concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 28 de março de 2011

IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA - SP



IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA - SP
Inscrições: Até 09/04 no site www.araraquara.sp.gov.br
Informações:
Casa da Cultura “ Luiz Antonio Martinez Corrêa”
Rua São Bento 909, Centro - CEP 14801-300 - Araraquara-SP, Brasil
Telefones: (16) 3333-1159 / 3332-7420 - De segunda a Sexta das 9h às 21h.

1 Realização
1-1 Prefeitura do Município de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
2 Objetivo
2-1 Dar visibilidade a produção das artes visuais. Estimular, promover e premiar o artista. Proporcionar ações educativas e formação de público.
3 Inscrição
3-1 Aberta de 18 de março até 09 de abril, gratuita e a quaisquer artistas interessados, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.
3-2 A ficha de inscrição também poderá ser encontrada no site: www.araraquara.sp.gov.br.
3-3 As MODALIDADES ARTÍSTICAS nas quais os artistas poderão se inscrever são:
TRADICIONAL, MODERNA, CONTEMPORÂNEA E PERSPECTIVA FUTURA. Nas seguintes CATEGORIAS: PINTURA; ESCULTURA; DESENHO; GRAVURA; FOTOGRAFIA;OBJETO; INSTALAÇÃO; NOVAS MÍDIAS, PERFORMANCE; INTERVENÇÃO URBANA.
3-4 A inscrição poderá ser feita somente com a entrega das obras originais (exceto para INSTALAÇÃO; PERFORMANCE; INTERVENÇÃO URBANA, quando os artistas deverão enviar o projeto da obra para a seleção) com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelos artistas, além de etiquetas no verso das obras, com nome do autor e título. Cada artista poderá inscrever até três obras, em uma única MODALIDADE e CATEGORIA, (dípticos, trípticos e polípticos serão considerados como uma única obra). Anexo os artistas deverão enviar seu currículo e fotografias das obras inscritas, com qualidade para a impressão do catálogo e eventual divulgação junto à imprensa.
3-5 As inscrições para PERSPECTIVA FUTURA, deverão ser feitas somente por artistas entre 16 e 25 anos.
3-6 As inscrições em conjunto com a entrega das obras ou projetos, no ato da inscrição, deverão ser feitas nos seguintes locais:
A) TRADICIONAL E PERSPECTIVA FUTURA :
Casa da Cultura “ Luiz Antonio Martinez Corrêa”
Rua São Bento 909, Centro - CEP 14801-300 - Araraquara-SP, Brasil
Telefones: (16) 3333-1159 - De segunda a Sexta das 9h às 21h.
B) MODERNA E CONTEMPORÂNEA :
Teatro Municipal de Araraquara
Rua Bento de Abreu, s/n - Fonte Luminosa - CEP 14802-396 - Araraquara-SP, Brasil
Telefones: (16) 3336-5183 - De segunda a Sexta das 8h às11h e das 13h às 17h.
3-7 Obras em papel deverão ser enviadas montadas pelos artistas (exceto no caso de artistas residentes no exterior).
3-8 Em NOVAS MÍDIAS, serão aceitas, entre outras, obras em multimídia, vídeo, etc, desde que os artistas disponibilizem o equipamento necessário para sua exibição, montagem ou realização durante o IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA.
3-9 O artista NÃO poderá inscrever nenhuma produção artística com data anterior ao ano de 2009 e nem, que já tenha participado de edições anteriores do Território da Arte de Araraquara.
3-10 As embalagens feitas em caixa de madeira para o transporte das obras deverão conter uma abertura em uma das laterais com dobradiça e trava para abertura e o fechamento das mesmas para serem reutilizadas na devolução das obras. As embalagens em caixa de papelão para o transporte das obras também deverão ter uma abertura em uma das laterais com dobras para abertura e o fechamento das mesmas para serem reutilizadas na devolução das obras. As obras recebidas em embalagens não reutilizáveis, que precisam ser desmontadas durante sua abertura, serão devolvidas embaladas em plástico bolha e papel pardo.
3-11 O transporte e a responsabilidade sobre as obras inscritas, desde a entrega até a retirada, será exclusivamente dos artistas.
3-12 As obras que não estiverem prontas para serem expostas, com respectivos suportes, ganchos ou estruturas, não serão aceitas (exceto no caso de artistas residentes no exterior).
3-13 Todas as obras inscritas deverão ser retiradas pelos artistas nos prazos previstos, as fichas de inscrição e o material a elas anexados (exceto as obras) não serão devolvidos.
3-14 Não serão aceitas obras perecíveis, ou que possam oferecer risco ao local expositivo, bem como às pessoas que neles transitem.
3-15 Para obras com medidas superiores a 3,0m x 3,0m os artistas deverão consultar a comissão organizadora antes da inscrição.
4 Seleção
4-1 A seleção das obras será feita por uma comissão composta pela curadoria e pelo corpo de jurados.
5 Premiação
5-1 Serão oferecidos 04 Prêmios, um para cada MODALIDADE, são eles:
Arte Moderna - Prêmio Aquisição - R$2.000,00.
Arte Contemporânea - Prêmio Incentivo - Uma viagem com acompanhante .
Arte Tradicional - Prêmio Aquisição - R$2.000,00.
Perspectiva Futura - Prêmio Incentivo - Um kit de pintura .
5-2 Os prêmios serão definidos pelo corpo de jurados, composto por profissionais de reconhecido mérito na área de artes visuais.
5-3 O artista que aceitar participar do Prêmio Aquisição na CATEGORIA MODERNA ou TRADICIONAL, deverá assinalar com um “X” na ficha de inscrição, estando assim, de acordo com a venda de sua obra para fazer parte do acervo da Pinacoteca Municipal de Araraquara.
6 Disposições Gerais
6-1 Por ter objetivo cultural a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart não trabalham com a comercialização de obras de arte, podendo, no entanto, facilitar o contato entre os eventuais interessados e os artistas.
6-2 O evento terá uma SALA ESPECIAL para homenagear e divulgar a obra de algum artista ou de alguma manifestação artística específica. O evento também terá a presença de artistas convidados. Membros da curadoria, exceto o curador responsável, poderão participar do evento exclusivamente como artistas convidados.
6-3 À Secretaria Municipal de Cultura e Fundart competem:
A) Divulgação do evento;
B) Impressão dos convites;
C) Envio dos convites para os artistas inscritos e também para os cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart;
D) Organização, montagem e desmontagem das exposições;
E) A Prefeitura do Município de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, não se responsabilizam por eventuais danos que possam ocorrer durante a montagem, desmontagem e o período em que as obras estiverem expostas;
F) A Prefeitura do Município de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, não possuem vínculo com seguradora.
6-4 Competem aos artistas inscritos no IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA:
A) O respeito aos prazos do presente regulamento, bem como, disponibilizar para a organização do evento as informações e os materiais solicitados;
B) A responsabilidade pelos encargos relativos à embalagem, transporte e caso julgue necessário, pelo seguro das obras desde seu envio, durante sua permanência na exposição, até o seu retorno.
6-5 Casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
6-6 O ato da inscrição implica na plena aceitação do presente regulamento.
7 Cronograma
7-1 Inscrições abertas em 18 de março.
7-2 Encerramento das inscrições em 09 de abril.
7-3 Resultado das obras selecionadas 18 de abril.
7-4 Montagem de 26 de abril a 03 de maio.
7-5 Retirada das obras não selecionadas, de 06 de maio a 06 de junho. Após esta data caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Fundart a decisão sobre o destino das obras.
7-6 Abertura do IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA dia 05 de maio, com a entrega dos Prêmios no Teatro Municipal, às 19h30.
7-7 Encerramento do IX TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA dia 25 de junho.
7-8 Retirada das obras pelos artistas participantes de 20 de junho a 09 de julho. Após esta data caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Fundart a decisão sobre o destino das obras.

Nenhum comentário: