concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 18 de março de 2018

ateliê de modelagem e desenho - João Monteiro - SP


Objetivo 
Trata-se de um atelier aberto no qual teoria e prática serão abordados e desenvolvidos na medida das solicitações e da capacidade de absorção de cada aluno.
Desde o renascimento o desenho e a escultura andam de mãos dadas e nesse atelier o desenho de observação será um instrumento essencial para o estudo e para o desenvolvimento da compreensão da forma no espaço que permitirá mais tarde a formação de um legitimo pensamento plástico.
Não trabalharemos de início com a escultura - entendida como talhe e remoção de matéria – mas com a modelagem que sempre a precedeu, usando para tanto o mais tradicional dos materiais de modelagem: a argila.
Nossa preocupação não estará focada em efeitos decorativos e acabamentos que extrapolem as texturas das superfícies modeladas; ela estará mais voltada para a “estrutura” das formas e poderemos dizer com Alberto Giacometti que aprender a desenhar é aprender a enxergar.
Atacaremos aqui o cerne de toda arte plástica: a compreensão da forma no espaço e sua representação tri ou bidimensional. Essa compreensão só se desenvolve com a prática e com o treinamento que aos poucos vão promovendo a fusão de teoria e prática, unindo os hemisférios cerebrais direito e esquerdo numa mesma visão.

Público Alvo
Todos aqueles, a partir de 14 anos de idade, que desejem aprender arte plástica ou que futuramente, senão presentemente, trabalhem ou desejem trabalhar com imagem: ilustração, fotografia, cinema, design, estilismo, arquitetura, paisagismo, decoração, etc, e que tenham a possibilidade e a disposição de consagrarem algumas horas de suas jornadas a exercícios de desenho e de modelagem.

Para aqueles que tem como objetivo a arte em si mesma esse atelier será o ideal, desde que tal aluno compreenda que a verdadeira arte é tarefa de uma vida inteira de intensa dedicação e de décadas de estudo e preparação para muito mais tarde poder dizer com Goethe: “– Grande é a arte, pequena a vida.”

Horário: 14:00 às 17:00 horas
Dia da semana: 4ªs feiras
Local
Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos - SINAP/AIAP
Rua Pamplona 1244, Jardim Paulista - São Paulo
(próximo ao metrô Trianon)
Investimento por aula
R$ 70,00 para artistas associados
R$ 90,00 para artistas não associados

Material
Os materiais que utilizaremos serão os mais simples: papel, grafite, carvão, argila, arame...e quase nada mais. Não estamos interessados em truques, efeitos e em resultados imediatos, mas numa construção sólida de alicerces sobre os quais futuramente cada qual poderá erguer seu próprio edifício. (não incluso)

Sobre João Monteiro
João Monteiro nasceu em São Paulo em 1953 e se revelou desde cedo, ganhando diversos concursos de arte nacionais e internacionais. Ele obteve bolsas de estudo e tornou-se aluno do escultor Caetano Fraccaroli.
Em 1972 João troca a FAU/USP pelas Belas Artes de Paris de onde sai diplomado.
Desistindo de lecionar na UNICAMP ele se lança numa série de viagens pelo interior do Brasil exercendo as diversas facetas de sua profissão tais como retratos, ilustrações, decorações, charges, desenho de moda, etc. Foram experiências que alimentaram seu questionamento sobre nossa identidade cultural, permitindo-lhe redefinir, a partir da muda linguagem de nossos gestos, uma nova visualidade brasileira, a que dedicou desde então sua arte.
Retorna a França em 1981, se estabelece em Toulouse. Expõe em diversos paises da Europa e inclui a África em seu roteiro.
Durante a Copa do Mundo na França ele é o artista convidado da cidade de Toulouse onde expõe esculturas monumentais.
Em 2006 mostra o conjunto de esculturas monumentais “Deuses e Semi-Deuses do Futebol Brasileiro: A Ginga Canonizada” no Vale do Anhangabaú em São Paulo; expõe e administra oficinas de arte no SESI, na Avenida Paulista.
João Monteiro continua expondo na França porém volta agora a viver no Brasil aonde espera prosseguir sua obra multifacetada na qual a escultura e a forma no espaço tem lugar central em sua busca da expressão do ser brasileiro.
João Monteiro Da Cunha Salgado Neto vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Aluno de Caetano Fraccarolli, escultor e professor da FAU-USP, João Monteiro cursou ainda Belas Artes em Paris, França, “École Nationale Superieure des Beaux Arts de Paris”e Artes Plásticas na Universidade de Vincennes , Paris VII.Participou ainda de inúmeras exposições nacionais e internacionais.Veja aqui seu currículo completo.  

fonte: SINAPESP

Nenhum comentário: