concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Abertura da Exposicao Flutuantes - Paço Imperial - RJ


Trauma Exposição individual de Ivan Padovani na Zipper Galeria

TRAUMA
Projeto Zip'Up: 
Ivan Padovani
Abertura: 16 de janeiro de 2018, às 19h
A experiência de congelar em imagens fragmentos de uma cidade em trânsito e, por sua essência, transitória, é uma das questões mais presentes no trabalho do artista Ivan Padovani. São Paulo é a figura-chave nesse processo, embora a capital nunca se apresente de maneira clara ou direta. Suas fotos trazem indícios de uma cidade desmembrada em recortes visuais e detalhes imperceptíveis em seus contextos originais, mas facilmente reconhecidos nesta nova configuração por quem circula nesses espaços urbanos ao mesmo tempo tão genéricos e familiares.

É o caso da nova série que exibe nesta individual, "Trauma", primeira mostra do calendário Zip’Up de 2018. O conjunto apresenta imagens de obras de infraestrutura paralisadas – uma paisagem quase padrão na cidade, especialmente nos últimos anos que antecederam as transformações urbanas prometidas para a Copa do Mundo. Mas ao isolar esses blocos de concreto e vigas metálicas de qualquer outro referencial, as estruturas ganham o aspecto de monumentos, evocando um certo ideal de transformação que parece ter ficado em suspenso.

“Busco a subjetividade em relação ao ambiente, especialmente como se dá nossa relação com a cidade, onde, contraditoriamente, a arquitetura vem perdendo grande parte de sua simbologia. Eu me aproprio destas estruturas abandonadas, estes monumentos, para demarcar a memória de um insucesso”, afirma o artista.

Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper Galeria, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes ainda não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a variadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência entre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos seis anos, somam mais de quarenta exposições e cerca de 60 artistas e 20 curadores que ocuparam a sala superior da galeria.

Com curadoria de Nathalia Lavigne, “Trauma” abre no dia 16 de janeiro, junto com a nona edição do Salão dos Artistas sem Galeria, e segue em cartaz até 24 de fevereiro.

Sobre o artista

Ivan Padovani (São Paulo, 1978) é formado em Administração pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), pós-graduado em Fotografia pela mesma instituição e é professor na Escola Panamericana de Arte e Madalena Centro de Estudos da Imagem. Seu projeto Campo Cego integrou a exposição Time – Space – Existence, que fez parte da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. Também foi contemplado no Concurso Diário Contemporâneo de Fotografia 2014 e ganhador de bolsa para participar do Programa Descubrimientos no Festival PhotoEspaña 2014. Em 2016, foi finalista do Concurso Conrado Wessel de Fotografia com o projeto Superfície, trabalho também selecionado para o Salão Luiz Sacilotto de Arte Contemporânea 2017.

Sobre a curadora

Nathalia Lavigne (Rio de Janeiro, 1982) é crítica de arte, curadora e pesquisadora. Doutoranda no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London e graduada em Jornalismo pela PUC-RJ. Escreve para publicações como ArtReview, Artforum, Select, entre outras. Foi uma das pesquisadoras do projeto “Observatório do Sul”, plataforma de discussões promovida em 2015 pelo Sesc São Paulo, Goethe-Institut e Associação Cultural Videobrasil.

Serviço

Zip’Up: Trauma
Exposição individual de Ivan Padovani na Zipper Galeria
Curadoria: Nathalia Lavigne
Abertura: 16 de janeiro de 2018, às 19h
Em cartaz até 24 de fevereiro de 2018
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

9º SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA

header-image
9º SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA

Abertura:
 16 de janeiro de 2018, às 19h
Artistas participantes: Angela Od (RJ), Caio Pacela (SP/RJ), Renata Pelegrini (SP), Mercedes Lachmann (RJ), João GG (RS/SP), João Galera (PR/SP), David Almeida (DF/SP), Élcio Miazaki (SP), Sonia Dias (SP), Yoko Nishio (RJ).
Entre os dias 16 de janeiro e 24 de fevereiro de 2018, a Zipper sedia o "9º Salão dos Artistas sem Galeria", que, nesta edição, apresenta pinturas, fotografias, esculturas e instalações de dez artistas selecionados pelo júri formado por Fernanda Resstom, Nathalia Lavigne e Renata Castro e Silva.

Promovida anualmente pelo Mapa das Artes, a mostra coletiva divulga a produção de artistas que não tenham vínculos de representação com galerias em São Paulo.

Serviço
9º Salão dos Artistas Sem Galeria
Abertura: 16 de janeiro de 2018, às 19h
Em cartaz até 24 de fevereiro de 2018
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

Exposição Coletiva 8º Festival de Fotografia de Tiradentes



O Festival de Fotografia de Tiradentes divulga a todos os fotógrafos interessados o edital para a seleção de fotos que farão parte da Exposição Fotográfica a se realizar na 8ª Edição do Festival, que acontecerá no período de 7 a 11 de março de 2018.
O Edital tem como objetivo selecionar fotografias que participarão de uma exposição cuja temática é “Imagens para o amanhã”.
Em meio a uma produção tão prolífera de imagens, com todas as facilidades que o digital e as redes nos trouxeram para produzir e compartilhar imagens, como escolher aquelas que pretendemos fazer perpetuar no futuro? Aquelas que vão contar a nossa história?
Cada participante poderá se inscrever com no máximo cinco fotos.
Das fotos inscritas, a Comissão selecionará dentre aquelas que atendam ao disposto neste Edital, um número mínimo de quarenta imagens para compor a mostra.
As fotos selecionadas serão impressas pelo Festival e posteriormente expostas em Tiradentes, durante o Festival, na Exposição Foto em Pauta. Essa mostra poderá ser apresentada também em outras cidades, no período de dois anos.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 22 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Convocatória: http://bit.ly/2F4aeJg

Apresentação de Portfólios Festival de Fotografia de Tiradentes

O Festival abre convocatória para receber portfólios e fará uma seleção de vinte artistas que terão um espaço para apresentar seu portfólio no sábado, dia 10 de março, das 10h às 18 horas, onde quem faz a leitura é o público em geral.
O artista precisa estar em Tiradentes para apresentar o trabalho, não pode enviar representante. Custos de viagem e hospedagem para o festival são por conta do artista.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 25 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Convocatória: http://bit.ly/2CHZ1ka

Curso de Introdução à Aquarela, com Lilian Arbex

casacontemporanea
Curso de Introdução à Aquarela, com Lilian Arbex
 
 
O curso tem como objetivo introduzir os alunos no mundo da aquarela, desde noções básicas até uma maneira divertida de expressar a criatividade e investigar novos territórios da arte.

Data e horário: Terças-feiras, das 14h às 17h | Início 20/02/2018.

Clique aqui e saiba mais!
 
 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Edital (DE)COLAGEM de Artes Vivas

Estão abertas as inscrições para propostas artísticas da área do audiovisual, das artes visuais e do teatro para integrar o projeto (DE)COLAGEM.
Cada um dos projetos contemplados trabalhará em processos colaborativos com as demais áreas integrantes do espetáculo a partir da obra homônima do escritor e dramaturgo Caio Fernando Abreu. Artes Vivas (Música, Dança e Teatro), Artes Visuais e Audiovisual buscarão diferentes soluções para o mesmo tema, atuando juntos na criação, na produção e na apresentação do espetáculo. O local de realização será o município de Porto Alegre. O prazo máximo para desenvolvimento será de sessenta dias, com apresentações em março de 2018 no Viaduto Otávio Rocha.
Cada proponente poderá apresentar um único projeto e os projetos apresentados devem conter obrigatoriamente proposta de intervenção artística e proposta aula de compartilhamento de experiência artística (workshop de cinco horas/aula).
Serão selecionadas uma proposta da área do teatro, uma proposta da área do audiovisual e uma proposta da área das artes visuais.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 26 de janeiro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: cachês de R$ 18.000 para cada proposta selecionada.

– Edital + Formulário de Inscrição: http://bit.ly/2CKZfGo

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Curso Livre de Fotografia "a LUZ do Artista", com Héctor Guiñez

casacontemporanea
Curso Livre de Fotografia "a LUZ do Artista", com Héctor Guiñez
 
 
O Curso de Fotografia, “a LUZ do Artista” tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário ao artista para que ele possa escolher tecnicamente como capturar uma imagem e montar a iluminação adequada para cada objeto, seja ele 2D ou 3D.

Data e horário: de 24 e 31/01, 07, 21 e 28/02/2018, quartas-feiras das 14h30 às 18h30.

Clique aqui e saiba mais!
 
 

Festival Multicultural Lux Mundi UFPR . 2ª edição



s

O Festival Multicultural Lux Mundi acontecerá na tarde do dia 07 de abril de 2018, no pátio da reitoria. Este evento contará com um palco para apresentações musicais autorais e espaços voltados para exposição de diferentes linguagens visuais (performances, projeções, zines, desenhos, fotografia, etc.) que conversem com a proposta do evento: arte livre e consciente.
O conceito do evento vem da celebração dedicada à deusa da liberdade, na Roma antiga. Contextualizando a temática para o Brasil, saudamos Kianumaka-mana, a deusa da nossa onça-pintada, um animal de espírito livre, forte e guerreiro.
Poderão participar artistas locais, dos quais os trabalhos se encaixem nas seguintes modalidades: apresentações musicais; performances; projeções; produções visuais (zines, ilustrações, pinturas, etc.); Não há limite de inscrições por proponente, desde que sejam trabalhos diferentes.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 17 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2qtMj2P

exposição em homenagem ao aniversário de São Paulo - Edu das Águas - Clube Espéria - SP




                   
Clube Esperia sedia exposição em homenagem ao aniversário de São Paulo
A mostra será realizada pelo artista plástico Edu das Águas
Entre os dias 23 de janeiro e 1° de fevereiro o Clube Esperia promove mais uma exposição aberta ao público, desta vez em homenagem à cidade de São Paulo que em janeiro completa 464 anos. A mostra contará com obras do artista plástico Eduardo Marques de Jesus, nacionalmente conhecido como Edu das Águas.
Edu comenta que seu trabalho retratando a capital paulista teve como objetivo “Colocar em tela a beleza das construções do centro de São Paulo, que tem influência de cidades da Europa, numa palheta colorida e com olhar otimista, apesar da degradação”.
O artista tem se dedicado a pintura há mais de 50 anos e conquistou diversos prêmios ao longo da carreira com exposições em Londres, Nova York, Cingapura e Jerusalém. Edu também é conhecido pelo trabalho que desenvolve em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, que visa conscientizar a população sobre a importância da despoluição do Rio Tietê. 
Aberta ao público, a mostra faz parte da iniciativa do Clube Esperia em promover acesso à cultura não apenas para seus associados, mas também para toda a zona norte de São Paulo. A entrada é gratuita.

Informações:

Data: de 23 de janeiro a 1º de fevereiro
Convidados: entrada liberada de terça a sábado, das 9h às 20h
Local: Salão Azul
Telefone: 2223-3300

fonte: Promenade Comunicação

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Edital para Exposição Complexo Cultural Teatro Deodoro - Alagoas

 
O Complexo Cultural Teatro Deodoro abriu edital para selecionar uma exposição individual ou coletiva, que vai ocupar a galeria de arte do espaço no período de 15/03 a 15/05/2018.
Poderão participar do processo de seleção pessoas jurídicas e físicas, que apresentem projeto de exposição compatível com a galeria nas categorias: criação digital, desenho, design, escultura, fotografia, grafite, gravura, objetos, pintura, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance, body art, projetos de arte integrada, entre outras manifestações híbridas ou não reconhecidamente relacionadas às artes visuais.
A exposição precisa ser inédita no circuito cultural de Alagoas e o edital não especifica se os proponentes precisam ser alagoanos ou residentes no estado. 
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 25 de janeiro/2018, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 10.000 para o artista selecionado.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2COyZc1

Edital para Ocupação da Galeria de Artes Irene Medeiros – 2018 - Campina Grande


A Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral torna público o Edital para Ocupação da Galeria de Artes Irene Medeiros, que fica no Térreo do Teatro Municipal Severino Cabral. As inscrições estão abertas para artistas interessados em expor seus trabalhos entre os meses de feveireiro e dezembro de 2018, em qualquer modalidade no campo das artes visuais. Poderão pleitear espaço para exposição artistas brasileiros e estrangeiros dentro da categoria coletiva ou individual.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 20 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2qvhhaU

Edital de Exposições 2018 Pinacoteca Universitária da Ufal



A Pinacoteca Universitária convida os artistas brasileiros a submeterem suas propostas de exposição inéditas no circuito cultural alagoano, através do Edital de Exposições de 2018.
As propostas também devem ser inéditas no circuito cultural de Alagoas. Serão aceitos trabalhos individuais ou coletivos, nas mais diversas linguagens artísticas (a Pinacoteca é bem flexível quanto a isso) e a seleção será feita por uma comissão especializada, composta por sete membros que analisarão as propostas de acordo com os critérios previstos no edital.
A Pinacoteca Universitária da UFAL, criada em 1981 e integrada ao Espaço Cultural da Universidade, tem por meta a preservação e a difusão da memória artística e cultural de Alagoas, que se concretiza através de exposições de arte e de projetos e programas educativos, debates e atividades inerentes às funções plurais de museu, onde são construídos os novos diálogos com a história e a arte do século XXI.
Também promove eventos educacionais e culturais relativos às exposições dirigidos a todos os públicos que visitam o museu durante as mostras, dentre eles, estudantes, turistas, artistas e o público em geral.
No ano de 2017, a Pinacoteca recebeu cinco exposições, as quais movimentaram o equipamento cultural da Ufal com um público de aproximadamente 5.000 visitantes.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 15 de janeiro/2018, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

–  Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2CvMPPs