concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 5 de maio de 2018

clay print - Martha Castillo - Palo Alto - CA

Silicon Valley Open Studios 2018 is here!  

Martha Castillo is showing at two SVOS venues.

Registration now open for these 2018

Clayprint workshops. 

July 14 & 15
August 11 & 12
October 13 & 14

For full workshop details visit MCCS
Or request a registration form here.
Want to understand Clayprinting better?  Watch this
Clayprint demonstration by Martha Castillo.  (28 min.)
Copyright © 2018 *Martha Castillo Clayprint Studios*, All rights reserved.

Our mailing address is:
772 Clara Drive, Palo Alto, CA 94303

quinta-feira, 3 de maio de 2018

FESPSP abre curso sobre obras de Hannah Arendt e Judith Butler








Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Quinta-feira, 3 de maio de 2018. 

 Extensão universitária

FESPSP abre curso sobre obras de Hannah Arendt e Judith Butler


Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo abre cursos de extensão com início para maio/2018.

Hannah Arendt e Judith Butler desenvolvem um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem uma teoria da ação social cuja noção de público emerge atrelada ao declínio da esfera pública e a emergência da esfera social. O curso de extensão “Diálogos entre Hannah Arendt e Judith Butler”, discutirá a compreensão da obra das duas autoras, início previsto para 12 de maio.
“Se para Hannah Arendt, a compreensão da sociedade ocidental moderna está profundamente atrelada à emergência do social, à vitória do animal laborans e ao fenômeno do totalitarismo, Judith Butler, por sua vez, evidencia a partir do conceito de gênero, a importância de se repensar os modelos binários das relações sociais que foram estruturadas pela ideia de sexo biológico”, exemplifica a Profa. Dra. Jacqueline Teixeira, docente do curso, acrescentando que o conceito de gênero emerge assim como um instrumento para a produção de uma teoria da ação política.
“De modo geral, o curso pretende oferecer instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais”, explica a Profa. Dra. Crislei Custódio. Entre os temas abordados estão: era moderna e emergência social; ação e negação da política; Estado e éticas do reconhecimento; performatividade pública e Teoria do Ajuntamento; entre outros.
85 anos
Em 2018, a FESPSP está completando 85 anos de tradição no ensino das Ciências Sociais Aplicadas, buscando entender e discutir a cidade e o nosso país. Para comemorar, a Fundação está com uma programação especial de cursos de extensão, aulas abertas, PECs (Programas de Enriquecimento Curricular), debates e eventos. Confira tudo o que acontece por aqui no site (www.fespsp.org.br) e venha conosco construir conhecimento e pensar os problemas do conhecimento.
Serviço
Curso de Extensão – Diálogos entre Hannah Arendt e Judith Butler
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 12 de maio a 7 de julho de 2018.
Horário: Sábados, das 13h às 17h.
Carga Horária: 32 horas
Investimento: Confira em: https://goo.gl/7VwTfz
Docente: Crislei de Oliveira Custódio e Jacqueline Moraes Teixeira

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP
FESPSP: 85 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

mam - SP - contatos com a arte - maio 2018

Atividades exclusivas para professores, educadores e universitáriosPrograma Contatos com a Arte no MAM São Paulo – maio 2018

Visitas às exposições, experiências poéticas e encontros.


09 mai (qua)
14h30 Ismael Nery: feminino e masculino: visita mediada + experiência poética com a educadora Barbara Jimenez


10 mai (qui)
10h30 O brincar e o museu: encontro sobre mediação cultural com a educadora Mirela Estelles
14h30 Processos criativos: maratona de experiências poéticas com a educadora Fernanda Zardo


11 mai (sex)
10h30 A Marquise, o MAM e nós no meio: conversa com a curadora Ana Maria Maia


12 mai (sáb)
15h A didática do Audiovisual – Da Favela Para as Telas: palestra com o cineasta Valter Rege (Curta Preto No Branco)



Atividades gratuitas. Vagas limitadas.
Inscrições pelo e-mail contatoscomaarte@mam.org.br com:
nome completo, ocupação, instituição de ensino/trabalho e tel. para contato.
+Informações 11 5085-1313 ou educativo@mam.org.br
ismael
Ismael Nery: feminino e masculino
Curadoria Paulo Sergio Duarte
De 09 de maio a 12 de agosto

Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, exposição apresenta mais de 200 pinturas, aquarelas e desenhos em pequenos formatos de Nery. Entre os trabalhos selecionados estão nus, figuras humanas, retratos e autorretratos, que trazem à tona a personalidade de um artista voltado para o exercício simultâneo de diferentes linguagens formais de seu tempo, como o cubismo, o expressionismo e o surrealismo, e com obra calcada na androginia e na transgressão.
midia
A marquise, o MAM e nós no meio
Curadoria Ana Maria Maia
De 09 maio a 19 de agosto

A mostra  reúne obras do acervo mescladas a alguns objetos, como rampas de skate e barras de balé,  utilizados por grupos que frequentam esse trecho do Parque Ibirapuera para exercitar suas identidades, que por sua vez se articulam com uma agenda de performances, oficinas e shows sob a marquise. A mostra se estrutura em três frentes, com curadoria de Ana Maria Maia, expografia do O Grupo Inteiro e organização das atividades realizada pelo Educativo do museu.
barra-de-logos

quarta-feira, 2 de maio de 2018

exposição DICOTOMIA DAS CORES E FORMAS - SP


Residência Artística em Arte Digital – Casa Fiat de Cultura - MG



>> INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Em 2018 a Casa Fiat de Cultura lança o projeto Residência Artística em Arte Digital – Uma Jornada Colaborativa, com curadoria de Pablo Gobira, professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard. Entre 14 de maio e 3 de junho, oito artistas ficarão imersos em um espaço de criação na Casa Fiat de Cultura para produzir obras de arte digital relacionadas ao painel “Civilização Mineira” (1959), de Cândido Portinari, acervo do espaço cultural. O programa parte do conceito de “museu fora do museu”, que amplia as experiências artísticas, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo, extrapola os espaços físicos, deixando de ser apenas um espaço para contemplação. A proposta de criação é estabelecer uma conexão entre a obra de Portinari e a cidade de Belo Horizonte, com foco na transformação da experiência do público visitante, inserindo-o em uma realidade mista: material e virtual.
As obras resultantes da Residência Artística serão expostas na Casa Fiat de Cultura durante o mês de julho. Esta iniciativa inédita da Casa Fiat de Cultura integra a programação da 16ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Podem se inscrever artistas iniciantes de todas as idades, estudantes de artes e demais interessados que já desenvolvem projetos em artes visuais. Os oito selecionados terão três semanas para desenvolver suas obras com orientação da curadoria da Residência Artística e do Núcleo de Experimentação do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, que é formado por artistas plásticas, designers e historiadoras. O período também inclui uma visita técnica ao Fab Lab do Isvor (Universidade Corporativa da FCA) a ser agendada com o grupo. Esta atividade possibilitará a materialização de elementos e estruturas do processo criativo, com experimentação dos aspectos mais abstratos do processo.
Os projetos de arte digital deverão abordar a cidade de Belo Horizonte a partir da escolha de um entre três temas-chave: Estrutura/Arquitetura, História e Mobilidade e Sustentabilidade. A conexão com o acervo, o painel “Civilização Mineira”, deve resultar de uma reflexão sobre outros três temas-chave: Mediação, Experimentação e Acessibilidade.
CRONOGRAMA
– Inscrições: PRORROGADAS até 10 de Maio/2018, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2JNoJTJ

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Mostra As Gurias



Um grupo de Produtoras Audiovisuais, de Curitiba, está produzindo um super evento, que consiste na exibição de filmes de Gurias de Curitiba e Região.
Serão dois dias de evento, em que acontecerão as exibições de filmes e conversa com produtoras atuantes, profissionalmente, na área.
A Mostra tem por objetivo: fortalecer o intercâmbio de práticas e discursos entre mulheres que produzem, no cenário curitibano; criar apontamentos e possíveis pontes para contatos entre cineastas; apresentar não somente produções, mas também as gurias envolvidas em tais projetos, para que haja um mapeamento dos nomes atuantes; promover a conversa entre estudantes e amadoras com grandes profissionais de vários setores do cinema e fomentar discussões sobre o papel da mulher no cinema.
Podem ser inscritos filmes de curta-metragem: de ficção e documentário; curtas independentes; videoclipes; curtas que já foram exibidos publicamente ou curtas que não foram exibidos anteriormente; curtas com classificação livre; que não estão disponíveis em plataformas digitais, no momento; produções em que a equipe é formada, MAJORITARIAMENTE, por Gurias; produções em que os cargos de maiores poderes são ocupados por Gurias; produções sem vínculos com produtoras profissionais.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 4 de maio/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Inscrição: 
http://bit.ly/2r6TL11

Exposição Série NEXUS - Maria Villares - SP

Convite série NEXUS

CONVITE
Prorrogamos as visitas para a Exposição Série NEXUS até dia 12 de maio.
Agende pelo telefone e terei prazer em apresentar meu trabalho.
Maria Villares
11 5541 7630