concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

programação de arte no curta! Leonardo da Vinci e David Hockney

 
Leonardo da Vinci e David Hockney
O que destaca Leonardo da Vinci de outros gênios da Renascença - como Michelangelo, Botticelli e Rafael - é o fato de ele ter sido um criador multifacetado. Essas várias facetas do artista são apresentadas pelo diretor François Bertrand nos 52 minutos do documentário "Leonardo da Vinci - O Homem Universal", da produtora francesa CPB Films, que estreia no Brasil com exclusividade no canal Curta!.

Além de conferir poesia e expressividade ímpares às figuras humanas retratadas em suas pinturas, Leonardo da Vinci fez incursões bem-sucedidas na engenharia e no estudo de fenômenos naturais. Inventou diversas máquinas (algumas das quais não saíram do papel), como tanques de guerra, paraquedas e planadores. Chegou a conceber a ideia do helicóptero, que registrou num desenho. Estudou a anatomia humana e a dos animais.
O filme fala também da infância de Da Vinci, que era filho bastardo de um tabelião, numa época em que os rebentos seguiam a carreira dos pais. Justamente por ser filho ilegítimo, Leonardo se viu livre dessa obrigação e pôde se concentrar no estudo da pintura e de outros assuntos de seu interesse. Além dos quadros, ele deixou dez mil páginas de anotações e desenhos, que permitem acompanhar o seu cotidiano e a evolução de suas ideias e pesquisas. Esse rico material serve como fonte para o documentário e é comentado por especialistas, como Serge Bramly, autor de uma biografia de Da Vinci, diretores de museus na Itália, o curador do Museu do Louvre, entre outros. A estreia é na Quinta da Pensamento, 24/10, às 23h.

Terça das Artes – 22/10
23h – "David Hockney - Tempo Recuperado” (Documentário)
Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. Os motivos e cores de suas telas foram amplamente reproduzidos e agora fazem parte do panteão de arte do século XX, mudando a maneira como vemos o mundo. Hockney é tipicamente visto como um artista que ama a vida, um bom tempo, glamour e sexo. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado. Diretor: Michael Trabitzsch. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de outubro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 24 de outubro, quinta-feira, às 11h; 27 de outubro, domingo, às 00h.

Quinta do Pensamento – 24/10

23h – “Leonardo da Vinci – O Homem Universal” (Documentário)
Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo da Vinci.  Diretor: François Bertrand. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de outubro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 26 de outubro, sábado, às 13h15; 27 de outubro, domingo, às 22h10; 28 de outubro, segunda-feira, às 11h.
Sexta da Sociedade – 25/10

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br

Palestra “DA VINCI + 500” (3ª Edição) - Walter Miranda - SP

Palestra “DA VINCI + 500” (3ª Edição)

Nos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, vamos celebrar sua vida e obra.

Palestra totalmente ilustrada com imagens incríveis.

Venha conhecer fatos interessantes sobre a vida e obra desse gênio da
história universal.

Conheça detalhes de suas invenções e de suas obras artísticas.

Veja as obras recentemente atribuídas a ele e seu autorretrato descoberto
há poucos anos.

Palestra proferida pelo artista plástico e professor Walter Miranda em
comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci.

Data: 21 de outubro de 2019
Horário: 14 às 17h
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes
Endereço: Av. Paulista, 509 – ao lado da estação Brigadeiro do metrô.
Investimento: R$ 100,00

Inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/da-vinci--500__645615


Palestra proferida pelo artista plástico e professor Walter Miranda
(https://www.fwmartes.com.br).

Walter Miranda é professor de história da arte e técnicas artísticas desde
1986 e lecionou no Liceu de Artes e Ofícios por 10 anos.
Ministra palestras e workshops em universidades, museus e instituições
culturais desde 1983. Curador de exposições organizador de projetos
culturais.
Membro de júri de salões de arte desde 1987.
Artista plástico há 42 anos com participação em mais de cem exposições no
Brasil e no exterior, tendo recebido 21 prêmios por sua participação em
salões de arte.

EXPOSIÇÃO “POPLICROMIAS DE PORTUGAL” - Atalie Rodrigues Alves - Franca - SP

ATALIE ABRE EXPOSIÇÃO “POPLICROMIAS DE PORTUGAL” COM TRABALHOS RECENTES
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 26 de outubro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra “Policromias de Portugal” que reúne pinturas da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por aquarelas com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo, que incluem imagens baseadas em locais que visitou em Portugal durante a residência artística que fez ano passado a convite da prefeitura do município de Torres Vedras.
As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em diversas cidades portuguesas, como Lisboa, Óbidos e Torres Vedras, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria e de cores vivas e intensas, luminosas, que fazem reviver as paisagens que a artista viu noutras paragens além-mar.
Como escreveu o professor Norberto Stori, “Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados”.
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço

Exposição: “Policromias de Portugal” – Aquarelas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 26 de outubro, 20 horas
Visitação: até 20 de dezembro de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Franca (SP)

Entrada Franca

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

livro-dobra e bordado livre: Introdução do livro de artista e ao bordado em papel - Julian Campos - SP

img
 
Nessa oficina, os participantes serão introduzidos ao universo do livro de artista, ao uso do bordado tendo o papel como suporte e aos desdobramentos desses dois assuntos dentro da produção contemporânea. Essa atividade se dará em dois momentos. Primeiramente, serão apresentados alguns pontos básicos de bordado livre.
 
Clique aqui e saiba mais!
 
 
 
 
 


Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP | (11) 2337 3015

livro-dobra e bordado livre: Introdução do livro de artista e ao bordado em papel - Julian Campos - SP

img
 
Nessa oficina, os participantes serão introduzidos ao universo do livro de artista, ao uso do bordado tendo o papel como suporte e aos desdobramentos desses dois assuntos dentro da produção contemporânea. Essa atividade se dará em dois momentos. Primeiramente, serão apresentados alguns pontos básicos de bordado livre.
 
Clique aqui e saiba mais!
 
 
 
 
 


Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP | (11) 2337 3015

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Feira Des.Gráfica - quadrinhos independentes - MIS SP

EBAC em parceria com o MIS celebra a produção de quadrinhos independentes
Dias 19 e 20 de outubro, a escola promove ativações na Des.Gráfica, entre palestras, exposições de trabalhos de alunos e showreels. Outra novidade é análise de portfólio de trabalhos por professores EBAC

Nos dias 19 e 20 outubro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza a quarta edição da Feira Des.Gráfica, projeto idealizado pelo Museu com curadoria de Rafael Coutinho, Concept Artist e professor da Graduação Britânica da EBAC. A instituição de ensino, parceira do evento, promoverá uma série de ativações, entre palestras, exposição de trabalhos de alunos, exibição de showreels, entre outras. Uma das novidades desta edição são as sessões de análise de portfólio realizadas por professores da EBAC. Para participar não há seleção prévia, basta trazer o portfólio. As análises serão conforme a chegada por interessados.

A feira tem como objetivo promover experiências visuais de publicações independentes que primam pela ousadia e experimentação na área dos quadrinhos. Celebrando ainda a volumosa produção de quadrinhos do país, o MIS lançou uma convocatória para selecionar cinco projetos de quadrinhos e outras narrativas gráficas. As publicações selecionadas serão editadas pelo Museu, e cada autor será contemplado com 50 exemplares físicos que podem ser lançados e comercializados durante a feira. Dentre os jurados confirmados estão Daniel Bueno (professor da Especialização e da Graduação Britânica da EBAC), Clarice Reichstul, Fernanda D’umbra e Virgílio Neto, além da Equipe MIS.

Serviço:
EBAC na Feira Des.Grágica 2019
Datas: 19 e 20 de outubro
Horário: 12h00 às 20h00
Local: MIS - Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Acesso: gratuito
Redes sociais EBAC:
Instagram: @e.b.a.c
Facebook: @escolabritanicadeartescriativa

Informações completas sobre a Des.Gráfica pelo link.

fonte:
Taluana Borba

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

oficina Bordado Sobre Papel - Ricardo Rodrigues - SP



NOSSO ENDEREÇO

Plano B Espaço Cultural
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa,
Porto Alegre/RS, Brasil

INSCRIÇÃO


exposição ACROMÁTICO - SP

Galeria MH8Arte apresenta exposição “Acromático”, que transmite a beleza da ausência de cor em quadros, fotos e esculturas
A galeria MH8Arte traz 12 artistas versáteis em uma exposição harmônica e encantadora
Exposição “Acromático”/Galeria: MH8Arte/Foto: FotoEstúdio360
Procurando a beleza no preto e branco, a galeria MH8ARTE, localizada no Jardim Paulista, na capital paulista, reuniu artistas de vários segmentos para montar a exposição coletiva “Acromático”, que segue exposta até o dia 1º de novembro. Acostumada a trabalhar em um modelo mais intimista, com obras encomendadas por arquitetos e designers, o local abre suas portas, pela primeira vez, para receber os admiradores da arte.
O acervo surpreende do início ao fim nos mínimos detalhes. Fotografias, pinturas, colagens, esculturas e gravuras foram cuidadosamente colocadas pelos ambientes da galeria. Logo na entrada, os visitantes poderão apreciar obras de estilos diferentes que carregam o mistério do lúdico.
Com a curadoria de Maria Helena Souza Ferreira, proprietária da MH8ARTE, nomes como Anne Lopes, Arnaldo Battaglini, Fernanda NamanGrazielle Azevedo, Hércules BarsottiJosé Munhoz, Luiz Martins, Nazareno, Nicole Wells, Rita Lessa, Tito Ferrara, Tito Khzouz, permeiam sua criatividade passando por técnicas como a de desenhos concretos até a expressão de formas abstratas. Todas exploram um ponto em comum: a ausência de cor. Assim, aqueles que quiserem se aventurar nesse universo mágico, descobrirão o encanto da arte em preto e branco.
O grafite no jardim, que transformou a MH8ARTE como parte da exposição, chama a atenção. Criado pelo artista plástico brasileiro Alemão, internacionalmente conhecido, é uma intervenção na parede do espaço que deu um toque descontraído. Brincando com os formatos, ele compôs e integrou com os demais elementos.
Grafite transforma o ambiente/Arte: Alemão Arte/Foto: FotoEstúdio360
Alguns quadros, entretanto, tem permissão para sair da proposta da mostra. Esse é o caso do “Entre amor e sonhos” de Tito Ferrara. Nele, um rosto expressivo estampa a grande tela. Por cima da pintura foram aplicados sprays nas cores dourado e azul, dando vida ao retrato. Misturando referências modernas, a obra combina com decorações descoladas e artísticas.
Quadro: “Entre amor e sonhos” /Artista: Tito Ferrara/Foto: FotoEstúdio360
Do outro lado, um novo ponto com tonalidades douradas. O quadro “Golden Tones”, pintado por Nicole Wells, traz uma foto simples e marcante. Ao entrar nessa primeira sala, fica impossível não ser atraído por essas duas imagens: uma de frente para a outra, as posições conversam entre si de forma agradável.
Quadro: “Golden Tones” /Artista: Nicole Wells/Foto: FotoEstúdio360
As obras conversam entre si/Foto: FotoEstúdio360
O “Acromático” volta nas demais artes. Uma tela preta recebe a silhueta em branco de uma cidade. Prédios de diversos tamanhos iluminam o fundo neutro da obra pintada por Anne Lopes. Parar por alguns minutos para observar os mínimos detalhes, das janelas, portas, antenas até as sombras é imprescindível. Ao lado de fotografias tiradas de São Paulo por Tito Khzouz, a poesia está completa.
Quadros de Anne Lopes e Tito Khzouz/Foto: FotoEstúdio360
Depois de visitar todos os espaços da galeria, os interessados poderão adquirir as obras para decorarem suas casas, apartamentos ou comércios. Seguindo os 17 anos de tradição, a MH8ARTE disponibiliza os quadros para compor o décor das áreas comuns ou de cômodos íntimos.

