concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

retratáveis - Luciano Ogura - Gravura em Foco - Brasília - DF


MUSA Museu das Águas - IAB - Porto Alegre - RS


Estúdio Zoravia Bettiol
Travessa Irmão Pedro, 06
Teresópolis – Porto Alegre – RS

Feres Khoury e Luise Weiss - Graphias - SP

--
Graphias Casa da Gravura
rua Joaquim Távora, 1605
São Paulo - SP
CEP: 04015-003

Antologia Brasil, 1890-1930 - Museu Lasar Segall - SP


EISENSTEIN E O LIVRO DE ARTISTA - SP


Casa
 
EISENSTEIN E O LIVRO DE ARTISTA: 
INTERSECÇÕES ENTRE O CONCEITO DE MONTAGEM E COLAGEM
OFICINA COM FABIOLA NOTARI E ERIVONEIDE BARROS

Eisenstein
Que viva México!, 1931
Serguei Eisenstein
Partindo do conceito de montagem criado por Serguei Eisenstein, esta oficina propõe
a imersão no universo do livro de artista para discussão e produção prática: 
uma construção poética para objetos prosaicos. Solicite formulário de inscrição pelo 
e-mail casacontemporanea370@gmail.com ou pelo telefone (11) 2337-3015. SAIBA MAIS!
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015
© 2013 Casa Contemporânea. All Rights Reserved. Design by Débora Ludwig.

CCBB Prorroga exposição e promove mais uma Virada Renascentista - SP



O Centro Cultural Banco do Brasil prorrogou a exposição “Mestres do Renascimento: Obras Primas Italianas” até o dia 29/09/13 e promove mais uma edição da Virada Renascentista, evento no qual o museu fica aberto das 07h do sábado (28/09) e fica aberto até 22h do domingo (29/09). Mais de 289 mil pessoas já viram a exposição que ocupa o histórico edifício desde julho deste ano e trouxe ao Brasil 57 obras primas do renascimento italiano de artistas como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Rafael, Tintoretto, Tiziano, Giorgione, Paolo Veronese, Antonio da Correggio, Lorenzo Lotto.
|
Mais informações:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Centro: r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651.www.bb.com.br/cultura
Fonte: Mapa das Artes

12ª Bienal de Lyon conta com cinco artistas brasileiros


12ª Bienal de Lyon conta com cinco artistas brasileiros
A 12ª edição da Bienal de Lyon acontece entre 12/09/13 a 05/01/14 na cidade terceira maior cidade da França. O islandês Gunnar B. Kvaran, curador da mostra, é diretor do Museu de Arte Moderna de Oslo e foi curador da mostra “Em Nome dos Artistas – Arte Contemporânea Norte-Americana na Coleção Astrup Fearnley”, que ocupou o pavilhão da Bienal entre 27/09/11 e 04/12/11, em comemoração dos 60 anos da Fundação Bienal. Participam desta edição 77 artistas que exploram poetica, dramaticidade e perturbação na narrativa de suas produções, entre eles figurões do mercado da arte, como os americanos Jeff Koons e Matthew Barney e a japonesa Yoko Ono. Mas também em jovens apostas de países emergentes, entre eles cinco brasileiros: Paulo Nazareth, Gustavo Speridião, Jonathas de Andrade, Pjota e Thiago Martins de Melo. Nesta edição, a mostra se espalha pela cidade, ocupa uma igreja, uma antiga refinaria de açucar, além de cerca de 60 casas de moradores de bairros periféricos da cidade. O carioca Gustavo Esperidão apresenta releitura de um livro da revista Life, sua própria versão da história da arte. Ele também participa de um projeto paralelo da Bienal com o vídeo "Estudos Superficiais", que ocupa casas de moradores de Lyon. Ao final, elas vão criar a partir dessa experiência sua própria narrativa. O maranhense Thiago Martins de Melo apresenta três pinturas em grandes dimensões, quadros fragmentados que narram episódios críticos sobre a Amazônia e a realidade social brasileira. O mineiro Paulo Nazareth faz uma performance de longa duração, que consiste em refazer a pé o itinerário do tráfico negreiro, da África do sul a Lyon. A performance é acompanhada de documentação. O paulista Paulo Pjota ocupa um espaço emblemático da exposição internacional, a impressionante fachada da Sucrerie, uma antiga fábrica de açúcar. Já o alagoano Jonathas de Andrade mostra obra vencedora do prêmio da Francofonia. A obra conta uma história sobre a produção de balas em um contexto econômico e social, questionando o colonialismo e o neocolonismo e o conflito entre a produção e os trabalhadores. | Mais informações: www.labiennaledelyon.com/

