concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

exposição - "20 fotógrafos interpretam o Homem Brasileiro" - SP

 "20 fotógrafos interpretam o Homem Brasileiro", na Unibes Cultural
Exposição fará parte do HOMEM BRASILEIRO 2017 - evento gratuito que trata das masculinidades, na UNIBES CULTURAL

HOMEM BRASILEIRO 2017 chega a sua terceira edição reunindo pesquisadores e profissionais de diversas áreas interessados em entender as masculinidades diante dos novos desafios da sociedade. Criado e dirigido por Mário Queiroz, o evento traz apresentações, experimentações e exposições. É aberto ao público e acontece de 28 de agosto a 30 de setembro, na UNIBES CULTURAL, em São Paulo.
A exposição “20 fotógrafos interpretam HOMEM BRASILEIRO” apresentará obras inéditas de grandes nomes da fotografia brasileira contemporânea, convidados a criar livremente a partir dos temas: Origem, Sexo, Imagem.
Os fotógrafos são: Alex Batista, Bruno Cals, Bruno Soares, Cristiano Madureira, Fernando Sippel,  Franco Almeida,  Fred Othero,  Gianfranco Briceño, Gleeson Paulino, Gustavo Ipolito, João Teles, Jonathan Wolpert, Hugo Toni, Marcio Sinmch, Nicolas Goldin, Rogerio Cavalcanti, Rodolfo Ruben, Rodrigo Marconatto, Sergio Caddah e Tavinho Costa. A curadoria é do stylist César Fassina, a produção de Patrícia Madureira, montagem de Sérgio Gregório, idealização e direção de Mário Queiroz. A exposição permanece na casa até o final de setembro.

GRANDES NOMES FAZEM O HOMEM BRASILEIRO 2017
Nos dias 29 e 31 de agosto, às 19h, acontece o PECHAKUCHA NIGHT SP – nova plataforma mundial de transmissão de conhecimento, onde convidados tem 6 minutos e 40 segundos e 20 imagens – cada uma em exposição por 20 segundos - para falar sobre os temas: Origem, Sexo, Imagem e Design. Este “falar” pode também ser dançar, cantar,  interpretar ou qualquer outra forma de se expressar.
No dia 30 de agosto acontece o encontro CONSUMO E MASCULINIDADES – ENCONTRO HOMEM BRASILEIRO com duas mesas compostas por jornalistas, pesquisadores e empresários voltados a discutir os novos papeis masculinos no mercado.

Sobre PECHAKUCHA NIGHT SP - HOMEM BRASILEIRO 2017
O PECHAKUCHA NIGHT SP - HOMEM BRASILEIRO 2017 tem a coordenação geral de Sofia Vontobelcity organizer do PechaKucha em SP, direção de Paula Trabulsi e traz por noite dois temas, cada um com cerca de dez convidados. A plataforma japonesa começou em 2013 e hoje sua forma dinâmica e instigadora é sucesso em todo mundo.  Nela os participantes enfrentam o grande desafio de tratar sobre o tema proposto através de 20 imagens, cada uma delas expostas por 20 segundos cada uma.
A diversidade das apresentações internacionais disponíveis no site PECHAKUCHA caracteriza o grande line-up dos dias 29 e 31. Na terça 29, os convidados se dividem entre os temas Origem e Sexo. Para o primeiro, o evento teremos a participação do jornalista Fernando Luna, da doutora em semiótica Malena Contrera, o doutor em sociologia do consumo Fabio Mariano Borges, os jornalista Gilberto ScofieldGuilherme Valadares,  Ismael dos AnjosPedro Diniz, a pesquisadora Paula Passos e o ator Leopoldo Pacheco. Já o tema Sexo, traz para o centro da roda o Dr. Alexandre Saadeh, os comunicadores André Fischer e Paula Trabulsi, a especialista em fragrâncias Renata Abelin, o jornalista Eduardo Viveiros, o ativista Rodrigo, o ator Otávio Martins e o cantor Arthur Nogueira.
No dia 31, PECHAKUCHA NIGHT SP - HOMEM BRASILEIRO  falará sobre Imagem e traz o doutor em semiótica: Norval Baitello Jr, os jornalistas Maria Rita Alonso e  Sergio Amaral, o publisher Juliano Corbetta, o designer Marcelo Barbosa, o fashion-hunter Jorge Grimberg, a especialista em visual merchandising Camila Salek e os atores Cassio Scapin  e Marcelo Airoldi. O tema Design em suas diversas vertentes direcionam as participações dos jornalistas Ivan PadilhaMonica Barbosa e Pedro Ariel, do pesquisador de moda Eduardo Motta, do publicitário Marcel Gignon, do stylist César Fassina, do empresário Hanna Hiar, arquiteto Michel Safatle, da doutora em publicidade Soraya Barreto e do cantor  Lineker.

