concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sony World Photography Awards 2018


O Sony World Photography Awards abriu as inscrições para o concurso 2018 com duas novas categorias para profissionais. A ideia dos organizadores é trazer mais “originalidade, experimentação e imaginação” para a competição. O valor da premiação em dinheiro aumentou, com uma nova série de bolsas que visam permitir que os fotógrafos vencedores empreendam projetos durante o próximo ano. Serão entregues subsídios de US$ 7 mil a um número não especificado de vencedores da categoria profissional, enquanto todos os participantes selecionados na categoria Student Focusreceberão $ 3.500.
O concurso profissional termina em 11 de janeiro/2018, com a cerimônia de entrega de prêmios realizada em abril/2018. O resultado do concurso será exibido em uma mostra em Londres e também em um livro com as imagens vencedoras e outras selecionadas.
Na competição profissional, as categorias Conceptual e Daily Life de 2017 foram substituídas pelos novos temas Creative e Discovery , enquanto a seção Youthleva o tema “Your Environment”. A competição Open mantém as dez categorias do ano passado, e é o lugar para aqueles que entram em imagens únicas em vez de séries e projetos. Todas as categorias e muitos fotógrafos selecionados ganham o equipamento da câmera digital da Sony, enquanto o vencedor profissional e o vencedor Open recebe prêmios em dinheiro.
Criado pela World Photography Organization, o Sony World Photography Awards é a maior competição de fotografia do mundo, celebrando o melhor da fotografia contemporânea no ano anterior e proporcionando ampla exposição, visibilidade e oportunidade aos fotógrafos de todo o mundo.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 4 de dezembro/2017 para a categoria Student Focus e até 4 de janeiro/2018, para os concursos Open e Youth, todas via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação:US$ 25.000 para o vencedor profissional e US$ 5.000 para o vencedor Open.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2vk6LBw
fonte: Editais e Afins 

Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental ‘Los Trabajos y los días’


Promovido pela Escuela Nacional Sindical da Colômbia, estão abertas as inscrições para concurso fotográfico “Los Trabajos y los días”, um dos prêmios mais impactantes da fotografia documental na América Latina.
Cada concorrente tem direito a enviar cinco fotos no total, que podem ser em série ou individuais. Podem participar pessoas maiores de catorze anos, de qualquer nacionalidade, profissão ou idade. Estudantes, profissionais ou entusiastas da fotografia.
O tema das fotografias deve girar ao redor de seres humanos (sem importar idade, sexo ou raça) fazendo algum tipo de trabalho ou oficio. Isto não quer dizer que não possam ser enviadas obras em que a presença humana esteja implícita através de objetos ou de matéria, porém será o júri quem decida a pertinência desses tratamentos.
Na edição passada, dois brasileiros foram premiados. O fotógrafo brasileiro Fábio Teixeira venceu na categoria “Crianças Trabalhadoras” com a série “Os meninos dos túmulos”, enquanto Tadeu Vilani foi o vencedor na categoria “Homens Trabalhadores” com a série “Emú”.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 17 de agosto/2017, todas via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: US 1.100 para o vencedor de cada categoria
.– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2uazzOt

quinta-feira, 20 de julho de 2017

LensCulture Street Photography Awards


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do LensCulture Street Photography Awards, que vai premiar as melhores fotografias de rua em onze categorias: Street Portraits, Urban Culture, Street Fashion, Road Trip, Street Art, Travel, Architecture, Black & White, iPhone, Abstract, Graphic.
Os autores das três melhores séries e também das três melhores fotos únicas, receberão um prêmio em dinheiro. Também serão premiados os fotógrafos indicados como Escolha dos Jurados. Ao todo, são 22 mil dólares em premiação.
Os vinte e cinco finalistas farão parte de uma exposição na SF Cameraworks, em São Francisco, nos Estados Unidos, além de terem seus trabalhos publicados no livro LensCulture 2017. As obras também serão projetados em festivais de fotografia e eventos pelo mundo, durante todo o ano.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 1º de agosto, via online
– Taxa de inscrição: US60 para séries; US50 para conjunto de 5 fotos individuais e para quem optar por enviar apenas uma fotografia, a inscrição é gratuita.
– Premiação: sim.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2uAdxWd
fonte: Editais e Afins 

segunda-feira, 17 de julho de 2017

20º Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica - Argentina - inscrições até 15 de agosto

 
FESTIVAL EL OJO DE IBEROAMÉRICA PRORROGA PRAZOS E OFERECE DESCONTOS PARA SUA 20º EDIÇÃO
 
 
Principal evento ibero-americano de criatividade para a indústria da comunicação acontece em novembro no Hotel Hilton de Puerto Madero, em Buenos Aires
 
   
 
Buenos Aires, julho de 2017 – Maior e mais importante evento de criatividade, publicidade, comunicação, marketing e entretenimento ibero-americano, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia a prorrogação dos descontos na inscrição de peças e aquisição de ingressos para delegados no evento. O 20º El Ojo acontece no Hotel Hilton de Puerto Madero, em Buenos Aires, nos dias 08, 09 e 10 de novembro e contará com a participação de vários nomes que estão no rol dos mais importantes profissionais da indústria da comunicação regional e global.
A partir de agora todas as empresas ou profissionais os que desejarem inscrever suas melhores ideias, trabalhos e campanhas para o Festival devem fazê-las pelo site do El Ojo de Iberoamérica. Entre os benefícios oferecidos àqueles que inscreverem seus trabalhos durante o atual período de inscrições, que vai até o dia 15 de agosto, está a bonificação dos custos de processamento de todas as peças, campanhas e cases que tenham sido registradas até esta data. A bonificação será aplicada sobre as peças que tiverem completado seu processo de inscrição e não precisem de modificações posteriores.

INSPIRAÇÃO, CAPACITAÇÃO E ENCONTRO
Ao longo das últimas duas décadas o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica se consolidou como um espaço único de inspiração, capacitação e debate entre as mentes mais brilhantes da criatividade mundial e os profissionais assistentes. E este ano não será uma exceção. A partir de agosto o festival anunciará os nomes de destaque da publicidade global que compartilharão seu olhar com a indústria e com quem será possível tomar um café, um vinho ou uma cerveja e intercambiar ideias. Com o objetivo de que todos os que desejem possam participar deste encontro único realizado uma vez por ano, a organização do festival está oferecendo uma quantidade limitada de entradas com 40% de descontopara os primeiros que reservarem seus lugares antes de 28 de julho. 

PRÊMIOS DA 20ª EDIÇÃO
Como todos os anos o El Ojo acompanha as mudanças na indústria atualizando assim alguns dos seus prêmios. Abaixo um pequeno guia com as principais mudanças.
El Ojo Film: Anteriormente conhecido como El Ojo Cinema/TV, o El Ojo Film celebra a melhor criatividade desenvolvida para as ideias em formato audiovisual. Premiará as melhores imagens em movimento que demonstrem uma grande ideia acompanhada de uma perfeita execução.
El Ojo Gráfica: Este prêmio celebra as melhores ideias para anúncios (imagens fixas) em que o frescor da ideia e sua execução possam impactar o consumidor no momento de sua visualização. As peças inscritas poderão ser em formato impresso e/ou digital e podem ou não ter interação.
El Ojo Rádio: Criado para celebrar as melhores ideias de áudio desenvolvidas tanto em mídia convencional, quanto nas diferentes plataformas de áudio. Será premiada a narrativa auditiva, a inovação sonora e musical na comunicação de uma mensagem de marca.
El Ojo Via Pública: Este prêmio celebra as melhores ideias criadas para captar a atenção do consumidor fora de casa (ou out of home), em espaços públicos, podendo assim comunicar uma mensagem de forma atrativa e/ou gerar uma experiência de marca.
El Ojo Interativo: Celebra as melhores ideias que se experimentam digitalmente. Ideias que aproveitem a mídia digital para melhorar a mensagem da marca.
El Ojo Mobile: Reconhece as melhores ideias para dispositivos móveis. Serão julgadas a ideia e a criatividade em que o uso do dispositivo seja o núcleo da ideia, a ative e contribua com a execução da mesma.
El Ojo Media: Este prêmio celebra o uso criativo, inovador e não convencional da mídia e seu contexto. Reconhecerá as melhores ideias que utilizem a mídia de uma maneira inovadora e relevante, de maneira que contribua para amplificar a mensagem das marcas.
El Ojo Direto: Premia as melhores ideias que gerem uma resposta e construam uma relação com o cliente, aquelas que busquem, como objetivo, captar, reter e fidelizar uma audiência específica, em que exista um meio de resposta para interagir e/ou medir resultados relevantes.
El Ojo Promo & Ativação: Feito para celebrar as melhores ideias criadas com o objetivo de ativar e promover a venda de um produto ou serviço, dar vida a uma marca, gerar seu conhecimento e o uso da mesma, originando afinidade com o público para o qual está dirigida.
El Ojo PR: Este prêmio celebra as melhores ideias que construam confiança e reputação exitosa em relações com terceiros, utilizando principalmente táticas através de earned media ou canais próprios, para comunicar credibilidade, conscientização, reputação e relacionem as companhias ou organizações de maneira positiva com seus consumidores ou membros.
El Ojo Design: Premia a criatividade posta ao serviço do design. Serão reconhecidos aqueles trabalhos que mostrem como o design foi utilizado para contribuir com identidade de marca, uma experiência ou comunicar a mensagem do produto ou da marca.
El Ojo Sustentável: Apoia e reconhece aqueles trabalhos e empresas que através de sua mensagem ou ações contribuam de forma ativa, voluntária e sustentável no tempo para a melhoria social, de gênero, econômico e ambiental de nossas sociedades e de nossa casa, a Terra.
El Ojo Sports: Celebra as melhores ideias que são relacionadas ao mundo do esporte e das marcas. Sabem aproveitar a oportunidade oferecida pelos eventos esportivos para comunicar ou se promover.
El Ojo Conteúdo: Este prêmio celebra as melhores ideias que tenham sido desenvolvidas para uma marca, ou em conjunto com uma marca, com o objetivo de entreter, potencializar e comunicar uma mensagem de marca ou conectar com os consumidores de uma forma inovadora, não invasiva e que faça com que o público se veja atraído por ela.
El Ojo Campanhas Integradas: Premia as melhores ideias que implementem uma campanha integrada, usando múltiplas mídias, ações e/ou aplicações que se enriqueçam mutuamente e potencializem a comunicação da marca ou produto.
El Tercer Ojo: Reconhece aquela grande ideia que quebre paradigmas, abra novas formas de comunicar e pensar a indústria, e de relacionar as marcas com os consumidores. Reconhece aquelas ideias que assumem riscos e que se animam a ver mais além do social e culturalmente aceito pela indústria, ou abrir novas perspectivas e visões sobre um tema.
