concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de março de 2017

Palestra na Fundação Ema Klabin revela a visão artística dos Pintores Viajantes ' SP



Frans Post - Vista de Olinda 1650 Acervo Ema Klabin                Imagem:  Divulgação
Encontro aborda a produção de pintores dos séculos XVII até o início do século XX
 
Na palestra “Pintores Viajantes e Viajantes Pintores”, Ana Beatriz Demarchi Barel abordará os pintores que viajaram para o Brasil ou para outros países e revelaram por meio da pintura, novos territórios, povos, costumes e paisagens até então pouco conhecidos ou desconhecidas. O encontro acontece na Fundação Ema Klabin no dia 18 de março, às 11h. As inscrições estão abertas pelo site http://emaklabin.org.br/pintores-viajantes-e-viajantes-pintores/
Ana Beatriz Demarchi Barel tem pós-doutorado em História pela USP, é docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG, pesquisadora residente da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP e doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle.

Serviço:
Palestra Pintores Viajantes e Viajantes Pintores,  Ana Beatriz Demarchi Barel
Data: Sábado, 18/03
Horário: 11h às 13h
Investimento:  R$ 35,00 
Vagas: 30
Informações e/ou inscrições pelo site:    http://emaklabin.org.br/pintores-viajantes-e-viajantes-pintores/   ou pelo tel: (11) 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin  - Endereço:  Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Não há estacionamento no local 

quinta-feira, 9 de março de 2017

TOQUE instalação em processo – autoria compartilhada - mostra Mais que Humanos. Arte no Juquery - SP







TOQUE
instalação em processo – autoria compartilhada 

Permanece no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas até 28 de abril de 2017


A obra faz parte da mostra Mais que Humanos. Arte no Juquery 


"A instalação TOQUE embaralha categorias, reunindo mais de uma centena de autorretratos de pessoas com e sem formação artística, videntes e pessoas sem visão, pacientes psiquiátricos, entre outros."



Veja e leia em
http://projeto-toque.blogspot.com.br/
http://www.butantan.gov.br/cultura/museus/museuemilioribas/Paginas/mais-que-humanos.aspx

 

terça a sexta, das 9h às 16h30
R Tenente Pena, 100, Bom Retiro  11 26273881

palestra LUGARES DA MEMÓRIA - Oficina Cultural Oswald de Andrade - SP


exposição PERCURSOS E TRAJETÓRIAS - Grupo Angatuba - SP


contraponto - atividades em março - SP




Copyright © 2017 Contraponto 55, Todos os direitos reservados.
Nosso endereço é:
Rua Medeiros de Albuquerque, 55 - Vila Madalena
São Paulo/SP – CEP: 05436-065 – Brasil

Quer mudar a forma como recebe estes e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar sua inscrição nesta lista

37th Mini Print International of Cadaqués - envio de imagens até 30 de abril

The deadline to participate in the 37th Mini Print International of Cadaqués
has been extended to April 30, 2017.

http://www.miniprint.org

segunda-feira, 6 de março de 2017

evento ResistARTE - exposição do coletivo Piscina - SP


São Paulo, março de 2016 – A Galeria Recorte, salão de cabeleireiro e espaço multicultural na Rua Augusta, em São Paulo, promove a primeira edição do ResistARTE com diferentes atrações, todas lideradas por mulheres. Neste momento em que tanto se fala do empoderamento feminino e da luta pela equidade de gêneros, o salão promove o evento nos dias 7, 9, 10 e 11 de março, criando um espaço de reflexão sobre o tema e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Durante os quatro dias, a Recorte criará um espaço de diálogo e troca de informações sobre temas ligados a questões de gênero, raciais e LBGT, violência contra a mulher, equiparação de direitos, padrões estéticos e o retrato da mulher na mídia. Entre as atrações confirmadas estão o Coletivo Piscina, as atrizes Nina Santos, Valquíria Rosa, Agathá Hills, a banda Dizzy Queens, a cantora Milkee, entre outras.
Escolhidos de maneira estratégica, os dias de realização do evento não coincidem com a Marcha Mundial das Mulheres, que acontece na Praça da Sé, em celebração ao 8 de março. “Estamos vivendo um momento muito difícil, cercadas de ódio e ameaças, por isso, resolvemos reunir várias mulheres para que elas possam expor seus trabalhos, suas ideias e ao mesmo tempo refletir sobre o que pode ser feito para mudar essa situação”, afirma Anna Gadelha, sócia e proprietária da Galeria Recorte.
Para completar a programação, o Café Recorte trará um cardápio especial para o ResistARTE voltado para a saúde da mulher, com ingredientes como grão de bico, cardamono, brotos e cacau que minimizam os efeitos das alterações hormonais nas diversas fases da vida. A saciedade – física e emocional – virá cheia de sabor.
Confira a programação completa:
Dia 07 de março, a partir das 19h00
·         Abertura da exposição "Há algo aqui", organizada pelo Coletivo Piscina, plataforma criada pelas artistas Paula Franchi, Nataly Callai e Ana Luiza Fortes para reunir e mostrar o trabalho de mulheres artistas. Nessa exposição, focada em trabalhos de colagem, trará trabalhos das artistas Ana Hortides, Anaïs Karenin, Colla GG, Gabriela Sánchez, Isadora Fernandes, Juliana Coelho, Laíza Ferreira, Maíra Ishida, Mariana Destro e Singh Bean. Dá só uma olhada: http://cargocollective.com/piscina.
·         Perfomance 'Empresto meus Ouvidos', com a atriz Nina Santos, do Vagão Coletivo. Nina vai convidar o público falar e só ela irá ouvir sobre tudo que lhe vier à mente, desde denúncias, anúncios, fatos importantes ou amenidades. A performer adverte: estamos em um momento que quase ninguém mais ouve ninguém”.

Dia 9 de março, a partir das 19h00
·         Roda de conversa sobre desconstrução dos padrões de beleza. A atriz e educadora Valquíria Rosa e a editora de vídeos Thaís Mayume vão trocar ideias sobre como e porquê as mulheres devem se libertar das amarras do bela, recatada e do lar.

Dia 10 de março, a partir das 19h00
·         Perfomance com a atriz Agathá Hills. A artevista T de 23 anos vai trazer um pouco da poesia e da arte 'nascida e cultivada no gueto' para a Galeria Recorte. Atualmente no espetáculo Periferida, que conta as histórias de um menino gay que decide virar drag queen e de uma travesti. Agathá usa a arte como forma de lutar pela liberdade e segurança do povo T.

Dia 11 de março, a partir das 18h00
Shows:
·         MILKEE - A cantora paulistana feminista Milkee junta o hip hop com referências do rap. https://www.facebook.com/milkeeoficial/
·         DIZZY QUEEN e a banda Corazones Muertos farão um tributo para Joan Jett, ícone feminino e uma das fundadoras da banda The Runaways.https://www.facebook.com/dizzyqueenrock?fref=ts
·         MOITA é uma banda punk e hardcore feminista de São Paulo que discute temas como gênero, política, cidade, racismo, lesbofobia, luta antifascista e feminista.https://www.facebook.com/moitaband/

Confirme sua presença no evento até quinta-feira, dia 02 de março, com Nathália ou Rodrigo pelos telefones (11) 3097-9462 / 5083-4145 ou pelos e-mails nathalia@casadobomconteudo.com.br ou rodrigo@casadobomconteudo.com.br.

AGENDA
EVENTO “RESISTARTE”
Dias 7, 9 e 10 de março a partir das 19h00 e no dia 11, sábado, a partir das 18h00
Rua Augusta, 829 - São Paulo


SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o local também conta com um café com opções veganas e um salão de beleza.

CAIXA Cultural SP | Programação de 07 a 12/03/2017

   




Kinográficos - Mobilidade
De 11 de março a 07 de maio (terça a domingo), das 9h às 19h
Obras de grande porte, em formato de rolos que podem ser acionados mecanicamente pelo visitante. O projeto trará um workshop administrado pelo artista Feres Khoury, que é também professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Sua palestra encerra o ciclo didático e expositivo. No dizer do crítico Norval Baitelo, seu trabalho remonta a alguns dos mais antigos documentos de escrita: a forma da Torá, os rolos chineses de pintura, os papiros de Alexandria. Classificação indicativa: livre.




In natura
De 11 de março a 14 de maio (terça a domingo), das 9h às 19h
Exposição do mais recente projeto do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky, conhecido por seus trabalhos de forte apelo social e ambiental. Sua nova série fotográfica retrata a natureza a partir da fusão entre elementos figurativos e abstratos. Utilizando a câmera em movimento e sem qualquer manipulação posterior, o fotógrafo cria imagens poéticas de beleza dinâmica. A exposição traz cerca de 30 imagens em grandes formatos e marca a nova fase experimental do artista que tem mais de 40 anos de carreira. Além da exposição, o projeto prevê a realização da oficina "Além da Imagem" com o artista. Classificação indicativa: livre.




  J. Borges - 80 anos
De 11 de março a 07 de maio (terça a domingo), das 9h às 19h
Exposição em comemoração aos 80 anos de J. Borges - Patrimônio Vivo de Pernambuco -, um dos maiores gravadores do Brasil. A mostra apresentará sua trajetória trazendo trabalhos de diferentes épocas, além de 10 gravuras inéditas. Seus filhos gravadores também participarão da exposição com 2 (duas) gravuras em homenagem ao pai. Serão 30 xilogravuras e 10 matrizes originais e suas cores e cortes na madeira. Classificação indicativa: livre.




Aquilo que nos une
De 11 de março a 14 de maio (terça a domingo), das 9h às 19h
Mostra coletiva com obras de 26 renomados artistas "ligados pela costura". A exposição contará com obras de Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arthur Bispo do Rosário, Leonilson, Letícia Parente, Waltercio Caldas, entre outros. São artistas de diferentes gerações e regiões do Brasil que lidam de maneiras variadas com o ato de costurar. O projeto tem curadoria da crítica de arte Isabel Sanson Portella.  Classificação indicativa: livre.

Fotógrafo Lamberto Scipioni recebe prêmio da Comissão Europeia de Turismo



No próximo dia 12 de março, em Bruxelas,  o  fotógrafo Lamberto Scipioni  receberá  o prêmio do Concurso Europa de Jornalismo, promovido pela Comissão Europeia de Turismo (CET) e oferecido àqueles que desenvolveram trabalhos sobre o Velho Continente.

Scipioni desenvolveu  um trabalho sobre A vida de Mozart na República Tcheca. Não é a primeira vez que o fotógrafo é premiado pela CET. Recebeu, também, os prêmios de melhores foto-reportagens pela ETC nos anos 2007 e 2012. O primeiro com o tema Paris la nüit, e o segundo sobre a Semana Santa de Sevilha.
Como parte da premiação, os vencedores farão uma viagem para Bruges, Nice, Mônaco e Lisboa.
Sobre Lamberto Scipioni - Fotógrafo radicado no Brasil desde 1978, faz a triangulação entre Brasil-Itália-França. Seus ensaios fotográficos estão em publicações do Museu do Louvre,  e em livros de arte editados no Brasil, como Modernidade – Art Brésilien du 20ème siècle (Ministério dos Assuntos Estrangeiros da França, 1987), Artistas do muralismo brasileiro (Volkswagen, 1988), A mão afro-brasileira (Odebrecht, 1988), Pintores negros do oitocentos (Ed. MWM, 1989), A natureza na arte brasileira (Volkswagen, 1990), Slavik-Sculptures Évolutives (Edizioni Mazzotta, Milão, 1998), O Egito dos faraós (Coleção Museu do Louvre, Exposição FAAP, São Paulo, 2001) e L´Eternel Retour (Edizioni Mazzotta, Milão, 2003). Sua obra faz parte da coleção de fotografia do MASP - Museu de Arte de S∫ao Paulo.  Participou da Bienal de Veneza 2011, a qual comemorou o 150o. aniversário da Unificação da Itália. Dentre suas exposições individuais podemos destacar: em 1998 na Pinacoteca de São Paulo;em 2000 no  Centro Cultura Italo-Francese alle Stelline em Milão, em 2003 na Gallerie de La Chapelle de l´Humanité em Paris; em 2008 e 2009 nas Galerias da Caixa Cultural em São Paulo e Brasília e em em 2012 no SESC Vila Mariana.

chamada para pintores e desenhistas menores de 29 anos - A Novíssima Geração - Museu do Trabalho - PoA - RS

museu-lito-ad3-webbom540
 
 
 

“pintura e desenho - a novíssima geração”

O Museu do Trabalho promove de cinco em cinco anos a "A Novíssima Geração",
um projeto voltado aos jovens artistas que pintam e desenham.
 
Os critérios para participar são: 
1- Idade máxima de 29 anos. 
2- Residir em Porto Alegre ou Região Metropolitana.
3- Submeter seu trabalho a uma comissão de avaliação,
a qual decidirá os participantes da exposição.
As inscrições serão feitas no Museu do Trabalho dias 24, 25 e 26 de maio
Serão aceitos somente trabalhos nas técnicas de desenho e pintura,
em suportes planos, penduráveis nas paredes do museu.

O artista deve apresentar uma (1) obra (original),
com dimensões que não ultrapassem a 200 cm x 200 cm.
Mais um portfólio impresso que contenha no mínimo
três fotos de três outros trabalhos de sua autoria.

" pintura e desenho – a novíssima geração" escolherá o melhor artista
entre os selecionados para expor individualmente no Museu em 2018
Em breve todas as informações através da pág do Museu no Facebook:
 
 


 Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Centro Histórico, Porto Alegre
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h às 18h30

Máfia Líquida - Vilania Life Syle - PoA - RS



Concebida pelo híbrido de festa e coletivo de arte e design Máfia Líquida,
a exposição pretende revisitar o conceito de 'política abstrata' e vai reunir obras de
natureza gráfica compostas por peças em serigrafia e intervenções com spray. 

A Máfia Líquida possui extensa e diversa obra em experimentos gráficos,
englobando material de divulgação de shows e bandas da região do Vale dos Sinos,
além de cartazes políticos imaginários, intervenções urbanas, zines e projetos comerciais.
O coletivo é formado pelo artista visual Sergio Rodriguez, pelo designer Filipi Filippi 
e pelo quadrinista Diego Gerlach, além de agregar colaboradores ao longo dos projetos.
Abertura sábado, 18 de março, das 16h às 22h.

Galeria Ecarta Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre 
_________________



 *


 Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Centro Histórico, Porto Alegre
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h às 18h30

cursos no Museu do Trabalho - PoA - RS

museu-lito-ad3-webbom540
 
 

Cursos no Museu

Escultura com Caé Braga
Xilogravura com Gustavo Freitas
Gravura em Metal com Marcelo Lunardi
Litografia e Desenho com Paulinho Chimendes
Modelagem Criativa com Argila com Eduardo Martins
Teatro com a Casa de Teatro de Porto Alegre
 
Confira todas as infos e faça a sua inscrição no site do Museu:
 
 
 



 Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Centro Histórico, Porto Alegre
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h às 18h30

consórcios de fotografia e gravura do Museu do Trabalho - Imperdível

museu-lito-ad3-webbom540
 
 Inscrições abertas para os consórcios do Museu!
 
Participe de nossas promoções e tenha obras de arte originais nas paredes da sua casa
Por uma mensalidade de apenas R$ 100,00 você recebe uma obra por mês e ainda concorre em sorteios.
 
 
Consórcio de Fotografias
O Museu do Trabalho promove o Consórcio de Fotografias e lhe dá a oportunidade
de adquirir obras assinadas por importantes nomes da fotografia brasileira.
Participação já confirmada dos fotógrafos e artistas 
Rochelle Costi,
Eduardo Aigner, Fernanda Chemale, Daniel Sasso, 
Jailton Moreira e Nick Rands

Consórcio de Gravuras
Esta é a 23ª edição do já tradicional Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho.
Através do Consórcio você recebe uma gravura por mês e ainda concorre a outra por sorteio.
Em 2017 teremos a participação dos artistas 
Élida Tessler, Fabio Zimbres, Marta Penter,
Karen Axelrud, Júlio Castro, Téti Waldraff, Nara Amélia e o paulistano Zansky
Confira no site os planos disponíveis e garanta já a sua inscrição:







 Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Centro Histórico, Porto Alegre
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h às 18h30