concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Concurso Fotográfico para Mulheres Fotojornalistas

Estão abertas as inscrições para o Anja Niedringhaus Courage In Photojournalism Award, premiação que celebra o trabalho de mulheres fotojornalistas que demonstram coragem, dedicação e habilidade, enquanto reportam as notícias através de imagens. A International Women’s Media Foundation (IWMF) criou o prêmio para homenagear a coragem e a dedicação da fotojornalista alemã Anja Niedringhaus, que morreu durante uma cobertura no Afeganistão, em 2014.
A participação é aberta a mulheres fotojornalistas de qualquer nacionalidade. As participantes devem enviar doze fotos que melhor representem o escopo e o estilo do trabalho, no contexto de ambientes de relatórios desafiadores. Seis fotos devem ter sido tomadas nos últimos dois anos. Cada imagem deve ser acompanhada de uma legenda que descreve local e a situação registrada.
Como parte da parceria da IWMF com a World Press Photo Foundation, a vencedora será anunciada publicamente e exibirá seu trabalho no World Press Photo Festival de Jornalismo Visual, em abril de 2018. Além disso, será concedida uma premiação em dinheiro no valor de Para saber mais sobre o Anja Niedringhaus Courage In Photojournalism Award, acesse o site do prêmio.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 19 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: US$ 20 mil em dinheiro.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2lSaAKn

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Workshop "Laboratório de Projetos Culturais" com André Aquino - mamam PE

O laboratório é um workshop com carga horária de 12h (quatro tardes), que oferecerá a produtores e artistas orientações e assessoramento para a consolidação de projetos culturais destinados a inscrição no Edital Funcultura Geral 2017/2018. Nele serão abordados o edital e seus documentos de referência; documentos sobre acessibilidade e democratização do acesso; bancos de projetos abertos à consulta  pública; além de bibliografia específica sobre produção cultural. Também serão discutidas e problematizadas as fragilidades mais frequentes encontradas nas diversas etapas de avaliação com vistas ao estabelecimento de estratégias eficientes de pontuação e consequente aprovação dos projetos.

André Aquino – gerente de formação e Artes Visuais – FCCR (2005 a 2019); membro da equipe de coordenação do SPA das Artes do Recife (2006 a 2009); docente e coordenador do bacharelado em Artes Visuais das Faculdades Integradas Barros Melo – FIBAM/AESO; membro da Comissão Técnica de Análise do Funcultura; membro da Comissão Deliberativa do Funcultura.

As inscrições serão feitas pelo Sympla. Acesse através do link: https://goo.gl/tVinY2.

Para maiores informações baixe a EMENTA DO WORKSHOP.
SERVIÇO
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)
Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife, Pernambuco, CEP: 50050 000
Horário de visitação: terça a sexta, das 12:00 às 18:00, sábados e domingos, das 13:00 às 17:00.
Entrada gratuita

AGENDAMENTOS
As visitas educativas são gratuitas. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito através do 81-3355-6871 ou pelo e-mail educmamam@gmail.com.

OI FUTURO - Processo de Seleção Nacional de Projetos Culturais 2018




Estão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Nacional de Projetos Culturais 2018, que visa à concessão de patrocínio financeiro incentivado pelas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura, em âmbito nacional. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados investe e apoia projetos artísticos de diversas naturezas, buscando iniciativas inovadoras que envolvam propostas originais dentro dos seguintes eixos:
- Cultura Digital: Disseminação de novas formas de expressão, dando às pessoas meios de remixar diferentes manifestações artísticas com o uso inventivo das tecnologias digitais.
- Cidades Colaborativas: Ocupação e ressignificação de espaços urbanos utilizando linguagens artísticas e processos coletivos de trabalho, apoiando a interação entre as pessoas e o aperfeiçoamento da dinâmica das cidades.
Os eixos acima pressupõem: Linguagens ainda não nomeadas, expressões híbridas, fusão de suportes, convergência de tecnologias (analógicas e digitais) produção colaborativa e cocriada.
Estão aptos a participar do Edital apenas proponentes Pessoa Jurídica. Não há limite de quantidade de projetos inscritos por Proponente.
Serão aceitos projetos ou Proponentes de todo o território brasileiro onde estejam vigentes Leis Estaduais de Incentivo à Cultura.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 12 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Patrocínio Cultural: sim.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2jh1NQp