El Ojo Inovação: Celebra aquelas ideias tecnológicas inovadoras que permitam a resolução de problemas. Peças que permitam a criativos, tecnólogos, profissionais de marketing e comunicadores em geral, transmitir sua mensagem e/ou a dos seus clientes em novas formas, adicionando valor a suas marcas e oferecendo utilidade a seus consumidores; ou aquelas grandes peças tecnológicas que por sua relevância dentro da indústria se destaquem por si mesmas.
El Ojo Eficácia: Este prêmio celebra as melhores ideias que tenham conseguido um impacto mensurável e provado no negócio do cliente. Essa criatividade que todos os profissionais da indústria perseguem, a que consiga afetar o comportamento do consumidor e, portanto, a marca, as vendas e seus objetivos. Serão avaliados os resultados conseguidos levando em consideração os objetivos planejados, graças às estratégias e implantações criativas.
Melhor Ideia Latina Para o Mundo: O El Ojo celebra as melhores ideias criadas por latinos, seja para seu país dentro da Iberoamérica ou para qualquer país do mundo. Este prêmio surgiu para seguir apoiando e estimulando o talento latino, não só na região, mas também no mundo.
El Ojo Produção Audiovisual: Este prêmio tem o objetivo de reconhecer o melhor talento na execução e na técnica em cada uma das peças audiovisuais inscritas, já que a excelência contribui de maneira relevante com o sucesso da ideia.
El Ojo Produção Gráfica: Busca reconhecer o trabalho dos redatores, designers, fotógrafos, diretores de arte, ilustradores e as empresas que, com seu esforço e dedicação, buscam qualidade que reconheça cada um dos trabalhos, transformando-os em peças únicas. As peças inscritas neste prêmio poderão ser impressas ou digitais e será premiada a melhor de sua categoria.
El Ojo Produção Digital: Celebra a arte digital e tecnológica. Serão reconhecidas aquelas ideias que ressaltem por seu excelente design e função em um contexto digital. Deve ser a soma ideal de ideia, design e execução em função da melhor experiência de usuário.
El Ojo Local: Entendendo as diferenças no desenvolvimento de cada um dos países da região, o El Ojo reconhece, ano a ano, as melhores ideias, profissionais e empresas por país.
a) El Ojo ao Desempenho do Ano por País/Zona: Melhor Agência, Melhor Criativo, Melhor Produtora, Melhor Diretor e Melhor Anunciante.
b) Melhores Ideias por País/Zona: Um reconhecimento para aquelas peças que se destacaram ao longo do ano em cada país/zona participante do El Ojo.
El Ojo ao Desempenho pela Iberoamérica: Serão distinguidas com este prêmio os melhores da Ibero-América nas seguintes categorias: Melhor Agência, Melhor Agência Independente, Melhor Criativo, Melhor Produtora, Melhor Realizador, Melhor Anunciante e Rede de Comunicação da região. As empresas e/ou profissionais somarão pontos com as peças inscritas que cheguem a ser finalistas ou ganhadoras nos diferentes prêmios que o Festival apresenta.
El Ojo Novos Talentos: Este concurso tem como objetivo estimular os jovens profissionais e estudantes da região, dando a oportunidade de mostrar seu talento, capacidade e criatividade para a comunidade publicitária da Ibero-América; no marco de um evento que convoca os máximos referentes da criatividade e da publicidade regional e mundial.
El Ojo Creative Data (Novo Prêmio): Este novo prêmio reconhecerá as melhores ideias que tenham utilizado criativamente a data/informação. Serão premiadas aquelas ações ou peças que demonstrem que o uso de dados melhorou e/ou impulsionou a execução/campanha, mediante o uso criativo da interpretação, a análise ou a aplicação de dados. O uso criativo dos dados deve ser o centro da ideia e o impacto/resultados devem ser claros e precisos. Poderão participar todas aquelas ideias que tenham sido publicadas, emitidas e/ou realizadas entre 1º de janeiro de 2016 e 5 de outubro de 2017. Por cada categoria serão entregues: ouro, prata e bronze, e entre os ouros de cada categoria será escolhido o Gran Ojo Creative Data da Ibero-América.

