concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Oficinas Culturais abrem as inscrições para o 3º trimestre do ano - SP


No dia 15 de julho, as 22 unidades das Oficinas Culturais abrem as inscrições para programação do terceiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 21.064 vagas para 528 atividades que incluem oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa de todas as unidades está disponível na aba "Programação" neste site. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. 
Destaques da programação do terceiro trimestre de 2014
Na Capital, um dos destaques da Oficina Cultural Oswald de Andrade é a temporada do premiado espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcaçõe (foto), que ficará em cartaz até 11 de agosto. Outro destaque da unidade é o Programa de Residência Artística: TeatroSOLO, coordenado pelo artista interdisciplinar argentino Matías Umpierrez, que acontece de 15 de agosto a 20 de setembro. Este projeto reúne intervenções teatrais desenvolvidas em locais específicos da cidade, construídas para serem assistidas por um espectador por vez.
Dentre as muitas atividades teatrais da Oficina Cultural Mazzaropi está a Oficina de Clown, coordenada pela diretora Soledad Yunge, que acontece de 6 de agosto a 24 de setembro. A atividade tem por objetivo oferecer um aprofundamento na linguagem do palhaço. Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, o dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e curador de festivais Aimar Labaki ministrará o curso Teledramaturgia Brasileira – História e Prática, de 4 a 25 de agosto.
No Interior, a Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, promove a partir de 31 de julho o projeto Pra não dizer que não falei das Flores... A extensa programação do projeto pretende discutir o período da Ditadura Civil-Militar brasileira com atividades nas áreas de cinema, artes visuais, teatro, música, artes plásticas, fotografia e performance.
Entre os destaques da programação da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, está a Oficina de Criação, Desenvolvimento e Publicação de um Livro, coordenada pelo escritor Luiz Biajoni de 6 a 27 de setembro. A oficina tem por finalidade dar uma noção prática ao público sobre como funciona o nascimento de um livro, da ideia inicial até a formatação e publicação.
A Oficina Cultural Altino Bondesan, de São José dos Campos, promove de 13 a 27 de setembro os Encontro de Arte-Educação, Música e Audiovisual, com o multi-instrumentista, historiador e documentarista Carlinhos Antunes. Será uma série de três workshops com foco em arte-educação, conduzidos por Antunes que, em 2007, realizou, com Márcio Werneck, os documentários “Sete Dias em Burkina” e “Barka”, sobre a música e a educação em Burkina Faso, na África.
Sobre as Oficinas Culturais
Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.
Em cada unidade são realizadas atividades gratuitas de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Para conferir toda a programação ofertada, acesse o site das Oficinas Culturais. Atente-se às especificações de cada atividade na hora de fazer sua inscrição! As vagas são limitadas.

Nenhum comentário: