concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 21 de maio de 2015

linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço - EDITH DERDYK - SP

linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço

linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço

coordenação: EDITH DERDYK
 
A experiência de percorrer fisicamente os espaços - sejam eles públicos, privados, urbanos, rurais -   adotando o enunciado  "caminhar como prática estética", é uma prática que serviu como fundamento para a produção de muitos artistas,  projetos e coletivos (vide abaixo). Iremos investigar os modos de captar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo, o olhar e o espaço, caminhando pela cidade, utilizando o desenho, a escrita, a fotografia, o vídeo como instrumentos de registros das  observações  oriundas destas caminhadas.  

A cidade, em constante transformação física, se por um lado ainda abriga  algumas referências  que apontam para  uma memória coletiva – principalmente em bairros – por outro lado aponta para distintas percepções espaçotemporais, cujas configurações físicas estruturam novas relações afetivas e sociais.

A partir destas anotações e registros, iremos pesquisar tanto o levantamento de uma memória – pessoal, social, histórica, coletiva -  quanto o desenvolvimento de "projetos de  futuro”, imaginando intervenções públicas que atualizem nossa "idéia de cidadania”.  Também iremos desenvolver  cadernos e livros, que contenham todo  este processo narrativo.
 
A abordagem de  algumas questões conceituais e históricas tais como mapa X território, medidas  do corpo  x tempo X espaço, site specific X non-site, intervenção na paisagem,  registro X  imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual serão apresentadas com base na produção de artistas (entre  outros Richard Long, Hamish Fulton, James Turrell, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Michael Heizer, Situacionismo, Robert Morris; as experiências brasileiras do  Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Bruscki, Helio Oiticica, 3x3), através de textos e  imagens, visando gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.
 
Carga Horária: 15 horas
Datas: 13,20,27/06 e 04/07, sábados, das 10h às 13h.
Investimento: R$ 520,00, em duas vezes ou à vista com 5% de desconto.
Descontos especiais para estudantes: informe-se pelo telefone 2337-3015 ou pelo e-mail contato@casacontemporanea370.com.

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337 3015

quarta-feira, 20 de maio de 2015

África Africans - Museu Afro Brasil - SP


Museu Afro Brasil realiza encontro com artistas da exposição "Africa Africans"
O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove um encontro com os artistas convidados para a exposição Africa Africans, na próxima terça-feira, dia 26 de maio, a partir das 9h30. A mostra coletiva de arte contemporânea africana tem abertura marcada para o dia anterior (25), às 19h. O evento está ancorado na proposta do museu de valorizar a herança e as culturas africanas no Brasil e propõe uma reflexão acerca da atual produção artística do continente.
Além de realizar encontros semestrais com artistas cujas obras estão presentes no acervo e outros encontros e seminários vinculados às suas exposições, o Museu Afro Brasil promoveu, em 2011, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, cujo objetivo principal foi o de aprofundar o diálogo a respeito das formas e dos caminhos pelos quais a África se fez e se faz presente nas instituições museológicas do Brasil e do mundo. 
Com foco na arte contemporânea do continente, o “Encontro com os Artistas – Exposição Africa Africans” visa ampliar a discussão iniciada naquele primeiro Encontro. Os artistas irão dialogar com o público sobre suas trajetórias, obras e processos de criação. Com entrada gratuita, o evento ocorrerá em dois períodos, manhã e tarde. Os interessados devem se inscrever através de mensagem ao e-mail: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
O evento terá transmissão ao vivo pelo site do FORUM PERMANENTE
ABERTURA - Ablade Glover é o artista convidado para abrir o evento. Nascido na cidade de Acra (Gana), Glover se destaca como um dos mais importantes artistas e educadores do continente africano. Sua longa trajetória artística e educacional teve papel marcante no reconhecimento e valorização internacional da arte contemporânea africana, em especial através da atuação da Artists Alliance Gallery, galeria situada em sua cidade natal, fundada e dirigida pelo artista desde 1993.
No 1° encontro da manhã, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a obra e a trajetória de três artistas: Bright Ugochukwu Eke, Nnenna Okore e Naomi Wanjiku Gakunga.
Nigeriano, residindo atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, Bright Ugochukwu Eke já realizou várias exposições nos Estados Unidos e em diversos países da Europa e África.  O artista tem sido reconhecido por grandes instalações realizadas a partir de suas experiências autobiográficas, em especial, com relação aos efeitos provocados pela chuva ácida, tanto em si quanto no meio ambiente em seu país de origem.
Australiana de nascimento, Nnenna Okore passou grande parte da vida na Nigéria, onde teve como mentor o artista ganenseEl Anatsui, recém-anunciado vencedor do Leão de Ouro pela Bienal de Veneza. Atualmente reside em Chicago, onde é professora de Artes na Universidade de North Park. Por meio da transformação de materiais como jornais velhos, tecidos, fibras naturais e galhos, utilizando técnicas repetitivas e que exigem um trabalho intensivo, tais como tecelagem, torção, costura, tingimento, entre outras, a artista produz obras que assumem formas dramáticas e imprevistas, abordando criticamente questões relacionadas ao consumo e às culturas de reciclagem em algumas partes da Nigéria.
Naomi Wanjiku Gakunga cresceu entre o povo Kikuyu do Quênia e atualmente vive e trabalha em San Antonio, Texas. Usando em suas obras materiais não tradicionais, como as chapas de metal galvanizado, utilizadas por alguns povos de língua Swahili como material para construção de telhados e paredes, seu trabalho adere ao conceito de Jua Kali, uma expressão Swahili que se refere à ideia de efeitos criados a partir de coisas que foram descartadas.
PROGRAMAÇÃO VESPERTINA - No período do tarde, o artista plástico e fotógrafo londrino Bruce Clarke, filho de pais sul-africanos exilados na Inglaterra, falará sobre seu projeto Les Hommes debout (Os homens de pé), lançado em 2014 para marcar o 20° aniversário do genocídio dos Tutsi no Rwanda. A partir de grandes pinturas de figuras humanas, algumas com até 6 metros, o artista cria instalações nos espaços onde ocorreu o genocídio. Em sua obra, o artista busca um compromisso político com as inúmeras vítimas de violência de todo o mundo.
O encontro será encerrado pela apresentação dos artistas Dominique Zinkpé, Owusu-Ankomah e Soly Cissé, e por um debate final com o público.
Nascido na cidade de Cotonou, Dominique Zinkpè atualmente vive e trabalha em sua cidade natal e em Abomey, ambas no Benim. Seu trabalho percorre um complexo campo de experimentações e materiais, onde tanto questões autobiográficas e históricas, quanto as tradições de seu país, se mesclam por meio de uma poética politicamente envolvida com os problemas das populações africanas.
Soly Cissé é natural da cidade de Dakar, no Senegal, onde também vive e trabalha. Em suas pinturas, de caráter espontâneo e experimental, temas relacionados às tradições africanas e uma profusão de referências da contemporaneidade são articulados.
O terceiro artista a participar deste encontro é Owusu-Ankomah. Natural da cidade de Sekondi, em Gana, o artista reside desde 1986 em Bremen, na Alemanha. Por meio de suas pinturas, temas ligados à espiritualidade do artista são tratados a partir da utilização de um delineado traçado de robustas figuras masculinas, todas sobrepostas por símbolos tradicionais de diferentes culturas e significados.
Segue abaixo a programação completa do encontro:
PROGRAMAÇÃO - 26 de maio
MANHÃ
9h30: Recepção do público
10h: Abertura do Encontro -  Ablade Glover (Gana)
10h30-11h30: Encontro 1 - Bright Ugochukwu Eke (Nigéria), Naomi Wanjiku Gakunga (Quênia) e Nnenna Okore (Nigéria).
11h30-12h15: Debate
12h15-14h: Pausa para o almoço

TARDE
14h – 15h: Encontro 2 -  Bruce Clarke (Inglaterra / África do Sul)
15h-16h: Encontro 3 – Dominique Zinkpè (Benim), Owusu-Ankomah (Gana) e Soly Cissé (Senegal)
16h-17h: Debate final
17h: Café de encerramento do Encontro

O Encontro terá entrada gratuita e contará com um intérprete em Libras
Transmissão online : http://www.forumpermanente.org/
Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil
Gabriel Cruz: 3320-8940 – gabriel.cruz@museuafrobrasil.org.br
Salvador Corrêa Neto: 3320–8951 – neto.correa@museuafrobrasil.org.br
Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Jamille Menezes – (11) 3339 8243 – jmferreira@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 3339 8164 – rmbeltrao@sp.gov.br
MUSEU AFRO BRASIL
AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL | PARQUE IBIRAPUERA | PORTÃO 10
04094 050 | SÃO PAULO/SP | BRASIL | FONE 55 11 3320 8900

terça-feira, 19 de maio de 2015

tratado de vida e sobrevida - Vera Ferro - Campinas - SP

 

LAVORO 19 | ESPAÇO aberto + mercado OPHICINA + FOTO ESTENDIDA - SP

LAVORO 19 | ESPAÇO aberto + mercado OPHICINA + FOTO ESTENDIDA

Abertura da exposição coletiva LAVORO 19 + festa de 19 anos do espaço opHicina + mercado de arte.
Sexta, dia 22/5, a partir 19h | Sábado, dia 23/5, das 11h às 19h.
Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros

Exposição coletiva_LAVORO 19

Artistas convidados: Angela Di Sessa,   Bruno Sandini,   Carla Venusa,   Daniel Helene,  Daniel Malva,   Feco Hamburguer,   Fernando Costa Netto,   Flavia Tojal,   Herman Tacasey,   João  Carlos De Souza,   Luciana Mendonça,   Marcelo Greco,   Melissa Haidar,   Mônica Maia,   Orlando Pedroso,   Renato Stockler,   Roberto Vietri,   Rogério Fernandes e   Sylvia Diez.







Mercado OPHICINA_venda especial
espaço ophicina_fine art prints + molduras 60% off + publicações | DOC Galeria_fine art prints + fotografia para vestir + lambes | Marcos Pacheco_photo + design | Cintilla_acessórios | Annarantes_camisetas coleção lambe-lambe de vestir + brechó | Passarinha_produtos orgânicos | Cristal_camisetas + sandálias + bolsas + adornos.


FOTO ESTENDIDA_Exposição + troca de fotos.
Fotógrafos selecionados vão expor uma foto 30x40 Fine art print de sua autoria que será trocada por uma de outro fotógrafo, no término do evento.

BAR_mercado


Espaço Ophicina | Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros
estacionamentos próximos e também na praça benedito calixto

segunda-feira, 18 de maio de 2015

CURSO SANTEIRO NETINHO DE TRACUNHAÉM - SP




au revoir Brésil - Dominique Lecomte - SP




4ª. EXPO ARTISTAS PAULISTAS - CENTRO DE EVENTOS SÃO LUÍS - SP

4ª. EXPO ARTISTAS PAULISTAS
EXIBIÇÃO  DE  OBRAS  DE  PREMIADOS  ARTISTAS PLÁSTICOS
 
Regulamento e Ficha anexos

NO CENTRO DE EVENTOS SÃO LUÍS – 24/25/26JUNHO/2015. 
Realizada juntamente com o SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO. 
Realizada juntamente com o CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA. 
No melhor ponto da Capital, a região da Avenida Paulista. 
Rua Luís Coelho, 323, próximo à duas Estações do Metrô: 
Estação Consolação da Linha Verde. 
Estação Paulista da Linha Amarela. 
=  ENTRADA GRÁTIS  = 
  
Regulamento da Expo Artistas Paulistas 2015 
  
1-     Reservada para Artistas nascidos ou residentes em cidades do Estado de São Paulo. 
2-     O Autor deverá informar na Ficha de Adesão se deseja vender a sua obra. 
3-     Caso possa ser vendida, informar o valor líquido desejado para cada obra. 
4-     Os organizadores manterão atendentes no local para vigiar e atender os interessados. 
5-     Cada Artista pode apresentar dois dos seus trabalhos. 
6-     As telas deverão retratar a sua cidade ou região. 
7-     As telas ou molduras não poderão ter mais de Um Metro de largura. 
8-     Cada tela ficará num painel de 2,20m de altura  x  1,00m de largura. 
9-     Serão recusadas obras com outros temas ou com largura superior a pedida. 
10-              As obras somente serão recebidas entre 10h00’ às 20h00’ dos dias 22 e 23 de junho/2015 
11-              As obras serão expostas das 14h00’ às 20h00’, nos dias 24, 25 e 26 de junho/2015. 
12-              As obras deverão ser retiradas: No dia 26 (sexta) das 20h00’ às 22h00’, ou, 
                                                                    No dia 27 (sábado) das 09h00’ às 12h00’. 
13-              Os Artistas receberão diplomas de participação. 
14-              Não há necessidade de o Autor permanecer no local. 
15-              Nada será cobrado do Artista pelo espaço cedido para a Exposição. 
16-              Demais despesas, locomoção, transporte, alimentação, hospedagem, etc, por conta dos interessados. 
17-              Preencher inteiramente a Ficha de Adesão que deverá ser solicitada pelo email amitur.sp@uol.com.br 
18-              Se desejarem, podem anexar um mini Curriculum do Artista. 
19-              A Ficha de Adesão terá de ser devolvida preenchida para o e-mail: amitur.sp@uol.com.br 
20-              Prazo para as inscrições vai até o dia 29 de maio/2015. 
21-              Mais informações:  (11)  3758-0142.  

Metrô de São Paulo recebe projetos culturais


Metrô de São Paulo recebe projetos culturais
Durante todo o ano o Programa Ação Cultural do Metrô de São Paulo recebe projetos culturais para serem apresentado nas dependências da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, artistas ou seus representantes legais e instituições.
Os projetos podem ser de eventos – espetáculos, apresentações musicais e teatrais, entre outros – ou de exposições – mostras de artes visuais e instalações organizadas para visitação pública em espaços pré-determinados nas estações, com duração média de 20 dias em uma mesma estação, podendo ser estendida para outras estações por igual período.
Clique aqui para ler o regulamento completo.
Fonte: Cultura e Mercado

Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (MG)

Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (MG)

A 2ª edição do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte recebe até 03/07/15 inscrições de artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo. Serão aceitas propostas de trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais. Os interessados podem se inscrever para três ações do festival: Exposição Internacional, Moving Images e FIF Universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o por meio do site www.fif.art.br.

O FIF BH 2015 será realizado no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, entre os dias 10 e 20/09/15, com programação de palestras, oficinas e maratona fotográfica. Idealizado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF chega à sua segunda edição com a proposta de refletir sobre as relações Mundo, Imagem, Mundo.

>> EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Artistas devem apresentar uma série de oito imagens, ficha técnica e um breve texto com descrição do trabalho proposto, além de currículo e portfólio, sendo que todos os arquivos solicitados não deverão ultrapassar 15 MB. Os termos da convocatória podem ser consultados no site do festival e o resultado será divulgado até o dia 20/07/15.

>> IMAGENS EM MOVIMENTO // MOVING IMAGES
Visando ampliar o entendimento sobre as possibilidades da produção criativa ligada ao universo da imagem fotográfica, a convocatória Moving Images busca trabalhos que privilegiam a fotografia em movimento. Serão selecionadas obras que atuam no campo de aproximação entre fotografia, vídeo, animação, GIF animado, cinema e novas tecnologias. Esses trabalhos serão exibidos em sessões de projeção durante o FIF BH 2015. Para participar da convocatória, os artistas devem inscrever-se no site enviando um link com apresentação e descrição do trabalho que desejam incluir na programação do Festival.

>> FIF UNIVERSIDADE
Durante os onze dias de programação mais intensa do Festival, no mês de setembro, serão realizados cinco painéis de debate abertos a pesquisadores do Brasil e do mundo. A ação busca gerar reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas. Serão selecionados 20 artigos para compor os cinco paineis e também integrarão uma publicação digital de caráter cultural com ISBN. Para se inscrever o pesquisador deverá enviar seu um resumo do artigo por meio do site do Festival.

