concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

exposição “Inquietude” - Maiana Nussbacher - SP

 
 
(Obra que faz parte da série "Títulos, Subtítulos e Editoras")
A paulistana Maiana Nussbacher vive um momento único em sua carreira. Pela primeira vez, ela irá expor suas obras em São Paulo, sua cidade natal. No próximo dia 11 de novembro, a partir das 12 h, o Clube Hebraica, em Pinheiros, recebe a exposição “Inquietude”, com entrada gratuita, que revelará diversas faces de seu trabalho. A curadoria da mostra é de Olivio Guedes.

A artista plástica, com formação na FAAP, atua há 18 anos profissionalmente, período em que realizou muitas experimentações. O uso de diferentes materiais, a inspiração em artistas, como Monet, Jackson Pollock e Alfredo Volpi, além de sua sensibilidade aflorada, fizeram com que Maiana criasse seu próprio estilo, mas sempre com a mente aberta para evoluir.

​Na exposição serão apresentados mais de 50 trabalhos da artista, entre pinturas (principalmente de tinta acrílica, aquarela, pigmentos puros, etc.), esculturas e colagens. Um dos destaques será um grande painel com 28 telas, que serão posicionadas lado a lado, e formarão uma enorme parede colorida e repleta de formas. Também haverá dois backlights, com luzes que mudam de cor para trazer vida e dinamismo às obras.

Entre as séries de trabalho que serão mostradas ao público estão Títulos, Subtítulos e Editoras, em que a artista se inspirou inicialmente em estantes repleta de livros, uma de suas paixões. Então adicionou novas cores, formas e sonhos às prateleiras imaginárias para criar suas telas. Já a série Paisagens Distantes, continua relacionada a este universo, porém de forma diferente, em que as obras de arte representam as páginas abertas dos livros. Na série Instantes de Confinamento, Maiana explica que cada obra tem o seu mundinho, representando o interior de cada ser humano. Alguns dos quadros desta série têm bordas transparentes, propositalmente, para mostrar que cada pessoa possui suas barreiras, mesmo se estiver em contato com tudo e todos.
   
(Obras da série "Paisagens Distantes" e "Instantes de Confinamento", respectivamente.)
 
Sobre Maiana Nussbacher
A artista plástica paulistana, Maiana Nussbacher, cursou Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) e desde 1999 atua profissionalmente. Já expôs em diversas cidades brasileiras como Campo Grande (MS), Vinhedo e Santos (SP). Também já apresentou seu trabalho fora do Brasil, em uma mostra em São Francisco (EUA), além de ter vendido uma série de obras para colecionadores em Miami. Como artista, ela define-se como um ser livre, e seu objetivo maior é levar alegria e luz para as pessoas, a partir do colorido e da vida de suas telas.
Exposição Inquietude, de Maiana Nussbacher
De 11 de novembro a 10 de dezembro. Entrada Gratuita.
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 21h
 

Hebraica SP
Atelier Maiana Nussbacher

fonte: dc33 Comunicação 

exposição "Você chegou ao seu destino" - Felipe Cama - SP

header-image
FELIPE CAMA | VOCÊ CHEGOU AO SEU DESTINO
Abertura 
11 de novembro, sábado, às 11h
A nova série de trabalhos de Felipe Cama foge do suporte tradicional da pintura – telas únicas, quadrangulares ou retangulares – para formar mosaicos cartográficos criados a partir do método próprio do artista: a investigação sobre os processos de produção, distribuição e consumo de imagens e a representação digital da vida cotidiana. Os trabalhos estão reunidos em “Você chegou ao seu destino”, primeira individual do artista na Zipper, que inaugura no dia 11 de novembro. A abertura da exposição acontece durante o Art Weekend São Paulo, um roteiro artístico em que as galerias da cidade funcionam em horário estendido e oferecem programação especial.

As pinturas põem em confronto – ou em diálogo – as concepções de abstração e figuração na arte. “Os trabalhos apagam a fronteira que haveria entre o abstrato e o figurativo. Eles são ambos ao mesmo tempo”, reflete o artista. Paralelamente, refletem sobre os territórios mapeados pelas novas tecnologias e o controle que grandes corporações de tecnologia exercem sobre cada um de nós a partir do smartphone e o GPS, ferramentas hoje banalizadas.

Com um celular à mão, Felipe registrou durante anos seu deslocamento diário em serviços de geoposicionamento online – que monitoram em tempo real a trajetória realizada pelo usuário; depois, o artista verificou o traçado resultante pelo deslocamento em um dia, que foi tomado como ponto de partida para as telas. “Grande empresas de tecnologias monitoram nosso cotidiano, onde vamos, o que vemos, o que consumimos, e oferecem os dados para que outras empresas formulem suas estratégias comerciais. Os trabalhos refletem sobre privacidade e liberdade”, afirma o artista.

Sua individual levanta, ainda, questões ligadas à fragmentação na era digital. As pinturas não são compostas como peças únicas. São chassis individuais que, montados como peças, formam a totalidade do trabalho. Com texto crítico de Giselle Beiguelman, a mostra fica em cartaz até 16 de dezembro.

O vernissage no dia 11/11 tem apoio da Stella Artois.

Sobre o artista
Felipe Cama (Porto Alegre, 1970, vive em São Paulo) examina os processos de produção, distribuição e consumo de imagens no mundo contemporâneo. Para tanto, apropria-se de representações em diversos meios – desde imagens digitais que circulam pela internet, fotografias publicitárias, fotos encontradas em álbuns de viagem virtuais e reproduções em livros de História da Arte – para compor obras em suportes como a pintura, a fotografia, a colagem e o vídeo. Seu trabalho consta em importantes coleções institucionais: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Instituto Figueiredo Ferraz, Museu de Arte de Porto Alegre, Centro Cultural Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa) e Universidade de Arte de Musashino (Tóquio).

Texto crítico: Giselle Beiguelman
Giselle Beiguelman investiga a estética da memória e desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídia digital. É professora associada do Departamento de Arquitetura Histórica e Estética do Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo (FAU-USP). Beiguelman é o autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas da cultura digital. Ela foi chefe do Curso de Design da FAU-USP de 2013 a 2015, onde tem ensinado desde 2011. Entre seus projetos recentes estão “Memories of Amnesia” (2015), “quão pesada é uma nuvem?” (2016) e a curadoria da “Arquinterface: a cidade expandida pelas redes”. Ela é membro do Laboratório de OUTROS Urbanismos (FAU-USP) e do Laboratório Interdisciplinar de Informação de Imagem - Humboldt-Universität zu Berlin. Suas obras de arte estão em coleções de museus do Brasil e no exterior, como a ZKM (Alemanha), a coleção latino-americana da Universidade de Essex, MAC-USP e MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), entre outros.

Serviço
"Você chegou ao seu destino"
Exposição individual de Felipe Cama na Zipper Galeria
Texto crítico: Giselle Beiguelman
Abertura: 11 de novembro de 2017, às 11h
Em cartaz até 16 de dezembro de 2017
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

exposição Zona de remanso: exercícios de permanência - Filipe Acácio - SP

ZONA DE REMANSO – EXERCÍCIOS DE PERMANÊNCIA
PROJETO ZIP'UP: Filipe Acácio
Abertura - 11 de novembro, sábado, às 11h
“Zona de remanso” define uma porção de água que, ao ocupar um recorte na margem de um rio ou no litoral, forma uma pequena enseada tranquila. Por analogia, a expressão figura também como repouso, algo que teve o movimento cessado. É a partir de ações de resistência e permanência em zonas de remanso no litoral de Fortaleza que o artista cearense Filipe Acácio reúne em sua individual “Zona de remanso: exercícios de permanência” registros de performances, dejetos e desenhos que investigam uma potente tensão entre ir e ficar. Com curadoria de Galciani Neves, a exposição é mais uma abrigada pelo projeto Zip’Up e inaugura no dia 11 de novembro.

A mostra sintetiza uma pesquisa realizada pelo artista entre 2011 e 2017 no litoral de Fortaleza, Ceará, nos muros de contenção construídos entre o mar e a cidade. “Os trabalhos buscam estabelecer uma noção de vizinhança acompanhar o fluxo de marés”, afirma o artista. Como na videoinstalação “O farol, a parede, o porto”, em que o artista discute a resistência do corpo com exercícios de permanências em Serviluz, região portuária no litoral cearense, que registou uma série de chacinas entre 2015 e 2016. Ou nas séries fotográficas “Detrito” e "Futuro anunciado", que formam composições de imagens produzidas a partir de mergulhos e da coleta de objetos à deriva. A montagem inclui, ainda, desenhos e estudos produzidos durante o processo.

Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper Galeria, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes ainda não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a variadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência entre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos seis anos, somam mais de quarenta exposições e cerca de 60 artistas e 20 curadores que ocuparam a sala superior da galeria.

“Zona de remanso: exercícios de permanência” fica em cartaz até 16 de dezembro. O vernissage tem apoio da Stella Artois.

Sobre o artista
Filipe Acácio (1985) é cearense. Mestre no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Desde de 2012, atua como diretor de fotografia em longas e curtas metragem. Em 2014, foi artista residente do Laboratório em Arte Contemporânea oferecido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza e do Laboratório Olhares em Conexão – Itinerários Formativos em Fotografia Contemporânea. Em 2015, participou da residência Fotografia contemporânea: Criação e estudos avançados. Integrou exposições como o 67º e 66º Salão de Abril, Mostra Triangulações, Unifor Plástica 2015, Estou cá: Sempre algo entre nós e Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas 2015/2016. Em 2016, recebeu o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2016 - SECULT - CE. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema.

Sobre a curadora
Galciani Neves é curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Atualmente, é professora do curso de Artes Visuais,  da Pós-Graduação em Fotografia e da Pós Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. É co-coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake - SP). É autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (EDUC, 2016). Desenvolve projetos curatoriais e educativos, atividades relacionadas à crítica, acompanhamento de artistas.

Serviço
Zip’Up: Zona de remanso: exercícios de permanência
Exposição individual de Filipe Acácio na Zipper Galeria
Curadoria: Galciani Neves
Abertura: 11 de novembro de 2017, às 11h
Em cartaz até 16 de dezembro de 2017
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

ARTISTA PIAUIENSE LYSMARK LIAL INAUGURA EXPOSIÇÃO “FRANGALHOS” EM SÃO PAULO

  
 
Mostra com abertura no dia 8 de novembro acontece no espaço multicultural True Love Tattoo, que fica na região do Baixo Augusta
 
   
 São Paulo, novembro de 2017 – O estúdio paulistano de tatuagem e artesTrue Love Tattoo, instalado em um espaço multicultural na região do Baixo Augusta – que reúne artistas da tatuagem, exposições e eventos de arte, café e atelier de moda – inaugura no dia 8 de novembro a mostra “FRANGALHOS”, com obras do artista plástico piauiense LYSMARK LIAL, sob a curadoria de Thiago Gonzaga.

O artista explica que a mostra é composta por trabalhos cercados por uma forte carga dramática e surgiu da necessidade de sintetizar a angústia em algo físico, com o objetivo de confrontar sentimentos extremos. Corpos frágeis, vulneráveis e decepados são apresentados como cortes nobres de carne, prestes a serem comidos, ou simplesmente divididos para que sofram. Mas, ao mesmo tempo, estes mesmos pedaços também são colocados como objetos delicados, quebradiços e rasuráveis.

“Frangalhos é um drama assintomático na maioria das obras que produzi para esta série. Por mais expressão e diversos sentimentos que os pedaços de corpos possam apresentar, não se tem a ligação visual direta com feições, olhares, ranger de dentes. Tudo é frio, estático e nulo”, afirma Lial.

Ele conta que todas essas características surgiram como simples rabiscos no papel e foram evoluindo vagarosamente até ganharem volume, cores e organizações estéticas nas telas e nos outros materiais utilizados. Segundo ele, algumas obras são exclusivas e foram criadas especialmente para a exibição no espaço True Love Tattoo.

“Os traços das obras de Lial possuem um contexto livre e urbano que transborda a sociedade em que vivemos e se adequa bastante à filosofia do True Love”, diz Thiago Gonzaga. “Cada obra tem um mundo pessoal, sempre convidativo à curiosidade e que leva à reflexão sobre a sociedade em que vivemos”, completa.

Clique aqui para ver fotos das obras expostas.

SOBRE LYSMARK LIAL
O artista piauiense Lysmark Lial apresenta uma infinidade de transições e estilos dentro do conceito do seu trabalho. Com uma base figurativa ligada a diversos movimentos artísticos, como o surrealismo, cubismo e pós-modernismo, Lial possui traços sofisticados em uma gama de organizações e estruturas complexas, com bastante influência também da arte urbana.

Autodidata e fascinado por arte desde muito jovem, enveredou-se por diversos caminhos e experimentações nas artes visuais, desde o design gráfico, ilustração, fotografia, escultura, instalações artísticas e performances. Lial possui uma base estética múltipla, com forte apelo pela associação entre tons fortes e pela poética provocativa, subliminar e desconcertante.

O artista explicita em seu trabalho uma infinidade de figuras e elementos que povoam seu imaginário, construído pouco a pouco por referências das suas memórias sobre uma ótica peculiar. Sua primeira mostra individual, intitulada “Carma Cor”, foi exposta em 2014 na Galeria Urban Arts e a segunda no espaço cultural Sobrado (PI), em 2016. Tem trabalhos expostos em diversas partes do país e já participou de exposições diversas individuais e coletivas.

SOBRE O TRUE LOVE TATTOO
Localizado na região do Baixo Augusta, na Rua Augusta, em São Paulo, oTrue Love Tattoo existe há dez anos como estúdio de tatuagem e artes, instalado em um espaço multicultural que reúne artistas da tatuagem, exposições e eventos de arte, café e atelier de moda. Possui acervo com vários tipos de artes que utiliza como decoração e que também está à venda. Sob o comando de Edgar de Camargo, o True Love tatua estilos que variam entre o Tradicional Americano - Old School; Tribais, como Maori; Tradicional Japonês; Tradicional Russo; e criações exclusivas de acordo com as ideias dos clientes. Sempre autêntico e sem limites para a ousadia, a cada 60 dias o True Love abre o seu espaço para exposições de novos artistas visuais e musicais.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “FRANGALHOS”, de LYSMARK LIAL
Abertura: 08 de Novembro às 19h
Período expositivo: de 08 de Novembro a 02 de Dezembro
Horário para visitação: das 11h às 20h, de segunda a sábado
Endereço: Rua Augusta, 837 – Cerqueira Cesar – São Paulo
Telefone: (11) 2094-3383
Classificação Livre - Entrada Gratuita
 
   
  
 
 




Convocatoria Internacional de Arte Correo “Viva el Arte” de la Asociación de Artistas Plásticos de Puerto Rico, Inc.





En septiembre del 2017 Puerto Rico fue impactado por el azote y furia del Huracán María, uno de los ciclones más catastróficos y devastadores que han ocurrido de las últimas décadas en la región del Caribe. Muchos de nuestros museos de arte e instituciones culturales, así como de nuestros artistas plásticos y visuales sufrieron daños en sus facilidades, talleres de trabajo o producciones artísticas, quedando paralizada la actividad cultural en nuestro panorama del arte.  

Como una muestra de apoyo internacional al arte puertorriqueño en estos momentos de crisis o desasosiego cultural y con el deseo que el mismo vuelva a manifestarse prontamente en el ámbito local e internacional la Asociación de Artistas Plásticos de Puerto Rico hace esta convocatoria internacional de Arte Correo bajo el título “Viva el Arte” en un abrazo fraternal de los creadores del mundo hacia nuestras expresiones artísticas y culturales.

Demostrando de esta manera que no importa las adversidades y catástrofes naturales, atmosféricas o creadas por el hombre siempre el arte y la cultura de los pueblos se manifestaran y brillaran para el disfrute de la humanidad.

Todos los envíos serán registrados en el blog http://vivaelartepr.blogspot.com/ que se abrio para la exposición que esperamos presentar en el año 2018 por diferentes bibliotecas, centros culturales, universidades, galerías o museos del país según la disponibilidad de los mismos y pronta restauración de sus facilidades.

Convocatoria: “Viva el Arte”
Tema: Libre
Tamaño: 4″ x 6″ (10.2 x 15.3 cm) (tarjeta postal sin sobre)
Técnica: Libre
Fecha Límite de Recibo: 31 de enero de 2018

Enviar a: Asociación de Artistas Plásticos de Puerto Rico
Fdez Juncos Sta.
San Juan, PR 00910-0605


Para más información pueden visitar nuestra página web: www.aapprinc.org o escribirnos a nuestro correo electrónico:aapprinc@gmail.com


International Call for Mail Art "Viva el Arte” / Live the Art of the Association of Plastic Artists of Puerto Rico, Inc.

On september 2017 Puerto Rico was hit by the fury of Hurricane Maria, one of the most catastrophic and devastating cyclones that have occurred in recent decades in the Caribbean region. Many of our art museums and cultural institutions, as well as our visual and plastic artists suffered damages in their facilities, workshops or artistic productions, leaving cultural activity paralyzed in our art scene.

As a sign of international support for Puerto Rican art in these moments of cultural crisis or uneasiness and with the desire that it again manifests itself quickly in the local and international sphere, the Association of Plastic Artists of Puerto Rico makes this international call for Art Mail / Art Mail under the title "Live the Art" in a brotherly embrace of the creators of the world towards our artistic and cultural expressions.

Demonstrating in this way that no matter the natural or man-made adversities, always the art and culture of the peoples will be manifested and shine for the enjoyment of humanity.
All the consignments will be registered in a blog http://vivaelartepr.blogspot.com/ that open for the exhibition that we hope to show on 2018 by different libraries, cultural centers, universities, art galleries or museums of the country according to the availability of the same and prompt restoration of its facilities.

Call: "Viva el Arte" / Live the Art
Theme: Free
Size: 4″ x 6″ (10.2 x 15.3 cm) (Postcard without envelope, all wall must be original)
Technique: Free
No jury, no fee, no return
Receipt Deadline: January 31, 2018

Send to: Association of Plastic Artists of Puerto Rico, Inc.
P.O. Box 8668
Fdez Juncos Sta.
San Juan, PR 00910-0605

For more information you can visit our website: www.aapprinc.org or write to our email: aapprinc@gmail.com

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Oficina de desenho com Flora Rebollo - Quando nós estamos?


ATIVIDADE
 
Oficina com Flora Rebollo - Quando nós estamos?

11 de novembro das 14h às 18h


WORKSHOP DE DESENHO COM A ARTISTA PARTICIPANTE DA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EDP NAS ARTES

INSCREVA-SE: (11) 2245-1937

saiba +

Workshop: O Olhar Através da Fotografia - PoA - RS


Workshop: O Olhar Através da Fotografia
Esse projeto se originou através da necessidade de pensar sobre as imagens produzidas e como o olhar muda seu significado.
Para isto apresentaremos as formas como a imagem (fotografia) é conceituada por pensadores que discutem sobre ela:
  1. Uma imagem muitas perspectivas
  2. Estruturalismo francês e a imagem
  3. Interpretações visuais e sensoriais das imagens (Charles Cotrena)
  4. Semiótica de Pierce - comportamentos através dos retratos
  5. A imagem na arte contemporânea - várias teorias
Quando: 03 encontros,  nos dias
09/11 - quinta-feira, das 18h30min às 21h30min
11/11 - sábado, das 09h às 12h
e 16/11 - quinta-feira, das 18h30min às 21h30min
Local: Travessa dos Venezianos, 19
              Cidade Baixa– Porto Alegre/RS
Ministrantes:
Lizandra Caon (Porto Alegre/RS, 1974 ). Artista visual e fotógrafa. Desenvolve projetos na área da imagem e artes visuais. Integrou exposições internacionais, como: no Museu do Louvre - Paris, na Semana Arte de Miami- EUA, no Paratissima Lisboa - Portugal e Circulo de Bellas Artes de Tenerife - (Espanha). Realizou as individuais: Partes de um mesmo eu, no Paratissima Lisboa, Portugal (2016) e Dança das Bacantes, no Centro Histórico e Cultural Santa Casa (2017). Participou de coletivas, dentre outras: no MAC –RS, na Galeria Ami – São Paulo, na Galeria Duque – Porto Alegre. É uma das fundadoras e coordenadoras do Coletivo Desfoque: coletivo de fotógrafos que realiza projetos em fotografia. Integra a diretoria da Associação Chico Lisboa (2016/2017).
Charles Cotrena (Porto Alegre/RS). Psicólogo, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Mestre em Psicologia da Cognição Humana, Doutorando em Psicologia, todos pela PUCRS. É membro GNCE.

INSCRIÇÕES
A inscrição está aberta e poderá ser feita enviando a ficha com seus dados por aqui:
Efetivando o pagamento no cartão de crédito, somente na sede da Associação, da taxa no valor de:
R$ 180,00 para não sócio
e R$ 120,00 para sócio
E efetivando o pagamento da taxa à vista em dinheiro, ou em cheque (entrada + 1), até dia 06 de novembro, somente na sede da Associação, com DESCONTO de 20%
As vagas são limitadas.
Não haverá possibilidade de  reserva.
Não haverá devolução de valores.

