concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 31 de maio de 2014

OFICINA DE FOTOGRAVURA (PHOTOETCHED), COM CÉLIA SAITO - SP

Casa
 
 
 
OFICINA DE FOTOGRAVURA (PHOTOETCHED), COM CÉLIA SAITO
 
O objetivo desta oficina não é só entrar em contato com as possíveis técnicas de fotogravura, como também passar conhecimentos, não somente para o uso de artistas em suas poéticas, mas também para estes conhecimentos serem replicados. 
Nos dias 08/07, 15/07 e 22/07, terças-feiras, das 19h às 22h. Saiba mais!

vultos do não se pode - Alessandra Cunha - SESI UBERABA - MG


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Blau Projects lança convocatória de projetos curatorias com R$ 25 mil em prêmios



Uma das mais jovens galerias paulistanas, a Blau Projects, de Juliana Blau, lança o C. Lab, uma iniciativa para estimular o pensamento crítico e a produção de curadores e artistas emergentes. O C. Lab, que está com inscrições abertas até 31/05/15 é uma convocatória que selecionará dois projetos curatoriais, um individual e um coletivo. Os projetos escolhidos ganham exposição na galeria, nos períodos entre junho e julho de 2014, para a exposição individual, e entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015, para a exposição coletiva. O fomento financeiro será de R$10 mil reais para projeto individual e R$15 mil reais para projeto coletivo. O regulamento completo está no site da Blau Projects: www.blauprojects.com. | Mais informações: Blau Projects Vila Madalena: r. Fradique Coutinho, 1.464, tels. 3467-8819 e 3467-8801. Ter. a sáb., 11h/19h. www.blauprojects.com

Fonte: Mapa das Artes

11º Salão Nacional de Fotografia "Pérsio Galembeck" - Araras- SP




12 de Julho a 21 de Agosto de 2014 | Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita" - Araras - SP


Inscrições Abertas

Inscrições: Até 20 de junho de 2014, de segunda a sexta das 9h às 17h
Divulgação das fotos selecionadas: 02 de julho de 2014 nos sites www.araras.sp.gov.br e www.galembeck.com.br/salao2014
Abertura e Premiação: 12 de julho de 2014 às 20h no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
Visitação: 12 de julho a 21 de agosto de 2014, todos os dias das 9h às 22h

Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
 Av. Ângelo Franzini, s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390
(Antiga estação ferroviária, ao lado da Nestlé)
Telefones: (19) 3541-5763 / 3542-5807 - E-mail: cultura@araras.sp.gov.br

O Salão Nacional de Fotografia “Pérsio Galembeck” é promovido pelo Prefeitura Municipal de Araras - SP, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e faz parte do calendário cultural do município. Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas.

O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. Esta edição tem duas categorias e como tema "O Seu Brasil" , sendo que em ambas é obrigatória a adequação ao tema proposto.

Categoria Brasil: Podem se inscrever fotógrafos residentes em qualquer cidade do país com imagens que contemplem todo o território nacional.
Categoria Araras: Podem se inscrever fotógrafos residentes em qualquer cidade do país com imagens que contemplem somente o município de Araras - SP.

A inscrição é totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 3 (três) fotografias em cada categoria, ampliadas em papel fotográfico no tamanho 20x30. Tamanhos diferentes não serão aceitos.

Premiação:
Categoria Brasil:
 1º Lugar: R$ 2.000,00, 2º Lugar: R$ 1.200,0, 3º Lugar: R$ 800,00.
Categoria Araras: 1º Lugar: R$ 800,00, 2º Lugar: R$ 600,00, 3º Lugar: R$ 500,00.

Segue o regulamento e a ficha de inscrição em anexo.

Wagner Zivko
Diretor de Cultura

American Illustration-American Photograph - AI-AP recebe até 30/05/14 inscrições para o Latin America Ilustracion and Fotografia 3 (LAI-LAF) - fotografias e ilustrações

Concurso internacional de fotografia e ilustração recebe inscrições

A American Illustration-American Photograph - AI-AP recebe até 30/05/14 inscrições para o Latin America Ilustracion and Fotografia 3 (LAI-LAF), que seleciona trabalhos nas categorias fotografia e ilustração. Os selecionados participam de exposição, debates e lançamento de livro em Nova York, em novembro de 2014. A exposição, de caráter itinerante, percorre ainda cidades da América Latina. Os interessados devem se inscrever e acessar o regulamento no site www.ai-ap.com/cfe/latin/. | Mais informações: www.ai-ap.com/cfe/latin

Fonte: Mapa das Artes

Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 [RJ]



A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Múltiplo Espaço Arte lançam o edital para o Prêmio de Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 com o objetivo de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem no campo da imagem gráfica.
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Serão selecionados até 3 candidatos que participarão de residência artística nas Oficinas de Imagem Gráfica da EAV Parque Lage no Rio de Janeiro. Um dos artistas receberá, também, bolsa para residência artística na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.
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As Oficinas de Imagem Gráfica, recentemente reformadas e equipadas, oferecem ao visitante a possibilidade de trabalhar não apenas com as técnicas tradicionais da litografia, gravura em metal, xilogravura e serigrafia, mas também de integrá-las a outros meios, tais como a fotografia e a impressão digital.
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As inscrições vão até dia 13 de junho.
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Para maiores detalhes, consulte o edital.
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O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.
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informações
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cronograma
Inscrições: até 13 de junho
Divulgação dos selecionados: até 01 de julho
Residência artística na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro: 15 de julho a 05 de agosto
Divulgação do contemplado para residência artística em Veneza: até 05 de setembro
Residência artística na Scuola Internazionale di Grafica:
15 dias a serem definidos entre outubro e novembro

Fonte: EAV

1ª Mostra Coletiva de Artes Plásticas - Mogi das Cruzes - SP

Artistas de Mogi das Cruzes podem se inscrever para Mostra Coletiva
Mostra dá oportunidade para novos talentos.
Primeira edição do evento será no futuro Museu de Arte Mogiana.

O antigo prédio da Telefônica na região central de Mogi das Cruzes deve receber a 1ª Mostra Coletiva de Artes Plásticas. A primeira edição do evento ainda não possui data para acontecer, porque a Prefeitura aguarda a liberação do prédio, porém os artistas interessados em expor seus trabalhos já podem se inscrever.
Para participar, é necessário preencher alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos e possuir obras nas áreas de aquarela, desenho, escultura, gravura ou pintura. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, haverá uma seleção por parte de uma comissão julgadora de artistas de reconhecido valor cultural no município. São eles: Ana Maria Barbosa, Jorge Soliano Fernandes, Lindaura Maria Fuga, Nerival Rodrigues da Silva e Paulo Donizeti Muniz de Queiroz.
“Ainda estamos aguardando a liberação do prédio, mas isso não nos impede de já nos mobilizarmos e organizarmos essa exposição coletiva, que é um desejo da Secretaria de Cultura e dos artistas plásticos do município. Tendo essa exposição montada e contando com o apoio da classe artística, teremos ainda mais força para cobrar a Anatel, no sentido de que autorize o uso do prédio para fazermos ali essa ocupação artística”, explica o secretário de Cultura, Mateus Sartori.
Para Nerival Rodrigues, membro da comissão julgadora e artista plástico de peso internacional, a iniciativa vai favorecer o surgimento de novos artistas. “É uma causa muito boa, é um espaço a mais para a arte da cidade. Eu conheço mais de 50 jovens artistas de Mogi que não conseguem se projetar na arte. Essa exposição pode ser uma saída para eles”, afirma.
As inscrições deverão ser feitas presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, com o preenchimento de uma ficha. Os artistas ainda devem levar o currículo artístico resumido, fotografia da obra (colorida, em tamanho 15 x 21 cm), título e memorial descritivo da obra. Cada artista pode se inscrever com até duas obras. Não serão aceitas obras de artistas já falecidos.
As inscrições se mantêm abertas até o dia 12 de junho e o resultado da seletiva estará disponível no site da Secretaria de Cultura a partir do dia 30 de junho. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 4798-6900 ou no site da Secretaria de Cultura.

