concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de março de 2017

evento ResistARTE - exposição do coletivo Piscina - SP


São Paulo, março de 2016 – A Galeria Recorte, salão de cabeleireiro e espaço multicultural na Rua Augusta, em São Paulo, promove a primeira edição do ResistARTE com diferentes atrações, todas lideradas por mulheres. Neste momento em que tanto se fala do empoderamento feminino e da luta pela equidade de gêneros, o salão promove o evento nos dias 7, 9, 10 e 11 de março, criando um espaço de reflexão sobre o tema e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Durante os quatro dias, a Recorte criará um espaço de diálogo e troca de informações sobre temas ligados a questões de gênero, raciais e LBGT, violência contra a mulher, equiparação de direitos, padrões estéticos e o retrato da mulher na mídia. Entre as atrações confirmadas estão o Coletivo Piscina, as atrizes Nina Santos, Valquíria Rosa, Agathá Hills, a banda Dizzy Queens, a cantora Milkee, entre outras.
Escolhidos de maneira estratégica, os dias de realização do evento não coincidem com a Marcha Mundial das Mulheres, que acontece na Praça da Sé, em celebração ao 8 de março. “Estamos vivendo um momento muito difícil, cercadas de ódio e ameaças, por isso, resolvemos reunir várias mulheres para que elas possam expor seus trabalhos, suas ideias e ao mesmo tempo refletir sobre o que pode ser feito para mudar essa situação”, afirma Anna Gadelha, sócia e proprietária da Galeria Recorte.
Para completar a programação, o Café Recorte trará um cardápio especial para o ResistARTE voltado para a saúde da mulher, com ingredientes como grão de bico, cardamono, brotos e cacau que minimizam os efeitos das alterações hormonais nas diversas fases da vida. A saciedade – física e emocional – virá cheia de sabor.
Confira a programação completa:
Dia 07 de março, a partir das 19h00
·         Abertura da exposição "Há algo aqui", organizada pelo Coletivo Piscina, plataforma criada pelas artistas Paula Franchi, Nataly Callai e Ana Luiza Fortes para reunir e mostrar o trabalho de mulheres artistas. Nessa exposição, focada em trabalhos de colagem, trará trabalhos das artistas Ana Hortides, Anaïs Karenin, Colla GG, Gabriela Sánchez, Isadora Fernandes, Juliana Coelho, Laíza Ferreira, Maíra Ishida, Mariana Destro e Singh Bean. Dá só uma olhada: http://cargocollective.com/piscina.
·         Perfomance 'Empresto meus Ouvidos', com a atriz Nina Santos, do Vagão Coletivo. Nina vai convidar o público falar e só ela irá ouvir sobre tudo que lhe vier à mente, desde denúncias, anúncios, fatos importantes ou amenidades. A performer adverte: estamos em um momento que quase ninguém mais ouve ninguém”.

Dia 9 de março, a partir das 19h00
·         Roda de conversa sobre desconstrução dos padrões de beleza. A atriz e educadora Valquíria Rosa e a editora de vídeos Thaís Mayume vão trocar ideias sobre como e porquê as mulheres devem se libertar das amarras do bela, recatada e do lar.

Dia 10 de março, a partir das 19h00
·         Perfomance com a atriz Agathá Hills. A artevista T de 23 anos vai trazer um pouco da poesia e da arte 'nascida e cultivada no gueto' para a Galeria Recorte. Atualmente no espetáculo Periferida, que conta as histórias de um menino gay que decide virar drag queen e de uma travesti. Agathá usa a arte como forma de lutar pela liberdade e segurança do povo T.

Dia 11 de março, a partir das 18h00
Shows:
·         MILKEE - A cantora paulistana feminista Milkee junta o hip hop com referências do rap. https://www.facebook.com/milkeeoficial/
·         DIZZY QUEEN e a banda Corazones Muertos farão um tributo para Joan Jett, ícone feminino e uma das fundadoras da banda The Runaways.https://www.facebook.com/dizzyqueenrock?fref=ts
·         MOITA é uma banda punk e hardcore feminista de São Paulo que discute temas como gênero, política, cidade, racismo, lesbofobia, luta antifascista e feminista.https://www.facebook.com/moitaband/

Confirme sua presença no evento até quinta-feira, dia 02 de março, com Nathália ou Rodrigo pelos telefones (11) 3097-9462 / 5083-4145 ou pelos e-mails nathalia@casadobomconteudo.com.br ou rodrigo@casadobomconteudo.com.br.

AGENDA
EVENTO “RESISTARTE”
Dias 7, 9 e 10 de março a partir das 19h00 e no dia 11, sábado, a partir das 18h00
Rua Augusta, 829 - São Paulo


SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o local também conta com um café com opções veganas e um salão de beleza.

Nenhum comentário: