concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

programação de arte no curta! Leonardo da Vinci e David Hockney

 
Leonardo da Vinci e David Hockney
O que destaca Leonardo da Vinci de outros gênios da Renascença - como Michelangelo, Botticelli e Rafael - é o fato de ele ter sido um criador multifacetado. Essas várias facetas do artista são apresentadas pelo diretor François Bertrand nos 52 minutos do documentário "Leonardo da Vinci - O Homem Universal", da produtora francesa CPB Films, que estreia no Brasil com exclusividade no canal Curta!.

Além de conferir poesia e expressividade ímpares às figuras humanas retratadas em suas pinturas, Leonardo da Vinci fez incursões bem-sucedidas na engenharia e no estudo de fenômenos naturais. Inventou diversas máquinas (algumas das quais não saíram do papel), como tanques de guerra, paraquedas e planadores. Chegou a conceber a ideia do helicóptero, que registrou num desenho. Estudou a anatomia humana e a dos animais.
O filme fala também da infância de Da Vinci, que era filho bastardo de um tabelião, numa época em que os rebentos seguiam a carreira dos pais. Justamente por ser filho ilegítimo, Leonardo se viu livre dessa obrigação e pôde se concentrar no estudo da pintura e de outros assuntos de seu interesse. Além dos quadros, ele deixou dez mil páginas de anotações e desenhos, que permitem acompanhar o seu cotidiano e a evolução de suas ideias e pesquisas. Esse rico material serve como fonte para o documentário e é comentado por especialistas, como Serge Bramly, autor de uma biografia de Da Vinci, diretores de museus na Itália, o curador do Museu do Louvre, entre outros. A estreia é na Quinta da Pensamento, 24/10, às 23h.

Terça das Artes – 22/10
23h – "David Hockney - Tempo Recuperado” (Documentário)
Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. Os motivos e cores de suas telas foram amplamente reproduzidos e agora fazem parte do panteão de arte do século XX, mudando a maneira como vemos o mundo. Hockney é tipicamente visto como um artista que ama a vida, um bom tempo, glamour e sexo. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado. Diretor: Michael Trabitzsch. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de outubro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 24 de outubro, quinta-feira, às 11h; 27 de outubro, domingo, às 00h.

Quinta do Pensamento – 24/10

23h – “Leonardo da Vinci – O Homem Universal” (Documentário)
Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo da Vinci.  Diretor: François Bertrand. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de outubro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 26 de outubro, sábado, às 13h15; 27 de outubro, domingo, às 22h10; 28 de outubro, segunda-feira, às 11h.
Sexta da Sociedade – 25/10

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br

Nenhum comentário: