concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 18 de março de 2018

Abertura de exposiçôes - Paço Imperial - RJ

curso prático de AZULEJARIA - SP


curso de pintura em Faiança, Porcelana e Cerâmica - SP


pós em Restauração de Arquitetura - SP


exposição HUMANUS - Luiz Pasqualini - São Caetano do Sul - SP



humanus – Luiz Pasqualini versus Antropologia
Luiz Pasqualini
versus Antropologia

A Fundação Pró-Memória apresenta o jovem artista sul-são-caetanense Luiz Pasqualini.Nessa mostra, foram reunidas 22 de suas obras, em óleo sobre tela, que retratam de maneira realista as nuances do “escafandro que aprisiona a borboleta que somos”.
São rostos de amigos, familiares e outras pessoas do seu cotidiano.
Em 2017, Pasqualini foi premiado em seis salões de arte no interior e litoral de São Paulo. 
Visitação até 19 de maio.

_________________

ABERTURA :: Dia 17.3 (sábado) – 10h
__________________


Ateliê Pedagógico –
Espaço Cultural Casa de Vidro

Praça do Professor, s/nº
(Altura da Avenida Goiás, 1.111)
Bairro Santa Paula -
São Caetano do Sul
Tel. 11 4223-4780
 

srte cerâmica : Pintura em Baixo Esmalte - Eliana Tsuru - SP


 
O objetivo do curso é possibilitar ao artista desenvolver na cerâmica sua própria linguagem e design, transferindo seu próprio estilo para produção de peças exclusivas em utilitários e decorativas.

As técnicas variam do aquarelado à aplicação de relevos que vão à queima de 980º a 1020º.

Público Alvo
Jovens, estudantes, profissionais da área e para todas as pessoas interessadas na arte da cerâmica.

Horário: 14:00 às 17:00 horas
Dias da semana: 3 ªs e 5ªs feiras

Local

Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos - SINAP/AIAP
Rua Pamplona 1244, Jardim Paulista - São Paulo
(próximo ao metrô Trianon)

Investimento por aula
R$ 80,00 para artistas associados
R$ 100,00 para artistas não associados

Material: cerâmica, pincéis e tintas especias para alta temperatura (não incluso)

Sobre Eliana Tsuru
Nasceu em São Paulo em 18/02/1963 e desde cedo tomou aulas de pintura em diversos ateliês.
Formou-se Desenhista industrial pela Universidade Mackenzie-SP em 1982 dedicando-se posteriormente à pintura artística conquistando diversos prêmios em salões de arte no Brasil e exterior.
Especializou-se em cerâmica com ênfase na pintura em baixo esmalte, criou novas técnicas e há 15 anos vem ministrando cursos, workshops e palestras sobre processos cerâmicos.
Dentre as instituições mais importantes onde trabalhou como docente, estão a Faculdade de Belas Arte de São Paulo, MUBE – Museu Brasileiro de Escultura. SESC e Banco Central.
Principais trabalhos:
-Como artista participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.
-Workshop no CONTAF – Congresso Artes do Fogo - 2012
-Como curadora, realizou exposições de alunos na Faculdade Belas Artes de São Paulo , Casa da Cultura de Santo Amaro, Assembléia Legislativa de São Paulo, MUBE e Centro Cultural Mestre Assis de Embu das Artes.

fonte: SINAPESP

ateliê de modelagem e desenho - João Monteiro - SP


Objetivo 
Trata-se de um atelier aberto no qual teoria e prática serão abordados e desenvolvidos na medida das solicitações e da capacidade de absorção de cada aluno.
Desde o renascimento o desenho e a escultura andam de mãos dadas e nesse atelier o desenho de observação será um instrumento essencial para o estudo e para o desenvolvimento da compreensão da forma no espaço que permitirá mais tarde a formação de um legitimo pensamento plástico.
Não trabalharemos de início com a escultura - entendida como talhe e remoção de matéria – mas com a modelagem que sempre a precedeu, usando para tanto o mais tradicional dos materiais de modelagem: a argila.
Nossa preocupação não estará focada em efeitos decorativos e acabamentos que extrapolem as texturas das superfícies modeladas; ela estará mais voltada para a “estrutura” das formas e poderemos dizer com Alberto Giacometti que aprender a desenhar é aprender a enxergar.
Atacaremos aqui o cerne de toda arte plástica: a compreensão da forma no espaço e sua representação tri ou bidimensional. Essa compreensão só se desenvolve com a prática e com o treinamento que aos poucos vão promovendo a fusão de teoria e prática, unindo os hemisférios cerebrais direito e esquerdo numa mesma visão.

