concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 6 de novembro de 2021

expertise do design francês - École Intuit Lab - Expo CIEE

 

Em sua primeira participação na Expo CIEE, École Intuit Lab traz a expertise do design francês aos estudantes brasileiros


École Intuit Lab, escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com 20 anos de atuação no mercado de educação em cursos de design, chega ao Brasil e participa pela primeira vez da Expo CIEE Virtual, que acontece entre os dias 08 e 12 de novembro.

 

A instituição, que já atua sob o conceito de abrangência internacional e visão multicultural, com dois campi na França, em Paris e Marselha, três na Índia, em Mumbai, Kolkata, Nova Delhi e um na China, em Xangai, inicia sua atuação em São Paulo em 2022, onde serão ministrados cursos presenciais de formação e on-line de atualização profissional para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.

 

“O design está cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas e isso pôde ser visto durante a pandemia. Vivenciamos um universo virtual dentro no nosso mundo real. As interações são cada vez maiores e o mercado de design vem se destacando como um dos mais promissores. As empresas precisam desse profissional criativo dentro de seus processos”, comenta Guilherme Kujawski, coordenador acadêmico, da École Intuit Lab.

 

Na Expo CIEE Virtual, a École Intuit Lab apresentará aos estudantes brasileiros palestras de profissionais renomados do mercado, que abordarão temáticas e tendências relevantes do universo do design no mundo e sua relação com o Brasil, como desenvolvimento do potencial artístico e inovação.

 

Mercado brasileiro de Design

 

É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos 15 anos, mantém resultados estáveis e consistentes - a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.

 

Programação da École na Expo CIEE

 

08/11 – segunda-feira: Apresentação da escola e do corpo docente.

 

09/11 – terça-feira: Palestra: A carreira do artista de novas mídias, por Rejane Cantoni

A artista Rejane Cantoni demonstra, por meio de suas histórias, como os jovens podem se desenvolver nesta área e as oportunidades que encontram na profissão. Professora da École, ela é a idealizadora do projeto Floras, instalação evolutiva composta por 50 vídeos multiplicados quatro vezes. São 200 vídeos que interpretam a posição no espaço e se deslocam conforme se movem. Esse movimento gera uma fusão e novos outros movimentos o tempo todo.

 A profissional contará um pouco de sua trajetória no mundo do design exibindo suas obras e criações de cada momento de sua carreira.

      

10/11 – quarta-feira: Palestra: O que faz um profissional de design?

Giovanni Vannucchi, arquiteto e designer premiado internacionalmente explica a atuação de um profissional de design, as diversas oportunidades de carreira e as habilidades necessárias para alcançar o sucesso na área. Advisor da École no Brasil, é representante do país no júri de Design em Cannes e do Comitê da Bienal Ibero-americana de Design de Madrid (Espanha), cofundador da Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign), fundador e sócio da Oz Estratégia e sócio da Taba, um hub de profissionais da economia criativa

 

11/11 – quinta-feira: Palestra: O mundo dos games: expressividade e computação gráfica 3D em tempo real

Francisco Ortiz, o ChicOrtiz como é conhecido, entende o universo dos games como expressão artística, para além de um produto tecnológico. O que isso quer dizer? Como ser um profissional diferenciado em um mercado tão procurado e competitivo. ChicOrtiz atua desde 2005 no ensino de modelagem tridimensional e áreas afins, com ênfase em processamento gráfico em tempo real e prototipagem rápida. Trabalhou com o game designer sueco Eskil Steenberg, cujo trabalho é reconhecido pela criatividade. Realizou palestras e oficinas em diversas instituições como Blender Foundation (Holanda), SESC e SENAC SP, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Museu da Imagem e do Som (MIS). Trabalhou também com Quelsolaar (Suécia).

 

12/11 – sexta-feira: Palestra: A história da École Intuit Lab

Guilherme Kujawski, coordenador acadêmico, conta mais sobre a história da École pelo mundo, sua filosofia e metodologia de ensino, suas experiências ao redor do mundo por meio de seus campi e parcerias com universidades e agências de design. Kujawski é escritor, produtor cultural, jornalista e doutor em estética do ecodesign. O profissional já atuou em corporações como Itaú Cultural, Editora Abril, Editora Globo, NACE - Escola do Futuro – USP, Agência Fischer, MTV Brasil, Estadão, UX Writer, Carta Editorial, Editora Três, Istituto Europeo di Design - IED São Paulo.

 

 

Sobre a Expo CIEE Virtual

 

A Expo CIEE Virtual está em sua 2ª edição e a proposta do evento é conectar os jovens com o mundo do trabalho e mostrar a constante transformação desse mercado, além de orientar os jovens de como se preparar para ingressar no mercado de profissional. 

 

O evento é gratuito e on-line e contará com aproximadamente 100 palestras, estandes virtuais, entre eles, o da École Intuit Lab, além de oportunidades de estágio e aprendizagem.

 

Para participar das palestras no estande da École na Expo CIEE Virtual acesse: https://www.expociee.com.br/

 

Sobre os cursos de formação da École Intuit Lab

 

Comunicação Visual e Design Digital

Tecnologia e design juntos, liderando o mundo através de sua rápida transformação. No centro desta temática está o design de comunicação. Este programa de quatro anos prepara o aluno para carreiras em Direção de Arte, Design Digital, Estratégia de Marca e outras áreas criativas.

 

Arte e Design de Games

Uma inserção no processo de desenvolvimento de games, desde os fundamentos do design, para formar um profissional completo, pronto para atuar no setor. O programa de três anos contempla o conhecimento de softwares e técnicas, os ciclos de produção de jogos, assim como a especialização em arte e estética, com o propósito de formar profissionais criativos e capazes de acompanhar as constantes transformações.

 

Artes Visuais

Em um programa de quatro anos, o curso prepara o aluno para vivenciar os processos de um artista contemporâneo, capaz de canalizar sua criatividade e expressão visual para o compartilhamento de ideias e mensagens com o mundo. Além da gama de habilidades em diferentes tipos de mídia, ele desenvolverá sua prática pessoal e sua identidade como artista, por meio de aprendizado, estágio e exposição do trabalho.

 

Curso - Design & Comunicação – Atualização Profissional

 

No formato on-line, o curso Design & Comunicação – Atualização Profissional fornece uma compreensão profunda das estratégias de Branding, Design, Digital e Comunicação. As aulas são ministradas por profissionais do universo criativo, que preparam os alunos para o mundo do design e os transformam em profissionais capazes de atuar em equipes multidisciplinares de projetos design.

 

 

Sobre École Intuit Lab

 

École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campi na França, em Paris e Marselha, três na Índia, em Mumbai, Kolkata e Nova Delhi, um campus na China, em Xangai e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

 

Ao completar 20 anos, a escola implementa seu novo campus São Paulo, onde oferece três cursos de formação, que correspondem à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso Design & Comunicação - Atualização Profissional.

 

Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/


fonte:

fonte: Tamer Comunicação 

galeria do Instituto Zoravia Betiol - exposição das séries Divina Rima e Criaturas Voadoras

 


Álbum de Gravuras ENCONTROS - lançamento na Feira Miolos

 




Feira Miolos 2021, virtual. Dias 6 e 7 de novembro.  


Lançamento do álbum de gravuras "ENCONTROS", dia 7 às 17 horas. 
Projeto gráfico realizado em parceria com 12 artistas gravadores. A obra é composta por treze gravuras, estampas originais organizadas num álbum construído artesanalmente.

Saiba mais aqui
Projeto de Itinero Grapho