Fonte: Mapa das Artes


Bienal de São Paulo comemora 30 anos e exclui artistas importantes de sua história


Mostra 30x Bienal abre exposição sem a participação de artistas que fizeram história em outras edições

A 30ª edição da Bienal de São Paulo, aberta ao público em 21 de Setembro, no Ibirapuera, está menor: artistas que consagraram a história das artes desde o início, em 1951, foram excluídos desta comemoração. 

Seis décadas de existência, a Bienal por ter exercido papel central para o desenvolvimento das artes visuais no País, desde o início, contemplou vasto diálogo com expressões artísticas em seu contexto histórico-social.
Divergência afirmada pelo curador Paulo Venâncio Filho, convidado pela direção da Bienal e ligado aos interesses de galeristas. Venâncio selecionou os artistas e as obras com critérios  próprios que contrariam aspectos históricos da bienal.

O nome sugerido à mostra 30x que apresenta 250 obras de 111 autores ocupando apenas os dois últimos pisos do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, também foi uma escolha particular sem o parecer de expoentes das artes da Bienal.
Segundo artistas que se destacaram em várias edições desde o início da Bienal, nem se quer foram notificados quanto ao nome da mostra em comemoração. A indignação não é por menos, boa parte que foi excluída da comemoração fundou a Bienal.

Fonte: Arte Inclusiva

Rio de Janeiro | Pontos de Cultura | Ministério da Cultura



Lançado oficialmente em 19/09 o primeiro edital do Programa#CulturaViva do município do Rio de Janeiro, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura carioca e o Ministério da Cultura (MinC).

Serão selecionados 50 Pontos de Cultura no município, que receberão, ao longo de três anos, um total de R$ 17,05 milhões. Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, como associações, sindicatos e cooperativas, sediadas no Rio de Janeiro, que estejam atuando há, pelo menos, três anos na área cultural.

O encerramento das inscrições está previsto para o dia 31 de outubro.


+infos: http://bit.ly/18FTchw

Inscrições abertas para VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - BA


As inscrições para a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa já estão abertas e podem ser feitas através do linkhttp://www.juventude.gov.br/bienalcplp/ até o dia 30 de setembro. Podem participar jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos. A Bienal será realizada entre os dias 03 a 07 de dezembro de 2013 em Salvador/Bahia e terá sua abertura no Teatro Castro Alves.
A Bienal é promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Governo do Estado da Bahia. O objetivo do evento é contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP, que é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O evento contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição, que traz como novidade a inclusão da cultura digital, abordará as seguintes linguagens: Artes Visuais: exposições e mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas;Arte Digital: vídeo arte, instalação, performance, web arte, mapping; Artes Integradas: que contemplem mais de uma linguagem; Audiovisual: curtas, médias metragens; Circo: espetáculos circenses de rua ou palco; Dança: espetáculos de dança de rua ou palco; Música: shows, DJs e VJs; Teatro: performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude; Literatura: publicações (cordel, H.Q, prosa, poesia, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias; Artes Aplicadas: coleções de moda e jóias.
A seleção dos trabalhos dos jovens brasileiros será feita por profissionais com amplo conhecimento em todas essas linguagens, contando com representantes das cinco regiões do país. Serão selecionados até 40 trabalhos. Cabe ressaltar que cada país da CPLP definirá seus próprios critérios para selecionar os seus respectivos participantes. Para obter todas as informações sobre a seleção, acesse o Edital (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=1&data=02/09/2013) ou o hotsite (www.juventude.gov.br/bienalcplp) da Bienal. Outros esclarecimentos serão respondidos através do emailbienalcplp@juventude.gov.br
Sobre a Bienal
A I Bienal de Jovens Criadores aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto, em Portugal, e Maputo, em Moçambique, sediaram, respectivamente, a II Bienal, em 2001, e a III Bienal, em 2006.
Em 2009 e 2011 as bienais foram substituídas pelas I e II Mostra de Jovens Criadores em Lisboa, Portugal, e em Luanda, Angola, tendo como conceito fundamental  “ser um espaço de encontro entre os jovens da CPLP, com base nas perspectivas culturais de cada uma, nas suas diversas formas de expressão”.
A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP aprovaram, em junho de 2011, a rotatividade da organização das Bienais dos Jovens Criadores e apontaram as próximas edições para o Brasil (2013), Moçambique (2015), Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).
A VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP tem o objetivo de consolidar o espaço enquanto fórum de diálogo, intercâmbio multi-cultural e artístico entre os jovens da CPLP, incentivando, apoiando e promovendo a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e as Políticas Públicas para a Juventude entre os jovens da CPLP.
Participação da Bahia.
A realização da VI Bienal da CPLP na Bahia é fruto de uma parceria entre a Coordenação Estadual de Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais, com a Secretaria Nacional de Juventude.
A definição do país sede aconteceu durante a V Conferência de Ministros e Responsáveis de Juventude e Esporte da CPLP realizada entre os dias 4 e 7 de julho, na cidade de Mafra, Portugal. A proposta foi apresentada pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
As mostras da Bienal irão ocorrer nos espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a exemplo do: TCA, Complexo Cultural dos Barris, Praça Tereza Batista, Praça Quincas Berro d’Água, Terreiro de Jesus.