Serviço:
HOMEM BRASILEIRO 2017  -  De 28 de agosto a 2 de setembro
UNIBES CULTURAL – Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo
FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
DIREÇÃO: Mário Queiroz
PRODUÇÃO: José Augusto Fabron
COMUNICAÇÃO: Helena Augusta e Vicente Negrão
DESIGN GRÁFICO: Hilton Breymaier
DIREÇÃO DE ARTE: Agência TANQ
CENOGRAFIA: Noemi Saga, Sérgio Gregório e Sylvia Demetresco.

PATROCÍNIO: Chilli Beans
                   Drom Fragrances
                    
APOIO:
            Barilla
            Cavalera
            Hornet
            Shop2gether

PARTICIPAÇÃO:
         Lacoste

PARCERIAS:
          PechaKucha Night SP
            Asas
            Ibis Styles Faria Lima
            Ceviche Restaurante
            Casa Flora
            Nederburg
            Styroform
            Bufalo Dourado

REALIZAÇÃO: Mario Queiroz e UNIBES CULTURAL


fonte:


Helena Augusta Assessoria de Comunicação

Convocatória de Fotolivros – Valongo Festival

O Valongo Festival Internacional da Imagem abre sua convocatória para bonecos de fotolivros, que serão apresentados durante as projeções noturnas realizadas no festival. Os bonecos deverão ser apresentados em formato vídeo, com especificações detalhadas nesta convocatória. Os três melhores envios serão premiados e uma série de outros bonecos serão selecionados como finalistas e apresentados durante o festival. Podem participar desta convocatória fotógrafos profissionais e amadores que tenham um boneco de fotolivro não publicado, por editora ou de maneira independente, sem restrição de nacionalidade ou residência. Os três autores premiados devem confirmar sua presença no Valongo, de 4 a 8 de Outubro de 2017, para recebimento e usufruto dos prêmios recebidos.
Deverão ser enviados projetos não publicados, de temática livre e sempre apresentados em formato de vídeo. Não aceitaremos o envio de bonecos pelos correios ou entregues pessoalmente nesta convocatória. Cada autor poderá enviar quantos bonecos quiser, desde que realize uma inscrição por projeto. Apenas um projeto por autor será selecionado.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de setembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim
.– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2wkwayB

Convocatória para Exposição Coletiva: Em Construção – Valongo Festival


O Valongo Festival Internacional da Imagem abre sua convocatória para a exposição coletiva que será realizada durante o festival, entre os dias 4 e 8 de outubro. As propostas deverão ser enviadas como pdf ou como link direto para download. Serão selecionados trabalhos de até vinte autores emergentes para compor a mostra.
Podem participar desta convocatória fotógrafos profissionais e amadores que tenham um projeto fotográfico ligado ao tema "Em Construção" sem restrição de nacionalidade ou residência.
Deverão ser enviados projetos ligados ao tema "Em Construção", com no mínimo três e no máximo cinco imagens. O número de imagens selecionadas não necessariamente corresponderá ao número de imagens enviadas.
Cada autor poderá enviar até três propostas, desde que realize uma inscrição por projeto. Apenas um projeto por autor poderá ser selecionado

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de setembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: os selecionados deverão pagar uma taxa de R$ 200 para a produção da exposição.
– Premiação: não
.– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2x8TkFz

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Artista plástica artista Ana Maria Tavares no Programa Arte-Papo da Fundação Ema Klabin

Artista plástica Ana Maria Tavares estará no Programa Arte-Papo da Fundação Ema Klabin
Suas obras são extensivamente expostas e representadas em coleções do Brasil e internacionalmente.
Vista parcial da exposição ‘No Lugar Mesmo: Uma Antologia de Ana Maria Tavares, 2016-2017’. Pinacoteca de São Paulo. São Paulo.  Foto -  Ruy Teixeira

No próximo dia 26 de agosto (sábado), das 14h às 15 horas, a artista plástica Ana Maria Tavares participa do Programa Arte - Papo da Casa- Museu Ema Klabin. O encontro mensal dá voz aos artistas contemporâneos que falam sobre sua arte, em um bate-papo descontraído e repleto de informações culturais.
Nessa edição,  Ana Maria Tavares propõe construir um panorama de sua produção do ponto de vista das relações que sua obra estabelece com as instituições e o que denominou, em 2000, como site-specific deslocado. Tendo como base os projetos realizados no período de 2008 a 2016, que estabelecem um diálogo com a arquitetura modernista por meio de intervenções em arquiteturas autorais, a artista irá também enfocar a construção e seu trabalho sob a ótica do artista curador, propositor e produtor. O evento tem apoio cultural do ProAC/ICMS - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.

