura: música popular e erudita, dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, espetáculo infantil, cultura popular, artistas de rua etc e direcionadas para públicos de todas as idades.
Ao longo de sua história, a Virada Cultural aliou programação diversificada, de qualidade, com acesso gratuito a toda a população.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 10 de dezembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não, somente exposição, festa de abertura, catálogo colorido e divulgação na imprensa.

– Inscrição: http://bit.ly/2y84Lxn

1ª edição Feira Trinca - Canoas RS


A convocatória tem como intenção convidar artistas, escritores e artesãos para participação da primeira edição da Feira Trinca. O objetivo é reunir artistas independentes, autodeclarados negros, tendo em vista estabelecer um cenário autoral de narrativas e artes visuais. O evento será realizado no Espaço Multicultural da Universidade La Salle e integra a programação da instituição para a Semana de Consciência Negra, juntamente com a Exposição Fotográfica: Identidade e Memória Afrodescendente, entre outras atividades.
A ideia é reunir criadores e artistas independentes e compartilhar suas produções com a comunidade e públicos interessados.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Inscrição: http://bit.ly/2hfmMGK