20º Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica
Hotel Hilton Puerto Madero, em Buenos Aires - Argentina
Data: 08, 09 e 10 de novembro de 2017
Encerramento de inscrições online: Até 15 de agosto
Entradas antecipadas: Até 28 de julho – descontos de 40%
Informações: info@elojodeiberoamerica.com, ou pelo telefone
(54-11) 4543-0790


SOBRE O EL OJO DE IBEROAMÉRICA
El Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com um olhar latino na Publicidade, Comunicação, Marketing e Entretenimento. Há 20 anos, em cada uma de suas edições, congrega o talento e o espírito latino, tornando-se uma oportunidade única de intercâmbio de ideias, experiências e projetos com o mundo. Os pilares que deram origem ao festival são: capacitação, inspiração, encontro, reconhecimento aos melhores trabalhos de profissionais e empresas que definitivamente estimulam o crescimento e consolidação da indústria. A cada ano o El Ojo impulsiona os limites do talento, da criatividade e comunicação latina, vendo sempre além, consolidando-se como um lugar excelente para fortalecer e potenciar vínculos além das fronteiras regionais.
 
   
  
 
 
fonte

workshop PHOTO SALOn - Flávio Teperman e Clara Paiva - SP


PHOTO SALON VAI ALÉM DO WORKSHOP E OFERECE
CONSULTORIAS PARA EMPRESAS E PESSOAS


O PHOTO SALON, projeto do fotógrafo Flávio Teperman e da designer gráfica Clara Paiva, que surgiu em 2016 com o workshop inovador de edição e tratamento de imagens, traz ao mercado mais dois novos serviços - Sessão Photo Salon - consultoria personalizada para digital influencers e pequenos empreendedores, e o Photo Salon&Co – mini cursos para empresas e agências.

Com o crescimento das redes sociais, junto com a importância de um conteúdo estético moderno, as ferramentas fornecidas pelo PHOTO SALON ajudam também na criação do branding (identidade visual), essencial para estimular vendas e engajamentos nos dias de hoje.

Tanto o workshop como o Photo Salon & Co, ensinam dicas de fotografia digital, tratamento e manipulação de imagens usando os softwares Photoshop e Lightroom, e como criar um moodboard para construir a identidade visual de um negócio.

Já o Sessão Photo Salon é um atendimento personalizado para pessoas que desejam transformar e deixar seu site e redes sociais muito mais impactantes e coerentes. O serviço analisa o logo, as cores, as fontes e fotos ideais para usar de acordo com o perfil do seu negócio, a partir de um moodboard. Ao final, o cliente ainda recebe um report com um resumo do encontro.

Para o Photo Salon & Co e Sessão Photo Salon basta agendar um horário com os profissionais; e o próximo workshop já tem data marcada - acontece nos dias 05 e 06 em uma casa descolada na Vila Leopoldina.

O que levar? Sua câmera digital ou seu celular,  seu laptop com os softwares instalados (é possível baixar as versões grátis no site do Photo Salon) e algumas fotos que gostaria de tratar.
  
Serviço:

Data: 05 e 06 de Agosto – sábado: das 9h às 18h30 / domingo: das 10h às 18h
Local: R. Gen. Vitorino Monteiro, 405 – Vila Leopoldina.
Valor: 3 lotes que vão de R$590,00 a R$790,00 – incluso refeições, mini gifts, retrato fotografado por Flavio Teperman e uma apostila exclusiva.
Inscrição pelo sitewww.photosalon.com.br


Sobre os profissionais:

FLAVIO TEPERMAN
Flavio tem 34 é Formado em Psicologia e em Rádio e TV, assumiu a fotografia como profissão ao voltar de seus anos em Londres quando se formou no SENAC em Processos Fotográficos. Especialista em retratos, também fotografa moda, arquitetura de interiores, gastronomia, e conteúdo para marcas. Atende clientes como a Vogue e a GQ, a assessoria MktMix, e as marcas Ellus, Ricardo Almeida, Cointreau e Haagen Dazs, entre outras. Suas publicações incluem os portais FFW, UOL, Terra e Arqbacana, e as Revistas Veja, Elle, L’Officiel e a Trip, para as qual já clicou a capa.

CLARA PAIVA
Paulistana de 32 anos é super ligada em tecnologia e tendências. Formada em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes, com especialização em cursos internacionais  de produção gráfica, HQ e ilustração, tem a estamparia de moda como protagonista de sua carreira: trabalhou para marcas como Forum, Triton, Hering Kids e atualmente integra a equipe de design e inovação da Havaianas. Atuou no segmento de papelaria e desenhou estampas de cama, mesa e banho para a Santista. Seu portifólio abrange também trabalhos de identidade visual, webdesign, infografia e ilustração publicitária.