Público Alvo
Todos aqueles, a partir de 14 anos de idade, que desejem aprender arte plástica ou que futuramente, senão presentemente, trabalhem ou desejem trabalhar com imagem: ilustração, fotografia, cinema, design, estilismo, arquitetura, paisagismo, decoração, etc, e que tenham a possibilidade e a disposição de consagrarem algumas horas de suas jornadas a exercícios de desenho e de modelagem.

Para aqueles que tem como objetivo a arte em si mesma esse atelier será o ideal, desde que tal aluno compreenda que a verdadeira arte é tarefa de uma vida inteira de intensa dedicação e de décadas de estudo e preparação para muito mais tarde poder dizer com Goethe: “– Grande é a arte, pequena a vida.”

Horário: 14:00 às 17:00 horas
Dia da semana: 4ªs feiras
Local
Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos - SINAP/AIAP
Rua Pamplona 1244, Jardim Paulista - São Paulo
(próximo ao metrô Trianon)
Investimento por aula
R$ 70,00 para artistas associados
R$ 90,00 para artistas não associados

Material
Os materiais que utilizaremos serão os mais simples: papel, grafite, carvão, argila, arame...e quase nada mais. Não estamos interessados em truques, efeitos e em resultados imediatos, mas numa construção sólida de alicerces sobre os quais futuramente cada qual poderá erguer seu próprio edifício. (não incluso)

Sobre João Monteiro
João Monteiro nasceu em São Paulo em 1953 e se revelou desde cedo, ganhando diversos concursos de arte nacionais e internacionais. Ele obteve bolsas de estudo e tornou-se aluno do escultor Caetano Fraccaroli.
Em 1972 João troca a FAU/USP pelas Belas Artes de Paris de onde sai diplomado.
Desistindo de lecionar na UNICAMP ele se lança numa série de viagens pelo interior do Brasil exercendo as diversas facetas de sua profissão tais como retratos, ilustrações, decorações, charges, desenho de moda, etc. Foram experiências que alimentaram seu questionamento sobre nossa identidade cultural, permitindo-lhe redefinir, a partir da muda linguagem de nossos gestos, uma nova visualidade brasileira, a que dedicou desde então sua arte.
Retorna a França em 1981, se estabelece em Toulouse. Expõe em diversos paises da Europa e inclui a África em seu roteiro.
Durante a Copa do Mundo na França ele é o artista convidado da cidade de Toulouse onde expõe esculturas monumentais.
Em 2006 mostra o conjunto de esculturas monumentais “Deuses e Semi-Deuses do Futebol Brasileiro: A Ginga Canonizada” no Vale do Anhangabaú em São Paulo; expõe e administra oficinas de arte no SESI, na Avenida Paulista.
João Monteiro continua expondo na França porém volta agora a viver no Brasil aonde espera prosseguir sua obra multifacetada na qual a escultura e a forma no espaço tem lugar central em sua busca da expressão do ser brasileiro.
João Monteiro Da Cunha Salgado Neto vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Aluno de Caetano Fraccarolli, escultor e professor da FAU-USP, João Monteiro cursou ainda Belas Artes em Paris, França, “École Nationale Superieure des Beaux Arts de Paris”e Artes Plásticas na Universidade de Vincennes , Paris VII.Participou ainda de inúmeras exposições nacionais e internacionais.Veja aqui seu currículo completo.  

fonte: SINAPESP

curso de Pintura - Marcos Rossi - SP



Direcionamento – Conhecimento básico para qualquer área da pintura artística ou artesanal.

Público – Qualquer pessoa interessada no assunto cor e em arte, desenho e pintura. Importante para quem inicia e para quem quer aprimoramento na pintura.

Faixa etária – Todas as idades, sendo que as crianças deverão ser, previamente, avaliadas.

Conteúdo programático básico – Um curso com muita informação e muita prática, contendo:
  • desenho essencial para a pintura, perspectiva, planos, composição, tons, luz, sombras, estudo da cor (aprender a ver a cor e a identificá-la), estudo da cor-pigmento, disco de cores, mistura das cores desde as primárias (produzindo laranjas, vermelhos, verdes, azuis, violetas, terras etc.), razões e fundamentos físico-químicos e históricos da pintura.
Conteúdo programático avançado – Pintura em camadas sucessivas:
  • 1ª   sessão – underpainting (preparação da tela), desenho e marcação do desenho com tinta; início da primeira camada pictórica; uso do medium: aplicação prévia homogênea sobre o suporte; uso dos pigmentos no underpainting; pigmentos da primeira camada pictórica: opacos e de cobertura.
  • 2ª  sessão – finalização da primeira camada pictórica; veladura de base; aprofundamento no uso dos pigmentos opacos e de cobertura; cores complementares.
  • 3ª  sessão – segunda camada pictórica; a segurança da pintura por camadas sucessivas; pigmentos das camadas pictóricas intermediárias (pigmentos opacos, semi transparentes e transparentes); fórmulas para luz e sombras;
  • 4ª  sessão – última camada pictórica; pigmentos para acabamento da pintura; veladura de acabamento.
Dinâmica – O professor estará à frente, explicando e demonstrando a técnica, com fundamentos tirados do melhor da História da Arte; os alunos repetem o procedimento do professor. Acompanhamento coletivo e individualizado.

Aproveitamento –
  • Melhora da percepção da cor, tanto na pintura, como na decoração de ambientes, no vestuário etc.
  • Estimula tendências artísticas;
  • Estímulo ao autoconhecimento; melhora na percepção do Eu e do mundo objetivo ao seu redor (relações pessoais, família, trabalho, lazer, relação com a cidade, com a natureza); aceitação e melhora da posição pessoal no mundo.  Tudo isso em decorrência da reeducação do olhar sobre o mundo.  Salienta-se que o olhar e a percepção do mundo pode estar condicionada por valores inexatos decorrentes do convívio na sociedade.
Horário: 14:00 às 17:00 horas
Dia da semana: 3ªs feiras

Duração da aula: média de 2 ½  horas aula, com intervalo de 20 minutos.
Duração do curso: indefinida
Local
Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos - SINAP/AIAP
Rua Pamplona 1244, Jardim Paulista - São Paulo
(próximo ao metrô Trianon)
Investimento por aula
R$ 70,00 para artistas associados
R$ 90,00 para artistas não associados

Material
Para trazer no primeiro dia de aula –
  • Lápis HB ou nº 1; apontador, papeis A4 para desenho;
  • Caneta e caderno para anotações;
  • Bloco de papel tela A4;
  • Paleta de madeira 30 x 40 cm;
  • Tintas a óleo (tubos de 20 ml ou de 37 ml) preto, azul de cobalto, branco de titânio, amarelo ocre, vermelho óxido de ferro (corresponde ao siena queimada nacional);
  • Terebintina (frasco com 100 ml);
  • Pinceis:
    • 3 pinceis de cerda dura clara e chatos (flat) número 12 (exs.: marca Tigre, linha 811 de cabo de madeira clara ou 815 de cabo amarelo);
    • 2 pinceis de cerda dura clara e redondos (round) número 02  (exs.: marca Tigre, linha 812 de cabo de madeira clara ou 816 de cabo amarelo)/
  • Material de limpeza: Diluente eco, fundos de garrafa pet cortadas a uns 7 cm medidos da base, panos, barra de sabão de coco.
Materiais complementares – serão pedidos na medida em que se fizerem necessários para as aulas.

MARCO ROSSI. Nascido em São Paulo, SP, Brasil.  Migrado para Santos, SP, onde começou a desenhar aos 3 anos de idade. Aos 8, em 1960, começou a ilustrar o "A Tribuninha", suplemento infantil do jornal "A Tribuna" de Santos, bem como a participar de salões de arte infanto-juvenis, ganhando prêmios.  Isso leva, em 2018, a completar de "58 anos de vida artística". Advogou até 1983, quando voltou a São Paulo, como artista plástico.  Tem extenso currículo artístico, inclusive com participações internacionais.  Tornou-se professor de arte na década de 1980. Em 1995, fundou o Grupo Pamplonna, movimento de arte onde vários artistas participam da produção de uma mesma obra. Participou do Cultural Blue Life, onde realizou, sob a curadoria de Lilian Heitor, o primeiro evento do Prêmio Face Flóreo, no qual homenageia mulheres de destaque com retratos de sua autoria. Nas várias versões do prêmio, foram homenageadas, até agora, 49 personalidades femininas < https://www.youtube.com/watch?v=uEOMMEbAv9Q >. Promove o projeto "Marco Rossi: Tributo a Marilyn", pelo qual retrata mulheres representando Marilyn Monroe em poses pela Diva, para Bert Stern, em 1962 < https://www.facebook.com/tributetomarilynmonroe >.

fonte: SINAPESP

exposição Unânime Noite - volume 3 - Fundação Iberê Camargo - PoA - RS

28516128_1868944033171590_968274322242263389_o
Presskit da exposição – imagens em alta, texto crítico, áudio e release completo, acesse: https://goo.gl/KTR2iC

Fundação Iberê Camargo inaugura exposição Unânime Noite, com ampla programação paralela

Mostra coletiva inspirada na literatura traz obras de 30 artistas contemporâneos de diversos países. Programação conta ainda com noites de cabaré, saraus literários, performances, seminário e sessões de cinema. A entrada é franca em todas as atividades


Ana Mazzei | Bas Jan Ader | Cinthia Marcelle | Cristiano Lenhardt | Daniel Jablonski | Daniel Jacoby | Débora Bolsoni | Eduardo Haesbaert | Elena Narbutaiter | Elida Tessler | Felipe Braga | Fernanda Gassen | Guerreiro do Divino Amor | Gustavo Torres | Gusmão e Paiva | Iberê Camargo | ÍO | Marilá Dardot | Matheus Rocha Pitta | Michel Zózimo | Pablo Accinelli | Pedro Moraes | Raymundas Malasauskas & Marcos Lutyens | Regina Silveira | Rodolpho Parigi | Sara Ramo | Samuel Beckett

No próximo sábado10 de março, a Fundação Iberê Camargo inaugura a exposição Unânime Noite – Volume 3, que traz obras – muitas delas inéditas – de cerca de 30 artistas contemporâneos, referências nas artes visuais locais e mundiais.  Inspirada nos jogos surrealistas e na literatura de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, a mostra questiona os limites da linguagem e a autoria, num instigante desafio narrativo. (acesse a lista de artistas, obras e imagens aqui).
Uma ampla programação paralela está prevista durante os fins de semana em que a exposição fica em cartaz, até o dia 6 de maio. O Cabaret Unânime Noite será uma experiência noturna pontuada por atrações que envolvem música, performance, cinema e leituras, inspiradas pela carga de excitação e mistério presentes na ficção. Ao longo da noite e das apresentações, o público poderá saborear drinks  servidos no átrio e área externa. Além dos Cabarets, a Fundação promoverá uma série de atividades paralelas, como saraus e seminários para discussão de temas da exposição, e o Cine Iberê, com filmes que ampliam as reflexões sobre a proposta da mostra. O Seminário O Império dos Sonhos - Loucura, Fantasia e Surrealismo – que será realizado sempre aos sábados, às 16h – vai promover conversas, leituras e debates em torno da noite, da loucura e do absurdo, com convidados como o artista visual Daniel Jablonski, o curador Leo Felipe, a escritora e jornalista Veronica Stigger, o artista Pablo Uribe, entre outros nomes a confirmar.
No fim de semana de abertura, às 16h do sábado, 10 de março, acontece o primeiro encontro do Seminário, com o artista Daniel Jablonski, que vai abordar o tema O sono, o sonho, Freud e as noções de ócio e produtividade. Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do sujeito na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Trabalha tanto no contexto de uma exposição convencional quanto de uma publicação ou de uma palestra.
No domingo11, também às 16h, o Cine Iberê traz o filme Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, de David Lynch. A sessão será comentada pelo roteirista, diretor e produtor cinematográfico Gilson Vargas. A exibição integra o programa Noturnal - atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite, e tem curadoria de Marta Biavaschi (saiba mais aqui).