Associação Chico Lisboa
Associe-se: http://chicolisboa.com.br/associe-se/
Contate a secretaria para o pagamento da anuidade 2017 e solicitação do cartão do sócio. Veja os convênios em www.chicolisboa.com.br/convenios
Editais com inscrições abertas, veja no site www.chicolisboa.com.br
O sócio pode solicitar a divulgação da sua exposição ou evento, no facebock da Associação, enviando o convite com mais de 07 dias de antecedência. O mesmo deve conter a logo da Chico Lisboa.
Associação Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa 
Porto Alegre/RS - Brasil, CEP 90050-370
De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
(51) 3224.6678
chicolisboa@chicolisboa.com.br
www.chicolisboa.com.br
blog: chicolisboa.com.br/2016/
www.facebook.com/associacaochicolisboa
twitter: @chicolisboaarte
instagram: @chicolisboaarte

oficina Audiografia Vila Mariana, com Vanessa Bohn - SP

casacontemporanea
Audiografia Vila Mariana, com Vanessa Bohn
 
 
A oficina pretende trabalhar técnicas da fotografia e história oral ao longo de 8 aulas. Nesse espaço iremos passar por alguns conceitos sobre o retrato, a oralidade e possibilidades de construções da imagem.

Data e horário: quartas e sextas, das 14h às 18h | de 22/11 a 15/12/2017

Clique aqui e saiba mais!
 
 

Edital Lançamento de Artista Galeria Maumau . PE


Estão abertas as inscrições para o segundo edital Lançamento de Artista da Galeria Maumau, localizada em Recife/PE.
A seleção, é de âmbito estadual, para artista pernambucano (ou residente há mais de um ano) que deseje realizar sua primeira exposição na Maumau, durante o mês de janeiro de 2018.
O edital é voltado para artistas iniciantes. São considerados iniciantes aqueles que nunca realizaram uma exposição individual, independente de idade.
O Lançamento de Artista é voltado para a categoria de Artes Visuais em suas múltiplas acepções e intersecções.
Estão aptas a participar do edital, pessoas físicas – indivíduo ou representante de coletivo de artistas. Cada proponente poderá inscrever quantos projetos desejar.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 17 de novembro/2017, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 1.000 para o artista selecionado.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://www.maumaugaleria.com/lancamento-de-artista/

8ª edição Concurso Garimpo



A Seção Garimpo é destinada a artistas brasileiros em fase de consolidação de carreira, que nunca tenham tido uma individual em instituição de arte.
Na primeira etapa, serão selecionados dez finalistas pela equipe Dasartes, que participarão de uma votação aberta ao público no site Dasartes e Facebook Dasartes Brasil de 5/11 a 15/12/2017. Um time de curadores selecionará um finalista, que terá matéria na edição de dezembro/2017 da revista Dasartes. O mais votado pelo público terá matéria na edição de janeiro.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 3 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não
.– Inscrição: http://bit.ly/2fuYdSR

Exposição Álbum de Família & Registros do Brasil - Manoela Cavalinho - PoA - RS



Exposição Álbum de Família & Registros do Brasil,
no Café Sesc Centro.

                              Associação Chico Lisboa, neste 01 de novembro, quarta-feira, abrirá às 18 horas, no Café Sesc Centro, a Exposição Álbum de Família & Registros do Brasil. 

                Participa da mostra Exposição Álbum de Família & Registros do Brasil a artista visual Manoela Cavalinho, onde em Álbum de Família reúne fotografias que apontam para a fugacidade da matéria e da memória. A passagem do tempo, o tema das vanitas e a dimensão afetiva também estão presentes nessas situações fotográficas. Já em Registros do Brasil, o ponto de partida são três imagens do período colonial: dois retratos (Rugendas) e uma paisagem (von Martius). Fotografadas em sobreposição, essas imagens bicentenárias reforçam-se enquanto cronistas do Brasil contemporâneo, evidenciando, inclusive, a continuidade de certas situações coloniais. Ainda, a exposição conta com três séries de azulejaria que transitam entre Álbum de Família e Registros Brasileiros e com a participação da artista convidada Vivian Lockmann.
                A mostra fica em cartaz até o dia 02 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Av. Alberto Bins, 665, Centro/ Porto Alegre.
Entrada franca.

Obs: Anexo, imagens de trabalho que estará na mostra.
Contato:  Kátia Costa - Watsapp: (51) 98448.4895

Evento: Exposição individual Álbum de Família & Registros do BrasilQuando: 02 de dezembro de 2017
Hora: 18 horas
Local:  Café Sesc Centro
            Entrada Franca