Fonte: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Oi abre edital para receber projetos do DF


Foram abertas as inscrições para edital extraordinário do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2014, exclusivo para projetos a serem realizados no Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho, às 17h (horário de Brasília).
São aceitas inscrições nas seguintes categorias: Artes Cênicas (montagens e apresentações de espetáculos inéditos para adultos e crianças, circulação de espetáculos e realização de festivais); Artes Visuais (idealização e montagem de exposições inéditas, performances, bienais e festivais); Audiovisual (mostras e festivais, finalização de filmes de longa metragem, exibições e cineclubes); Cultura Popular (festivais e mostras); Dança (produção e montagem de espetáculos inéditos e festivais); Intermídia/Artes Integradas (exposições, espetáculos e eventos com ênfase na convergência de linguagens); Literatura (feiras literárias, festas literárias e prêmios literários); Mobile Art (criação de conteúdos artísticos para dispositivos móveis); Música (produção e realização de shows e festivais); Publicações (livros, catálogos, pesquisas, projetos editoriais); e Tecnologia e Novas Mídias (criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos e aplicativos culturais e/ou artísticos, seminários, encontros e conferências).
Não há limite de quantidade de projetos inscritos por proponente. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas proponentes de projetos culturais enquadrados nos termos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (Lei 5.021/2013).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.oifuturo.org.br.
Em 2015, os projetos do Distrito Federal serão incluídos no edital nacional do Programa Oi de Patrocínios Culturais.
Fonte: Cultura e Mercado

Aliança Francesa de Florianópolis seleciona artistas contemporâneos - SC


Artistas brasileiros que residem em Santa Catarina há pelo menos dois anos podem participar do 1º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Serão selecionados até 10 participantes para integrarem uma exposição na sala Lindolf Bell, em Florianópolis, no período de 15 a 31 de julho de 2014.
O objetivo do prêmio é incentivar, fomentar e democratizar a produção artística contemporânea no estado de Santa Catarina.
Para se inscrever, é preciso ter entre 18 e 35 anos. Cada participante pode concorrer com até duas obras de artes visuais inéditas no estado. As inscrições vão até o dia 15 de junho.
O grande vencedor será anunciado no coquetel de abertura da exposição e ganhará uma viagem de estudos de um mês na Cité International des Arts, em Paris, com passagem e alojamento incluídos e mais ajuda de custo de 800 euros. Os vencedores em segundo e terceiro lugar receberão uma bolsa de estudos na Aliança Francesa de Florianópolis, de um ano e seis meses, respectivamente.
Clique aqui para acessar o regulamento e a ficha de inscrição.
*Com informações do site da Aliança Francesa de Florianópolis

Fonte: Cultura e Mercado

II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura - RJ

Encontro de pesquisa em cultura seleciona trabalhos
O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF), o Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Observatório de Economia Criativa do Rio de Janeiro (OBEC-RJ), estão convidando pesquisadores de todo país para participar do II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, que acontece de 15 a 17 de outubro.
O encontro está aberto a todos os que fazem pesquisa sobre cultura, dentro e fora das universidades. Haverá mesas redondas, rodas de pesquisadores e sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, reunindo pesquisadores acadêmicos de todos os níveis, agentes culturais e gestores públicos que desenvolvam investigações no campo da cultura, na Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo) e no IACS-UFF (Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói).
Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com os seguintes grupos de trabalho: Espaços e práticas culturais; Teorias da cultura; Cultura e territórios; Cultura e juventude; Cultura e identidade; Cultura e relações internacionais; Políticas culturais; Financiamento e sustentabilidade da cultura; Economias da cultura; Linguagens artísticas; Cultura e educação; Diversidade cultural; Cultura e desenvolvimento; Gestão e instituições; Mediações; Manifestações culturais tradicionais; Patrimônio Cultural; Cultura e comunicação; Cultura e religião; e Economia criativa.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 15 de julho. A divulgação dos selecionados será feita no dia 11 de agosto.
Mais informações no site www.pesquisaemcultura.uff.br.

Fonte: Cultura e Mercado

Seleção de Projetos Culturais | Caixa Econômica Federal | 2015/2016



A Caixa Econômica Federal recebe até 07/07/14 inscrições de projetos culturais a serem realizados em 2015. Os interessados devem se inscrever através do site www.programasculturaiscaixa.com.br em quatro programas culturais da Caixa: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural - Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; Apoio ao Artesanato Brasileiro; Apoio a Festivais de Teatro e Dança; e Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro Biênio 2015/2016. 
O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural vai selecionar projetos para compor a programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2015 e fevereiro de 2016, podendo ser estendido até fevereiro de 2017, em caso de projetos itinerantes (aqueles realizados em mais de uma Unidade). O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. 
Cada proponente pode apresentar até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com Caixa Cultural. Serão aceitos projetos de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); teatro (contemporâneo, físico, circo-teatro, performance de palco, etc.); dança (contemporânea, clássica, dança-teatro, etc.); música e cinema. Poderão ser apresentados ainda, projetos para palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros. 
O Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro vai selecionar projetos que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional brasileiro. O projeto pode contemplar uma ou mais unidades produtivas, ainda que em municípios ou localidades diferentes, e cada proponente pode apresentar um único projeto. O valor máximo concedido será de R$ 50 mil. 
O Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro selecionará projetos que visem assegurar a democratização do acesso, a preservação do patrimônio cultural do país, a promoção de ações de arte-educação e de programação cultural em museus. O Programa beneficiará instituições museológicas nacionais. Cada proponente pode apresentar um único projeto e o valor máximo concedido será de R$ 400 mil. 
Mais informações e inscrições: www.programasculturaiscaixa.com.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
07 de Julho de 2014

Fonte: Mapa das Artes

Seleção de projetos de exposição 2014/2015 | Memorial Minas Gerais Vale

Seleção de projetos de exposição 2014/2015 | Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale recebe, até 30/06/14, inscrições de artistas mineiros interessados em ocupar as galeria do museu. Podem se inscrevre apenas artistas mineiros com até 35 anos. Os selecionados recebem bolsa de R$ 7 mil (sete mil reais) cada, além dos custos de montagem e divulgação. Os artistas do interior recebem ainda custo de passagem terrestre. 

Confira o regulamento: 

1. Apresentação: 
Como parte das políticas culturais do Memorial Minas Gerais Vale lança-se esse edital voltado para artistas residentes em Minas Gerais para ocupação das Salas de Exposição 01 e 02 (ver planta e detalhes técnicos em anexo) durante o período de 2014 - 2015.
 O Memorial Vale irá oferecer o espaço para a ocupação de artistas em início de carreira, dando-lhes visibilidade dentro de um conjunto de ações de apoio à produção artística contemporânea. 
2. Do objeto: 
2.1. O presente edital visa selecionar até 04 (quatro) propostas expositivas para ocupação das salas de Exposição 01 e 02 do Memorial Minas Gerais Vale. As propostas poderão se destinar a ocupar qualquer uma das duas salas ou ambas simultaneamente. 
2.2. As propostas selecionadas pela comissão de seleção terão os custos de transporte das obras, montagem, divulgação (impressa e eletrônica) e atividades de apoio (folder-catálogo, encontro com o artista, abertura e educativo) garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale, além de receberem um prêmio no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor. Os valores serão pagos a todos os artistas selecionados em até dez dias úteis após a abertura de cada uma das exposições. 
2.3. Os artistas não residentes em Belo Horizonte terão suas despesas de viagem, alimentação e hospedagem garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale por períodos de tempo negociados e determinados (durante a montagem, abertura da exposição e desmontagem). 
2.4. As propostas selecionadas ficarão em exposição pelo período de aproximadamente dois meses.

2.5. As inscrições poderão ser feitas de 05 de maio a 30 de junho de 2014. 
3. Das condições de participação: 
3.1. Poderão se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes ou nascidos no Estado de Minas Gerais a partir de 1979 com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. 
3.2. São permitidas as inscrições de propostas de grupos de artistas cuja produção tenha autoria coletiva. No entanto, não serão aceitas exposições coletivas formadas por obras de dois ou mais artistas que trabalhem e assinem suas obras separadamente. 
3.3. Os grupos deverão se inscrever apontando o nome, idade e local de nascimento de todos os integrantes, indicando um deles como responsável. 
3. 4 Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de exposição. 
4. Das inscrições: 
4.1. Envio pelos correios da ficha de inscrição preenchida e assinada (disponível no site do Memorial no endereço: www.memorialvale.com.br) com os seguintes documentos anexos:

a. Currículo com identificação, formação acadêmica e atividades artístico-culturais desenvolvidas, com endereço, telefone, site (ou outro meio digital, se houver) e e-mail de contato. No caso de coletivos deverão constar os currículos de cada membro do grupo, bem como as atividades desenvolvidas em conjunto. 
b. Cópia de carteira de identidade e comprovante de residência atual, datado de 2014. Para os coletivos exige-se que pelo menos um dos integrantes resida em Minas Gerais. 
c. Portfolio: documentação (impressa ou digital) contendo imagens de trabalhos recentes, identificados com nome do artista, título da obra, data, dimensões e demais informações necessárias para a plena compreensão da proposta. As obras em vídeo ou interativas deverão ser enviadas em DVD 
deverão trazer a indicação de 
como usá-los (software, plataforma ou modo de instalação). d. Proposta contendo:

a. Fotografias ou imagens de obras que vão integrar a exposição, que podem ser complementadas por desenhos técnicos ou esquemas (impressos ou digitais) que facilitem a compreensão da proposta encaminhada on line.

b. Croqui com proposta de ocupação (impresso ou digital) indicando o local, modo de exposição dos trabalhos assim como suas identificações, tendo em vista as características do espaço físico e as questões conceituais que envolvem as propostas. Além disso, apontar a previsão de duração da montagem.

c. Documentação complementar sobre o artista e/ou coletivo como cópias de catálogos, textos ou reportagens.

d. Se impressa, a proposta não poderá exceder o formato A4. Se for documentação digital deverá ser enviada em CD ou DVD seguida da lista dos arquivos incluídos e de instruções de uso e/ou instalação.

4.2. A proposta deverá ser entregue no Memorial Minas Gerais Vale ou enviada pelos correios, junto com a ficha de inscrição e a documentação com data de postagem válida até o ú fz“EMMG” dirigido a:

Memorial Minas Gerais Vale
 Praça da Liberdade, s/no esquina com rua Gonçalves Dias - 30140-010 – Funcionários - Belo Horizonte – MG
4.3. Serão rejeitadas as propostas que não estejam de acordo com os documentos e especificações solicitadas nesse edital. 
5. Seleção dos trabalhos: 
5.1. As propostas serão escolhidas por uma comissão de seleção composta por especialistas 
da área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale.

a. A comissão de seleção se reserva o direito de reordenar a proposta da exposição alterando o número de trabalhos a serem expostos ou qualquer outro recorte que seja necessário, dentro das propostas enviadas, para a melhor conformação da exposição ao espaço. Essas alterações serão construídas em diálogo com os artistas, mas a decisão da comissão será soberana. A montagem da exposição será discutida caso a caso com os artistas selecionados. 
5.2. A devolução da documentação enviada será feita pelos correios; para tanto, o proponente precisará incluir um envelope devidamente selado e identificado. Para os proponentes que não enviarem o envelope de retorno, as propostas poderão ser retiradas no Memorial Minas Gerais Vale até 30 dias após a divulgação do resultado. Posteriormente, serão destruídas 
5.3. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste edital serão apreciadas e decididas pela equipe do Memorial Minas Gerais Vale. 
6. Direito de Uso de Imagem 
6.1. Fica reservado ao Memorial Minas Gerais Vale, à Fundação Vale e à Vale S.A. o direito de uso de imagem das obras expostas, para divulgação, interna ou externa. 
7. Informações 
7.1. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: edital@memorialvale.com 
Fica eleito o Foro Central da Cidade de Belo Horizonte como competente para resolver quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja. 
Mais informações: 
Memorial Minas Vale 
Praça da Liberdade, 435, tel. (31) 3308-4008. Ter., qua., sex., e sáb., 10h/17h30; Qui., 10h/21h30; Dom., 10h/15h30. www.memorialvale.com.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
30 de Junho de 2014                                                                             

Fonte: Mapa das Artes