Serviço: Exposição “Acromático”
Data:
Horário: segunda-feira a sexta-feira das 9h às 19h
Sábado: agendar horários
Endereço: Rua Estados Unidos, 180, Jardim América
São Paulo, SP
Sobre:
A MH8ARTE está no mercado há 17 anos fornecendo telas, gravuras, quadros, acrílicos, espelhos, fotografias, esculturas gigantografias, metacrilatos, para hotéis, hospitais, casas, apartamentos, entre outros empreendimentos. Arquitetos, designers e construtoras, que procuram incluir um toque artístico em seus projetos, encomendam as ideias para a galeria. Após capturar a essência da obra, a galeria monta a arte perfeita com criatividade e elegância. Depois de pronta, a entrega é feita por todo o Brasil. Buscando excelência no ramo, a MH8ARTE se enquadra em todos os tipos de projetos.
Serviço:
Instagram: @mh8arte
Facebook: fb/mh8arte
(11) 98187-7744
fonte:
dc33 Comunicação

exposição UM CLARO OLHAR - Anna Jankov - SP

Exposição estará aberta ao público de 17 de outubro a 29 de novembro, das 10h às 19h
Em 16 de outubro, em coquetel para convidados, a Associação Paulista de Medicina inaugura a exposição Um Claro Olhar, da artista plástica Anna Jankov. São doze obras em técnica de sobreposição 3D, criada por ela mesmo, sob a denominação de "Arte Projetada".

São trabalhos em que o olho humano é representado a partir de recortes sinuosos, mostrando com perfeição os detalhes e a profundidade. Há a ilusão de uma viagem por dentro da íris humana. Cada obra traz traços únicos, quase hipnóticos.

Anna Jankov começou cedo seu caminho artístico. Cursou Artes Plásticas, passou pelo mundo da moda e tornou-se referência na área. Sempre procurando novos desafios, em 1995, inaugurou a própria agência de publicidade, garantindo a liberdade de exercer sua criatividade desenvolvendo novos conceitos gráficos.

Em 2015, criou a Anna Jankov Creative Papers com o intuito de inspirar, criar e proporcionar alta qualidade às infinitas possibilidades de utilização do papel.

Desde essa época, trabalha o papel em diferentes formas e cores, com desenhos e estampas exclusivas.



UM CLARO OLHAR

A conceituação criativa dessa etapa de sua arte surgiu ao assistir uma cirurgia de catarata durante a participação no Projeto da Oftalmologia Humanitária, expedição que levava assistência médica e cuidados aos nativos da região ribeirinha da Amazônia.

Ela ficou impressionada com a destreza dos cirurgiões e muito emocionada com os pacientes que voltaram a enxergar. Isso a inspirou a iniciar a série Um Claro Olhar.

OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA

A iniciativa nasceu da carência de assistência oftalmológica no interior da Amazônia. Doenças oculares de simples resolução, se houvesse assistência local, teriam melhor resultado. No entanto, as pessoas têm que esperar o tratamento muitas vezes por longos anos piorando o prognóstico.

Oftalmologia Humanitária tem a participação de universidades públicas; entidades filantrópicas; indústria; e das forças armadas brasileiras. Já fez centenas de cirurgias de catarata e pterígio, atendeu milhares de pacientes e doou mais de 20 mil lupas para leitura.






Um Claro Olhar, de Anna Jankov
Quantidade de obras: 12 (doze)
Abertura: 16 de outubro de 2019 (quarta-feira), das 19h30 às 21h30
Visitação: de 17/10/2019 a 29/11/2019, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Espaço Multifuncional (térreo)
Bela Vista - São Paulo/SP – Entrada franca
Para mais informações: (11) 3188-4304 ou cultural@apm.org.br 
fonte: Acontece Comunicação e Notícias