concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de abril de 2015

luminescências - Mauro Silper - BH - MG


23 de abril, quinta-feira, a partir das 18 h no Espaço Cultural Vallourec

Mauro Silper Art Studio

acqua-espelho líquido - Vera Ferro e instante - Paula Éster - Galeria do Instituto de Arte da Unicamp - Campinas - SP



dia 16 de abril às 12:30 na Galeria do Instituto de Arte da Unicamp,
Prédio da Biblioteca Central, Rua Sergio Buarque de Holanda , s/n.
 
 
 

10 anos depois - Bronson e Furuyama - São José dos Campos - SP


veja o vídeo:



exposições no Memorial da América Latina - SP


Até 26 de abril
Vinte Cinco + 1
Exposição coletiva comemorando 26 anos do Memorial. Participam  26 artistas. Galeria Marta Traba, terça a dom., das 9h às 18h. Grátis.



Até 28 de abril
Miradas de IberoaméricaExposição de fotos dos ganhadores – Lena Mucha e Antonio Pérez (ambos da Espanha) e Thomas Plubins (Chile) – do concurso promovido pelo Programa Ibes-Ruta, da Secretaria Geral Iberoamericana. Biblioteca Latino-Americana, dom. a sexta, das 9h às 18h e sábados, das 9h às 15h. Grátis.

oficinas artísticas na Galeria Marta Traba - São Paulo

Oficinas artísticas:
Todas as atividades são gratuitas. Informações e inscrições:
educativomartatraba@gmail.com ou  3823 4792 ou 4704.

Terças às sextas, 13h às 18h
Oficinas MemoFablabO Laboratório de Fabricação Digital do Memorial, o primeiro aberto ao público do Brasil, oferece oficinas de concepção e fabricação de modelos 3D, sob a orientação dos artistas Lucas Schlosinski e Lilian Fontenla.

Terças, 10h às 16h
Ateliê Experimental de Gravura em MetalOrientação: José Guyer Salles

Segundas, 10h às 16h
Ateliê de Encadernação e Cartonagem Orientação: Sonia Salles

Quintas-feiras,  9h30 às 13h30
Ateliê de Aquarela
Orientação: Altina Felício


Residência artísticaA Galeria Marta Traba recebe mensalmente artistas estrangeiros e  brasileiros para o desenvolvimento de projetos nos ateliês de gravura e fabricação digital. Informações e inscrições pelo email educativomartatraba@gmail.com

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Casa Tomada lança Ciclo de Pesquisas


A Casa Tomada lança o Ciclo de Pesquisas, um desdobramento do Ciclo de Portfólios, programa que ocorre desde 2010. O objetivo do novo ciclo é estabelecer diálogos entre artistas e público ou entre as artes visuais e outras áreas do conhecimento. É uma plataforma na qual artistas, curadores, antropólogos e escritores compartilham suas trajetórias e pesquisas em andamento por meio de uma apresentação pública e informal. O programa divide-se em duas etapas: a primeira é uma conversa sobre os projetos com Isabella Rjeille e Tainá Azeredo, gestoras do projeto, e acompanhamento da elaboração de uma apresentação pública. Para a segunda etapa, os participantes fazem uma fala aberta ao público sobre suas trajetórias e pesquisas atuais. Para essa edição de lançamento foram convidados dois participantes e selecionados outros seis por meio de uma convocatória pública. As apresentações dos artistas e pesquisadores participantes ocorrem às quartas-feiras, às 20h, com entrada gratuita (vagas são limitadas por ordem de chegada). | Programação - 15/04/15. Janaina Wagner e Luísa Nóbrega. - 22/04/15. Vitor Grunvald e Juliana Monachesi. - 29/04/15. Fábio Zuker e Lucila Gradin. - 06/05/15. Gabriel Bogossian e Carlos Guzmán. | Casa Tomada Aclimação: r. Brás Cubas, 335, tel. (11) 9-7571-5540 / 2532-7455. www.casatomada.com.br
Fonte: Mapa das Artes

IX encontro pensamento e reflexão na fotografia SP



http://estudiomadalena.com.br/
http://www.mis-sp.org.br/

Oficinas Culturais oferecem mais de 24 mil vagas para atividades gratuitas em todo Estado de São Paulo


Serão oferecidas 455 atividades, entre oficinas, palestras, seminários e workshops, shows, espetáculos e exposições
As Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para a programação do segundo trimestre de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 455 atividades, entre oficinas, palestras, seminários e workshops, shows, espetáculos e exposições.
Saiba mais acessando nosso site: http://bit.ly/1CArZWQ

Capital

A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza a exposição "Antífona" do fotógrafo Gal Oppido com registros de corpos femininos que discutem o papel da mulher contemporânea. Gal expôs no MIS, MAM, Instituto Cultural Itaú, MASP, Pinacoteca do Estado e Instituto Moreira Salles, e em países como França, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Realizou, em 2011, as exposições Antífona, no Museu Afro Brasil, e São Paulo Mon Amour, em Paris. Recebeu o prêmio APCA de Melhor Fotógrafo pelo conjunto da obra, em 1991.

A Maestro Juan Serrano oferece a oficina de pintura por desconstrução. Por meio de discussões propõe outras possibilidades sobre a pintura sobre tela, utilizando diferentes processos, elementos e materiais, criando a tridimensionalidade nas obras. A atividade tem a coordenação da artista de projeção internacional Vera Martins, que possui obras exibidas em Nova York e Buenos Aires.

Interior

Ocorrerão ações integradas com o escritor Lauro César Muniz nas unidades Candido Portinari, em Ribeirão Preto, e a Sergio Buarque de Holanda, em São Carlos. O projeto "Prosa de Saberes" é um bate-papo sobre a trajetória de grandes personalidades da cultura brasileira. Nesta edição, Lauro falará sobre o seu processo de criação para o teatro e televisão. Em Araraquara, o dramaturgo irá conversar com os grupos de teatro da cidade de São Carlos.

A atriz, autora e escritora Denise Stoklos circulará em São José dos Campos, Santos e Registro. Ainda no Vale do Ribeira, a Altino Bondesan recebe o projeto "Noite dos Tambores".
As oficinas Tarsila do Amaral, em Marília, e a Timochenco Wehbi, em Presidente Prudente, apresentam um workshow onde guitarristas mostram suas experiências no cenário musical nacional e internacional e demonstram estilos musicais como blues, rock e jazz. 

Circulação Regional

As oficinas realizarão em maio dois workshops sobre gestão cultural em três cidades: Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente. O objetivo é promover o compartilhamento de experiências de gestores que desenvolveram políticas culturais bem sucedidas em cidades do interior paulista.

Em Araçatuba acontece o "Projeto de Residência: Presenças Líquidas", que tratará de uma residência artística com foco nas principais linguagens utilizadas no trabalho da artista plástica Néle Azevedo e da coreógrafa Marina Tenório.

Na cidade de Bauru será apoiado o V Festival Internacional Boneco Gira Boneco por meio de oficinas e debates com artistas convidados da Espanha, Colômbia, México e Argentina.
A programação completa já pode ser conferida no site www.oficinasculturais.org.br.

Fonte: Portal do Governo do Estado