Mais informações:
www.fif.art.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Exposições
Setembro de 2015
                                                                                                             
Fonte: Mapa das Artes

Prêmio Foco Bradesco ArtRio

Prêmio Foco Bradesco ArtRio
Inscrições até 30 de maio
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Foco para artistas com até 15 anos de carreira.
Com o objetivo de descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira, a ArtRio e o Bradesco apresentam, desde 2013, o Prêmio FOCO. Em seu terceiro ano, a premiação vai conceder bolsas de seis semanas para três selecionados, seguidas de exposições individuais, em importantes residências artísticas:
- Pivô (São Paulo) + Apresentação pública da residência
- Galeria do Lago (Rio de Janeiro)+ Exposição individual na Galeria do Lago
- Lugar a Dudas (Cali, Colômbia) + Exposição individual
Os premiados ainda farão uma mostra conjunta em um espaço especial de 60m2 a feira. A quinta edição da ArtRio acontecerá de 9 a 13 de setembro de 2015.
Neste formulário digital será aceito um portfólio em pdf por pessoa física, com até 20 obras desenvolvidas em qualquer tipo de plataforma de artes visuais. O formulário de inscrição solicita ainda o currículo, uma proposta de trabalho para o espaço especial na feira e a descrição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante a residência.
Inscrições pelo site www.artrio.art.br. 

29º Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (MG)

29º Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (MG)

A 29ª edição do Salão de Artes Plásticas de Arceburgo recebe inscrições até 27/06/15 de trabalhos nas técnicas de pintura, gravura, fotografia, arte digital, aquarela e escultura. Confira o regulamento:

1. O XXIX Salão de Artes Plásticas de Arceburgo realizar-se-á de 13 a 27 de Junho de 2015, na sede do Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo, à Rua Coronel Cândido de Souza Dias, 990, Centro, em Arceburgo – MG.

2. Serão aceitos trabalhos nas secções de pintura: Acadêmica,Naif e Contemporânea; Desenho; Pastel; Gravura; Fotografia; Arte Digital; Aquarela e Escultura.

3. Na inscrição o artista poderá inscrever-se com até duas obras de cada modalidade.

4. Cada Artista poderá se inscrever em mais de uma secção do Salão, contanto que se inscreva em separado para cada uma delas.

5. As obras deverão ser entregues no ato da inscrição e somente serão aceitas em perfeitas condições para exposições, isto é, devidamente emolduradas, com penduradores assinadas e datadas. As obras sem molduras deverão ter acabamento próprio.

6. Os trabalhos não deverão ser anteriores a 2010 e as medidas não deverão ultrapassar 1 x 1m de comprimento.

7. O I.H.C.A. não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras recebidas, embora se comprometa a dispensar-lhes todo cuidado necessário cabendo ao artista assegurar as obras contra quaisquer riscos.

8. Será cobrada uma taxa de R$ 70,00 por inscrição (podendo inscrever duas obras).

9. Operíodo de inscrição é de 06 de abril a 15 de maio.

10. Após o encerramento do Salão, os expositores deverão providenciar dentro de 30 (trinta) dias a retirada de seus trabalhos mediante a devolução de recibo da inscrição, a partir do dia 06/07/2015.

11. A Comissão de Seleção e Premiação do será composta de três ou mais elementos de grande valor nas Artes Plásticas, designada pela Comissão Organizadora.

12. Toda obra selecionada que tiver etiqueta com valor de venda poderá ser negociada pela pessoa credenciada pela Comissão Organizadora que enviará ao autor a respectiva importância em cheque, contra recibo.

13. As Obras serão julgadas dentro de seu estilo ou tendência.

14. Aos melhores trabalhos julgados será outorgada a critério do Júri a premiação seguinte:
- Troféus (I.H.C.A. ePREFEITURA MUNICIPAL DE ARCEBURGO) para as melhores obras do Salão, independente da categoria.
- 01 Grande Medalha de Ouro; 01 Pequena Medalha de Ouro; 01 Grande Medalha de Prata; 01 Pequena Medalha de Prata; 01 Grande Medalha de Bronze; 01 Pequena Medalha de Bronze e Menções Honrosas a critério do júri por categoria, sendo:
- Pintura Figurativa e Naif;
- Pintura Contemporânea;
- Desenho/Pastel/Gravura;
- Fotografia/Arte Digital;
- Aquarela;
- Escultura.

15. Os artistas selecionados não poderão alterar ou retirar seus trabalhos antes do encerramento do Salão. As decisões de Seleção e Premiação serão definitivas e irrecorríveis.

16. Os artistas premiados terão as fotos de seus trabalhos publicados no catálogo, que conterá a relação de todos os artistas selecionados pelo júri de seleção e premiação. Todos os selecionados receberão o diploma de participação.

17. Os artistas inscritos serão informados por carta. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

18. Os artistas deverão efetuar as inscrições nos endereços abaixo. As obras poderão ser enviadas por transportadoras ou pelos Correios e serão devolvidas pela mesma forma escolhida pelo artista. Os custos de envio e retirada das obras é de responsabilidade do artista.

19. Os artistas que efetuarem as inscrições no endereço de São Paulo a Comissão Organizadora se encarregará de buscar e devolver as obras no mesmo endereço.

20. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

SÃO PAULO:GALERIA BRIC A BRAC – Alameda Jauaperi, 996 – Moema. Fone: (11) 5055-0874. De segunda a sexta-Feira das 09h:00min. às 19h:00min e no sábado das 09h:00min. às 14h:00min.

MOCOCA:GALERIA ARRIGONI (Francesco Arrigoni ). Rua Belo Horizonte nº 96- Mococa – SP – Fone (19) 3656-0990.

ARCEBURGO:INSTITUTO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARCEBURGO Rua Coronel Cândido de Souza Dias, 990 – CEP 37820-000 – Arceburgo – MG. Fone: (35) 3556-2156 - e-mail: ihcaarceburgo@yahoo.com.br
De segunda a sábado das 09:00h. às 11:00h, e das 12:30h. às 17:00h.

Mais informações:
Arceburgo (MG)
Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo
Rua Coronel Cândido de Souza Dias, 309 – CEP 37820-000 – Arceburgo – MG. Fone: (35) 3556-2156 - e-mail: ihcaarceburgo@yahoo.com.br | Seg. a sex., 09h/12h e 12h30h/17h .

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Últimos dias das inscrições
27 de Junho de 2015                                                                             
                                                                                                             
DEMAIS INFORMAÇÕES                                                                       
O Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (MG) é realizado desde 1986.   

Fonte: Mapa das Artes

IMS abre inscrições para Bolsa de Fotografia

IMS abre inscrições para Bolsa de Fotografia
O Instituto Moreira Salles abriu inscrições para a 3ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.
O objetivo é selecionar dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos, para que desenvolvam e aprofundem seu trabalho no campo da fotografia, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte.
Os projetos serão avaliados por uma Comissão de Seleção constituída por profissionais do Instituto Moreira Salles e convidados com trabalho reconhecido na área fotográfica. Serão considerados critérios de qualidade artística, qualificação do candidato e viabilidade prática do projeto.
Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega do resultado final dos projetos, que será incorporado ao Acervo de Fotografia do IMS. Os dois projetos ganhadores serão divulgados neste site em 3 de agosto.
As inscrições vão até 19 de junho. Mais informações no site da Revista Zum.
Fonte: Cultura e Mercado

Salão de Artes Plásticas da Marinha Brasil | 2015

Salão de Artes Plásticas da Marinha Brasil | 2015

O Centro Cultural da Marinha de São Paulo recebe até 22/05/15 inscrições de artistas de todo o Brasil interessados em participar do Salão de Artes da marinha do Brasil, sob o tema “Os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo”.

Confira o regulamento:

1 – DO PROPÓSITO
Neste ano de 2015, a Marinha do Brasil comemora o sesquicentenário da Batalha Naval do Riachuelo. Tal embate, evento de grande vulto histórico, ocorrido a 11 de junho de 1865, foi capital para a bem sucedida campanha, que contribuiu de modo determinante na vitória da tríplice aliança, liderada pelo Brasil, na Guerra do Paraguai. Para tanto, como parte das comemorações da Marinha alusivas à data e com o propósito de contribuir para o estreitamento dos laços culturais entre a Marinha do Brasil e a comunidade de artistas plásticos brasileiros, particularmente de São Paulo, foi organizado o presente Salão de Exposições de Artes sob o tema “Os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo”. Esse Salão de Exposições de Artes visa, especialmente, dar a oportunidade dos artistas plásticos manifestarem seus talentos acerca do tema, em homenagem aos heróis de Riachuelo.
2 – DA ORGANIZAÇÃO
A organização do Salão de Exposições de Artes – 2015 está a cargo do Centro
Cultural da Marinha em São Paulo (CCM-SP) e de assessores especialmente convidados para este evento.
A Curadoria do Salão de Exposições ficará a cargo das seguintes personalidades:
1 – Srª. SUZANA PIRANI MEYER CASTILHO GARCIA – Artista Plástica pela Escola Panamericana de Arte. Pós-Graduação em História da Arte pelo MASP e Restauro de Pintura pelo Centro Técnico Templo da Arte. Membro da Associação Internacional de Artistas Plásticos da UNESCO. Premiada nas bienais de Roma e Florença e Medalha de Ouro no Salão de Cannes em 2007.
2 – Srª. REGINA VILLALVA HECHT – Diretora da Sociedade Amigos da Marinha Seccional São Paulo – SOAMAR-SP.
3 – Sr. SÉRGIO CALDAS RESTIER GONÇALVES – Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) da Marinha do Brasil, ex-Diretor do Centro Cultural da Marinha em São Paulo e atual membro do Conselho Diretor do Círculo Militar de São Paulo.
A Comissão Julgadora do Salão de Exposições será designada pela Curadoria, e será constituída por personalidades pertencentes e identificadas com o panorama artístico brasileiro, sobretudo associado ao tema em tela. A Comissão Julgadora será constituída por 3 (três) jurados que comporão o júri para pinturas e 3 (três) jurados que comporão o júri para esculturas. Os nomes dos integrantes da Comissão Julgadora serão conhecidos e divulgados oportunamente.
3 - DA PARTICIPAÇÃO E DOS RESPECTIVOS TRABALHOS
3.1 – O Salão de Exposições de Artes – 2015 está aberto a todos os artistas plásticos de toda e qualquer parte do país, especialmente aos residentes em São Paulo.
3.2 – O salão será composto das modalidades Escultura e Pintura, dividindo-se a última em óleo, acrílico, aquarelas, pastel e guache.
3.3 – Cada artista participante poderá apresentar até três obras, satisfazendo as seguintes condições além das previstas no item “9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS”:
3.3.1 - As pinturas deverão:
a) ter a medida máxima de 100cm x 100cm com ou sem moldura;
b) ter a medida e mínima de 40cm x 40cm com ou sem moldura;
c) as obras sem moldura deverão ter o acabamento próprio para serem expostas;
d) estar em condições de serem penduradas.
3.3.2 – As esculturas deverão:
a) ter a medida máxima de 50cm em largura;
b) ter a medida máxima de 50cm em comprimento;
c) ter a medida máxima de 100cm de altura; e
d) peso máximo 20kg.
4 – DA INSCRIÇÃO E DEMAIS PROVIDÊNCIAS
4.1 – A inscrição deverá ser feita até o dia 22 de maio de 2015.
4.2 – No ato da inscrição o artista participante ou seu preposto prestará todas as informações constantes da “Ficha de Inscrição” e do “Termo de Responsabilidade”, ambos em anexo.
4.3 – Cada participante poderá fazer somente uma inscrição.
4.4 – A inscrição no Salão de Exposições de Artes – 2015 somente estará consumada após a apresentação da “Ficha de Inscrição” e do “Termo de Responsabilidade”, preenchidos. 4.5 – Não será cobrada taxa de inscrição.
5 – DA ENTREGA E RETIRADA DAS OBRAS
5.1 – As obras deverão ser entregues até o dia 22 de maio de 2015, de 2ª a 6ªfeira das 10hs às 16 hs. no CCM-SP.
5.2 – Na entrega, deverão estar fixadas no verso das obras, cópia das fichas de inscrição, devidamente preenchidas. Caso o artista se inscreva com duas ou três obras, destacar na cópia da ficha de inscrição fixada no verso da obra, a que título se refere a respectiva obra.
5.3 – A retirada das obras será de responsabilidade do artista e deverá ser efetuada até dia 30 de junho de 2015, 16 hs., no CCM-SP, mediante a assinatura do “Recibo de Devolução de Obra”, em anexo.
5.4 – A embalagem e o transporte das obras são de inteira responsabilidade do artista.
5.5 – As obras não retiradas no prazo designado no item 5.3 serão consideradas doação ao CCM-SP.
6 – DA SELEÇÃO
6.1 – A seleção e a premiação das obras serão de responsabilidade exclusiva da Comissão Julgadora.
6.2 – A seleção e o julgamento das obras serão feitos em sessão única e reservada, pela Comissão Julgadora.
6.3 - Na seleção serão levados em consideração parâmetros objetivos, para a verificação da conformidade da obra com o tema e adequação com o disposto neste regulamento, bem como a observação de parâmetros técnicos e artísticos, a critério da Comissão Julgadora.
6.4 – Não serão selecionadas obras que apresentem as seguintes irregularidades:
a) Cópia de outras obras apresentadas, mesmo que sejam reproduções executadas por diferentes processos ou as chamadas releituras.
b) Obras sem assinaturas, ou sem condições de serem penduradas ou expostas.
c) Obras com danos materiais na tela ou na moldura, sem condição de exibição.
d) Obras confeccionadas com apoio explícito de computação gráfica.
e) Obras definidas e identificadas como artesanato ou instalação.
f) Outros casos a critério da Comissão Julgadora.
6.5 – O número máximo de obras que podem ser selecionadas tem relação com a disponibilidade de espaço nos salões destinados à exposição. Contudo, não é necessariamente obrigatório selecionar um número de obras tal que preencha os salões, posto que estará sempre presente a necessidade de preservar a qualidade do Salão. O resultado da seleção será informado até o dia 30 de maio, por e-mail.
7 – DA PREMIAÇÃO
7.1 – Serão atribuídos os seguintes prêmios:
Medalha de Ouro e um ultrabook;
Medalha de Prata e um notebook
Medalha de Bronze e um tablet.
7.2 – A critério da Comissão Julgadora poderão ser concedidas até 5 (cinco) títulos de Menção Honrosa, que receberão um diploma e um relógio de pulso.
7.3 – Qualquer prêmio/menção aqui estabelecido só será conferido quando houver trabalho que a ele faça jus, não estando, portanto, a Comissão Julgadora obrigada a distribuir todos os prêmios e menções previstas.
7.4 – A cada artista só poderá ser conferido um único prêmio.
7.5 – Todos os artistas selecionados receberão o “Certificado de Participação”.
7.6 – As obras premiadas poderão ser expostas na sede da entidade patrocinadora.
8 – DO “VERNISSAGE”
8.1 – A abertura do Salão será realizada no dia 09 de junho de 2015 – 3ªfeira – às 20:00hs. No CCM-SP, com a entrega dos prêmios e certificados aos artistas participantes, bem como aos, artistas convidados, aos membros do júri e aos patrocinadores, seguindo-se um coquetel com a abertura oficial do Salão de Exposições.
8.2 – Na noite de “VERNISSAGE” o acesso ao CCM-SP somente se dará mediante convite.
8.3 – A Exposição estará aberta ao público em geral no período de 05 a 13 de junho de 2015, das 10 as 16 hs.
9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 – No caso de venda de obras expostas no Salão de Exposições de Artes – 2015 será cobrada a comissão de 20% sobre o valor declarado na inscrição que será doado ao Abrigo do Marinheiro.
9.2 – O CCM-SP e a Comissão Organizadora não se responsabilizam por eventuais danos causados às obras recebidas, embora se comprometam a dispensar-lhes todo o cuidado necessário, cabendo ao artista, caso julgue apropriado, contratar apólice de seguro para suas obras, contra quaisquer riscos de danos supervenientes.
9.3 – Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizadora.
9.4 – A arrumação e disposição das obras no Salão são de inteira e exclusiva
responsabilidade da Comissão Organizadora.
9.5 – Todas as obras selecionadas deverão ficar expostas até o final da exposição.
9.6 – Informações poderão ser obtidas no CCM-SP, à Av. Nove de Julho, nº 4.597, Jd. Paulista, CEP: 01407-100, São Paulo, SP. Tel./Fax (11) 3051-7858 / 3051-6986 ou pelo email: ccmsp@ig.com.br ou no site: www.8dn.mar.mil.br
|
Mais informações:
Centro Cultural da Marinha
Jardim Paulista: av. Nove de Julho, 4.597, tel. (11) 3052-3799. Qua. a dom., 10h/17h. ccmsp@ig.com.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
22 de Maio de 2015                                                                               

Fonte: Mapa das Artes