concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de março de 2015

Triunfo de São Paulo - efêmero...

O Arco do Triunfo de São Paulo

Como toda cidade do mundo, São Paulo tem lá seus mistérios. E um dos que mais deixa o paulistano curioso é sobre um pouco explicado arco do triunfo que existiu por aqui nas primeiras décadas do século 20. Já houve até quem escrevesse a respeito mas sempre de maneira vaga. Aqui vamos explicar tudo o que você sempre quis saber sobre este monumento mas não tinha para quem perguntar (ou onde ler).
Tudo começa em julho de 1921, quando a Prefeitura de São Paulo e a Presidência do Estado (aquela época o governo estadual chamado de presidência), são comunicados pelo cerimonial da Presidência da República que o Presidente Epitácio Pessoa desejava visitar São Paulo em caráter oficial.
Presidente Epitácio Pessoa
Presidente Epitácio Pessoa
A viagem, na verdade, seria uma turnê para tornar a figura do presidente mais conhecida e popular. Epitácio Pessoa assumiu a presidência em subsituição a Rodrigues Alves, eleito em 1918, mas que faleceu antes de tomar posse como presidente da república em seu segundo mandato.
Saindo do Rio de Janeiro de trem, Epitácio Pessoa passaria por inúmeras cidades paulistas, como Taubaté, São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Poá. Em algumas delas chegando a parar na cidade e em outras, como Tremembé, apenas passando vagarosamente pela estação e acenando para os cidadãos.
A sua chegada à capital paulista estava prevista para o dia 19 de agosto de 1921.
Manchete do jornal Correio Paulistano em 20/08/1921
Manchete do jornal Correio Paulistano em 20/08/1921
Para entender a grandiosidade que foi a chegada do Presidente Epitácio Pessoa a São Paulo, é preciso voltar no tempo em uma época em que o respeito a figura presidencial estava muito acima das questões partidárias. Um respeito que o brasileiro perdeu no tempo, hoje acostumados a vaiar ou aplaudir presidentes, governadores e prefeitos como quem assiste a um jogo de futebol. Tanto que uma visita nas proporções de 1921, talvez fosse impossível nos dias de hoje.
Ao aproximar-se da região central de São Paulo, já na então Estação do Brás, o comboio presidencial foi obrigado a parar por longos minutos. Todos os operários das fábricas que margeavam a ferrovia naquela região foram até os trilhos para saudar o presidente. Só depois a delegação seguiu até a Estação da Luz onde as autoridades municipais e estaduais aguardavam. E é aqui que começaremos a falar do arco do triunfo.
Mas antes, uma vista parcial da região onde ele foi construído. Observe que a porção direita do Seminário Episcopal ainda não tinha sido demolida.
Vista parcial da região da Luz / Foto: Guilherme Gaensly (clique para ampliar).
Vista parcial da região da Luz / Foto: Guilherme Gaensly (clique para ampliar).
Por pouco este marco quase não existiu. Sua construção foi decidida de última hora, já faltando poucas semanas para a chegada do presidente em São Paulo. Discutia-se no gabinete do então Prefeito Firmiano Pinto, além de toda a pompa e cerimônia que estavam preparando para Epitácio Pessoa, o que mais poderia ser feito para tornar sua visita inesquecível.
E foi ai que alguém por lá deu a idéia de fazer um arco do triunfo. Mas a inspiração inicial não veio da França, mas dos Estados Unidos da América, precisamente do arco do triunfo que fica na Washington Square Park, em Nova Iorque.
Arco da Washington Square Park, Nova Iorque (clique para ampliar).
Arco da Washington Square Park, Nova Iorque (clique para ampliar).