Salão de Arte Contemporânea contempla a Arte Urbana em Pernambuco


O Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc – UNICO traz em sua 6ª edição um convite à imersão no universo da arte urbana. O espaço apresenta-se como grande instigador reflexivo, levando a análise do espaço público como um território a ser explorado, vivenciado, refletido, traduzido, o induzido a uma relação mais criativa com a cidade.
O VI UNICO promoverá um corpo a corpo da obra de arte com o público, selecionando trabalhos que envolvam práticas, ações e intervenções artísticas nos espaços públicos localizados próximos à unidade executiva do Sesc Casa Amarela, segundo articulação prévia da coordenação do Salão com essas comunidades.
A arte de rua tem sua origem em apresentações públicas de artistas que expunham seus textos como forma de mobilização ideológica, oferecendo a estes lugares o fortalecimento desta forma de discurso, dando visibilidade à ação e contribuindo com reflexões sobre o tema. Um exercício do encontro com o outro, com a cidade e com tudo o que ela representa na engrenagem social da qual fazemos parte.
O termo arte urbana que propomos instigar neste 6º UNICO abrange esferas que vão além da noção compartimentada de arte de rua, buscando refletir sobre arte em sua plenitude inferindo ao artista a incumbência de ativar sua criatividade como forma autêntica de expressão das problemáticas cotidianas em ações que nos façam refletir sobre o espaço público e a sua ocupação/utilização pela sociedade.
Fonte: Cultura Digital.br

UFRR prorroga inscrições para a exposição 'Olhares da Amazônia'


Evento ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana.
Mostra faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia.
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) prorrogou as inscrições de trabalhos de artes visuais para a exposição “Olhares da Amazônia", que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana. O novo prazo termina na próxima sexta-feira (27).
A ficha de inscrição pode ser enviada para o e-mail do evento: seminariodaamazonia@ufrr.br ou pode ser entregue na sala da Coordenação de Cultura e Eventos, na UFRR. Os detalhes sobre como participar e a programação do seminário podem ser conferidos no link Regulamentos, do site. A abertura da exposição será dia 2 de outubro, às 17h, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR).
A exposição faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia e prevê a apresentação de trabalhos visuais nas modalidades bi e tridimensionais em diversas linguagens, revelando a produção e a visão de cada artista sobre sua região e cultura, possibilitando a troca de experiências sobre as linguagens utilizadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 3621-3166.
Fonte: G1 RR - 23/09/2013

UFRR prorroga inscrições para a exposição 'Olhares da Amazônia'


Evento ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana.
Mostra faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia.
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) prorrogou as inscrições de trabalhos de artes visuais para a exposição “Olhares da Amazônia", que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana. O novo prazo termina na próxima sexta-feira (27).
A ficha de inscrição pode ser enviada para o e-mail do evento: seminariodaamazonia@ufrr.br ou pode ser entregue na sala da Coordenação de Cultura e Eventos, na UFRR. Os detalhes sobre como participar e a programação do seminário podem ser conferidos no link Regulamentos, do site. A abertura da exposição será dia 2 de outubro, às 17h, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR).
A exposição faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia e prevê a apresentação de trabalhos visuais nas modalidades bi e tridimensionais em diversas linguagens, revelando a produção e a visão de cada artista sobre sua região e cultura, possibilitando a troca de experiências sobre as linguagens utilizadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 3621-3166.
Fonte: G1 RR - 23/09/2013

UFRR prorroga inscrições para a exposição 'Olhares da Amazônia'


Evento ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana.
Mostra faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia.
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) prorrogou as inscrições de trabalhos de artes visuais para a exposição “Olhares da Amazônia", que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Paricarana. O novo prazo termina na próxima sexta-feira (27).
A ficha de inscrição pode ser enviada para o e-mail do evento: seminariodaamazonia@ufrr.br ou pode ser entregue na sala da Coordenação de Cultura e Eventos, na UFRR. Os detalhes sobre como participar e a programação do seminário podem ser conferidos no link Regulamentos, do site. A abertura da exposição será dia 2 de outubro, às 17h, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR).
A exposição faz parte da programação do Seminário de Cultura da Amazônia e prevê a apresentação de trabalhos visuais nas modalidades bi e tridimensionais em diversas linguagens, revelando a produção e a visão de cada artista sobre sua região e cultura, possibilitando a troca de experiências sobre as linguagens utilizadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 3621-3166.
Fonte: G1 RR - 23/09/2013

Paço das Artes prorroga inscrições para a Temporada de Projetos 2014





O Paço das Artes informa que as inscrições para a Temporada de Projetos 2014 foram prorrogadas. O prazo, que antes era até o dia 23 de setembro, foi estendido até 14 de outubro de 2013. O júri vai selecionar um projeto de curadoria e nove exposições individuais, que farão parte da programação no ano que vem.


Clique para acessar a 
ficha de inscrição e o texto da convocatória.

A Temporada de Projetos é um espaço dedicado às produções artísticas, curatoriais e críticas emergentes. Antes bienal, o programa se tornou anual em 2009, quando também passou a oferecer ajuda de custo aos artistas e curadores participantes.

Em 2014, a Temporada de Projetos completa 12 edições e realizará nove exposições individuais em espaço coletivo e um projeto de curadoria selecionados entre os inscritos.

O objetivo do programa é fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação, possibilitando, através de apoio financeiro, a realização de exposições no Paço das Artes.

A Temporada de Projetos é voltada para artistas em início de carreira. É possível inscrever até 3 projetos individuais ou de grupo de artistas, contando que sejam exclusivos e inéditos para o Paço das Artes.

A instituição entende que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, ou seja, o proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas em seu projeto. O artista pode, ainda, direcioná-las a qualquer público, considerando que serão expostas em local de livre acesso.

Um júri é responsável pela definição dos 10 projetos selecionados. Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.200.

O resultado da convocatória será divulgado a partir do dia 4 de novembro de 2013.

Para saber mais sobre o programa, clique 
aqui.
 
Fonte: Paço das Artes

ciclo de debates APAP - SP


4º Salão Nacional de Cerâmica - inscrições abertas - PR


quando entrar setembro - aquarelas de Fátima Lourenço - SP


escultura colonial brasileira:material e técnicas - SP



arte sem fonteiras - Santo André - SP


Eder Chiodetto lança livro e ministra palestra gratuita na Panamericana - SP



O jornalista e curador Eder Chiodetto lança em 30/09/13, às 19h30, o e-book “Curadoria em Fotografia: da Pesquisa à Exposição” pela editora Ateliê Fotô na Panamericana Escola de Arte e Design. A publicação gratuita pode ser baixada pelo site oficial (www.ederchiodetto.com.br), lançado também na ocasião e reúne conteúdo que inclui fotos, plantas, textos críticos publicados, livros autorais e editados por ele, catálogos e vídeos. Após, o curador realiza uma palestra aberta ao público, que fala sobre os desafios, as etapas e os diferenciais de uma curadoria em fotografia, além das experiências adquiridas em dez anos de carreira. | Panamericana Escola de Arte e Design Jardim Europa: r. Groenlândia, 77, tel. (11) 3887-4200. www.escola-panamericana.com.br
Fonte: Mapa das Artes

Curso Arte e Melancolia – A sombra do objeto caiu sobre o eu, no MAM, Rio de Janeiro


O curso “Arte e Melancolia – A sombra do objeto caiu sobre o eu”, idealizado pelo psiquiatra, psicanalista e crítico de arte Guilherme Gutman. Além dele, o curso será ministrado também pelos curadores do MAM Rio, Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, pelo psicanalista Romildo do Rêgo Barros, e pelos filósofos Carlos Eduardo Estellita-Lins e Pedro Duarte.
2, 9, 16, 23 e 30 de outubro e 6 de novembro de 2013, quartas-feiras, 18h30-20h30 - R$100
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Inscrições até 30 de setembro por e-mail
APRESENTAÇÃO
“Não recuando diante da tarefa de abrir em um espaço público um debate sobre a loucura, neste curso apresentaremos algumas articulações da melancolia, uma categoria psiquiátrica histórica, ainda vigente e vigorosa para a psicanálise, e momentos representativos de sua iconografia no ocidente”, explica Guilherme Gutman.
A partir das gravuras do artista norueguês Albrecht Dürer (1471 - 1528), da Casa del Sordo, de Goya (1746 – 1828), e de expressões artísticas contemporâneas, o curso procurará iluminar aspectos iconológicos com o auxílio das teorias de Freud e de Lacan sobre o grupo das depressões.
“Nosso itinerário terá como ponto de partida a idéia – a ser discutida – de que a melancolia na perspectiva médica ou psicanalítica nutre, mas também devora, tudo aquilo que outros campos do saber – filosofia, literatura e, em especial, a arte – apresentaram sobre o tema”, ressalta Gutman.
O curso terá seis aulas, cada uma abordando um aspecto diferente do tema: A loucura nas cidades; O que os psicanalistas pensam sobre a melancolia; Imagem da tristeza e a tristeza sem imagem: hipótese de trabalho; A dialética da melancolia – moderna e contemporânea; Projeção do filme “Melancolia”, de Lars von Trier, seguida de debate; e A melancolia doce e a melancolia furiosa. A inscrição custa R$100 e pode ser feita até o dia 30 de setembro de 2013, pelo email.
PROGRAMA
DIA 2 DE OUTUBRO DE 2013
A loucura nas cidades
Professor Guilherme Gutman
DIA 9 DE OUTUBRO DE 2013
O que os psicanalistas pensam sobre a melancolia
Professor Romildo do Rêgo Barros
DIA 16 DE OUTUBRO DE 2013
Imagem da tristeza e a tristeza sem imagem: hipótese de trabalho
Professor Carlos Eduardo Estellita-Lins
DIA 23 DE OUTUBRO DE 2013
A dialética da melancolia - moderna e contemporânea
Professor Pedro Duarte
DIA 30 DE OUTUBRO DE 2013
Projeção do filme “Melancolia”, de Lars von Trier, seguida de debate
Professores Guilherme Gutman, Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre
DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2013
A melancolia doce e a melancolia furiosa
Professor Guilherme Gutman
PROFESSORES
Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor de psicologia da PUC-Rio, mestre e doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, crítico de arte;
Luiz Camillo Osorio é doutor em filosofia, professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e curador do MAM Rio;
Marta Mestre é curadora assistente do MAM Rio, mestre em Cultura e Comunicação;
Romildo do Rêgo Barros é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É autor do livro “Obsessões e Compulsões – Uma neurose de futuro” (Ed. Civilização Brasileira);
Carlos Eduardo Estellita-Lins é mestre e doutor em filosofia, psicanalista, psiquiatra e pesquisador em saúde mental. Professor no mestrado e doutorado da Fiocruz. Integrante da rede de pesquisa transdisciplinar Nietsche &Gambiarra; autor do livro “Trocando seis por meia dúzia: Suicídio como emergência no Rio de Janeiro” (Ed. Mauad); e
Pedro Duarte é professor de filosofia da UniRio. doutor e mestre em filosofia pela PUC-Rio, onde é professor-colaborador da especialização em arte e filosofia. É autor do livro “Estio do tempo: Romantismo e estética moderna” (Ed. Zahar).
Fonte: Canal Contemporâneo