Sobre Unânime Noite

A exposição Unânime Noite tem a estrutura de um romance. Ao invés de capítulos, obras de arte compõem uma narrativa de ficção, cujo desdobramento se dá nas experiências vividas ao longo do percurso realizado pelo visitante no espaço expositivo. Partindo de um texto escrito pelo artista lituano Raimundas Malašauskas (leia o texto e ouça o áudio aqui), o curador Bernardo José de Souza – que cumpre o papel de “narrador” da história – convida outros artistas para dar continuidade à narrativa, criando novas obras (novos capítulos) ou elegendo obras já existentes, que derivem ou se articulem com as anteriores e, assim, sucessivamente. Neste sentido, a estrutura da exposição busca desafiar as noções convencionais de narrativa: existe uma ordem de “leitura” proposta pelo autor, mas que pode e deve ser subvertida a qualquer tempo por iniciativa do leitor/visitante.
O nome da exposição surgiu da primeira sentença de um conto de Borges, As Ruínas Circulares. A influência dos romances policiais e da ficção científica e o gosto por narrativas não lineares também está presente na Mostra.  “Mediante o constante instar do passado e do futuro a partir do presente – uma das marcas da contemporaneidade -, esta exposição pretende articular obras e artistas de tempos e estaturas diversas”, afirma o curador (leia aqui o texto de introdução). Dessa forma, Unânime Noite é uma exposição em constante transformação, cujos Volume 1 e Volume 2 aconteceram na Bolsa de Arte (São Paulo, 2015) e no Centro de Arte Contemporânea de Vilnius (Lituânia, 2016), respectivamente, com outras obras e outros artistas. “É um projeto on going, sem data para acabar. É uma exposição que muda sua forma através do espaço e do tempo; que existe física e mentalmente. É uma exposição em busca de um autor”, explica Bernardo. Para saber mais sobre a primeira edição de Unânime Noite, acesse o texto aqui.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  ItaúGrupo GPSIBMOleoplanAgibankBTG PactualBanrisul e apoio SLC Agrícola e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.
Person Pianos apoia a realização da exposição Unânime Noite.

 

Serviço:

Exposição Unânime Noite

Artistas: Ana Mazzei | Bas Jan Ader | Cinthia Marcelle | Cristiano Lenhardt | Daniel Jablonski | Daniel Jacoby | Débora Bolsoni | Eduardo Haesbaert | Elena Narbutaiter | Elida Tessler | Felipe Braga | Fernanda Gassen | Guerreiro do Divino Amor | Gustavo Torres | Gusmão e Paiva | Iberê Camargo | ÍO | Marilá Dardot | Matheus Rocha Pitta | Michel Zózimo | Pablo Accinelli | Pedro Moraes | Raymundas Malasauskas & Marcos Lutyens | Regina Silveira | Rodolpho Parigi | Sara Ramo | Samuel Beckett
Visitação: de 10 de março a 6 maio
Local: Fundação Iberê Camargo – 4º andar
Horário: sábados e domingos, das 14h às 19h
De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

Programação de abertura:
Sábado, 10 de março
Das 14h às 19h – visitação às exposição em cartaz – Unânime Noite e Sol Preto
Às 16h – Seminário O Império dos Sonhos – conversa com o artista Daniel Jablonskisobre o sono, o sonho, Freud e as noções de ócio e produtividade.
Domingo, 11 de março
Das 14h às 19h – visitação às exposições em cartaz – Unânime Noite e Sol Preto
Às 16h – Cine Iberê – exibição do filme Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, de David Lynch (1h27min, 2001, EUA) - sessão única e comentada com Gilson Vargas
ENTRADA FRANCA
Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000
Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.
As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.
Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

Sobre a Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre.
Há 22 anos, a Fundação desenvolve ações culturais e educativas com a missão é preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares. Seu acervo é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.
A sede da instituição, inaugurada em 2008, foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.
Referência arquitetônica na cidade de Porto Alegre, o prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
Iberê Camargo
[Restinga Seca, 1914 – Porto Alegre, 1994] - Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20. Autor de uma extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se filiou a correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro. Dentre as diferentes facetas de sua vasta produção, o artista desenvolveu as conhecidas séries Carretéis, Ciclistas e As idiotas, que marcaram sua trajetória. Grande parte de sua produção, estimada em mais de sete mil obras, compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.