Em 1889, para celebrar o centenário da posse de George Washington como presidente dos Estados Unidos, um grande arco do triunfo foi construído nesta praça feito totalmente em gesso e madeira. Era uma construção do que chamamos de arquitetura efêmera(*). O arco tornou-se tão popular que em 1892 decidiram por erguer um novo e definitivo, feito de mármore. Era a primeira vez que um arco foi erigido nas Américas.
E isso influenciou muito a criação de um similar por aqui, em uma época que o café ainda era um produto lucrativo e dinheiro não era problema. Sendo assim, convocou-se um arquiteto paulistano para projetar o grandioso monumento. Quem ? Ramos de Azevedo.
O Arco do Triunfo paulistano em agosto de 1921 (clique para ampliar).
O Arco do Triunfo paulistano em agosto de 1921 (clique para ampliar).
E como o tempo urgia, a obra foi tocada rapidamente. Valendo-se do mesmo artifício que os americanos construiram o seu, com gesso e madeira, em incríveis três dias foi erguido o Arco do Triunfo de São Paulo. A firma F. Ramos de Azevedo e Cia colocou 200 operários e todos os seus serviços de oficina a cargo da construção do arco. Os turnos eram de 24 horas para que a obra ficasse pronta. Ela foi devidamente instalada no trecho final da rua José Paulino, atual Praça da Luz, quase na esquina com a Avenida Tiradentes (vide mapa abaixo), de modo que tão logo o Presidente da República saísse da Estação passasse pelo arco.
saopaulo1916
Projetado em estilo clássico e com traços similares aos arcos de Paris e Nova Iorque, o arco paulistano possuía 28 metros de altura por 27 de metros de largura, sendo que a abertura do arco era de 10 metros de largura por 14 de altura. Sobre o arco haviam quatro bandeiras nacionais, sendo três de um lado e uma do outro. Além disso, adornavam o monumento flores e guirlandas. Nas duas faces do arco existiam as homenagens: “Salve Epitácio Pessoa” e também a frase “A Cidade de São Paulo”.  À noite, além da iluminação do monumento, funcionava uma bandeira nacional feita com mil lâmpadas coloridas.
Recepção ao Presidente Epitácio Pessoa na Estação da Luz.
Recepção ao Presidente Epitácio Pessoa na Estação da Luz.
Ao chegar a Estação da Luz, Epitacio Pessoa foi recebido pelo então Presidente do Estado, Washington Luís, e pelo prefeito do município, Firmiano Pinto. Após a execução do hino nacional e das demais recepções de chegada, partiu a delegação rumo ao Palacete Prates. Abaixo o momento em que o landau presidencial acabava de passar sob o Arco do Triunfo.
Crédito: A Cigarra Edição 167
O cortejo passaria por diversas ruas paulistanas até chegar a seu destino, como as ruas Florêncio de Abreu, Mauá e José Paulino. Naquele mesmo dia 19, à noite, após jantar com Washington Luís, o Presidente Epitácio Pessoa seguiria para o Theatro Municipal para um espetáculo. Para a ocasião foi inaugurado um novo e moderno sistema de iluminação no teatro.
E quanto tempo durou o marco ?
Crédito: Correio Paulistano
Como foi feito de gesso e madeira, obviamente não foi projetado para durar muito. Como não houve após a passagem presidencial por aqui, nenhuma discussão para construir um arco definitivo, tal qual foi feito em Nova Iorque, o Arco do Triunfo paulistano foi demolido. Seu desmonte deu-se algumas semanas depois do 7 de setembro daquele ano, quando a independência do Brasil celebrou 99 anos.
E foi o fim da linha para este monumento paulistano pouco conhecido e que hoje desperta muitas curiosidades a seu respeito.
(*) Arquitetura efêmera é o nome que se dá para construções feitas com objetivos celebrativos ou expositivos apenas para durar por um breve período de tempo. Existem vários outros casos deste tipo de arquitetura no Brasil, como na ocasião do casamento do Imperador d.Pedro I com a Princesa Amélia ou mesmo na ocasião da vista do Imperador d.Pedro II a São Paulo, em 1846.
Bibliografia consultada:
Correio Paulistano – Edições 20881, 20882, 20883 e 20954
A Cigarra – Edição 167, Setembro de 1921

"Singulares" | Casa Contemporânea - Helena Carvalhosa, Márcia Gadioli e Rogério Pinto - SP

Casa
 
 
 
EXPOSIÇÃO | SINGULARES
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

quarta-feira, 11 de março de 2015

atelier monotype - Charbonnel - Paris - FR

MAGASIN CHARBONNEL

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MONOTYPE
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Cet atelier propose de vous initier aux
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segunda-feira, 9 de março de 2015

OFICINA | Xilogravura e Cor | Paulo Penna | Início, sábado dia 21 de março às 10:00

OFICINA | Xilogravura e Cor | Paulo Penna | Início, sábado dia 21 de março às 10:00
A oficina propõe a demonstração e experimentação de procedimentos de desenho, gravação e impressão com o uso da cor, além da apresentação da obra de artistas em distintos momentos históricos, com o objetivo de proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolver um projeto individual de xilogravura utilizando a cor.
Sábados, das 10 às 13h.
10 encontros de 21/03 a 30/05.
Vagas 15.
Valor:  R$150,00/semestre
Aberto a todos interessados a partir de 15 anos.
Para inscrições e/ou mais informações: oficinas@emaklabin.org.br ou pelos tels: (11) 3062-5245 / (11) 3897-3232

Contato: 
atendimento@emaklabin.org.br
Rua Portugal, 43
Jardim Europa | São Paulo | SP | Brasil
CEP 01446-020 | Telefone (55) (11) 3062-5245

MAC USP recebe inscrições para curso de poéticas visuais


O MAC USP Ibirapuera está com inscrições abertas para o curso “Poéticas Visuais em Interação”, a ser ministrado por Sylvio Coutinho, entre 11/03 e 24/06/15, às quartas-feiras, das 09h às 12h. São oferecidas 15 vagas. O programa busca aproximar os participantes da praxis artísticas contemporâneas (teoria e prática) com uma programação de atividades de ateliê, visitas orientadas e apreciação de obras em articulação com informações sobre história e teoria da arte. Preço R$ 50. Inscrições e informações:edumac@usp.br ou (110 2648-0258. | Mais informações: Museu de Arte Contemporânea da USP Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, antigo prédio do Detran, tels. (11) 5573-9932 / 5255. Ter., 10h/21h; qua. a dom., 10h/18h. www.mac.usp.br
Fonte: Mapa das Artes

Verbo 2015 - Chamada para Projetos


Chamada para projetos na área da performance contemporânea para a próxima edição da mostra de performance arte VERBO. A 11ª edição da VERBO acontecerá de 16 de junho a 11 de julho de 2015, na Vermelho, e contará com ações de artistas brasileiros e estrangeiros.
Inscrições até 21 de março de 2015
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, Higienópolis, São Paulo
Para participar da seleção, envie projetos inéditos ou não para verbo@galeriavermelho.com.br.
Fonte: Canal Contemporâneo

Curso “Entre ser um e ser mil: o livro de artista como possibilidade poética” - Edith Derdyk - SP


Com Edith Derdyk
Livro de artista, livro-objeto e obra-livro são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O curso “Entre ser um e ser mil: o livro de artista como possibilidade poética”, com a artista Edith Derdyk, propõe uma reflexão prática sobre esta linguagem, tendo como base diversas referências históricas. Saiba mais:
http://migre.me/oTnBx


Mais informações pelo telefone (11) 2245.1937 ou pelo 

Sesc Pompéia promove oito encontros com Marina Abramovic


A exposição “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI”, primeira grande retrospectiva da artista sérvia Marina Abramovic no Brasil, que é realizada entre 11/03 e 10/05/15 no Sesc Pompéia, conta com uma série de encontros com a artista.
Os encontros, voltados para o diálogo e reflexão sobre a performance e arte imaterial, ocorrem em oito datas: 11 (palestra de abertura do projeto) e 26 de março, e 01, 02, 08, 15, 22 e 30 de abril, sempre às 20h, no Teatro do Sesc Pompeia.
As conversas são informais e o público é incentivado a participar e fazer perguntas, dispondo de tradução simultânea para o português. Os ingressos para os encontros são gratuitos, como toda a programação de Terra Comunal, e devem ser retirados (até dois por pessoa) nas Bilheterias da Rede Sesc a partir das 13h do dia de cada palestra. Os oito eventos serão transmitidos ao vivo pelo sitewww.sescsp.org.br/terracomunal.

Mais informações:
Sesc Pompéia
Pompéia: r. Clélia, 93, tels. (11) 3871-7700 e 0800-118220. Ter. a sáb., 9h/22h; dom., 9h/20h. www.sescsp.org.br
Fonte:Mapa das Artes

MAC USP recebe propostas de comunicação para seminário


O MAC USP recebe até 20/03/15 inscrições para apresentação de propostas de comunicações no Seminário Internacional “Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg”, que ocorre nos dias 14 e 15/04/15. O Seminário contará com quatro mesas-redondas compostas por palestrantes convidados e duas seções de comunicações selecionadas a partir desta chamada pública. Serão selecionadas seis. Essa convocatória destina-se a doutorandos, mestrandos e pesquisadores em geral, de diferentes perfis profissionais,que já realizaram ou estejam realizandoinvestigações ligadas à fotografia modernista,nacional e/ou internacional,em suas mais diversas manifestações. Serão igualmente consideradas propostas de comunicações que contemplem relações interdisciplinares com outras áreas do saber ou das artes visuais, desde que seja possível de algum modo estabelecer paralelos e/ou contrapontos com a fotografia e o ideário modernista. | Mais informações: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/atuais/documentos/convocatoria_sem_flieg.pdf
Fonte: Mapa das Artes

Red Bull Station - residências, palestras e oficinas

Red Bull Station tem programação de palestras e oficinas em março
O Red Bull Station realiza em março uma série de atividades, entre palestras, oficinas e grupos de estudos, com especialistas. Os eventos são gratuitos e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente. | Confira a programação: 10 a 12/03/15, das 19h às 22h – Oficina de práticas audiovisuais em tempo real 13/03/15, ás 20h, Palestra com o videoarista Luiz Duva 17/03/15, às 20h, Grupo de Estudos com Paulo Miyada 20/03/15, ás 16h – Sófálá, torneio de poesia falada 25/03/15, ás 20h – Palestra “ Nós da Criação Coletiva” | Mais informações: Red Bul Station Centro: Praça da Bandeira, 137. Ter. a sex., 11h/20h; sáb., 11h/19h. www.redbullstation.com.br
Fonte: Mapa das Artes

Red Bull Station anuncia datas das inscrições para a 11ª Residência Artística
O Red Bull Station abre em 16/03/15 as inscrições para a 11ª Residência Artística, prevista para acontecer de julho a outubro deste ano. Os seis novos residentes serão selecionados por um juri formado pelos curadores Fernando Velázquez e Renan Araujo, e pelo artista Lucas Bambozzi. O edital se extende até 25/04/15 e o resultado será comunicado em 10/05/15. A Residência Artística do Red Bull Station é uma plataforma permanente que incentiva e apoia a formação e produção de arte contemporânea. Com duração de dezesseis semanas corridas, o projeto conta com duas exposições – uma no início, na Galeria Transitória, e outra ao final da residência, na galeria principal – e oferece também uma programação paralela, com encontros, palestras, oficinas, leituras de portfólio, ateliê aberto e o acompanhamento do curador Fernando Velázquez.

Fonte: Mapa das Artes

Casa das Artes do Pará oferece palestras gratuitas para a orientação de artistas


Objetivo é preparar esse público para elaboração de projetos.
A ação será dividida em três palestras destinadas a públicos específicos.
A Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) oferece palestras gratuitas, em Belém, voltadas para a orientação e aperfeiçoamento de artistas, pesquisadores e produtores culturais do Estado. O objetivo é preparar esse público para elaboração de projetos voltados às novas categorias do Concurso de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015.
No ano de 2014 não houve grande demanda de projetos relacionados às novas áreas contempladas pelo Edital de Bolsas e apenas a área de Design teve projetos selecionados. Por esse motivo, a Fundação irá abrir diálogo entre os profissionais destas categorias.
Os profissionais convidados para o evento irão esclarecer dúvidas sobre os projetos, regras, procedimentos e itens primordiais que devem constar no dossiê de inscrição para o concurso de bolsas. Não será necessário realizar nenhum tipo de inscrição para participar da palestra, que será gratuita e de acesso livre.
Programação
A ação será dividida em três palestras destinadas a públicos específicos. A primeira será para quem deseja inscrever-se na categoria “Moda”, sendo realizada nesta quarta-feira (11), das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes (antigo IAP).
Na sexta-feira (11), será realizada a palestra para quem deseja inscrever projetos na categoria Design. O evento será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes. A última palestra será na segunda-feira (16), abordando projetos voltados para a gastronomia. O encontro será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes.
Inscrições para Bolsas Artísticas prorrogadas
O prazo para inscrições para a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015 foi prorrogado para o dia 22 de abril de 2015. O concurso oferece 30 bolsas no valor de R$ 18 mil cada, distribuídas igualmente entre as artes cênicas e musicais, plásticas e audiovisuais, literárias e de expressão de identidade, além de linguagens derivadas destas, como moda, design, circo, gastronomia, entre outras. As inscrições são gratuitas.
O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos, assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias e formas de pesquisa, está disponível no site da FCP. A entrega dos documentos e da ficha de inscrição deve ser feita na Casa das Artes (Antigo IAP). Mais Informações: (91) 3202-4391.
Fonte: G1 PA - 09/03/2015

DESENHO, PINTURA E ILUSTRAÇÃO - SP





com Apolo Torres
OBJETIVO
Estimular a criatividade do aluno através de exercícios práticos de desenho e pintura, discutir o mercado de ilustração e artes visuais e direcionar a inserção do aluno na profissão.
CONTEÚDO
O aluno irá experimentar ferramentas para construção do seu processo criativo, por meio dos fundamentos básicos do desenho, percepção visual, pesquisa de materiais e técnicas com exercícios práticos.
Serão apresentadas situações reais do mercado de trabalho para serem debatidas em sala de aula, abordando a parte técnica, criativa e mercadológica das áreas de ilustração e artes visuais.
O curso estabelecerá diálogo direto com a cidade através de aulas fora de sala, com pesquisa de referências e desenhos de observação.
Na conclusão do curso o aluno irá aprender a montar seu portfólio e realizará um projeto de estampa de camiseta em parceria com a marca Escalpe.
Investimento: R$ 890 + 3 parcelas de R$890
17 de março a 30 de abril (3ª a 5ª)
19h30 às 22h30
Apolo Torres
Artista plástico, muralista e ilustrador. Formado em Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, estudou pintura realista na SVA em Nova York, EUA. Fez exposições individuais e participou de importantes mostras no Brasil e exterior. Já atuou no mercado têxtil, editorial e realizou projetos em parceria com importantes marcas.
Fonte: Escola São Paulo

FotoJornada O Bairro da Sé


 

FotoJornada O Bairro da Sé

Caros amigos,

Envio a programação da FotoJornada O Bairro da Sé


FotoJornada O Bairro da Sé
Coordenação: André Douek

Quando: Sábado, 14 de março de 2015, das 9h às 12h

Onde: Ponto de encontro na Estação Sé do Metrô – Praça da Sé s/nº

Quanto: Atividade Gratuita

Inscrições até 13/02: 
http://bit.ly/1KIs4BW

Informações: http://www.fotojornada.com.br/ ou pelo telefone (11) 9-9113-5311 com André Douek
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World's largest Renaissance woodcut by Albrecht Dürer was an act of imperial self-promotion - SMK - Dinamarca

Albrecht Dürer, Kejser Maximilian 1.s Æresport,, 1515
Udstilling | What's on | 6.mar.2015

Experience a true masterpiece by the Renaissance artist Albrecht Dürer: An arch of honour measuring no less than 3.5 x 3 metres. The work is a veritable cornucopia of symbols of power, beautiful ornaments and strange fabulous beasts.
It impresses all viewers with its sheer size and wealth of detail. The many battle scenes, creatures and symbols instantly pique our curiosity. What is the meaning of all this? What messages was The Arch of Honour of Maximilian I created to convey?

Propaganda and self-promotion

Albrecht Dürer created the Arch in 1515 as a commission from Maximilian I, emperor of the Holy Roman Empire of the German Nation. The work is teeming with countless figures and symbols, and all of these motifs serve one particular purpose: to promote the emperor and support the justness of his claim to the throne of the Holy Roman Empire.

The ugly pomegranate

Maximilian’s family tree, located right in the middle of the work, clearly tells us that he comes from an ancient and noble family, and the historical scenes include his military victories.

The tree itself is a pomegranate tree; if you look closely you will find pomegranates scattered throughout the huge print. The emperor chose the pomegranate as his symbol because it – like him – was not particularly attractive on the outside, but very beautiful inside, filled with well-shaped seeds.
Read more about the exhibition

Video: Watch how we install the large art piece