concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inscrições abertas para VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - BA


As inscrições para a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa já estão abertas e podem ser feitas através do linkhttp://www.juventude.gov.br/bienalcplp/ até o dia 30 de setembro. Podem participar jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos. A Bienal será realizada entre os dias 03 a 07 de dezembro de 2013 em Salvador/Bahia e terá sua abertura no Teatro Castro Alves.
A Bienal é promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Governo do Estado da Bahia. O objetivo do evento é contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP, que é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O evento contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição, que traz como novidade a inclusão da cultura digital, abordará as seguintes linguagens: Artes Visuais: exposições e mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas;Arte Digital: vídeo arte, instalação, performance, web arte, mapping; Artes Integradas: que contemplem mais de uma linguagem; Audiovisual: curtas, médias metragens; Circo: espetáculos circenses de rua ou palco; Dança: espetáculos de dança de rua ou palco; Música: shows, DJs e VJs; Teatro: performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude; Literatura: publicações (cordel, H.Q, prosa, poesia, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias; Artes Aplicadas: coleções de moda e jóias.
A seleção dos trabalhos dos jovens brasileiros será feita por profissionais com amplo conhecimento em todas essas linguagens, contando com representantes das cinco regiões do país. Serão selecionados até 40 trabalhos. Cabe ressaltar que cada país da CPLP definirá seus próprios critérios para selecionar os seus respectivos participantes. Para obter todas as informações sobre a seleção, acesse o Edital (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=1&data=02/09/2013) ou o hotsite (www.juventude.gov.br/bienalcplp) da Bienal. Outros esclarecimentos serão respondidos através do emailbienalcplp@juventude.gov.br
Sobre a Bienal
A I Bienal de Jovens Criadores aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto, em Portugal, e Maputo, em Moçambique, sediaram, respectivamente, a II Bienal, em 2001, e a III Bienal, em 2006.
Em 2009 e 2011 as bienais foram substituídas pelas I e II Mostra de Jovens Criadores em Lisboa, Portugal, e em Luanda, Angola, tendo como conceito fundamental  “ser um espaço de encontro entre os jovens da CPLP, com base nas perspectivas culturais de cada uma, nas suas diversas formas de expressão”.
A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP aprovaram, em junho de 2011, a rotatividade da organização das Bienais dos Jovens Criadores e apontaram as próximas edições para o Brasil (2013), Moçambique (2015), Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).
A VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP tem o objetivo de consolidar o espaço enquanto fórum de diálogo, intercâmbio multi-cultural e artístico entre os jovens da CPLP, incentivando, apoiando e promovendo a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e as Políticas Públicas para a Juventude entre os jovens da CPLP.
Participação da Bahia.
A realização da VI Bienal da CPLP na Bahia é fruto de uma parceria entre a Coordenação Estadual de Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais, com a Secretaria Nacional de Juventude.
A definição do país sede aconteceu durante a V Conferência de Ministros e Responsáveis de Juventude e Esporte da CPLP realizada entre os dias 4 e 7 de julho, na cidade de Mafra, Portugal. A proposta foi apresentada pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
As mostras da Bienal irão ocorrer nos espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a exemplo do: TCA, Complexo Cultural dos Barris, Praça Tereza Batista, Praça Quincas Berro d’Água, Terreiro de Jesus.

Nenhum comentário: