concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Canal Arte1 faz homenagem ao fotógrafo German Lorca

 

Neste sábado (15 de maio), às 21h30, o canal Arte1 faz uma homenagem ao fotógrafo German Lorca, que morreu em São Paulo no último sábado (8 de maio) aos 98 anos. Formado em Ciências Contábeis, ele passou a se dedicar à fotografia profissionalmente no início dos anos 1950 e foi responsável por registrar diversos momentos históricos da capital paulistana em preto e branco, o que lhe rendeu o apelido de “Mestre do Preto e Branco”.

Especial Arte1: German Lorca e Rubens Fernandes Junior foi gravado em 2018. Na ocasião, o fotógrafo apresentava uma exposição retrospectiva de seus 70 anos de carreira no Itaú Cultural, em São Paulo. No documentário, ele conversou sobre sua trajetória e versatilidade com o crítico e curador Rubens Fernandes Junior.

Lorca fez parte do grupo Foto Cine Bandeirante, que modernizou a linguagem visual a partir da década de 1940. Foi nessa época que se interessou pela fotografia como arte e se tornou um dos pioneiros da Fotografia Moderna Brasileira.

Além da homenagem no sábado, o canal colocou à disposição do público um programa especial gravado no estúdio de German Lorca na degustação do aplicativo Arte1 Play. A plataforma de streaming pode ser acessada por computadores, tablets, celulares e SmarTVs dentro da plataforma LooKe. O Arte1 Play foi lançado em 2018 e se tornou o maior e o mais relevante acervo digital de arte da América do Sul.

 

 

Baixe imagens de divulgação aqui

 

 

Especial Arte1: German Lorca e Rubens Fernandes Junior
Sábado, 15 de maio, às 21h30
Reprises: Terça-feira, 18 de maio, às 14h30 e às 21h; quinta-feira, 20 de maio, às 11h30; e sexta-feira, 21 de maio, à 0h45

 

 

Fique por dentro da programação do canal Arte1:
canalarte1.com.br
facebook.com/canalarte1
twitter.com/canalarte1
instagram.com/canalarte1/
no Youtube: canalarte1

 

 

No streaming: 
https://arte1play.com.br/
https://www.looke.com.br/CHANNEL/ARTE1

encontros IMAGINATUR 2021 - próximo com Dália Rosenthal (Brasil) e Oscar Leone Moyano (Colômbia)

 convitedalia.png

convitegeral.png

o grupo de pesquisa Imaginatur: Imagens da Natureza, organizador do Seminário Internacional Arte e Natureza, irá promover este ano uma série de Encontros virtuais com seus integrantes de diversas partes do país. A cada mês um artista pesquisador irá apresentar seu trabalho em eventos que serão transmitidos pelo Youtube, no canal https://youtube.com/IMAGINATURGrupodePesquisaECAUSP . O primeiro será na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, às 20hs, com apresentação dos artistas e professores Dália Rosenthal e Oscar Leone Moyano. Os inscritos Canal podem acompanhar as atividades deste ano. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

Siga no Facebook (https://www.facebook.com/imaginatur) e no Instagram (@imagi.natur) para receber  atualizações. O site  com informações sobre os eventos realizados pelo grupo, seus integrantes e publicações: www.artenatureza.com .