Sobre a artista:
Ana Maria Tavares estudou Artes Visuais na FAAP, São Paulo (1978-82), recebeu título de Mestrado da School of the Art Institute of Chicago (1984-86) e PhD pela USP, São Paulo (1995-2000). Ganhou a bolsa Guggenheim Foundation Grant (NY 2001) e a Ida Ely Rubin Artist-in-Residence at MIT (Massachusetts 2001); e em 2014 a bolsa de pesquisa Lynette S. Autrey Visiting Scholars do Humanities Research Center of the Rice University (Houston). Iniciou a carreira docente 1982 e em 2000 se torna pesquisadora, docente e orientadora na ECA/ USP.
Dentre as obras mais relevantes destacam-se: São Paulo International Biennial (1983, 1987, 1991 and 2000); VII Bienal de la Habana (2000); Istanbul Biennial (2001); New Museum of Contemporary Art (New York, 2003); Royal College of Art (London, 2003); Schirn Kunsthalle (Frankfurt, 2003); Akademie der Künst (Berlin, 2003); 21st Century Museum of Contemporary Art (Kanasawa, Japan, 2004); San Diego Museum of Art (USA, 2005); San Diego Museum of Art (USA, 2005); Singapore Biennial (2006); The Vleeshal, Kroller Muller and Sonsbeek_10 (Holland, 2001, 2008); Toyota Municipal Museum of Art (Japan, 2008); Hiroshima City Museum of Contemporary Art (2009); Art Tokyo (2009); Yerba Buena Center for the Arts (San Francisco, 2009); Frist Center for the Arts (Nashville, 2013); Sicardi Gallery (Houston, 2014); Berlin Gallery-Weekend (2015); Pinacoteca do Estado (SP 2016-2017); Perez Museum (Miami 2017).

Serviço:
Arte-Papo com Ana Maria Tavares
Data:  26/08 (sábado)
Horário:  14h às 15h
Entrada Gratuita
30 vagas por ordem de chegada
Local: Fundação Ema Klabin - Endereço:  Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, site: www.emaklabin.org.br   fone: (11) 3897-3232

Concurso Fotográfico “Guerreiras do Brasil – A Presença da Mulher nas Forças Armadas”

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico promovido pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC). A temática abordada nesta edição é “Guerreiras do Brasil – A Presença da Mulher nas Forças Armadas”.
Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de qualquer idade e de qualquer nacionalidade. Cada participante pode inscrever uma fotografia.
As fotografias inscritas devem, exclusiva e obrigatoriamente, retratar a participação da mulher nas Forças Armadas, sendo desejável, mas não obrigatória, a inserção do CEP/FDC e seu entorno no contexto.
Os melhores trabalhos selecionados ficarão expostos no Forte Duque de Caxias de 1º de novembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 27 de agosto/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 1º lugar: R$ 1.000; 2º lugar: R$ 750; 3º lugar: R$ 500
.– Regulamento + Documentos: http://bit.ly/2v2sAJu
fonte: Editais e Afins |

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

curso ESCULTURA EM ARGILA "IMAGENS SACRAS" - SP


CALL FOR ENTRIES!! 5th International Juried Print Exhibition, 2017 Remarque


CALL FOR ENTRIES!!


5th International Juried Print Exhibition, 2017



Remarque Print Workshop & Gallery invites printmakers from around the world to submit work for our 5th Annual International Juried Print Exhibition to be held at Remarque Print Workshop from December 1, 2017 to January 31, 2018. The Exhibition has no set theme, but rather aims to present a collection of innovative prints featuring themes and techniques from all traditions of printmaking across the world.

Each artist may submit up to three original prints in any printmaking technique or combination thereof (no digital images, photography or giclée reproductions). Prints should be from the last three years. Maximum paper size is 16" x 20"

Entry Fee: $30
Deadline: September 30th.

Eun-Ji Choi
Val Lucas
Justin Barfield