concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Curso Arte e Melancolia – A sombra do objeto caiu sobre o eu, no MAM, Rio de Janeiro


O curso “Arte e Melancolia – A sombra do objeto caiu sobre o eu”, idealizado pelo psiquiatra, psicanalista e crítico de arte Guilherme Gutman. Além dele, o curso será ministrado também pelos curadores do MAM Rio, Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, pelo psicanalista Romildo do Rêgo Barros, e pelos filósofos Carlos Eduardo Estellita-Lins e Pedro Duarte.
2, 9, 16, 23 e 30 de outubro e 6 de novembro de 2013, quartas-feiras, 18h30-20h30 - R$100
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Inscrições até 30 de setembro por e-mail
APRESENTAÇÃO
“Não recuando diante da tarefa de abrir em um espaço público um debate sobre a loucura, neste curso apresentaremos algumas articulações da melancolia, uma categoria psiquiátrica histórica, ainda vigente e vigorosa para a psicanálise, e momentos representativos de sua iconografia no ocidente”, explica Guilherme Gutman.
A partir das gravuras do artista norueguês Albrecht Dürer (1471 - 1528), da Casa del Sordo, de Goya (1746 – 1828), e de expressões artísticas contemporâneas, o curso procurará iluminar aspectos iconológicos com o auxílio das teorias de Freud e de Lacan sobre o grupo das depressões.
“Nosso itinerário terá como ponto de partida a idéia – a ser discutida – de que a melancolia na perspectiva médica ou psicanalítica nutre, mas também devora, tudo aquilo que outros campos do saber – filosofia, literatura e, em especial, a arte – apresentaram sobre o tema”, ressalta Gutman.
O curso terá seis aulas, cada uma abordando um aspecto diferente do tema: A loucura nas cidades; O que os psicanalistas pensam sobre a melancolia; Imagem da tristeza e a tristeza sem imagem: hipótese de trabalho; A dialética da melancolia – moderna e contemporânea; Projeção do filme “Melancolia”, de Lars von Trier, seguida de debate; e A melancolia doce e a melancolia furiosa. A inscrição custa R$100 e pode ser feita até o dia 30 de setembro de 2013, pelo email.
PROGRAMA
DIA 2 DE OUTUBRO DE 2013
A loucura nas cidades
Professor Guilherme Gutman
DIA 9 DE OUTUBRO DE 2013
O que os psicanalistas pensam sobre a melancolia
Professor Romildo do Rêgo Barros
DIA 16 DE OUTUBRO DE 2013
Imagem da tristeza e a tristeza sem imagem: hipótese de trabalho
Professor Carlos Eduardo Estellita-Lins
DIA 23 DE OUTUBRO DE 2013
A dialética da melancolia - moderna e contemporânea
Professor Pedro Duarte
DIA 30 DE OUTUBRO DE 2013
Projeção do filme “Melancolia”, de Lars von Trier, seguida de debate
Professores Guilherme Gutman, Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre
DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2013
A melancolia doce e a melancolia furiosa
Professor Guilherme Gutman
PROFESSORES
Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor de psicologia da PUC-Rio, mestre e doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, crítico de arte;
Luiz Camillo Osorio é doutor em filosofia, professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e curador do MAM Rio;
Marta Mestre é curadora assistente do MAM Rio, mestre em Cultura e Comunicação;
Romildo do Rêgo Barros é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É autor do livro “Obsessões e Compulsões – Uma neurose de futuro” (Ed. Civilização Brasileira);
Carlos Eduardo Estellita-Lins é mestre e doutor em filosofia, psicanalista, psiquiatra e pesquisador em saúde mental. Professor no mestrado e doutorado da Fiocruz. Integrante da rede de pesquisa transdisciplinar Nietsche &Gambiarra; autor do livro “Trocando seis por meia dúzia: Suicídio como emergência no Rio de Janeiro” (Ed. Mauad); e
Pedro Duarte é professor de filosofia da UniRio. doutor e mestre em filosofia pela PUC-Rio, onde é professor-colaborador da especialização em arte e filosofia. É autor do livro “Estio do tempo: Romantismo e estética moderna” (Ed. Zahar).
Fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: